RECURSOS PARA O ACONSELHAMENTO DE JUVENTUDE
Ansiedade e pânico: anotações e procedimentos
Pedro Vercelino
Maria Cecilia Alfano

A partir da história de Júlia, Ansiedade e pânico: anotações e procedimentos procura ajudar o líder de juventude, os pais e outros que queiram investir sua vida e dar de seu tempo para ir ao encontro de adolescentes e jovens que enfrentam lutas com crises de ansiedade e ataques de pânico. Será que Bíblia tem algo a dizer? Será que ela pode nos orientar em como ajudar o jovem?

Neste livreto você descobrirá
O desafio atual
A verdade de Deus sobre a ansiedade e o pânico
Passos para ajudar o jovem ansioso
Ministre o evangelho ao jovem ansioso
Sugestões de recursos

LEIA O LIVRETO


Conheça a Júlia
Julia é uma garota cristã de 16 anos de idade, que cursa o terceiro ano do ensino médio e vive as pressões da adolescência. Durante uma semana de provas na escola, um episódio incomum ocorreu com Julia. Prestes a iniciar a prova, ela sentiu que estava com falta de ar, batimentos cardíacos acelerados, tontura e alguns calafrios. Ao perceber que as coisas não iam bem com Julia, uma amiga decidiu chamar a professora, que prontamente levou Julia à enfermaria da escola. A enfermeira da escola, ao entrar em contato com os pais de Julia, sugeriu que uma visita ao médico seria benéfica para investigar os motivos do ocorrido e foi isso que seus pais fizeram. Após diversos exames e nada conclusivo, o médico de Julia sugeriu a possibilidade de que aquele episódio vivenciado na escola tivesse sido uma crise de ansiedade e receitou um ansiolítico específico.

Os remédios pareceram ajudar por um tempo. No entanto, quando as pressões da vida cresciam sobre Julia, os episódios se repetiam e se tornavam mais intensos. Crises de choro e dores no corpo a acompanhavam, e agora Julia havia desenvolvido um medo consumidor de ter uma nova crise. Uma nova consulta médica aconteceu, desta vez com um psiquiatra para quem seu médico a encaminhou. Foi quando eles receberam um diagnóstico de transtorno de ansiedade e ataques de pânicos.

Julia era até então uma adolescente normal como várias outras meninas e também meninos que passam por uma variedade de pressões como, por exemplo, a necessidade de decidir o que cursará na faculdade e qual rumo tomar no futuro, ou as primeiras preocupações com um namoro, o uso dos seus dons na igreja e assim por diante. Ela parecia sofrer ao passar por dificuldades características da vida de uma adolescente.

Confusos e desanimados, os pais de Julia decidiram buscar ajuda na igreja e, junto com ela, contaram ao líder de adolescentes os problemas pelos quais Julia estava passando.

Se você fosse esse líder de juventude, como você ajudaria Julia e seus pais? Existe algo que nós cristãos podemos fazer para ajudar aqueles que sofrem com crises de ansiedade e ataques de pânicos? Como os conselheiros bíblicos atuam pelo poder do evangelho diante de um tópico complexo e multifacetado como ansiedade e pânico? Como vocês pais podem ajudar os filhos a lidar biblicamente com crises tão esmagadoras? Como entender o diagnóstico que Júlia recebeu?

O primeiro passo será compreender melhor do que se está falando, o que são os transtornos da ansiedade e os ataques de pânicos, para então ver como a Bíblia pode ajudar Júlia.



AUTORES:

Pedro Vercelino é bacharel em Teologia com ênfase em Educação Cristã pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida em Atibaia (SP), onde também completou a especialização em Aconselhamento Bíblico. É coordenador acadêmico do Curso de Liderança e Discipulado (CLD) da Palavra da Vida Sudeste, atua como professor de Novo Testamento e Interpretação Bíblica no CLD e é professor de Grego no Seminário Bíblico Palavra da Vida. Pastor de Juventude na Igreja Cristã Evangélica Betel, em São Paulo. É conselheiro associado da Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos (ABCB).

Maria Cecilia Alfano é bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, formada em Educação Cristã pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida em Atibaia (SP) e mestre em Aconselhamento Bíblico por The Master’s University, na Califórnia (USA).  Atualmente faz parte da equipe do Curso de Liderança e Discipulado (CLD) da Palavra da Vida Sudeste,  onde ministra às moças na área de discipulado e aconselhamento bíblico, e é professora de Recursos para o Aconselhamento Bíblico. É conselheira associada da Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos (ABCB).