Dentro ou fora da vontade de Deus para a sua vida?

Tomar uma decisão pode ser uma experiência paralisante. Uma proposta de emprego, uma mudança com a família para outra cidade, a escolha de uma faculdade ou um curso de especialização − estes são apenas alguns exemplos de situações que  nos colocam diante do dilema de tomar uma decisão que pode envolver múltiplos aspectos não apenas do nosso futuro, mas também do futuro da família e do envolvimento com a igreja e amigos.

Como saber se a decisão tomada é realmente a vontade de Deus para você? E se você cometer um erro? É possível desviar-se da vontade de Deus para sua vida?  O medo de perder a vontade de Deus para sua vida é suficiente para paralisar qualquer cristão. Stephen Altrogge nos ajuda a encontrar a resposta bíblica para este dilema.

Você pode se desviar da vontade de Deus SE …
Desviar-se da vontade de Deus é muito fácil: ignore a Bíblia. Na Bíblia, Deus nos disse exatamente o que devemos fazer quando se trata de tomar decisões.

Em primeiro lugar, devemos determinar se a nossa decisão contraria um princípio ou preceito claramente enunciado na Bíblia. Por exemplo, a Bíblia é clara em dizer que a comunhão com outros crentes é necessária para o nosso crescimento cristão. Se aceitar determinado emprego impede que você tenha comunhão com os outros, não é a vontade de Deus que você aceite.

Em segundo lugar, devemos pedir a Deus sabedoria. Tiago 1.5-6 diz: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento”. Receber a sabedoria de Deus não é uma experiência mística. Significa simplesmente pedir que Deus nos ajude a pensar com clareza e biblicamente sobre a decisão que está diante de nós. Quando pedimos sabedoria, devemos crer que Deus a concederá. Deus não procura esconder de nós a Sua vontade. Ele quer nos ajudar a entender a maneira certa de caminhar.

Em terceiro lugar, devemos pedir conselho a outras pessoas. Provérbios 15.22 diz: ” Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito”. É bem simples. Encontrar a vontade de Deus para sua vida pode ser tão simples quanto pedir o conselho de outros cristãos piedosos. Coloque a situação diante deles e então permita que Deus use seus conselhos como instrumento para Ele falar com você.

Você não irá se desviar da vontade de Deus SE …
Se você aceitar o conselho das Escrituras, não sairá da vontade de Deus. Deus não esconde a Sua vontade nem procura nos enganar para que tomemos uma decisão errada. Quando avaliamos as nossas decisões pelas Escrituras, oramos por sabedoria e, em seguida, pedimos o conselho de crentes piedosos, fazemos o que Deus espera de nós. Ele promete nos guiar nesse processo.

Quando temos uma decisão a tomar, não precisamos buscar algo subjetivo, um sentimento místico e espiritual. Não me interpretem mal. Às vezes, Deus nos dá paz a respeito de uma decisão. Isso é uma bênção, mas nem sempre acontece. Muitas vezes, porém, não sentimos nada com respeito a uma decisão. Em geral, os sentimentos são um barômetro muito ruim da verdade. Um sentimento de paz pode vir de Deus, mas também pode vir de muitas outras fontes como, por exemplo, um copo de bebida ou uma boa soneca. Além disso, qual seria exatamente o sentimento “certo” quando se trata de uma decisão? Paz? Ou talvez alegria? Ou um senso de retidão?

A Bíblia não nos diz como devemos nos sentir com respeito às nossas decisões. Em vez disso, ela nos diz como tomar decisões de maneira apropriada, decisões que honram a Deus. Portanto, se você tem uma decisão grande para tomar, não entre em pânico. Vá à Palavra de Deus, ore por sabedoria e envolva outros crentes.

Can You Miss God’s Will For Your Life?

Um comentário sobre “Dentro ou fora da vontade de Deus para a sua vida?

  1. É sempre abençoado aquele que coloca a vida nas mãos do SENHOR. Tenho certeza que todos, em nossos grupos, em maior ou menor grau, têm momentos de indecisões. Incentivo os irmãos e amigos a lerem, oro para que pratiquem e clamo pelo direcionamento do SENHOR. Amém…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s