Passo 1: Descubra a importância e os benefícios de aprender continuamente ao longo da vida, dentro ou fora de um contexto acadêmico.

Um ministério efetivo caminha de mãos dadas com um aprendizado contínuo. Os cursos e as conferências são ótimas oportunidades formativas, mas você não pode parar de se atualizar quando as aulas e preleções terminam. Prepare-se para nunca parar de investigar e aprender, e para fazê-lo com alegria! Dispor-se para aprender é uma maneira importante de praticar o seu amor pelas pessoas que Deus colocar no seu caminho para que você as ajude. Para o discipulador e conselheiro bíblico, aprender é uma atividade altruísta.

Você precisa reunir recursos informacionais que contribuam em diferentes aspectos para o seu crescimento pessoal e ministerial.

    1. Conhecer e entender o plano de Deus para o homem – quem é o homem, qual é o problema do homem e a solução.  Para isso, pode tirar proveito dos recursos que ajudam a cavar fundo dentro da Bíblia e da teologia: bons comentários bíblicos, teologias bíblicas e sistemáticas, dicionários bíblicos, entre outros. Você deve ser um bom conselheiro “que não tem de que se envergonhar e que ensina corretamente a palavra da verdade” (2Tm 2.15).
    2. Torna-se mais parecido com Cristo para honrar a Deus em todas as áreas da sua vida e ser modelo para aqueles a quem você influencia. Você deve poder dizer como Paulo: “Sejam meus imitadores, como eu sou imitador de Cristo” (1Co 11.1). Para isso, pode tirar proveito de recursos que o ajudam a renovar seu entendimento sobre o caráter e as promessas de Deus, a obra de Cristo, o andar diário em obediência a Deus pela Sua graça.
    3. Construir a sua filosofia e metodologia como conselheiro bíblico. Para isso, pode tirar proveito dos recursos que trabalham as bases bíblicas aplicadas à prática ministerial.
    4. Lidar com a diversidade de problemas apresentados pelas pessoas a quem você discípula e aconselha. Para isso, você pode tirar proveito dos recursos que retratam as mais variadas situações e os problemas com que possivelmente você lida no dia a dia ministerial, e o ajudam a compreender melhor seus aconselhados, as responsabilidades e os desafios de diferentes grupos de pessoas e faixas etárias.
    5. Estar pronto para recomendar bons recursos e para advertir sobre aqueles cujo conteúdo não condiz com a verdade bíblica. Você pode expressar amor dispondo-se a tomar conhecimento de alguns recursos aos quais talvez, inicialmente, você não daria atenção, mas que você necessita ler ou ver ou ouvir para poder advertir amorosamente outras pessoas, evitando que vaiam em laços de engano.

AS NECESSIDADES PREVISTAS E SENTIDAS

Dentro da sua necessidade de recursos, podemos destacar a necessidades prevista – ou seja, aquilo que você percebe que poderia ser útil no amanhã – e a necessidade sentida – aquilo de que você já precisa para atuar hoje.

    1. Forme sua coleção intencionalmente – não adquira um livro atraído só pela capa ou mesmo do preço, nem reúna uma quantidade grande de recursos gratuitos. Seja intencional e selecione os recursos necessários para seu ministério.
    2. Forme sua coleção regularmente – estabeleça em sua agenda tempo para pesquisar, encontrar e escolher os recursos. Defina um orçamento mensal para compras, ainda que modesto. Invista aos poucos na formação da sua coleção, sem esperar até que a necessidade de recursos bata à sua porta.

A sua necessidade de informação como um todo determina as áreas do conhecimento, os temas e os assuntos presentes na sua coleção de apoio ao ministério.

UM QUADRO GERAL

A sua biblioteca pessoal talvez inclua itens de outras áreas do conhecimento além do aconselhamento bíblico e até mesmo itens voltados para o entretenimento. No entanto, quando você reunir os recursos de apoio para a sua atuação como conselheiro, é importante definir quais são as áreas, os temas e os assuntos que devem fazer parte dessa coleção em particular. Ter em mente um quadro geral é útil ao longo do processo de formação e organização da sua coleção. Consideramos aqui duas grandes ÁREAS — Bíblico-teológica e Vida cristã-Aconselhamento bíblico. Estas, por sua vez, dividem-se em TEMAS. Dentro de cada tema, você pode encontrar uma variedade de tipos de materiais em ASSUNTOS que cobrem as suas necessidades previstas e sentidas.

AS FERRAMENTAS ÚTEIS

O digital já é parte da nossa vida. O aparelho celular vai conosco para toda parte, pois com ele nos comunicamos oralmente ou por meio de textos, tiramos e enviamos fotografias, fazemos pagamentos e muito mais. Com ele, além do tablet e do notebook, podemos também aprender. Fazer uso da tecnologia que está à sua disposição facilitará muito a sua tarefa.

Vale a pena desenvolver a capacidade de descobrir, avaliar o potencial e usar os aplicativos que melhor se adaptam à formação, organização e uso da sua coleção. Muitas vezes, porém, não aproveitamos o melhor da tecnologia para a educação continuada por falta de conhecimento sobre o assunto. Para ajudá-lo, preparamos uma seleção de aplicativos gratuitos de utilidade para o conselheiro, e você pode escolher quais deles colocar em uso. Não é preciso ter uma extensa coleção de aplicativos que você não usa. Um ambiente digital confuso pode ser tão estressante quanto uma mesa de trabalho entulhada, mas é preciso fazer escolhas sábias, eliminando aquilo que você não usa mais e adotando aquilo que pode facilitar suas atividades.

@AprendaMais 
QUADRO DE APLICATIVOS

Entre os vários aplicativos de que dispomos, um dos mais úteis para o conselheiro bíblico, pode ser o Evernote. Ele pode se tornar o seu companheiro em quase todas as atividades relacionadas ao aconselhamento. É por isso que decidimos apresentá-lo para você desde o início.

@AprendaMais 
EVERNOTE PARA O CONSELHEIRO BÍBLICO

RESGATAR O TEMPO PARA APRENDER

O tempo que precisa ser dedicado ao crescimento cristão e ao seu preparo como conselheiro compete com o tempo que você necessita para as tantas outras atividades que fazem parte da sua rotina diária ou semanal. O que você pode fazer é estabelecer blocos de tempo ou mesmo janelas pequenas para aprender. O importante é você decidir quais serão as horas ou mesmos os minutos diários/semanais dedicados ao aprendizado.  A ferramenta essencial para você ser bem-sucedido deve ser uma agenda – bem planejada e cumprida.

@AprendaMais 
A AGENDA DO CONSELHEIRO BÍBLICO

Para aprender, você precisa de uma coleção de recursos que o apoiem em sua jornada. Por sua vez, construir uma coleção de recursos leva tempo, planejamento e recursos. Então, planeje seu “trabalho” e trabalhe seu plano. Com o tempo, você terá uma excelente coleção de recursos.