CARÁTER CRISTÃO FRUTO DO ESPÍRITO CONTENTAMENTO ESPERANÇA GRATIDÃO HUMILDADE


● Princípios bíblicos e aplicações gerais

Exercita-te na piedade por [Jerry Bridges, Felipe Sabino de Araújo Neto]

BRIDGES, Jerry. Exercita-te na piedade. Brasília: Monergismo, 2017. 204 p.

Links: Livro impresso E-book

Bridges abre nossos olhos para vermos como a formação do caráter afeta a forma como nos relacionamos com Deus, conosco e com os outros. A fim de vivermos de forma piedosa, precisamos do fundamento interior da centralidade em Deus. Este livro ajudará você a estabelecer essa base e então erigir a estrutura exterior própria ao processo de se assemelhar a Deus.

BRIDGES, Jerry. A vida frutífera.  São Paulo: Cultura Cristã, 2010. 144 p.

Links: Livro impresso

Como podemos nobremente vestir os trajes da graça quando estamos tão ocupados lutando com nossos velhos padrões de comportamento? Jerry Bridges explora os nove aspectos do “fruto do Espírito” descritos em Gálatas 5.22, 23: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, e domínio próprio. Ele esclarece o processo de cultivo nos mostrando como praticar o “fruto” na vida real.

CHALLIES, Tim. O caráter do cristão: aprenda a ser um modelo de maturidade cristã. São Bernardo do Campo, SP: Trinitas, 2019.  83 p.

Links: Livro impressoE-book

A cada dia que passa, você está se tornando mais santo? Seu caráter tem se tornado mais semelhante ao caráter de Cristo? Em “O Caráter do Cristão”, Tim Challies explora a Bíblia para considerar como podemos apresentar as virtudes cristãs mais elevadas e, assim, nos encorajarmos mutuamente em amor e boas obras, à semelhança de Cristo.

GEORGE. Elizabeth. A caminhada de uma mulher com Deus: crescendo no fruto do Espírito São Paulo: Hagnos, 2004. 272 p.

Links: Livro impresso E-book

Você deseja caminhar pela vida ao lado do Deus que tanto ama? Almeja compreender melhor o que significa caminhar com Ele? Anseia ter as marcas da presença dele em sua vida?A autora Elizabeth George apresenta conselhos práticos para que você possa crescer no fruto do Espírito: Amor, alegria e paz é fruto do Espírito que modifica corações, famílias e amizades. Longanimidade, benignidade e bondade é fruto do Espírito que deseja o que há de melhor para todas as pessoas. Fidelidade, mansidão e domínio próprio é fruto do Espírito que produz vitória com Deus nos momentos mais difíceis da vida.Um convite para sentir a alegria e a paz com que você tanto sonha em qualquer circunstância de sua vida! No final deste livro, há um guia de estudos, com perguntas e respostas.

GEORGE. Elizabeth. Uma mulher que reflete o coração de Jesus. São Paulo: Hagnos, 2016. 288 p.

Links: Livro impressoE-book

Você pode aprender com o exemplo perfeito e inspirador da vida de Jesus. Esta jornada prática e esclarecedora de trinta dias permitirá que você observe o seu caráter, siga em suas pegadas e nutra qualidades que lhe possibilitem viver como uma mulher que pertence a ele. Você será abençoada com a satisfação de saber que está agradando a Deus ao crescer para refletir Jesus mais e mais em tudo o que você faz!

MacARTHUR, John F. Jr. O caminho da felicidade. São Paulo: Cultura Cristã, 2001.     224 p.

Links: Livro impresso

A alegria é o principal tema das bem-aventuranças. A palavra bem-aventurado fala-nos de uma profunda e permanente felicidade que, segundo Cristo, pertence a todos os que possuem as qualidades descritas por ele nessa passagem.

Colunas do caráter cristão por [John MacArthur]

MacARTHUR, John F. Jr. Colunas do caráter cristão. São Paulo: Cultura Cristã, 2019. 160 p.

Links: Livro impressoE-book

A questão crucial para que você viva a vida cristã é a condição do seu coração. Minha sincera oração é que você esteja “fazendo de coração a vontade de Deus”, refletindo uma realidade permanente em sua vida, como resultado desta leitura.

