Guia de pesquisa, estudo e produção de materiais

estudo_page

Competência em informação
A competência em informação podem ser definida como um “conjunto de conhecimentos, habilidades, disposições e condutas que capacitam os indivíduos para reconhecer quando necessitam de informação, onde localizá-la, como avaliar sua qualidade e fazer um uso adequado para atender à necessidade que têm diante de si”. REBIUN

O que a competência em informação tem a ver com o discipulador, o conselheiro, o educador?
No seu ministério, o discipulador, o conselheiro, o educador devem incluir atividades contínuas de investigação, avaliação, aquisição e organização, recriação e transmissão de conhecimento.  Para tanto, é preciso ser capaz de mergulhar nas águas da pesquisa bíblico-teológica, e também de investigar o contexto de sua época, e fazer uma correta aplicação da Bíblia à sua própria vida e às situações ministeriais. Sua produção ministerial deve representar o crescimento contínuo do seu conhecimento e apresentar um equilíbrio dos aspectos teórico e prático: as questões da vida diária necessitam de respostas concretas, mas as respostas sábias só surgem com reflexão bíblica e aplicação cuidadosas.

Como o Guia de Pesquisa, Estudo e Produção de Materiais pode ajudar?
Este guia quer estimular o gosto pela atividade contínua de “aprendizado-ensino, ou melhor, “aprendizado-discipulado-aconselhamento”. Ele pode ser útil sempre que você precisar pesquisar e estudar para preparar um artigo, um esboço para uma aula ou palestra, acompanhada ou não de slides, ou uma conversa bem informada com seu discípulo ou aconselhado sobre determinado assunto. Embora o propósito principal seja atingir aqueles que estão no contexto ministerial, as informações aqui contidas podem ser úteis também àqueles que precisam produzir trabalhos no contexto acadêmico.

O que preciso encontrar e por onde começar?

A definição inicial da sua necessidade de informação auxilia na formulação de uma boa estratégia de busca e na determinação dos limites da atividade de pesquisa. Prepare-se para buscar qualidade sem se perder na quantidade.
Consulte >>>

Quais recursos consultar?

O tipo de informação a que você deve recorrer varia de acordo com o tema da pesquisa e os vários ângulos pelos quais você precisa conhecê-lo. Para otimizar a sua pesquisa, é importante conhecer e saber distinguir entre uma fonte de informação e outra, e saber qual ou quais atendem melhor à necessidade identificada.
Consulte >>>

Onde e como procurar?

As bibliotecas reúnem não só materiais impressos em papel, mas também em formato digital. E as bibliotecas não se limitam mais a um espaço físico. Temos também bibliotecas no espaço virtual, com acesso pela internet. É preciso dominar as diferentes estratégias de busca para cada caso.
Consulte >>>

Como saber se encontrei os recursos mais adequados?

É preciso avaliar a qualidade e a adequação de cada fonte encontrada, seja na biblioteca ou na internet. Esta avaliação nos orienta na seleção dos itens que devemos considerar, deixando talvez alguns de lado não pelo fato de não serem bons materiais, mas porque não são os materiais mais adequados no momento.
Consulte >>>

O que fazer para não me perder em meio a tudo que encontrei?

O processo de ler, anotar e organizar os dados da pesquisa é uma etapa que permite analisar e selecionar, entender e sintetizar a informação em preparo para a comunicação escrita ou oral. Fazer boas anotações e organizá-las é uma questão de vida ou morte para que você não se sinta perdido em um mar de ideias.
Consulte >>>

Como comunicar aos outros o conhecimento adquirido?

A informação coletada e trabalhada por você deve ser transmitida a outros. É preciso compor um trabalho sem fazer uma colcha de retalhos, com um argumento bem desenvolvido. O trabalho final precisa evidenciar exatidão na informação e ser formatado ordenadamente, mesmo se não precisar seguir as normas técnicas.
Consulte >>>


Mais uma dúzia de dicas para…

O Guia de Estudo e Pesquisa de Conexão Conselho Bíblico tem por propósito contribuir com dicas práticas para que você tire melhor proveito do tempo de estudo e preparo para o ministério. Caso você necessite de uma obra completa e acadêmica sobre o assunto, consulte o e-book Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico, de autoria de Cleber Cristiano Prodanov e Ernani Cesar de Freitas.
O acesso é gratuito, disponibilizado pela FEEVALE  aqui.

….
Fontes bibliográficas