A Bíblia na vida do cristão: versículos selecionados


As características da Palavra de Deus, sua ação em nós e nossa atitude para com ela.

A Palavra de Deus é
●     A verdade
2Sm 7.28 – Agora, pois, ó SENHOR Deus, tu mesmo és Deus, e as tuas palavras são verdade.
Sl 119.160 – As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre.
Jo 17.17 – Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

●    Inspirada
2Tm 3.16 – Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.
2Pe 1.19-21 – Sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.

●    Inerrante e infalível
Mt 5.18 – Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.
Mt 24.35 – Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.

●    Imutável e permanente
Sl 119.89 – Para sempre, ó Senhor, está firmada a Tua palavra no céu.
1Pe 1.23-25 – Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente.

●     Autoridade final
Sl 119.4-6 – Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos. Então, não terei de que me envergonhar, quando considerar em todos os teus mandamentos.

●     Suficiente para a salvação e a santificação
Sl 19.7 – A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma.
Hb 4.12 – Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.
2Pe 1.3,4 – Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.

A ação da Palavra de Deus em nós

●      Ela ensina, repreende, corrige, educa, orienta
Sl 119.105 – Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.
Pv 6.23 – Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida;
1Co 10.11 – Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado.
2Tm 3.16-17 – Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

●      Ela dá entendimento e sabedoria
Sl 119.130 – A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples.
Sl 19.7 – O testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.

●     Ela sonda o coração
Hb 4.12 – Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.

●     Ela restaura a alma
Sl 19.7 – A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma.

●    Ela alegra o coração, dá prazer
Sl 19.8 – Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração.
Sl 119.11 – Os teus testemunhos, recebi-os por legado perpétuo, porque me constituem o prazer do coração.

●     Ela conforta e dá esperança
Rm 15.4 – Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.

Nossa atitude para com a Palavra de Deus

●     Receber e acolher
1Ts 2.13 – Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes.
Tg 1.21 – Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.

●     Amar, estimar
Sl 119.97  – Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!
Sl 119.167   – A minha alma tem observado os teus testemunhos; eu os amo ardentemente.

●     Examinar, estudar
At 17.11 – Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.
2Tm 2.15 – Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

●     Meditar
Sl 1-1,2 – Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Sl 119.148  – Os meus olhos antecipam-se às vigílias noturnas, para que eu medite nas tuas palavras.

●     Guardar e praticar
Js 1.8 – Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.
Sl 37.30,31 –  A boca do justo profere a sabedoria, e a sua língua fala o que é justo. No coração, tem ele a lei do seu Deus; os seus passos não vacilarão.
Sl 40.8 – Agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei.
Sl 119.11 – Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.
Sl 119.67 Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra.
Mt 7.24,25 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;  e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.
Lc 11.28 Ele, porém, respondeu: Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!
Tg 1.22-25 Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural;pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.

●    Compartilhar
Dt 6.7 …tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.
Js 1.8 Não cesses de falar deste Livro da Lei…