MacARTHUR, John. O poder da integridade. 2. ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2014. 144 p.

Links: Livro impressoE-book

O desafio a uma sociedade que abandonou os padrões morais e os princípios cristãos em troca do pragmatismo. Este livro trata de como cultivar a integridade a partir de motivos certos: – 1ª Parte: pontos essenciais do desenvolvimento dessa motivação. – 2ª Parte: exemplos bíblicos de crentes que tiveram sua integridade testada. – Final: como você pode manifestar uma vida de integridade.

WILSON, Nancy. Virtuosa: um estudo para mulheres de todas as idades. São Bernardo do Campo, SP: Trinitas, 2019. 112 p.

Links: Livro impressoE-book

Quatorze virtudes bíblicas para ajudar mulheres de todas as idades a buscar ativamente uma vida frutífera no conhecimento de Cristo. Este é o maior chamado de todos os cristãos, e não acontece simplesmente por acaso. A partir das Escrituras, aprenda sobre o principal e mais elevado dever da mulher cristã, compreenda a importância de as esposas serem mulheres virtuosas, veja como é ser uma mulher de liderança em sua comunidade, e considere o significado de buscar a virtude mesmo que todos ao seu redor digam que isso não é mais importante nos dias de hoje. Esse é um livro encorajador e inclui explicações concisas, perguntas para aplicação e tarefas práticas que envolvem e desafiam todo tipo de mulher, além de muita sabedoria bíblica para estudos individuais ou em grupo.

Aprendendo a viver como Jesus: Um novo olhar sobre o fruto do Espírito por [Christopher J. H. Wright]

WRIGHT, Christopher. Aprendendo a viver como Jesus: um novo olhar sobre o fruto do Espírito. São Paulo: Mundo Cristão 2019. 208 p.

Links: Livro impressoE-book

O grande desafio — e que, por isso, deveria ser nosso principal foco — é tornarmo-nos semelhantes a Cristo. Nosso estilo de vida deve refletir, em cada aspecto, o exemplo legado pelo Mestre, o que implica reconhecer que viver como Jesus é caminhar pelo Espírito, ser guiado pelo Espírito, viver pelo Espírito.

● Qualidades de caráter específicas

BARCLEY, William B. O segredo do contentamento. São Paulo: Nutra, 2014. 184 p.

Links: Livro impresso

O autor nos oferece um tremendo encorajamento para vivermos contentes com o que temos e com o que Deus deseja prover a nós. Tendo a carta de Paulo aos filipenses como ponto de partida, e examinando as demais Escrituras, o autor nos leva a perceber que o apóstolo Paulo e outros fiéis, aprenderam por meio das circunstâncias providas por Deus, agradáveis ou não, ser possível viver contente com as coisas que temos.

BEEK, Mary. A lei da bondade. São José dos Campos, SP: Fiel, 2014. 240 p.

Links: Livro impresso

Em A Lei da Bondade, Mary Beeke define o conceito bíblico de bondade, mostra como ela é desenvolvida, e dá conselhos úteis para colocá-la em prática, com capítulos específicos dirigidos às esposas, maridos, pais, professores e crianças. Os leitores serão desafiados por esse tema tão vital da vida cristã, levados a admirar e compreender melhor a bondade de Deus para conosco, em Jesus Cristo, e motivado para cultivar mais desta virtude preciosa.

GEORGE, Elizabeth. Maria: cultivando um coração humilde. São Paulo: Hagnos, 2004. 167 p.

Link: Livro impresso

A humildade é uma virtude de grande valor para Deus. Contudo, não ouvimos falar a respeito dela em nossos dias. Este livro auxilia o leitor a torná-la parte de sua vida, proporcionando benefícios em seu relacionamento com Deus e com as outras pessoas. Maria, mãe de Jesus, demonstrou uma humildade meiga e corajosa – e, como resultado, exaltou poderosamente Deus.

JONES, Robert. Aprendendo o contentamento em todas as circunstâncias. São Paulo: Nutra, 2010. 36 p.

