ATRIBUTOS DE DEUS CONHECIMENTO DE DEUS TEMOR A DEUS


● Atributos de Deus

JONES, Mark. Deus é: um guia devocional dos atributos de Deus. Brasília: Monergismo, 2019.

Links: Amazon

Deus revelou muitas coisas sobre si mesmo na Palavra. Mas seus multiformes atributos brilham de forma mais clara no Filho, Jesus Cristo, que veio para revelar o Pai. Por meio de sua obra salvadora na cruz, fomos habilitados a conhecer e adorar a Deus da maneira correta. Este livro objetiva nos ajudar a estudar e entender os atributos divinos, de forma que possamos nos deleitar em Deus e amá-lo com todo o nosso coração, alma, força e mente. Cada capítulo explica um atributo, apresenta sua manifestação de forma mais clara em Cristo e fornece a aplicação prática para a vida cristã.

Deus: face a face com sua majestade por [John MacArthur, Tiago J. Santos Filho, Waléria de Almeida Coicev]

MacARTHUR, John F. Jr. Deus: face a face com Sua majestade. São José dos Campos, SP: Fiel, 2013. 220 p.

Links: Amazon E-book

Não existe nenhum alvo mais sublime e elevado do que a busca de um conhecimento crescente e íntimo do Deus que criou os céus e a terra. Repleto de referências bíblicas e aplicações práticas, esta obra fascinante visa levar o leitor a contemplar a Deus com um maior senso de adoração e louvor.

ORTLUND. Dane C. Manso e humilde: o coração de Cristo para quem peca e para quem sofre. São Paulo: Pilgrim, 2021. 224 p.

Links na web: Livro impresso

Jesus fez muito por nós, isso todo mundo sabe. Mas o que faz o coração dele pulsar? O que realmente animou cada passo de sua vida, morte e ressurreição — e ainda o anima até hoje? Como pecadores neste vale de lágrimas, poucas verdades serão mais revigorastes que navegar pelas profundezas do coração de Cristo. Embarque numa jornada com Dane Ortlund neste livro premiado e descubra a boa notícia de que Jesus é “manso e humilde” de coração.

PINK, A. W. Os atributos de Deus. São Paulo: PES, 2001. 136 p.

Links: Amazon

Este livro é uma tentativa de trazer de volta o povo de Deus para aquela apreciação da gloriosa pessoa de Deus que levou o renomado Spurgeon a dizer: “A ciência mais elevada, ou a inquirição mais sublime, ou a sabedoria mais importante que possa ser contemplada pelo verdadeiro cristão é o nome, a natureza, a pessoa, a obra e a existência do grande Deus a quem chamamos Pai”.

TOZER, A. W. Os atributos de Deus. v. 1. São Paulo: Vida, 2021. 176 p.

Links: Amazon

Para A. W. Tozer, não existe pergunta mais importante que esta: “Como é Deus?”. O desejo de conhecer Deus consumiu sua vida e ministério inteiros. Por isso, quem o lê aprende a conhecer Deus em maior intimidade. Este primeiro volume de Os atributos de Deus contém a análise de dez atributos divinos: infinitude, graça, incomensurabilidade, onipresença, bondade, imanência, justiça, santidade, misericórdia e perfeição.

WILKIN, Jen. Incomparável: 10 maneiras em que Deus é diferente de nós (e por que isso é algo bom). São José dos Campos, SP: Fiel, 2017. 201 p.

Links: AmazonE-book

Deus é autoexistente, autossuficiente, eterno, imutável, onipresente, onisciente, onipotente, soberano, infinito e incompreensível. Nós não somos assim. E isso é algo bom. Nós fomos criadas com limitações. Não fomos feitas para ser Deus. Mas na raiz de todo pecado está o desejo rebelde de possuirmos atributos que pertencem somente a Deus. Neste livro, Jen Wilkin nos chama a aceitarmos os nossos limites como um meio de glorificar a Deus, e nos convida a celebrarmos a liberdade que advém do descanso de deixarmos Deus ser Deus.

WILKIN, Jen. Renovadas: 10 maneiras de refletir os atributos de Deus. São José dos Campos, SP: Fiel, 2019. 200 p.

