PERCEPÇÃO DE SI MESMO (AUTOESTIMA, AUTOIMAGEM, AUTOCONCEITO) ● AUTOCOMISERAÇÃO ● COMPARAÇÃO E INVEJA ● IDENTIDADE EM CRISTO ● NECESSIDADES PSICOLÓGICAS ● ORGULHO E EGOÍSMO ● PERFECCIONISMO ● VERGONHA
●Percepção de si mesmo: princípios bíblicos e aplicações gerais

ADAMS, Jay E. Autoestima: uma perspectiva bíblica. São Paulo: Nutra, 2008. 156 p.
Links: Livro impresso
Jay Adams, há mais de vinte anos, escreveu este livro para combater os erros e os enganos do pensamento secular acerca da chamada “necessidade” do homem sentir-se bem acerca de si mesmo. Esses enganos e erros estiveram e estão presentes na literatura cristã e na dinâmica de muitas vidas dentro da igreja evangélica sob o enganoso argumento de que o homem tem a “necessidade” de “encher” o seu tanque emocional para poder amar a outros.

ANKERBERG, John, WELDON, John. Os fatos sobre autoestima, psicologia e o movimento de recuperação. Porto Alegre: Chamada da Meia-Noite, 1995. 80 p.
Links: Livro impresso
Dezenas de milhares de cristãos, hoje em dia, estão buscando alívio do stress, de sofrimentos emocionais, e de hábitos destrutivos em programas de doze passos e livros de autoajuda, o que torna este livro um recurso altamente relevante para nossos dias.

BAKER, Amy. Perfeccionismo: quando a vida não se encaixa. São Paulo: Nutra, 2015. 319 p.
Links: Livro impresso
O Deus perfeito criou o mundo perfeito e formou um homem perfeito do pó da terra para cuidar de um jardim perfeito. A perfeição humana, contudo, quando foi submetida à prova revelou que, diferentemente da divina, era suscetível ao pecado. O que era perfeito experimentou os efeitos destrutivos do pecado e toda a criação, desse momento em diante, trocou a perfeição pela corrupção. O pecado corrompeu o coração do homem e, consequentemente, seu entendimento de perfeição.

BRIDGES, Jerry. Pecados intocáveis. São Paulo: Vida Nova, 2012. 176 p.
- Capítulo 11: Orgulho
- Capítulo 12: Egoísmo
Links para o livro: Livro impresso – E-book – Resenha
Por que toleramos certos pecados? Será que os cristãos vivem tão preocupados com os pecados considerados mais graves pela sociedade que se tornaram indiferentes à necessidade de tratar dos pecados mais sutis que cometemos? Inclui capítulo sobre ansiedade.

BRIDGES, Jerry. Quem sou eu? Nossa identidade em Cristo. São Paulo: Vida Nova, 2015. 112 p.
Links: Livro impresso —E-book
Jerry Bridges faz a pergunta mais fundamental e importante da existência humana: “Quem sou eu?”. Em seguida, busca na Palavra de Deus 8 respostas: sou uma criatura, estou em Cristo, sou justificado, sou adotado por Deus, sou nova criação, sou santo, sou servo de Jesus Cristo, ainda não sou perfeito. Uma apresentação honesta e sem rodeios da verdade bíblica.

ELLEN, Nicolas. Autoestima, autoimagem, amor-próprio: como substituir biblicamente a autoadoração pela autoavaliação. São Paulo: Nutra, 2023. 128 p.
Links: Livro impresso
Explore uma abordagem bíblica única sobre autoestima, autoimagem e amor-próprio no provocativo livro “Autoestima, Autoimagem e Amor-próprio: Como Substituir a Autoadoração pela Autoavaliação” pelo renomado autor e pastor, Dr. Nicolas Ellen. Desafiando o pensamento secular, o Dr. Ellen destaca as divergências fundamentais entre a perspectiva bíblica e as argumentações do mundo atual. O livro mergulha profundamente na antropologia bíblica, questionando a validade do mantra contemporâneo que prega a necessidade de aceitação e amor externos para uma vida plena.