Links: Livro impresso

Deus faz uma poderosa promessa àqueles que pertencem a Jesus Cristo. Ele promete contentamento. O apóstolo Paulo descreve em Filipenses 4.11-13 seu testemunho pessoal. Mas o que é contentamento? Neste ensaio, Robert Jones oferece uma resposta a esta pergunta que é ao mesmo tempo biblicamente profunda e perfeitamente aplicável.

MOHLER, Mary. Gratidão: um estudo para mulheres de todas as idades. São Bernardo do Campo, SP: Trinitas, 2019. 112 p.

Links: Livro impressoE-book

É verdade que nós, mulheres, somos chamadas a contar as bênçãos recebidas. Mas a verdadeira gratidão bíblica é muito mais que simplesmente contar as bênçãos; envolve muito mais, envolve a graciosa gratidão que dá graças a Deus por quem ele é, e não apenas por aquilo que ele nos dá. Mary K. Mohler busca na Palavra de Deus os meios para nos ajudar a crescer em verdadeira gratidão ao nosso Senhor, além de identificar e tratar algumas das coisas que impedem o desenvolvimento da gratidão em nossa vida. Este livro irá encorajá-la e auxiliá-la a redescobrir a alegria de um coração verdadeiramente grato.

PRIOLO, Lou. Egoísmo: do amor a si mesmo ao amor ao próximo. São Paulo, Nutra, 2019. 48 p.

Links: Livro impresso

Como você definiria egoísmo? Qual é a aparência dele? Como você o explicaria a outros? Para quais passagens bíblicas você se voltaria para aprender sobre esse problema que acomete a todos nós? Neste livro Lou Priolo deixará claro que o egoísmo é se preocupar mais com (interessado em ou motivado por) o que posso obter dos outros do que com o que posso dar a eles  e irá sugerir o remédio prático de Deus que é  aprender como amar a Deus e ao próximo.

PRIOLO, Lou. Fidelidade: sem mais justificativas. São Paulo, Nutra, 2020. 48 p.

Links: Livro impresso

Já parou para pensar qual é o oposto de fidelidade? As desculpas! As desculpas, evidentemente, começaram no jardim do éden – “a mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi” (Gn 3.12) – e as desculpas continuam até os dias de hoje. Como conselheiro, lido constantemente com desculpas. Uma das partes mais extensas e mais importantes do trabalho de um conselheiro é ajudar os aconselhados a se desfazerem de suas desculpas. E, como você bem sabe, nós lidamos com as desculpas o tempo todo.

Contentamento : Um Estudo Para Mulheres de Todas as Idades (Mulher Cristã) por [Nancy  Wilson]

WILSON, Nancy. Contentamento : um estudo para mulheres de todas as idades. São Bernardo do Campo, SP: Trinitas, 2020. 144 p.

Links: Livro impressoE-book

Certamente é mais fácil seguir nossos impulsos naturais quando as coisas ficam difíceis ou simplesmente nos aborrecem, mas o contentamento é uma parte importante de nossa vida cristã. Até mesmo o apóstolo Paulo teve que “aprender” contentamento. Então, não deveríamos nos surpreender por ainda estarmos no jardim de infância espiritual – repetindo as mesmas lições vez após vez – se não nos aplicamos no estudo do contentamento. No livro “Contentamento”, Nancy Wilson vai à Bíblia e aos puritanos como Jeremiah Burroughs, Samuel Rutherford, Thomas Watson, e Charles Spurgeon para buscar ajuda no desenvolvimento da força espiritual prática que vem da profunda satisfação no contentamento com a vontade de Deus.

WOLGEMUTH, Nancy DeMoss. Escolhendo a gratidão: sua jornada para a alegria. São Paulo: Vida nova, 2021. 273 p.

Links: Livro impressoE-book

A verdadeira gratidão não é um ingrediente incidental na vida cristã. Ela é crucial. É um compromisso impregnado pela graça que cada um escolhe ter… e vale totalmente a pena! Quando reagimos à graça de Deus e reconhecemos sua bondade, descobrimos algo vasto e profundo e que ninguém deveria perder. Abra essas páginas na companhia de Nancy, veja como ela explora os aspectos práticos e bíblicos do que faz a gratidão ser verdadeiramente cristã e descubra como ela transforma a vida, mesmo com todos os seus percalços, numa alegria de se ver.