Conflitos interpessoais

Uma coleção de recursos para a vida cristã e o aconselhamento bíblico.

TEXTOS BÍBLICOS

Textos bíblicos em formato de esboço

LIVROS

NOTA: O fato de recomendamos determinado livro não significa que endossamos toda a obra de seu autor.

● Princípios bíblicos e aplicações gerais

BAKER, Ernie. Estou em conflito. Eusébio, CE: Peregrino, 2019. 57 p.

Links para o livro: Editora

Um pequeno livro que ajuda pessoas que estão presas em situações de conflitos não resolvidos. De que forma o evangelho impacta os relacionamentos? Como nosso relacionamento com Cristo intersecta com as tensões relacionais?

JONES, Robert D. Em busca da paz: princípios bíblicos para lidar com conflitos e restaurar relacionamento quebrados. São Paulo: NUTRA, 2014. 301 p.

Links para o livro: AmazonResenha

No Jardim do Éden o homem conflitou verticalmente com o seu Criador, por sua própria decisão, voltando-se contra a vontade declarada de Deus, e experimentou o rompimento mais essencial de sua existência – a separação do seu relacionamento com Deus. Foi o primeiro e mais fundamental conflito do homem. O homem não está mais em paz com Deus.  Os resultados dessa separação logo se manifestam nos relacionamentos horizontais.

8561867396

PRIOLO, Lou. Julgamentos: precipitados ou justos. São Paulo: Nutra, 2019. 48 p.

Links para o livro: Amazon

O que é um julgamento precipitado? Um julgamento precipitado é chegar a conclusões negativas, apressadas e infundadas sobre o caráter de outra pessoa sem ter um motivo suficientemente fundamentado nas Escrituras.

8561867302

PRIOLO, Lou. Resolução de conflitos: uma compreensão bíblica e suas implicações para a dinâmica dos relacionamentos. São Paulo: Nutra, 2017. 374 p.

Links para o livro: Amazon

Considerando que os conflitos são parte de nossa vida, uma vez que vivemos num mundo corrompido pelo pecado, este livro é uma contribuição preciosa para todos nós, pois apontará um caminho a seguir. Suas orientações estão profundamente enraizadas nas Escrituras. Para os que estão envolvidos em conflitos, este livro é leitura obrigatória. Para os conselheiros que pretendem ser bíblicos e amorosos em seu ministério, é uma ferramenta tremendamente útil.

SANDE, Ken. O pacificador: como solucionar conflitos. Rio de Janeiro:  CPAD, 2010.   334 p.

Links para o livro: AmazonResenhaResenha

Este livro tem o propósito de ajudar você a se tornar um pacificador. Ele fornece uma abordagem simples, mas abrangente que ajudará você a solucionar os conflitos de sua vida. Como esta abordagem é baseada firmemente na Palavra de Deus, ela é eficaz em todos os tipos de conflito.

8565894118

SANDE, Ken. O pacificador e os conflitos do dia a dia. Curitiba, PR: Crescendo, 2015.   128 p.

Links para o livro: Amazon

Um guia prático, bíblico e conciso para a solução de conflitos. Ken Sande resume sua mensagem ao essencial, equipando rapidamente os leitores com as ferramentas de que precisam para trazer paz a seus relacionamentos com um colega de trabalho, um membro da família, um amigo ou alguém apenas conhecido.

B08VKZKFJ9

SMITH, William P. Como amar pessoas difíceis: recebendo e compartilhando a misericórdia. São José dos Campos, SP: Fiel, 2018. 27 p.

Links para o livro: Amazon

Desagradável, defensiva, volátil, retraída, infeliz. Não há dias em que você se sente cercado por pessoas difíceis? Como você lida com elas? Você pode tentar evitá-las, falar sobre elas com alguém ou exclui-las de vez. Mas espere! As suas reações também não o tornam difícil de ser amado? William P. Smith explica que aprender a lidar com pessoas difíceis começa com a compreensão de que o amor de Deus também nos buscou um dia. Você precisa do amor e do perdão de Deus tanto quanto eles. Conhecer o amor de Deus transformará sua atitude, seus objetivos e suas ações em relação às pessoas difíceis em sua vida.