KELLER, Timothy. Ego transformado. São Paulo: Vida Nova, 2014. 48 p.
Links: Livro impresso – E-book
Numa era em que agradar as pessoas, insuflar o ego e montar o curriculum vitae são vistos como os meios para “chegar lá”, o apóstolo nos chama a encontrar o verdadeiro descanso na bênção que é nos esquecermos de nós mesmos. Neste livro breve e contundente, Timothy Keller mostra que a humildade que brota do evangelho torna possível pararmos de vincular cada experiência e cada conversa com a nossa história e com quem somos. E assim podemos ficar libertos da autocondenação. Quem é realmente humilde segundo o evangelho não se odeia, mas também não se ama… é, antes, alguém que esquece de si mesmo. Você também pode conquistar essa liberdade.

LOPES, Minka. Eu sou quem Deus diz que sou. São José dos Campos, SP: Fiel, 2024. 186 p.
Links: Livro impresso – E-book
Mulheres são constantemente pressionadas a serem cada vez melhores, mas nunca sentem que fizeram “o suficiente”. Com frequência, elas vivem a rotina diária desanimadas, desiludidas e, muitas vezes, decepcionadas. Isso porque a alegria que desejam não vem de uma nova estratégia de autoaperfeiçoamento; a verdadeira alegria procede de uma identidade enraizada no que Deus diz que as mulheres são e no que Jesus fez por elas. Jen Oshman convida todas as mulheres a desviarem o olhar de si mesmas a fim de encontrarem a vida abundante que Deus lhes oferece.
![Que eu diminua: encontrando alegria duradoura na era do eu por [Jen Oshman, Renata do Espírito Santo, Karina Naves]](https://m.media-amazon.com/images/I/41+wiEoTiUL.jpg)
OSHMAN, Jen. Que eu diminua : encontrando alegria duradoura na era do eu. São José dos Campos, SP: Fiel, 2021. 192 p.
Links: Livro impresso – E-book
Mulheres são constantemente pressionadas a serem cada vez melhores, mas nunca sentem que fizeram “o suficiente”. Com frequência, elas vivem a rotina diária desanimadas, desiludidas e, muitas vezes, decepcionadas. Isso porque a alegria que desejam não vem de uma nova estratégia de autoaperfeiçoamento; a verdadeira alegria procede de uma identidade enraizada no que Deus diz que as mulheres são e no que Jesus fez por elas. Jen Oshman convida todas as mulheres a desviarem o olhar de si mesmas a fim de encontrarem a vida abundante que Deus lhes oferece.

MacARTHUR, John Jr. Escravo. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2021. 288 p.
Links: Livro impresso — E-book
John MacArthur traz à luz um elemento essencial da identidade do cristão, que ficou oculto a partir da tradução de muitas versões modernas da Bíblia. Ele resgata a correta tradução da palavra grega doulos, que é de grande importância para o bom entendimento do que é ser um cristão genuíno, e convida o leitor a redescobrir uma antiga e rica perspectiva do significado de ser escravo de Cristo.

PIPER, John. Lutando contra a incredulidade. São José dos Campos, SP: Fiel, 2014. 176 p.
- Capítulo 2: Lutando contra o orgulho
- Capítulo 3: Lutando contra a vergonha inapropriada
Links para o livro: Livro impresso E-book
Somente o poder superior das promessas de Deus no evangelho pode livrar nossos corações da servidão às promessas rasas e prazeres transitórios do pecado. Neste livro, o pastor John Piper fornece um guia bíblico de como encontrar alegria e vitória do evangelho e, assim, enfrentar as lutas contra o pecado que nos conduz à incredulidade, como a ansiedade, o orgulho, a vergonha imprópria, a impaciência, a cobiça, a amargura, o abatimento e a lascívia.

