RECURSOS PARA O ACONSELHAMENTO DE JUVENTUDE
Tempo de estudar: guia para o jovem que deseja ser produtivo nos estudos
Maria Cecilia Alfano

A partir da história de dois jovens, Marcelo e Marina, Tempo de Estudar quer levar o jovem a descobrir uma verdade importante, que faz toda a diferença no dia a dia:  produtividade tem tudo a ver com a vida cristã e não apenas com tarefas feitas em dia para ter boas notas.  Tanto os jovens estudantes quanto seus líderes podem tirar proveito dos passos sugeridos para um “SmartStudy”.

Neste livreto você descobrirá

Mais que o seu smartphone: “SmartStudy”
aaaS – Produtividade no verdadeiro SENTIDO
aaaM – A coisa certa no MOMENTO certo — PLANEJAR
aaaA – Com tudo ao seu ALCANCE – ORGANIZAR
aaaR – Com RITMO certo – FAZER
aaaT – Ao longo do TEMPO – REVISAR

Anexo 1: Os ladrões do tempo
Anexo 2: Na sala de aula presencial ou virtual
Anexo 3: A leitura

LEIA O LIVRETO


Conheça o SmartStudy

Quantas vezes você já disse: “Não tenho tempo para fazer tudo que tenho para fazer”?
Quantas vezes alguém já lhe disse: “Você precisa urgentemente se organizar”?
Quantas vezes você respondeu: “Desta vez será diferente! Vou me organizar e vai dar certo”?

O smartphone é para você um companheiro fiel, a todo tempo. O que você também já descobriu, ou irá descobrir aqui, é que ele pode ser um aliado para o sucesso nos estudos. Ele serve para muito mais que dar acesso às redes sociais, vídeos e músicas que você curte. Ele é uma ótima ferramenta para lembrá-lo de todos os seus compromissos e ajudar numa rotina de estudos definida e organizada.  Entretanto, seu smartphone e toda sua vontade de ser bem-sucedido ainda não são suficientes! Você irá conhecer agora o SmartStudy.  Ele será útil para você quer seu curso seja presencial, quer seja a distância.

Smartstudy é um sistema de produtividade revolucionário?
Não exatamente. Muitas técnicas e estratégias que você encontrará aqui não são novas nem tampouco são exclusivas de um método em particular. Elas aparecem em vários deles. Diferentes autores têm elaborado os sistemas de organização e produtividade que hoje encontramos explicados em livros e divulgados na internet. Cada um deles tem suas característica, mas também compartilham entre si processos e técnicas que têm se mostrados eficazes quando devidamente aplicados. Diante disso, talvez você se pergunte por que, então, gastar tempo com este livreto em lugar de simplesmente escolher e adotar algo que já está disponível.

A ideia do SmartStudy  surgiu por duas razões básicas.
A primeira razão é simples: nos métodos elaborados por pessoas que não levaram Deus em conta, técnicas e estratégias excelentes estão a serviço de um propósito centrado na realização e satisfação pessoal, contrário ao propósito de Deus para sermos produtivos. Ao dizer “sigo tal ou tal método”, corremos o perigo de não apenas adotar processos, mas talvez, mesmo inadvertidamente, importar valores contrários aos valores de Deus e nos esquecer do motivo por que devemos ser produtivos.
A segunda razão é proporcionar um guia voltado especificamente para a produtividade do jovem na área de estudo.

Planejamento e organização nos estudos é uma questão com que Deus se importa! 
O resultado de seu esforço para ser uma pessoa organizada só durará se uma mudança maior e mais profunda acontecer na sua vida. Essa mudança inicia no seu coração, e ela tem a ver com seu caráter e seu compromisso de administrar a vida como Deus quer que você a administre.
SmartStudy  são cinco passos básicos –  S-M-A-R-T – para ajudar a estabelecer seu sistema personalizado de estudo.[1]  A recomendação é que você caminhe aos poucos neste livreto, conhecendo, adaptando uma etapa por vez à suas necessidades e preferências, e aplicando consistentemente. Não tenha pressa, não queira fazer tudo num só dia. Quando necessário, volte a uma etapa anterior, revise, faça os acertos necessários.
Pronto para começar? Vamos lá!



AUTOR:

Maria Cecilia Alfano é bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, formada em Educação Cristã pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida em Atibaia (SP) e mestre em Aconselhamento Bíblico por The Master’s University, na Califórnia (USA).  Atualmente faz parte da equipe do Curso de Liderança e Discipulado (CLD) da Palavra da Vida Sudeste,  onde ministra às moças na área de discipulado e aconselhamento bíblico, e é professora de Recursos para o Aconselhamento Bíblico. É conselheira associada da Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos (ABCB).