A coleção de recursos informacionais do conselheiro bíblico

Na era da informação, tanto a educação continuada quanto o ministério cristão são facilitados pelos meios de comunicação e a abundância de recursos a nossa disposição. Nesse contexto, surge a necessidade de conhecer e saber selecionar com sabedoria e usar com proveito os recursos informacionais. É preciso ter “competência em informação”, ou seja, possuir um conjunto de disposições, conhecimentos e habilidades que capacitam para reconhecer qual informação se faz necessária, onde encontrá-la, como avaliar sua qualidade e como fazer um uso adequado.

A Bíblia afirma que ela contém tudo o que precisamos saber para a vida e a piedade. Ela é certamente a sua primeira fonte e o recurso mais importante para o ministério. No entanto, ao lado da sua Bíblia, uma boa coleção de recursos informacionais traz muitos benefícios para o discipulador e conselheiro. Autores cristãos, que interpretaram e aplicaram fielmente a Palavra de Deus, podem ajudá-lo a compreender mais claramente o texto bíblico e usá-lo com sabedoria. Você pode ter excelentes mestres, aproveitar o trabalho que eles já realizaram pesquisando e reunindo ideias sobre os mais diversos assuntos, e dialogar com eles, ainda que à distância.

VoPassos_geral circulocê identifica a necessidade de recursos para auxiliá-lo a lidar com as situações atuais de ministério, além de saber prever quais poderão ser as situações do amanhã para as quais você precisará estar preparado?
Você limita a sua formação ministerial a situações formais de ensino-aprendizado, ou você é um “caçador ativo” de recursos e cultiva uma atitude de aprendizado contínuo ao longo da vida?
Você tem ciência da multiplicidade de fontes de informação e da diversidade dos formatos existentes, e também critérios para avaliar a grande quantidade de recursos a sua disposição?
Como você organiza o “mar de recursos” que facilmente se acumula na sua mesa, na área de trabalho do computador ou pelos cantos do escritório e da sua casa? Em momentos cruciais, você encontra facilmente algo sobre “aquele exato” assunto?

Este guia tem por propósito incentivar a uma atividade contínua de “aprendizado-discipulado-aconselhamento”. Embora ele apresente seis passos em sequência linear para facilitar a compreensão e a consulta, é importante lembrar que a atividade de coletar recursos informacionais e usá-los no dia a dia é um processo dinâmico e em contínua evolução, que acompanha e favorece o seu crescimento pessoal e o desempenho ministerial. Há sempre novas necessidades que surgem do seu desejo de aprender e de ajudar pessoas nas mais diversas circunstâncias e lutas pessoais, e há sempre novos recursos disponíveis a serem investigados.

O guia não pretende ser exaustivo, mas introdutório e voltado à prática ministerial. Dessa forma, muitos conceitos e práticas ligados à ciência da informação e metodologia científica, bem como a terminologia, foram simplificados e apresentados de maneira a permitir o aproveitamento ministerial mais do que acadêmico.

Formar e gerenciar uma coleção de recursos

O desenvolvimento e gerenciamento da sua coleção personalizada de recursos é um processo que envolve planejamento e dedicação nas atividades de busca, seleção e organização do material.

O que vou reunir em minha coleção de recursos, por onde e como começar?
● Os tipos de recursos à disposição
● Os limites da busca:  os temas e assuntos
● Onde  e como buscar: as fontes de recursos e as rotas de pesquisa
Consulte
Como escolher os melhores recursos para a coleção?
● Como avaliar o conteúdo dos livros
● Como avaliar o conteúdo encontrado na internet de livre acesso
Consulte
 Como organizar a coleção para não me perder em meio a tantos recursos?
● Como identificar e catalogar toda a coleção
● Como organizar e guardar os itens nas estantes de livros
● Como organizar e guardar os itens no computador
Consulte
Usar a sua coleção de recursos

Você deve ir além de ser um mero “colecionador”. O objetivo de formar uma coleção personalizada e bem organizada de recursos informacionais é tê-la à disposição para usá-la com o máximo de proveito.

 Como aproveitar os recursos da coleção?
● Como ler um texto, ouvir uma gravação ou assistir a um vídeo de forma proveitosa
● Como fazer boas anotações
● Como organizar as anotações 
Consulte
 Como aplicar os recursos para promover transformação em vidas?
● No ministério um a um
● No ministério com grupos
● No ministério de amplo alcance 
Consulte
 Como  produzir novos recursos para usar no ministério?
● Como escolher um tema e iniciar o trabalho
● Como fazer uma revisão de literatura
● Como comunicar o conhecimento
Consulte


Barra_serie dicas

….
Fontes bibliográficas