Beleza e traje: versículos selecionados

cab-chave

A beleza exterior

●  Seu valor relativo
1Sm 16.7b − O SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.
1Pe 3.3,4 − Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus.

● Sua duração temporária
Pv 31.30 − Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada.
2Co 4.16 − Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.

Estabelecida singularmente por Deus
Rm 9.20 − Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?
Sl 139.14 − Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem.

Exemplificada
Gn 12.11  − Quando se aproximava do Egito, quase ao entrar, [Abrão] disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher de formosa aparência.
Gn 24.16 − A moça [Rebeca] era mui formosa de aparência, virgem, a quem nenhum homem havia possuído.
Gn 29.17 − Lia tinha os olhos baços, porém Raquel era formosa de porte e de semblante.
1Sm 25.3 − Nabal era o nome deste homem, e Abigail, o de sua mulher; esta era sensata e formosa

O traje

As roupas como provisão de Deus
Gn 3.21 − Fez o SENHOR Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu.
Mt 6.28-33 − E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Expressão de identidade e do coração
Gn 37.34 − Então, Jacó rasgou as suas vestes, e se cingiu de pano de saco, e lamentou o filho[José] por muitos dias.
Êx 28.2 − Farás vestes sagradas para Arão, teu irmão, para glória e ornamento.
Pv 7.10 – Eis que a mulher lhe sai ao encontro, com vestes de prostituta e astuta de coração.
Dt 22.5 − A mulher não usará roupa de homem, nem o homem, veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao SENHOR, teu Deus.

Recomendações para a mulher que teme a Deus
1Pe 3.3,4 − Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário;   seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus.
1Tm 2.9,10 − Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas).
Pv  11.22 − Como joia de ouro em focinho de porco, assim é a mulher formosa que não tem discrição.
1Co 10.23,24 − Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam. Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o de outrem.
Mt 5.16 − Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.