Mulher cristã: encorajamento para “aqueles dias” – versículos selecionados

As alterações que acontecem no corpo da mulher durante a TPM, e também na pré-menopausa e menopausa, podem causar desconfortos diversos. O encorajamento que a Palavra de Deus oferece é uma forte arma para manter-se firme e não dar lugar a reações que desagradam a Deus.

● Graça para não pecar
1Co 10.13 − Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.
2Co 2.14 − Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do Seu conhecimento.
2Co 12.9 − A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.

● A oração e o socorro do Senhor
Sl 55.17 − À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz.
Salmos 116.1 − Amo o SENHOR, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas.
Is 26.3 − Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti.

● Domínio próprio e moderação
Sl 141.3 − Põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios.
Pv 25.28 − Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio.
2Co 10.5 − … levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.
Gl 5.22-25 − Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
Fp 4.5 − Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.
Fp 4.8 − Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
2Tm 1.7 − Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.
Tt 2.11-14 − Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.
2Pe 1.3-8 −  Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo, por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

● Alegria no Senhor
 Ne 8.10b − … a alegria do SENHOR é a vossa força.
Fp 4.4 Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.

● Gratidão
Sl 69.30 − Louvarei com cânticos o nome de Deus, exaltá-lo-ei com ações de graças.
Sl 92.1 − Bom é render graças ao SENHOR e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo.
Sl 139.14 − Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem.
1Ts 5.18 − Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.