Antes de compartilhar ou aplicar os textos bíblicos: para que você possa compreender corretamente o significado do texto bíblico e saber aplicar devidamente à vida atual, estude cada texto em seu contexto bíblico — o livro da Bíblia em que se encontra e a quem foi dirigido originalmente. Para aprender mais sobre como estudar a Bíblia, consulte O estudo da Bíblia para aplicação no aconselhamento bíblico.

● Dar ouvidos a conselhos e admoestação para se tornar sábio
Provérbios 1.1-4 – Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel,  para aprender a sabedoria e o ensino; para entender as palavras de inteligência;  para obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo e a equidade;  para dar prudência aos simples e conhecimento e discernimento aos jovens.
Eclesiastes 4.13 – Melhor é o jovem pobre e sábio do que o rei velho e tolo, que já não se deixa admoestar.

● Ouvir seus pais e honrá-los sempre
Provérbios 23.22 Escute o seu pai, que o gerou, e não despreze a sua mãe, quando ela envelhecer.

● Obedecer aos pais enquanto debaixo da autoridade deles
Efésios 6.1, 2 – Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isto é justo. “Honre o seu pai e a sua mãe”, que é o primeiro mandamento com promessa,

● Suportar disciplina e se submeter
Lamentações 3.27 – Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade. ​

● Colocar em prática a Palavra de Deus
Salmo 119.9 – De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.

● Escolher bem seus companheiros
Provérbios 23.19-20 – Escute, meu filho, e seja sábio; guie o seu coração no caminho reto.  Não se junte com os beberrões nem com os comilões,  porque os beberrões e os comilões acabam na pobreza, e a sonolência os levará a vestir trapos.

● Ser prudente
Tito 2.6 – Quanto aos mais jovens, exorte-os para que, em todas as coisas, sejam moderados.

● Fugir de maneira ativa e intencional das diversas tentações da juventude
2 Timóteo 2.22 – Fuja das paixões da mocidade. Siga a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.

● Desprender-se de ídolos e servir ao Senhor
Mateus 19.16-20 – E eis que alguém, aproximando-se de Jesus, lhe perguntou: — Mestre, que farei de bom para alcançar a vida eterna?  Jesus respondeu: — Por que você me pergunta a respeito do que é bom? Bom só existe um. Mas, se você quer entrar na vida, guarde os mandamentos.  E ele lhe perguntou: — Quais? Jesus respondeu: — “Não mate, não cometa adultério, não furte, não dê falso testemunho;  honre o seu pai e a sua mãe e ame o seu próximo como você ama a si mesmo.”  O jovem disse: — Tudo isso tenho observado. O que me falta ainda?

● Servir ao Senhor e ser exemplo para outros mesmo enquanto jovem
1 Timóteo 4.12 – Ninguém o despreze por você ser jovem; pelo contrário, seja um exemplo para os fiéis, na palavra, na conduta, no amor, na fé, na pureza.

● Louvar a Deus junto com os demais
Salmos 148.12, 13 – Rapazes e moças, velhos e crianças. Louvem o nome do SENHOR, porque só o seu nome é excelso; a sua majestade está acima da terra e do céu.

● Encontrar sua força no confiar e esperar no Senhor
Salmos 71.5 – Pois tu és a minha esperança, SENHOR Deus, a minha confiança desde a minha mocidade.

● Aproveitar seus dias, mas andar ciente de Deus ciente de que a juventude passa.
Eclesiastes 11.9, 10 – Alegre-se, jovem, na sua mocidade, e que o seu coração lhe dê muita alegria nos dias da sua juventude. Ande nos caminhos que satisfazem ao seu coração e agradam aos seus olhos; saiba, porém, que de todas estas coisas Deus lhe pedirá contas.  Afaste do seu coração a mágoa e remova de seu corpo a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade.
Eclesiastes 12.1-3 – Lembre-se do seu Criador nos dias da sua mocidade, antes que venham os dias maus, e cheguem os anos em que você dirá: “Não tenho neles prazer.”  Lembre-se do Criador antes que se escureçam o sol, a lua e as estrelas, e as nuvens voltem depois da chuva.  Lembre-se dele antes do dia em que tremerem os guardas da casa, os seus braços, e se curvarem os homens que no passado eram fortes, as suas pernas, e cessarem os moedores da sua boca, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas, os seus olhos.