DECISÕES E A VONTADE DE DEUS


● Princípios bíblicos e aplicações gerais

CAMPOS Jr., Heber Carlos de. Tomando decisões segundo a vontade de Deus. São José dos Campos, SP: Fiel, 2013. 144 p.

Links: Amazon E-book Entrevista

Como entender o que Deus quer de nós, quando precisamos tomar decisões difíceis? Deus manifesta sua vontade para cada decisão da vida do homem? Essas são perguntas legítimas e muitos cristãos a enfrentam diariamente. Heber Campos Jr., oferece orientações bíblicas e práticas que ajudam a entender como submeter seus planos, projetos, aspirações e decisões à vontade de Deus.

CHALLIES, Tim. Discernimento espiritual: a habilidade de pensar biblicamente sobre a vida. São Paulo: Vida Nova, 2013. 240 p.

Links: Livro impresso

O discernimento espiritual serve para muito mais do que tomar grandes decisões de acordo com a vontade de Deus. É uma atividade essencial do dia a dia, pois permite que cristãos comprometidos separem a verdade de Deus do erro e distingam o certo do errado em todas as situações.

DeYOUNG. Kevin. Faça alguma coisa: uma abordagem libertadora para descobrir a vontade de Deus São Paulo: Cultura Cristã, 2018. 96p.

Links: AmazonE-bookGuia estudo (ing)

Por que Deus não revelará sua vontade especial para a minha vida? Porque ele não pretende fazer isso! Kevin DeYoung fala neste livro sobre tomar decisões da maneira piedosa. Com sabedoria pastoral e bom gosto, DeYoung desmascara maneiras não bíblicas de entender a vontade de Deus e constrói uma alternativa simples, mas bíblica: viver como Cristo. Ele expõe as frustrações de nossos jogos de espera e revela a liberdade de encontrar a vontade de Deus nas Escrituras e, depois, simplesmente fazê-la.

GEORGE, Elizabeth. Como fazer escolhas certas. São Paulo: Hagnos, 2014. 208 p.

Links: Amazon E-book

Sem uma estratégia para tomar as melhores decisões, você poderá perder o controle — e ficar ansiosa e frustrada. Elizabeth George apresenta um processo prático e objetivo que pode ser aplicado em todas as áreas de sua vida — o caminhar com Deus, a saúde e o crescimento pessoal, a família e os amigos, o trabalho e até mesmo as finanças.  

PACKER, J. I. O Deus que nos guia e guarda: direcionamento divino para as decisões da vida. São Paulo: Vida Nova, 2014. 64p.

Links: Amazon

Como posso saber qual é a vontade de Deus para a minha vida? Ou a vontade de Deus para minha carreira? Ou para a pessoa com quem devo me casar? A direção de Deus talvez seja o assunto que mais desperta o interesse dos cristãos, mas é também o menos compreendido. Aprenda qual é o papel das Escrituras, do discernimento, da sabedoria, do conselho e do Espírito Santo em nos ajudar a descobrir a vontade de Deus.

ROBINSON, Haddon. Decisões: fazendo escolhas com sabedoria. Curitiba, PR: RBC, 2001. 164 p.

Links: Amazon

Dizem que as decisões são tomadas a partir dos detalhes. Tomamos centenas, talvez milhares de decisões diariamente. Como os cristãos processam os detalhes para encontrar respostas que agradam a Deus? Haddon Robinson usa o seu estilo direto e objetivo para ajudar você a tomar decisões de acordo com os princípios bíblicos.

SCOTT, Stuart. O homem bíblico: masculinidade, liderança e decisões. São Paulo: NUTRA, 2014. 150 p.

Links: Amazon

Identificar as características bíblicas do homem é importante porque os meninos estão crescendo com um conceito deformado de masculinidade, seja realçando, por um lado, a aspereza e a brutalidade, seja, por outro lado, enfatizando aspectos e trejeitos próprios da feminilidade. A masculinidade bíblica não está situada em nenhum desses extremos.   O livro focará três áreas na vida do homem: sua masculinidade, sua liderança e sua tomada de decisões.

Posso Conhecer a Vontade de Deus? (Questões Cruciais Livro 4) por [R. C. Sproul, Tiago J. Santos Filho, Francisco Wellington Ferreira]

SPROUL, R. C. Posso conhecer a vontade de Deus? São José dos Campos, SP: Fiel, 2012. 120 p.

Links: Amazon E-book

R. C. Sproul elucida a diferença entre a vontade decretiva de Deus, pela qual Deus decreta soberanamente alguma coisa que não pode ser frustrada, e a vontade preceptiva de Deus, que pode ser achada em sua lei e, cujos preceitos, estatutos e mandamentos podem ser desobedecidos. Ele oferece princípios sábios que ajudam o leitor a fazer importantes decisões na vida.

VIARS, Steve. Teus planos, Senhor, não fazem sentido. São Paulo: Nutra, 2010. 20 p.

Links: Amazon

Todos nós sabemos que não raro os planos de Deus são diferentes dos nossos. Então, o primeiro passo para responder corretamente quando Seus planos divergem dos nossos, é reconhecer que os caminhos do Senhor não são os nossos e Sua sabedoria é superior à nossa. Melhor que reagir com Deus por não agir da maneira que gostaríamos é aceitar humildemente os planos do Deus que criou o mundo e enviou o Seu Filho para morrer na cruz por nossos pecados.

WALTKE, Bruce, MacGREGOR, Jerry. Conhecendo a vontade de Deus para as decisões da vida. São Paulo: Cultura Cristã, 2001. 160 p.

Links: Amazon

Compreender a vontade de Deus implica seguir o seu conselho divino. Mas como saber o que fazer?  Descubra o modo de Deus para tomar decisões.  Coloque em prática a vontade dEle para a sua vida. Pare de tentar adivinhar a vontade de Deus.

WALTKE, Bruce. Buscar a vontade de Deus: uma ideia cristã ou pagã? São Paulo: Vida Nova, 2015. 192 p.

Links: Amazon

Ao explorar essa área controvertida da vida cristã, Bruce Waltke pergunta: “É mesmo possível conhecer a vontade de Deus?”. Em busca de uma resposta satisfatória, ele examina muitas práticas consideradas “orientação divina” pelos cristãos — seguir a própria intuição, fazer uso da caixinha de promessas, abrir a Bíblia e apontar o dedo para uma passagem aleatória, procurar sinais, entre outras — e mostra que essas práticas na verdade apresentam uma semelhança perturbadora com as formas pagãs de adivinhação.