#02 – Como criar um ambiente de estudo on-line personalizado

A variedade de aplicativos disponíveis para facilitar seu trabalho de pesquisa e produção de recursos para o ministério é grande. Você já pensou em ter um ambiente personalizado que lhe permite organizar e acessar facilmente as ferramentas mais utilizadas? Damos aqui alguns passos.

1. Determine os principais conjuntos de ferramentas. Sugerimos os seguintes conjuntos de ferramentas, cada um orientado para determinado tipo de tarefa:

● Controlar – aplicativos para gerenciar sua agenda e as tarefas
● Coletar – aplicativos para organizar e acessar sua coleção de recursos
● Conhecer a Palavra de Deus – consulte a dica #1- Como agilizar o estudo bíblico com as ferramentas digitais
● Criar – aplicativos para trabalhar em novos conteúdos
● Comunicar – aplicativos para compartilhar com outros

Em alguns momentos, pode haver uma ferramenta com funções, por exemplo, tanto para coletar quanto para compartilhar links com outras pessoas. Insira essa ferramenta no conjunto de sua escolha ou em ambos.

2. Escolha as ferramentas para colocar em cada um dos cinco conjuntos. Selecione as ferramentas você mais usa e às quais você quer ter acesso imediato. A variedade de ferramentas disponíveis hoje é muito ampla, e cada pessoa tem suas preferências e necessidades. Consequentemente, não haverá dois ambientes iguais assim como o seu ambiente não será melhor nem pior do que o de outra pessoa. No entanto, para que você tenha uma ideia daquilo que estamos apresentando, sugerimos algumas ferramentas. Outro ponto importante a ser lembrado é que o seu conjunto de ferramentas é dinâmico, ele muda e deve se adaptar às necessidades do seu momento de estudo e ministério, e também às atualizações da tecnologia.

4. Crie um ponto de acesso aos conjuntos de ferramentas. Damos duas sugestões de fácil uso, a partir da sua página do navegador.

No  Symbaloo, os conjuntos de ferramentas são definidos por cores.
No SpeedDial2, é possível criar os conjuntos principais e, dentro deles, inserir os links para cada ferramenta.

Escolher boas ferramentas é muito importante. Nossa lista não é exaustiva. Escolhemos os aplicativos com base em sua facilidade de uso, acessibilidade em diversas plataformas e estabilidade provada ao longo do tempo – é importante lembrar que há sempre novos aplicativos atraentes, mas nem todos permanecem disponíveis com o passar do tempo. Todos eles são de uso gratuito, embora alguns ofereçam um plano premium com benefícios ampliados como, por exemplo, maior capacidade de armazenamento de dados.

Última atualização em julho 2017

CONTROLAR: aplicativos para gerenciar sua agenda e as tarefas

 
Agenda do Google integrada com o serviço de e-mail Gmail – ferramenta para a gestão dos compromissos. É possível criar diversas agendas, para diferentes projetos e áreas, e compartilhá-los. Pode ser configurada para receber lembretes de compromissos e prazos por e-mail, na barra de tarefas do computador ou no aplicativo do celular. Pode ser usada nas diversas plataformas. Para administrar listas de tarefas, pode ser integrada com as Tarefas do Google.  Tarefas do Google (Google Tasks) é um aplicativo de tarefas básico, mas ele tem todas as funções suficientes para você se organizar e controlar os compromissos. O ponto positivo é que ele se integra plenamente ao calendário e ao e-mail de forma gratuita. Nos aparelhos móveis pode ser instalado o aplicativo GoTasks, que se mantém atualizado e plenamente sincronizado.
Se você usa o Outlook e outros produtos da Microsoft, o Wunderlist que, em breve, mudará para To-Do, oferece plena integração com os demais produtos da Microsoft.
Uma terceira opção é o Todoist, que gerencia tarefas e projetos com sincronização em dispositivos móveis e navegadores. Sua interface no navegador é mais elaborada do que a do Google Tarefas, mas para sincronizar com outros calendários, é preciso ter uma conta premium.
 Trello_logo
Trello  é uma ferramenta particularmente útil para administrar tarefas e projetos em equipe.

COLETAR: aplicativos para reunir e organizar seus recursos para estudo e ministério

 RECEBER ATUALIZAÇÕES DE CONTEÚDO
 black-rss
Feedly – permite configurar o recebimento de atualizações dos sites e blogs de seu interesse e estar a par das últimas publicações na sua área de atuação sem precisar visitar diretamente os sites.
 

FAZER E GERENCIAR ANOTAÇÕES PESSOAIS E MUITO, MUITO MAIS

 
Evernote – ferramenta de “1001 utilidades”: permite guardar tudo (qualquer tipo de arquivo), organizar tudo em pastas, que podem ser agrupadas em “cadernos” — e você ainda pode colocar etiquetas nos documentos para pesquisar e encontrar tudo com muita facilidade. Veja em detalhes o Uso do Evernote para o conselheiro bíblico.
Uma alternativa para o Evernote é o OneNote da Microsoft, plenamente integrado aos demais produtos Microsoft.
 