PRIOLO, Lou. Egoísmo: do amor a si mesmo ao amor ao próximo. São Paulo: Nutra, 2019. 48 p.
Links: Livro impresso
Como você definiria egoísmo? Qual é a aparência dele? Como você o explicaria a outros? Para quais passagens bíblicas você se voltaria para aprender sobre esse problema que acomete a todos nós? Neste livro Lou Priolo deixará claro que o egoísmo é se preocupar mais com (interessado em ou motivado por) o que posso obter dos outros do que com o que posso dar a eles e irá sugerir o remédio prático de Deus que é aprender como amar a Deus e ao próximo.

PRIOLO, Lou. Perfeccionismo: buscando a excelência com sabedoria. São Paulo: Nutra, 2025. 143 p.
Links para o livro: Livro impresso
À primeira vista, o perfeccionismo pode parecer admirável: fazer tudo com excelência, de maneira impecável e exemplar. No entanto, para muitos, a busca pela perfeição acaba se tornando um fardo pesado, que gera frustração, ansiedade e até mesmo dificuldades nos relacionamentos. Foi para esse público — cristãos que lutam com as armadilhas de um padrão impossível de ser atingido — que Lou Priolo escreveu Perfeccionismo. Seu propósito claro é o de ajudar a entender quando a busca por excelência deixa de ser saudável e se torna escravizante. Lou Priolo mostra com clareza como o padrão de desempenho excessivamente alto torna-se uma armadilha idólatra para o cristão e aponta o caminho para encontrar em Cristo Jesus um caminho de liberdade e graça. O estilo devocional, com leituras diárias, exercícios e reflexões práticas, visa uma caminhada gradual rumo a uma verdadeira transformação.

SCOTT, Stuart. Do orgulho à humildade. São José dos Campos, SP: ABCB, 2004. 32 p.
Links: Livro impresso
À luz das Escrituras, o autor aborda de maneira franca e honesta, o problema do orgulho, apresentando seu oposto como a solução deste problema: a humildade. A primeira passagem bíblica mencionada nesta obra sintetiza de maneira maravilhosa a essência dos assuntos por ela tratados: “Rogo-vos pois eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão” (Efésios 4.1, 2).

WELCH, Edward. Para o coração inseguro. São Paulo: Pilgrim Books, Purpuse Paper, 2021. 120 p
Links: Livro impresso
Querer se esconder, estar inseguro, não estar confortável consigo mesmo, ter fracassos, sentir-se sem valor ou, no mínimo, com menos valor que outros, temer rejeições, ter remorsos passados que preferiríamos que ninguém soubesse — tudo isso são características da vida cotidiana. Edward T. Welch caminhará com você na jornada de lidar com essas vozes que permeiam seu coração, pastoreando-o com as verdades da Palavra de Deus durante 50 dias.

WELCH, Edward T. Quando as pessoas são grandes e Deus é pequeno. São Paulo: Editora Batista Regular, 2008. 303 p.
- Capítulo 9: Conheça suas necessidades reais
Links: Livro impresso – E-book
Você ficará surpreso ao descobrir como o temor das outras pessoas o controla – e o que você pode fazer a esse respeito. Uma das questões predominantes da Bíblia é: A quem você irá temer (precisar, ser controlado por)? Você irá temer a Deus ou as pessoas? Este livro é agradável e animador, mas é muito mais. Chega ao coração de um problema que está imobilizando a igreja de Jesus em nossos dias.

WOLGEMUTH, Nancy DeMoss. Mentiras em que as mulheres acreditam e a verdade que as liberta. São Paulo: Vida Nova, 2013. 272 p.
- Capítulo3: Mentiras em que as mulheres acreditam sobre si mesmas
Links: Livro impresso
No fundo somos todas como Eva. Cedemos à tentação e nos deixamos enganar em diversas áreas por coisas que jamais nos levarão à verdadeira felicidade. A autora expõe as áreas de engano que mais desafiam as mulheres cristãs, mostra Satanás como a fonte dessas mentiras e direciona as mulheres de volta à verdade encontrada somente na Palavra de Deus.