● Família

OS CONFLITOS NO LAR E AS ESCOLHAS DO PACIFICADOR

SANDE, Ken, RAABE, Tom. Os conflitos no lar e as escolhas do pacificador. São Paulo: Nutra, 2011. 301 p.

Links para o livro: AmazonResenha

Ken Sande e Tom Raabe propõem uma alternativa bíblica para lidar com os conflitos que trazem tanta dor e separação. Os autores partem do fato de que um conflito sempre começa com algum tipo de desejo. Tais desejos podem se transformar em exigências, que se não forem atendidas evoluirão para julgamentos e terminarão em retaliação. O livro traz soluções bíblicas e inúmeras ilustrações de situações de conflitos familiares.

● Aconselhamento bíblico

POIRIER, Alfred. O pastor pacificador: um guia bíblico para a solução de conflitos na igreja. São Paulo: Vida Nova, 2011. 288 p.

Links para o livro: AmazonResenha

Todo pastor enfrenta conflitos na igreja. Por isso, Alfred Poirier faz aos pastores este lembrete amoroso: podemos correr dos conflitos, mas não podemos evitá-los. Jesus foi o exemplo vivo do Pacificador encarnado, e nas Escrituras encontramos claramente um chamado aos pastores para que sejam ministros da reconciliação. Assim, a questão não é se o pastor deve ou não ser um mediador, mas sim que tipo de mediador ele será.

8561867213

STREET, John (coord.). Homens aconselhando homens: uma abordagem bíblica das principais questões que os homens enfrentam. São Paulo: Nutra, 2014. 568 p. Capítulo 16: Ajudando os homens a resolverem conflitos

Links para o livro: Amazon

Este livro visa lidar com os muitos dilemas da vida de um homem, não pela perspectiva corrompida e distorcida do nosso tempo, que não define nem distingue mais as características masculinas, e sim pela perspectiva da imutável, santa, incorruptível e perfeita Palavra de Deus. São conselhos que visam tornar o homem mais piedoso, mais consciente de sua própria pecaminosidade bem como da grandeza e santidade de Deus.


TEXTOS

NOTA: Os textos estão hospedados nos sites onde foram originalmente publicados, sem vínculo com Conexão Conselho Bíblico. A indicação de um texto não implica que Conexão Conselho Bíblico recomende todo o conteúdo do site.

● Princípios bíblicos e aplicações gerais

Aqui estão listados apenas os últimos itens acrescentados à coleção. A lista completa dá acesso às publicações mais antigas.

● Textos para grupos específicos

NOTA IMPORTANTE: A coleção de recursos está em formação e é constantemente atualizada. Não temos ainda recursos para todos os grupos específicos, o que pode ocasionar uma página em branco.


MÍDIAS

NOTA: As mídias estão hospedadas nos sites onde foram originalmente publicadas, sem vínculo com Conexão Conselho Bíblico. A indicação de um texto não implica que Conexão Conselho Bíblico recomende todo o conteúdo do site.

● Princípios bíblicos e aplicações gerais

Aqui estão listados apenas os últimos itens acrescentados à coleção. A lista completa dá acesso às publicações mais antigas.

● Mídias para grupos específicos

NOTA IMPORTANTE: A coleção de recursos está em formação e é constantemente atualizada. Não temos ainda recursos para todos os grupos específicos, o que pode ocasionar uma página em branco.


ATIVIDADES PRÁTICAS

Atividades práticas de Conexão Conselho Bíblico

Checklist: estou pronto para criticar?
O desafio de promover a paz: Efésios 4.1-3
O quadro do conflito
O Raio X da crítica
Quatro passos para resolver um conflito
Sou um pacificador?

Atividades práticas selecionadas na internet

NOTA: Inclui atividades em português e em inglês e todas estão hospedadas nos sites onde foram originalmente publicadas, sem vínculo com Conexão Conselho Bíblico. A indicação de uma postagem não implica que Conexão Conselho Bíblico recomende todo o conteúdo do site.

Português

Inglês


PESQUISE TAMBÉM


PESQUISA EM INGLÊS

  • Association of Certified Biblical Counselors#Conflict
  • Biblical Counseling Coalition — #Conflict
  • Counseling One Another (Paul Tautges)#Conflict
  • Institute for Biblical Counseling & Discipleship  (IBCD)  — #Conflict