ORGANIZAR E COMPARTILHAR CONTEÚDO DE PESQUISA

 
Diigo é um serviço que permite guardar, comentar e organizar páginas favoritas da internet, e compartilhar com outros. A vantagem de usar um agregador de favoritos é que além de guardar o link da página visitada, o que você poderia fazer usando a ferramenta de favoritos do próprio browser, eles permitem facilmente anotar, guardar uma versão da página para consulta posterior e guardar imagens da página. É possível etiquetar e organizar os links em listas, manter os links privados ou compartilhar se desejar, além de consultar facilmente a partir de qualquer browser e de dispositivos móveis.
 

ARQUIVAR PÁGINAS DA INTERNET PARA GARANTIR O ACESSO POSTERIOR

 bookmarks
WebCite – é um sistema de arquivamento sob demanda de páginas da internet para que possam ser usadas para consulta, evitando encontrar um erro “404 File Not Found” ao clicar em uma URL citada, por exemplo, em um trabalho acadêmico.
Internet Archive – Wayback Machine – é um serviço de arquivo de sites e páginas da web.
 

PESQUISAR, ENCONTRAR E LER E-BOOKS

 Kindle-App
Amazon – ótimo recurso para você ver o sumário dos livros, ainda que o livro não esteja disponibilizado de forma gratuita. Se você se cadastrar, é possível também pesquisar palavras no interior do livro e ver várias páginas com o recurso LookInside. Esteja atento também para aproveitar ofertas de e-books gratuitos ou com ótimos descontos disponibilizados diariamente por Amazon.
Kindle – Você não precisa de um aparelho Kindle para ler os e-books e também PDFs; pode fazê-lo a partir dos aplicativos Kindle gratuitos para computador e dispositivos móveis. Eles permite fazer e salvar anotações de leitura, pesquisar dentro dos livros, sincronizar sua biblioteca e acessá-la no computador e dispositivos móveis. Você pode também mandar documentos em PDF por e-mail para o seu aplicativo Kindle e eles são convertidos para leitura.
Para o formato ePub, pode-se usar o Adobe Digital Editions, um aplicativo gratuito da Adobe.

CRIAR: aplicativos para trabalhar em novos conteúdos

TRABALHAR ON-LINE, GUARDAR DOCUMENTOS E COLABORAR
 
Google Drive, OneDrive e Dropbox – além do armazenamento de documentos organizados em pastas, permitem trabalhar on-line para criar e editar documentos de texto, planilhas e apresentações, e acessá-los com facilidade. Permitem colaboração entre usuários para revisão de documentos. São úteis para compartilhar documentos maiores do que aqueles permitidos como anexo nos e-mails. São úteis também para fazer o backup dos seus documentos. Possuem aplicativo para computador e aparelhos dispositivos móveis para acesso fácil aos documentos.
CrashPlan  – é um serviço que oferece de forma gratuita backup agendado e enviado para outro computador ou HD externo de sua escolha.
 

REVISAR TEXTOS

dicionario
Dicionários da língua portuguesa
● Dicionário de Português Michaelis – UOL
● Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
● Dicionário Aulete
 Vocabulário ortográfico da língua portuguesa – Academia Brasileira de Letras
Gramática e ortografia da língua portuguesa – Acentuação, concordância verbal e nominal, ortografia e outros pontos da gramática da língua portuguesa.
● Brasil Escola – Gramática
● Ciberdúvidas da língua portuguesa
● Conjugador de verbos LX-Center
● Guia Prático da Nova Ortografia da Língua Portuguesa – Michaelis – UOL
Manuais de redação – Orientações para a boa redação e exemplos práticos.
 Guia de Produção Textual – PUCRS
 Manual de Redação – PUCRS
 Manual de Redação – Folha Online
 Manual de Redação e Estilo – O Estado de São Paulo
 Roteiro para a elaboração de uma resenha
 

TRADUZIR TEXTOS

Linguee logo
 Linguee – Dicionário inglês-português e português-inglês e busca em possibilidades de tradução.
 Dictionarist – 
Dicionário com som para traduções para o inglês, espanhol e outras línguas.
 OneLook dictionary – 
Ferramenta para busca de definições e traduções de palavras.
 Webster’s online dictionary – 
Dicionário da língua inglesa que inclui ferramentas de tradução para outras línguas.
 Wordnik: all the words –
Dicionário de inglês com funções de tradução e sons para esclarecer a pronúncia.
 WordReference – 
Coleção de dicionários e tradutores online para várias línguas.
 Tradutor Google
– é uma ferramenta que tem se mostrado efetiva na tradução imediata de páginas web do inglês para o português, textos completos ou palavras. Está disponível também para outros idiomas, mas nem sempre com a mesma precisão. Pode ser usado como extensão para Chrome, Firefox e outros navegadores.
Dicionários da língua inglesa
 Alpha Dictionary
 Cambridge Dictionary Online
 Longman English Dictionary Online
 Macmillan Dictionary and Thesaurus: Free English Dictionary Online
 Merriam-Webster Online
 Michaelis
 

