Como encontrar planos e aplicativos para ler e ouvir a Bíblia

São diversos os planos para a leitura da Bíblia em um ano, disponíveis na internet, e que podem também servir de roteiro para ouvir toda a Bíblia em MP3. Conexão Conselho Bíblico encontrou alguns deles para você. Antes, porém, de começar sua viagem pessoal através da Bíblia de acordo com o “mapa” escolhido, ou de recomendar um dos planos para os seus discípulos/aconselhados, considere com James MacDonald como podemos aproveitar melhor o tempo de leitura e estudo da Bíblia. “A Escritura está para a alma como a comida está para os nossos corpos. Aqui estão cinco coisas que você precisa fazer se você quer se alimentar da Palavra de Deus e alimentar sua alma.” MacDonald recomenda: leia, questione, planeje, ore, compartilhe. Como aproveitar a Bíblia (tradução de iProdigo).

Planos de leitura

A Sociedade Bíblica do Brasil oferece o Plano de Leitura Diária em formato de planilha para registrar o progresso. A leitura da Bíblia está planejada para um ano, com textos diários no Antigo e Novo Testamentos.

Outra possibilidade, oferecida também pela Sociedade Bíblica do Brasil, é o Quadro de Leitura da Bíblia, que dá um mapa de todos os livros e capítulos, mas não determina a leitura do dia. Ele permite a liberdade de escolha entre uma leitura sequencial ou uma leitura que alterne capítulos do Antigo e Novo Testamentos.

O Discipleship Journal oferece o Plano de Leitura da Bíblia em YouVersion (a tabela está em inglês, mas as referências dos versículos são de compreensão imediata).  A leitura diária inclui quatro textos para cada dia do ano: um dos Evangelhos, um das cartas do Novo Testamento e dois do Antigo Testamento. Este é um plano singular: ele estabelece 25 leituras a cada mês para evitar a frustração de perder o ritmo quando ocasionalmente não for possível fazer a leitura diária. Quando não for preciso repor leituras em atraso, os “dias livres” de cada mês podem ser usados para uma revisão semanal ou mensal dos textos mais marcantes.

Se a preferência for por uma leitura seguida da Bíblia, do Gênesis ao Apocalipse, o Plano de Leitura da Bíblia em um Ano é completado mediante a leitura de três ou quatro capítulos diários.

Também para a leitura seguida, uma alternativa é o Plano Cronológico de Leitura da Bíblia, que permite ler a Bíblia em um ano na sequência em que os livros foram escritos.

Bíblias Para aqueles que gostam de ler a Bíblia em formato digital, selecionamos alguns links onde é possível encontrar uma variedade de traduções e versões da Bíblia para leitura e download. Uma sugestão é ler a Bíblia não só em português , mas também em outra língua que você conhece ou está estudando. Existem também aplicativos e programas gratuitos com os quais você pode não só ler a Bíblia, mas também comparar versões e estudar vocábulos.

E para os que gostam de ouvir a Bíblia, durante uma caminhada ou outra atividade que não exija atenção concentrada, selecionamos links onde é possível acessar e fazer o download da Bíblia em áudio em português e em outras línguas.

Mais recursos Além de ler ou ouvir a Bíblia, uma escolha excelente é também memorizar versículos. Por que memorizar as Escrituras, por Tim Challie, conduz à descoberta de seis razões por que você deve se aplicar à memorização das Escrituras em 2011.

Para aprender mais sobre como estudar a Bíblia e usá-la no seu ministério em 2011, não deixe de ver Estudo e Uso da Bíblia no Discipulado-Aconselhamento Bíblico.

2 comentários sobre “Como encontrar planos e aplicativos para ler e ouvir a Bíblia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s