O  evangelho deve guiar nosso uso da tecnologia

Kevin Carson

Charles Dickens escreveu sobre os desafios do final do século 18: “Aquele foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos; aquela foi a idade da sabedoria, foi a idade da insensatez, foi a época da crença, foi a época da descrença, foi a estação da Luz, foi a estação das Trevas, a primavera da esperança, o inverno do desespero”.[1]  Será que Dickens diria algo assim sobre a era da tecnologia? Os benefícios da tecnologia continuam a nos abençoar com oportunidades, utilidades, assistência, crescimento espiritual e prazer. No entanto, com todos esses possíveis benefícios também vêm vários perigos, riscos e, em certo sentido, um perigo espiritual.

É bem provável que cada leitor tenha sua própria história que inclui evidências das bênçãos e dos estragos provenientes de sites, redes sociais, jogos, streaming de vídeo, blogs, música e vendas online.

O evangelho orienta nosso uso de tecnologia
Paulo escreveu a Tito: “Você, porém, fale o que está de acordo com a sã doutrina.” (Tt 2.1). Com o objetivo de ajudar Tito a entender o que isso significava na prática, Paulo apontou para a obra consumada de Cristo. Ele escreveu:

Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos. Ela nos educa para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos neste mundo de forma sensata, justa e piedosa, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo. Ele deu a si mesmo por nós, a fim de nos remir de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, dedicado à prática de boas obras. (Tt 2.11-14).

David Powlison costumava enfatizar que Paulo enfatizou uma agenda De – Para. Por causa da obra de Jesus Cristo, os discípulos de Cristo devem ter domínio próprio e viver de forma justa e piedosa como um povo purificado que se empenha ansiosamente em fazer o bem, contrastando com sua vida antes de seguir a Cristo.

Nesse sentido, o evangelho aplica-se ao nosso uso de tecnologia. Aqueles que acolheram o evangelho de Jesus Cristo esforçam-se para fazer o bem como pessoas puras em todos os aspectos da vida – inclusive no uso da tecnologia. Eles vivem neste mundo “de forma sensata, justa e piedosa”.

Três princípios do evangelho para orientar nosso uso da tecnologia
Do terceiro capítulo de Tito em diante, Paulo descreveu como o evangelho guia e impacta nossa vida diária. Isso diz respeito também ao uso da tecnologia. Considere três princípios bíblicos sobre prioridades que podem ser aplicados ao uso que fazemos da tecnologia.

Em primeiro lugar, por causa da obra de Cristo em nosso coração na salvação (Tt 3.3-7), devemos usar a tecnologia com humildade ao encorajar os outros. O evangelho nos ajuda a nos submeter às autoridades e a estar prontos para fazer toda boa obra. Além disso, devemos ser pacíficos, gentis e humildes para com todas as pessoas (Tt 3.1, 2). À medida que nos relacionamos com outras pessoas por meio de vários tipos de tecnologia, nossa atitude e nossas palavras devem refletir humildade e bondade.

Em segundo lugar, devemos priorizar as boas obras. O que quer que escolhamos fazer em nosso uso da tecnologia, essa atividade deve resultar no que é bom e proveitoso para as outras pessoas (Tt 3.8). Qualquer que seja o veículo de expressão, o discípulo de Cristo – atento ao evangelho, motivado pelo evangelho e guiado pelo evangelho – dedica-se a fazer o bem conforme a circunstância ou necessidade que se apresentar.

Em terceiro lugar, nosso uso de tecnologia deve enfatizar a unidade no corpo de Cristo. Paulo escreve: “Evite discussões tolas, genealogias, controvérsias e debates sobre a lei; porque são inúteis e sem valor.  Evite a pessoa que provoca divisões […].” (Tt 3.9-11). Isso significa que escolhemos cuidadosamente os comentários que devemos ou não fazer, postamos publicamente nas redes sociais e compartilhamos.

Como o evangelho orienta o seu uso da tecnologia?
Considere as perguntas a seguir como um ponto de partida para guiar o uso da tecnologia de forma consistente com os objetivos definidos por Paulo.

  • Este uso que quero fazer da tecnologia demonstra submissão às autoridades instituídas por Deus e consideração para com as demais pessoas criadas à imagem de Deus?
  • Outro discípulo de Cristo será encorajado pelo meu uso da tecnologia?
  • Este uso da tecnologia mostra que fui salvo pela misericórdia e graça de Deus por meio da obra do Espírito Santo?
  • Este uso da tecnologia mostra a transformação que Cristo está operando em minha vida?
  • Por meio deste uso de tecnologia, estou dando prioridade ao que é bom e edificante para os outros, incluindo os vídeos a que assisto e a música que ouço e curto, minha presença nas redes sociais, os comentários e mensagens?
  • Este uso da tecnologia incentiva a unidade ou a divisão entre os irmãos em Cristo, membros da igreja, membros da família e/ou pessoas com quem tenho amizade?
  • Meu uso da tecnologia é feito com a motivação de ajudar outros para que andem em Cristo, andem com Cristo e se tornem mais parecidos com Cristo?
  • Este uso da tecnologia leva a sério o que Deus pensa sobre o pecado e também o sacrifício de Jesus na cruz por nós?
  • Este uso de tecnologia reflete a disposição, a atitude e o estilo de vida de uma pessoa que teme a Deus?

Lembre-se sempre do evangelho ao usar a tecnologia
A mensagem de Paulo para Tito nos fornece os grandes limites dentro dos quais podemos nos beneficiar da tecnologia. Observe que há três áreas de ênfase aqui: a atitude, o propósito e a comunidade.

Quando usamos a tecnologia, qualquer que seja o contexto e a forma de uso, devemos permitir que o evangelho tenha impacto nos seguintes aspectos:

1- a atitude no uso – devemos estar cheios de humildade e domínio próprio;
2- o propósito para o uso – amar e servir a Deus e aos outros;
3- o impacto na comunidade – fortalecer a unidade dos crentes em Cristo e testemunhar aos que não conhecem Cristo.

Que Deus nos conceda sabedoria ao usarmos a tecnologia. Que possamos avaliar nosso coração cuidadosamente enquanto navegamos, ouvimos e assistimos, escrevemos e compramos. Que o evangelho molde nosso coração, atitude, pensamento e comportamento quando usamos a internet.

Perguntas para reflexão
1- Como o evangelho afeta sua motivação no uso da tecnologia?
2- O que você espera alcançar com o uso da tecnologia?
3- Como você espera que o uso da tecnologia influencie as pessoas que você atinge?


[1] DICKENS, Charles. Um conto de duas cidades. São Paulo: LeBooks, 2020. Edição Kindle  – capítulo 1: O Período



Kevin Carson atua como pastor da Sonrise Baptist Church em Ozark, Missouri, e também como professor e chefe do departamento de aconselhamento bíblico no Baptist Bible College and Theological Seminary em Springfield, além de ensinar em outras instituições teológicas. Ele completou o mestrado no Baptist Bible Graduate School, em Springfield, e o doutorado em ministério no Westminster Theological Seminary. É certificado pela ACBC, onde atua também no ensino e treinamento de conselheiros.



Original: The Gospel Should Guide Our Use of Technology
Artigo publicado pela Biblical Counseling Coalition
Tradução: Carla Silva
Revisão e adaptação: Conexão Conselho Bíblico
Usado com permissão.