Links: AmazonE-book

Com boa teologia e uma pitada de humor, Jen Wilkin nos mostra que a principal pergunta que devemos fazer a nós mesmas não é ‘Qual é a vontade de Deus para minha vida?’, mas, sim, ‘Quem eu devo ser?’. E a Bíblia tem a resposta: seja como a própria imagem de Deus.

● Conhecimento de Deus

O Deus presente por [D. A. Carson, Tiago J. Santos Filho, Francisco Wellington Ferreira]

CARSON, D. A. O Deus presente. São José dos Campos, SP: Fiel, 2012. 320 p.

Links: Amazon E-book Resenha

O autor nos conduz através da grande história da Escritura e ajuda-nos a saber o que cremos e por que cremos. Esse livro não foi escrito como um livro de aconselhamento, mas para explicar alguns dos temas da Bíblia e como eles convergem em Jesus, o centro de todo o processo de mudança na vida de cada cristão e no ministério de aconselhamento.

CHESTER, Tim. Experimentando mais de Deus. São José dos Campos, SP: Fiel, 2019. 224 p.

Links: AmazonE-book

Como cristãos, falamos muito sobre conhecer a Deus – contudo, é mais fácil conhecer mais sobre Deus do que conhecer mais a Deus. Falamos muito sobre ter um relacionamento com Deus – mas o que significa relacionar-se com alguém que não podemos ver? Falamos muito sobre ter alegria – porém a vida cristã parece para muitos como um trabalho penoso. Se essas questões já o incomodaram, este livro é para você. Descubra o que significa ter um relacionamento repleto de genuína alegria com o Deus vivo – Pai, Filho e Espírito.

PACKER, J. I. O conhecimento de Deus. São Paulo: Cultura Cristã, 2019. 288 p.

Links: Amazon E-book

O livro transformador de vidas de J. I. Packer tem aprofundado a fé o entendimento de milhões de pessoas em todo o mundo. Explicando quem é Deus e como podemos nos relacionar com ele, packer divide seu livro em três partes: a primeira dirige nossa atenção para como e por que conhecemos a deus. A segunda destaca os atributos de deus. A terceira os benefícios usufruídos por aqueles que o conhecem intimamente.

PACKER, J. I. Havendo Deus falado. São Paulo: Cultura Cristã, 2009. 176 p.

Links: Amazon

Nesta obra, que é uma sequência do clássico O Conhecimento de Deus, J. I. Packer mantém a afirmação de que todo aquele que deseja conhecer Deus dependerá do que está na Bíblia. Packer apresenta a confiabilidade da Bíblia, insta-nos a retornar com corações abertos à leitura da Palavra de Deus e a descobrir seu irresistível poder em nossa vida.

● Temor a Deus

MACK, Wayne. O temor que vence o medo. São Paulo: Nutra, 2019. 304 p.

Links para o livro: Amazon

Há um medo que a Palavra de Deus encoraja a ter – o temor de Deus. O salmista faz a seguinte oração: “Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe-me o coração para só temer o teu nome” (Sl 86.11). O temor do Senhor, por sua natureza, vence todos os demais medos. Colocar a confiança no Senhor, descansado no fato de que Ele tem cuidado de seus amados (1 Pe 5.7), que zela por eles e faz provisão para eles, servindo-O com integridade e devoção, é o único remédio indicado para aplacar todos os medos e desesperos humanos

REEVES, Michael. O temor do Senhor: experimente a alegria de conhecer a Deus. São José dos Campos, SP: Fiel, 2022. 155 p.

Links: Livro impresso | E-book

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência”. Provérbios 9.10 o medo, uma das mais fortes emoções humanas, é capaz de gerar confusão, ansiedade e dúvida nas pessoas. Diante disso, a instrução bíblica sobre “o temor do Senhor” pode gerar incertezas: Afinal, o temor é algo bom ou mau? e o que significa “temer a Deus”? Em o temor do Senhor, Michael Reeves esclarece essas angústias de forma didática e devocional, diferenciando o medo pecaminoso do temor santo e demonstrando que o temor do Senhor é, na verdade, uma grande bênção da vida cristã, sendo fruto de uma comunhão real com Deus, repleta de alegria, admiração e encanto pela beleza do Deus criador e redentor.