Arrependimento: versículos selecionados

cab-chave

Metanoia, a palavra grega usada para arrependimento, significa “mudança de mente” e pode ser ilustrada pela figura de uma pessoa que está caminhando em determinada direção e, a certa altura, dá uma volta de 180° em direção oposta.
1

Deus chama pecadores ao arrependimento.
Lc 5.31,32 − Respondeu-lhes Jesus: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento.
Lc 15.7 − Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
Ap 2.4,5 − Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras.
Ap 3.3 − Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti.

O arrependimento é dom de Deus
Rm 2.4 − Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?
2Tm 2.24-26 − Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade.

A tristeza segundo Deus produz arrependimento genuíno
2Co 7.9-11 − Porquanto, ainda que vos tenha contristado com a carta, não me arrependo; embora já me tenha arrependido (vejo que aquela carta vos contristou por breve tempo),  agora, me alegro não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus, para que, de nossa parte, nenhum dano sofrêsseis. Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte.

O arrependimento deve resultar em mudança prática na vida do arrependido
Mt 3.8 − Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento.

●  Exemplos de arrependimento verdadeiro  no Antigo Testamento
Davi − 2Sm 12.1-13; Salmos 32 e 51
Manasses − 2Cr 33.1-20

●  Exemplos de arrependimento verdadeiro  no Novo Testamento
O filho pródigo − Lc 15.18-21
A mulher pecadora − Lc 7.36-50
Pedro − Mt 26.69-75
Zaqueu − Lc 19.1-10

1 Definição do temo grego extraída de:
GOETZMANN, J. Metanoia, In: BROWN, Colin (edit.). O novo dicionário internacional de teologia do Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1984. v. 1.