RECURSOS PARA O ACONSELHAMENTO DE JUVENTUDE
A sós com Deus: guia para o jovem encontrar-se com Deus na Palavra
Pedro Vercelino

A partir da história de Mateus, A sós com Deus quer ajudar o adolescente e o jovem cristão a ter encontros diários com Deus na Sua Palavra de maneira proveitosa. Como ler a Bíblia? Como meditar na Bíblia? Como aplicar a verdade bíblica? O livreto oferece passos claros e objetivos que o jovem pode seguir para crescer no conhecimento e na prática da Palavra de Deus.

Neste livreto você descobrirá
Conheça o Mateus
Em busca da melhor maneira
Comece com a atitude certa
Estabeleça um momento específico
Siga um plano de ação definido
Um meio para um fim
Sugestões de recursos

LEIA O LIVRETO


Conheça o Mateus
Quero lhe apresentar o Mateus. Ele tem 17 anos de idade, é membro de uma igreja cristã há alguns anos e decidiu que gostaria de levar seu relacionamento com Deus mais a sério a partir desse ano, após participar de um acampamento de carnaval. Durante o acampamento, ele foi desafiado a falar mais de Jesus para seus colegas e lutar para ter uma vida pura e honesta. No entanto, apesar de todas as dicas que ouviu nas pregações e conversas com os amigos, ele ainda queria algo mais. Foi então que ele procurou um rapaz da equipe do acampamento e perguntou como ele poderia crescer no seu relacionamento com Deus fora daquele lugar tão incrível. Ele queria saber como poderia ter a experiência de continuar a ouvir a voz de Deus que ele cria ter falado tão claramente com ele durante aquele feriado.  A resposta do rapaz foi simples. Ele simplesmente disse ao Mateus que se ele desejava ouvir a voz de Deus todos os dias, onde quer que estivesse, ele precisava se encontrar diariamente com Deus.

Empolgado com essa possibilidade, Mateus perguntou como isso seria possível já que as reuniões do grupo de juventude da igreja que ele frequentava ocorriam poucas vezes ao mês e ele ainda não tinha ninguém que o discipulasse durante a semana. A resposta que ele recebeu foi que existia algo que ele poderia fazer por si mesmo e que consistia em separar um tempo do seu dia para se encontrar com Deus em Sua Palavra. Mateus ficou animado com essa possibilidade, mas ele não tinha o costume de ler a Bíblia a não ser nas reuniões da juventude da igreja ou nos cultos dominicais. Ele não fazia a menor ideia de como proceder nesse tempo com Deus.

Foi então que, sentados em frente ao lago do acampamento, aquele rapaz da equipe decidiu mostrar para o Mateus como ele tinha seus encontros diários com Deus. Mateus poderia fazer o mesmo. Você também poderá fazer o mesmo se seguir as instruções dadas neste livreto.



AUTOR:

Pedro Vercelino é bacharel em Teologia com ênfase em Educação Cristã pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida em Atibaia (SP), onde também completou a especialização em Aconselhamento Bíblico. É coordenador acadêmico do Curso de Liderança e Discipulado (CLD) da Palavra da Vida Sudeste, atua como professor de Novo Testamento e Interpretação Bíblica no CLD e é professor de Grego no Seminário Bíblico Palavra da Vida. Pastor de Juventude na Igreja Cristã Evangélica Betel, em São Paulo. É conselheiro associado da Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos (ABCB).