FORMATAR E CITAR DOCUMENTOS PELA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT)

abntb
More – Mecanismo online para referências – Ferramenta gratuita que produz automaticamente referências no formato ABNT, desenvolvido por uma equipe da Universidade Federal de Santa Catarina. Pode-se escolher entre 15 tipos de documentos.
Menthor − Serviço que cria referências seguindo as Normas da ABNT, desenvolvido com apoio da PUC-PR.
Manual de Apresentação da USP – manual de aplicação das normas da ABNT para trabalhos acadêmicos disponibilizado pela Universidade de São Paulo para consulta e download. (link direto — link permanente)
Apresentação de Trabalhos Acadêmicos  – manual disponibilizado on-line pela Universidade Presbiteriana Mackenzie(link direto — link permanente)
Metodologia do Trabalho Científico – e-book de autoria de Cleber Cristiano Prodanov e Ernani Cesar de Freitas esclarece as regras definidas pela ABNT e também orienta para a correta aplicação. (link direto — link permanente)
 

TRABALHAR COM PDFs E OUTRAS CONVERSÕES DE ARQUIVOS

pdf
PrintWhatYouLike – permite remover partes da página on-line que se quer imprimir, alterar tamanho e tipo de fonte e muito mais. Mantém os links da página ativos no pdf.
PageZipper –quando um artigo on-line está dividido em mais de uma página, PageZipper detecta automaticamente as páginas seguintes e imprime junto com a primeira.
I Love PDF – reúne uma grande variedade de ferramentas para trabalhar com arquivos no formato PDF.
Online Converter  e Zamzar− possibilitam converter uma grande variedade de formatos de arquivos com eficiência no resultado.
PDF Escape — editor de arquivos pdf on-line. Além de editar arquivos pdf, também permite adicionar texto, gráficos, links e completar formulários.

RECURSOS GRÁFICOS

recursos graficos_logo
Mapa conceitual
CMap — MindMaple — MindMeister — permitem a criação de mapas conceituais e também a colaboração.
Gráficos e diagramas
Draw.io — Google Drawings— ferramentas bastante completas para a criação de diagramas e representações gráficas.
Núvem de palavras
Wordle – ferramenta que gera nuvens de palavras a partir de um texto ou uma série de palavras inseridas.
Slides
Prezi– ferramenta para preparar apresentações dinâmicas.
Google Drive – ferramenta de uso fácil, com várias opções de edição.  Permite colaboração.
Vídeos
StupeFlixferramenta para criar vídeos online a partir de imagens e sons armazenados localmente ou disponíveis na web.
Imagens gratuitas
EveryStockPhoto – PixabyPexels  Freepik StockSnap – ImageBase  – Dreamstime Free
Edição de imagens
Phixlr –  Lunapic – Picture2Life

COMUNICAR: aplicativos para compartilhar com outros

HOSPEDAR E DIVULGAR
Midiaweb
Existem vários serviços para hospedar e compartilhar conteúdo É possível também pesquisar material adicionado por outros usuários e encontrar muitos recursos de qualidade. Citamos os principais:
Scribd e Issuu – textos e slides
Slideshare – slides
SoundCloud – podcasts
Vimeo –vídeos
Youtube – vídeos e áudios
PUBLICAR
blog_post
WordpressBlogger —  plataformas sólidas para hospedar um blog e ao mesmo tempo de fácil uso.

BÔNUS: AS EXTENSÕES FAVORITAS NO NAVEGADOR CHROME

chrome icon
AdBlock – bloquear propagandas e evitar que você se depare também com algumas imagens indesejáveis.
Amazon Product Search – busca de livros em Amazon
Awesome Screenshot  – fazer capturas de tela, editar, guardar e/ou compartilhar.
Shortcuts for Google – atalhos para os serviços do Google.
Checker Plus for Gmail  – receber notificações via desktop, ler, ouvir ou excluir emails sem precisar abrir uma aba do Gmail & gerenciar múltiplas contas.
Checker Plus for Google Calendar  –  ver rapidamente a sua agenda e receber avisos na sua área de trabalho.
Copy Plain Text  –   copiar textos sem formatação e links.
Diigo Web Collector  – capturar, anotar e pesquisar favoritos.
Evernote Web Clipper   –  salvar recortes ou páginas da web para a sua conta.
Feedly Notifier – acesso às notificações de Feedly
GoogleTask Quick Access – acesso rápido às Google Tarefas
Google Translate   – traduzir a página web integralmente.
Print Friendly – imprimir páginas da internet, com opção de eliminar partes dispensáveis
Search the current site  – pesquisar somente no site atual.
StayFocusd e ProductivityOwl – bloquear o acesso aos sites escolhidos durante determinado período de tempo. São muito úteis para incentivar autodisciplina.
Tab Scissors – dividir a tela do navegador para trabalhar de forma paralela em duas abas.
WOT – mostrar os sites em que você pode confiar e evitar sua entrada em sites perigosos.