Não faça resoluções. Faça compromissos.

Paul David Tripp

Não sou fã das resoluções de ano novo.

Embora eu entenda o desejo de novos começos e recomeços, nenhum de nós tem o poder de se reinventar simplesmente porque o calendário mudou para um novo ano. No entanto, como o evangelho de Jesus Cristo traz consigo uma mensagem de novos começos e recomeços, por causa do poder perdoador e transformador da graça de Deus, olhar para o ano que está iniciando nos dá a oportunidade de nos dedicarmos de novo àqueles compromissos práticos da vida diária que estão enraizados no evangelho.

Quero sugerir sete compromissos que todos nós fomos capacitados em Cristo para cumprir e que devemos assumir com entusiasmo.

1- Ser honesto sobre suas lutas.
Negar as suas lutas diárias com a tentação e o pecado nunca é um caminho para a mudança. A obra de Jesus liberta todos nós para sermos honestos sobre nossas fraquezas e falhas sem temer o julgamento de Deus.  O evangelho nos acolhe em nossa fraqueza e nos chama a correr para Deus, não para longe dEle. A porta de entrada para a mudança pessoal começa com a admissão humilde de sua necessidade da ajuda que só Deus pode lhe dar.

2- Descansar na presença e na força de Deus.
Recuse-se a carregar seu bem-estar e potencial em seus próprios ombros. Lembre-se de que Jesus está com você, em você e para você, e por isso seu bem-estar repousa sobre Seus ombros, que são infinitamente maiores. Ao medir sua capacidade, não se esqueça de que sua vida foi invadida pelo poder e graça de Jesus. Você tem razões para dizer que seu potencial está em Jesus.

3- Não buscar horizontalmente o que só pode ser encontrado verticalmente.
Não se deixe seduzir por acreditar que pode encontrar vida em pessoas, posses, situações, lugares e experiências da vida cotidiana. Lembre-se de que o papel das coisas criadas não é lhe dar vida, mas apontar para Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida. Recuse-se a querer satisfazer seu coração com coisas que nunca lhe darão a satisfação que você procura.

4- Aprofundar seu relacionamento com o corpo de Cristo.
Você e eu nunca fomos programados por Deus para caminhar sozinhos. O plano de Deus para nós é profundamente relacional. Fomos programados para estar conectados e ser interdependentes, não isolados e independentes. Viva perto do povo de Deus, convidando as pessoas ao seu redor para entrar em seu mundo e atuar como ferramentas providenciadas por Deus para consolo, encorajamento, confrontação, crescimento e mudança. Lembre-se de que o pecado torna difícil vermos a nós mesmos de forma objetiva e precisa. O discernimento espiritual e o crescimento de cada cristão são, de fato, o resultado da vida em comunidade.

5- Conversar com seu coração.
Este é um tema do meu ministério que continuarei a repetir: ninguém tem mais influência em sua vida do que você, porque ninguém conversa mais com você do que você mesmo. Não dê lugar à conversa interior marcada pelo medo, desânimo, futilidade, falta de esperança ou desânimo. Pregue para si mesmo, várias vezes ao dia, o evangelho do amor, graça, presença, promessas e poder de Deus. Comprometa-se a manter consigo mesmo uma conversa ininterrupta sobre o evangelho.

6- Esforçar-se para garantir que o louvor substitua a reclamação.
É triste, mas é verdade, que a linguagem padrão de todo pecador é a reclamação. Visto que o pecado me faz pensar que a vida gira inteiramente ao meu redor, ele também me faz encontrar constantemente razões para estar insatisfeito. No entanto, quando você e eu vivemos para algo maior do que nosso próprio prazer e conforto, e quando estamos comprometidos em contar as bênçãos mais do que expressar reclamações, o louvor enche nosso coração e pontua nossas conversas. Que tal comprometer-se a começar todos os dias contando as muitas, muitas maneiras pelas quais Deus o cobriu com bênçãos que você nunca poderia ter conquistado ou merecido por conta própria?

7. Descansar na obra completa de Jesus Cristo.
Você tem motivos para descansar porque mesmo que o calendário tenha mudado para um novo ano, seu Salvador ainda o desperta com novas misericórdias a cada manhã, Ele não o enviará sem ir com você nem o chamará para um trabalho sem lhe dar aquilo de que você precisa para realizá-lo. Ele ainda reina sobre todas as coisas por amor do Seu nome. Você pode descansar porque está nas boas mãos do Rei dos Reis e do Senhor dos Senhores.

Com a chegada do novo ano, não se engane com resoluções grandiosas que nenhum de nós tem o poder de cumprir. Em vez disso, celebre o evangelho de Jesus Cristo e sua enorme lista de graças.

Renove o compromisso de viver todos os dias à luz do que você recebeu por meio de seu Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

Feliz Ano Novo!


Original do artigo: Don’t Make Resolutions. Make Commitments.
Artigo publicado por Paul Tripp Ministries