Você sabe ser humilde?

humilde_post

No trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. 1 Pedro 5.5

A humildade não é natural. No entanto, quando Jesus nos salva e nos enche com Seu Espírito, começamos a mudar. Isso não acontece automaticamente. Custa-nos esforço.

Mark Altrogge reuniu sete sugestões para nos vestirmos de humildade.

Ouça os outros.
E enquanto você estiver ouvindo, não fique pensando na próxima coisa que irá dizer. Se você tem o hábito de interromper continuamente com “Mas… Mas… Mas”, isso indica, com muita probabilidade, que você não costuma ouvir. Enfiar os dedos nos ouvidos e disparar um “Ah-bla-bla-bla-bla-bla” também não é um sinal muito bom de que você está ouvindo.

Seja aberto a aprender.
Um sinal de que você não é aberto a aprender é quando você não vê a hora que a outra pessoa pare de lhe dizer algo. Você fica pensando: “Eu sei isso, eu sei isso …. sim, eu já sei isso… Eu já sei tudo o que você vai me dizer”.

Não culpe os outros pelos seus pecados.
Veja, eu não teria me exaltado se você não tivesse me olhado daquele jeito. Eu não teria ficado com raiva se você não tivesse revirado os olhos. Sabe, quando alguém faz isso enquanto fala comigo, minha raiva sobe de forma incontrolável. Na verdade, você é culpado pela minha raiva. Você é quem pecou.”

Não tenha tanta certeza de que você está certo o tempo todo.
Tenho uma novidade para lhe contar. Na verdade, existem pessoas no mundo que sabem mais que você. Odeio arrebentar seu coração, mas o fato é que existem pessoas no mundo com maior capacidade de discernimento que você.

Cultive interesse pelos outros.
Aqui está outra dica secreta para você: as pessoas são realmente interessantes e fascinantes. É provável que não sejam tão interessantes e fascinantes quanto você, mas procure interessar-se por elas de uma forma ou de outra. Uma pessoa humilde procura conhecer os outros. Vou lhe dizer como você pode proceder. Faça perguntas sobre seus interesses como, por exemplo, “Oh, então você pratica a apicultura? Como é que você se interessou por esse passatempo chato, oops… fascinante? Quantas vezes você foi picado? Alguma vez você já entrou em choque anafilático? Você tem alguma coisa em comum com Billy: o Exterminator?”.  As pessoas humildes mostram interesse pelos outros.

Peça perdão em lugar de somente se desculpar.
Diga: “Por favor me perdoe …” em vez de dizer  “Desculpe-me se …”.  Não diga: “Sinto muito que você tenha ficado ofendido com meus comentários… tão discretos. Sinto muito que você seja tão sensível e imaturo que eu nem mesmo posso chamá-lo de idiota sem que você estremeça com isso”.

Peça oração pelas áreas de fraqueza e tentação.
Não peça oração por um “pedido que não posso mencionar”. De onde vem a ideia de pedidos que não podem ser mencionados? Não me lembro de ter lido em algum lugar da Bíblia “confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros … por pedidos que não podem ser mencionados”. É humilhante pedir aos outros que orem por nós, pois admitimos que somos fracos. E nós queremos que todos pensem que somos fortes. Vistam-se de humildade. Cubram-se de humildade. Se o mandamento de Deus não for suficiente, logo em seguida vem o motivo para obedecer − “Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça”. Você não quer que Deus se oponha a você, não é? E você quer que Deus lhe dê graça –  o Seu favor – certo?

Original: The Blazing Center
Fonte: Ways to put on humility

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s