CONFLITOS INTERPESSOAIS CONFLITOS NA FAMÍLIA JULGAMENTO E CRÍTICA


● Conflitos interpessoais: princípios bíblicos e aplicações gerais

BAKER, Ernie. Estou em conflito. Eusébio, CE: Peregrino, 2019. 57 p.

Links para o livro: Editora

Um pequeno livro que ajuda pessoas que estão presas em situações de conflitos não resolvidos. De que forma o evangelho impacta os relacionamentos? Como nosso relacionamento com Cristo intersecta com as tensões relacionais?

JONES, Robert D. Em busca da paz: princípios bíblicos para lidar com conflitos e restaurar relacionamento quebrados. São Paulo: NUTRA, 2014. 301 p.

Links para o livro: AmazonResenha

No Jardim do Éden o homem conflitou verticalmente com o seu Criador, por sua própria decisão, voltando-se contra a vontade declarada de Deus, e experimentou o rompimento mais essencial de sua existência – a separação do seu relacionamento com Deus. Foi o primeiro e mais fundamental conflito do homem. O homem não está mais em paz com Deus.  Os resultados dessa separação logo se manifestam nos relacionamentos horizontais.

8561867302

PRIOLO, Lou. Resolução de conflitos: uma compreensão bíblica e suas implicações para a dinâmica dos relacionamentos. São Paulo: Nutra, 2017. 374 p.

Links para o livro: Amazon

Considerando que os conflitos são parte de nossa vida, uma vez que vivemos num mundo corrompido pelo pecado, este livro é uma contribuição preciosa para todos nós, pois apontará um caminho a seguir. Suas orientações estão profundamente enraizadas nas Escrituras. Para os que estão envolvidos em conflitos, este livro é leitura obrigatória. Para os conselheiros que pretendem ser bíblicos e amorosos em seu ministério, é uma ferramenta tremendamente útil.

SANDE, Ken. O pacificador: como solucionar conflitos. Rio de Janeiro:  CPAD, 2010.   334 p.

Links para o livro: AmazonResenhaResenha

Este livro tem o propósito de ajudar você a se tornar um pacificador. Ele fornece uma abordagem simples, mas abrangente que ajudará você a solucionar os conflitos de sua vida. Como esta abordagem é baseada firmemente na Palavra de Deus, ela é eficaz em todos os tipos de conflito.

8565894118

SANDE, Ken. O pacificador e os conflitos do dia a dia. Curitiba, PR: Crescendo, 2015.   128 p.

Links para o livro: Amazon

Um guia prático, bíblico e conciso para a solução de conflitos. Ken Sande resume sua mensagem ao essencial, equipando rapidamente os leitores com as ferramentas de que precisam para trazer paz a seus relacionamentos com um colega de trabalho, um membro da família, um amigo ou alguém apenas conhecido.

B08VKZKFJ9

SMITH, William P. Como amar pessoas difíceis: recebendo e compartilhando a misericórdia. São José dos Campos, SP: Fiel, 2018. 27 p.

Links para o livro: Amazon

Desagradável, defensiva, volátil, retraída, infeliz. Não há dias em que você se sente cercado por pessoas difíceis? Como você lida com elas? Você pode tentar evitá-las, falar sobre elas com alguém ou exclui-las de vez. Mas espere! As suas reações também não o tornam difícil de ser amado? William P. Smith explica que aprender a lidar com pessoas difíceis começa com a compreensão de que o amor de Deus também nos buscou um dia. Você precisa do amor e do perdão de Deus tanto quanto eles. Conhecer o amor de Deus transformará sua atitude, seus objetivos e suas ações em relação às pessoas difíceis em sua vida.

● Conflitos na família

MERKH, David J. 15 lições para fortalecer sua família: respostas essenciais para vencer os conflitos e crises da família. São Paulo: Hagnos, 2020. 224 p.

Links: Livro impressoE-book

Quer ajudar a sua família a ser forte no enfrentamento dos desafios do dia a dia? 15 Lições para fortalecer sua família com seu texto simples, honesto e claro apresenta aos leitores um verdadeiro desafio sobre assumir responsabilidades. A construção de um lar sólido e protegido é fruto de muito trabalho, oração e amor, pensando em cada indivíduo do âmbito familiar como único, com suas próprias necessidades. O mundo é cruel, mas um lar sem Deus, também é. Ter a certeza de uma família que caminha pelos passos de Cristo, e que impacta positivamente outras tantas, é saber ultrapassar cada barreira, com apego à Palavra, com muito diálogo, respeito e cumplicidade.

OS CONFLITOS NO LAR E AS ESCOLHAS DO PACIFICADOR

SANDE, Ken, RAABE, Tom. Os conflitos no lar e as escolhas do pacificador. São Paulo: Nutra, 2011. 301 p.

Links para o livro: AmazonResenha

Ken Sande e Tom Raabe propõem uma alternativa bíblica para lidar com os conflitos que trazem tanta dor e separação. Os autores partem do fato de que um conflito sempre começa com algum tipo de desejo. Tais desejos podem se transformar em exigências, que se não forem atendidas evoluirão para julgamentos e terminarão em retaliação. O livro traz soluções bíblicas e inúmeras ilustrações de situações de conflitos familiares.

● Julgamento e crítica

LUTZER, Erwin. Quem é você para julgar? Rio de Janeiro: CPAD, 2005. 56 p.

Links: Amazon

Como podemos nos precaver do farisaísmo, de um lado, e da credulidade descuidada, de outro? Como saber o que deve ser julgado e como os julgamentos devem ser feitos? Neste livro, você encontra resposta para essas e outras perguntas de forma a tornar um cristão vigilante e de alto-impacto que ama a verdade e está disposto a viver por ela, mesmo com grande custo pessoal.

8561867396

PRIOLO, Lou. Julgamentos: precipitados ou justos. São Paulo: Nutra, 2019. 48 p.

Links para o livro:Amazon

O que é um julgamento precipitado? Um julgamento precipitado é chegar a conclusões negativas, apressadas e infundadas sobre o caráter de outra pessoa sem ter um motivo suficientemente fundamentado nas Escrituras.


PARA O CONSELHEIRO

POIRIER, Alfred. O pastor pacificador: um guia bíblico para a solução de conflitos na igreja. São Paulo: Vida Nova, 2011. 288 p.

Links para o livro: AmazonResenha

Todo pastor enfrenta conflitos na igreja. Por isso, Alfred Poirier faz aos pastores este lembrete amoroso: podemos correr dos conflitos, mas não podemos evitá-los. Jesus foi o exemplo vivo do Pacificador encarnado, e nas Escrituras encontramos claramente um chamado aos pastores para que sejam ministros da reconciliação. Assim, a questão não é se o pastor deve ou não ser um mediador, mas sim que tipo de mediador ele será.

8561867213

STREET, John (coord.). Homens aconselhando homens: uma abordagem bíblica das principais questões que os homens enfrentam. São Paulo: Nutra, 2014. 568 p. Capítulo 16: Ajudando os homens a resolverem conflitos

Links para o livro: Amazon

Este livro visa lidar com os muitos dilemas da vida de um homem, não pela perspectiva corrompida e distorcida do nosso tempo, que não define nem distingue mais as características masculinas, e sim pela perspectiva da imutável, santa, incorruptível e perfeita Palavra de Deus. São conselhos que visam tornar o homem mais piedoso, mais consciente de sua própria pecaminosidade bem como da grandeza e santidade de Deus.