MASCULINIDADE JOVEM CRISTÃO MARIDO CRISTÃO PAI CRISTÃO


Para assuntos específicos na vida do homem mulher cristão, consulte a bibliografia no assunto desejado. em LIVROS

● Masculinidade: princípios bíblicos e aplicações gerais

BUZENITZ, Nathan (org.). Homens da Palavra. Eusébio, CE: Peregrino, 2019. 246 p.

Links: Livro impresso

Qual é o chamado de Deus para os homens? Que virtudes Ele valoriza? O que é masculinidade bíblica e como cultivá-la? Você encontrará as respostas para essas perguntas tão importantes nas vida de homens da Bíblia. Cada um destes lutou com os mesmo problemas que você enfrenta hoje. Você aprenderá com eles que homens de verdade.

Homens sábios: a sabedoria dos provérbios para homens por [John Crotts, Tiago J. Santos Filho, Ingrid Rosane de Andrade Fonseca]

CROTTS, John. Homens sábios: a sabedoria dos Provérbios para homens. São José dos Campos, SP: Fiel, 2019. 166 p.

Links: Livro impresso

Este livro foi concebido para simplificar a busca pela sabedoria bíblica e para vermos em Jesus a incorporação e fonte de toda sabedoria. Todo homem cristão é chamado a modelar a sua vida segundo o coração de Deus e a aplicar sabedoria em seu papel de marido e pai.

GEORGE, Jim. Um homem segundo o coração de Deus. São Paulo: Hagnos, 2006. 240 p.

Links: Livro impressoE-book

O autor apresenta o plano perfeito de Deus para que o homem se torne uma influência marcante em todas as principais áreas da vida, tais como: casamento, criação de filhos, trabalho, igreja, testemunho. Um livro de conceitos e propostas práticas para uma dinâmica bíblica de vida para o homem de nossos dias.

HUGHES, Kent. Disciplinas do homem cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. 261 p

Links: Livro impresso

Embora a disciplina seja mencionada com muita frequência na Bíblia, os escritores contemporâneos têm se mostrados omissos a este respeito. Em Disciplinas do Homem Cristão, você será desafiado, pois ele acenderá em sua alma, uma ardente paixão pela disciplina piedosa.

MERKH, David John. Homem nota 10: Equipando lideres de caráter em casa, na igreja e na comunidade. São Paulo: Hagnos, 2015. 261 p.

Links: Livro impresso E-book

Procuram-se homens de verdade! Não aqueles “machões” que acham que ser homem significa sempre levar vantagem, ganhar a qualquer custo ou exigir seus “direitos”. Procuram-se homens de Deus que se pareçam com Jesus: fortes, humildes, comprometidos com Deus e com seu plano no mundo. Homens assim parecem raridade! Deus chama homens para que sejam verdadeiros líderes – em casa, na igreja e na sociedade. Este manual de estudos visa encorajar os homens a ser tudo que Deus deseja que sejam. O leitor tem à disposição 18 estudos que examinam as listas de qualidades do homem de Deus conforme 1Timóteo 3 e Tito 1.

Homens mais parecidos com Jesus: Estudos bíblicos sobre o caráter e a conduta de homens que seguem o único homem nota 10 por [David Merkh]

MERKH, David John. Homens mais parecidos com Jesus. São Paulo: Hagnos, 2021. 288 p.

Links: Livro impressoE-book

Os homens vivem buscando modelos de masculinidade para seguir. No entanto, acompanhar o padrão errado pode trazer consequências desastrosas e eternas para toda uma vida. Pensando nisso, o autor apresenta nesta importante obra o modelo supremo de todo homem: JESUS. Aqui, o desafio é não apenas agir como o Filho de Deus agiu ou agiria. É preciso ultrapassar a barreira da conduta e adquirir o caráter de Jesus e tê-lo impresso em sua própria vida diária, com reflexos visíveis a todos, até nas pequenas decisões sobre família, amigos, filhos, igreja e trabalho. Se você quiser ser um homem segundo o coração de Deus, um líder de valor, estratégico, amoroso e que sabe servir à sociedade, tendo como principal legado o próprio exemplo, lembre-se destas duas verdades: masculinidade não é “machismo” e homens de verdade se parecem com o Filho de Deus.

PHILLIPS, Richard. Homens de verdade: o chamado de Deus para a masculinidade. São José dos Campos, SP: Fiel, 2019. 228 p.

Links: Livro impresso E-book

O que significa ser homem? Há uma enorme confusão em nossa cultura sobre essa definição – da metrossexualidade ao estereótipo machão lenhador. E para o cristão, o que significa ser homem de verdade? Neste livro, Richard D. Phillips corta a cortina de fumaça da confusão cultural e destaca o mandato de Deus para os homens. Começando no Jardim do Éden, o autor traz ensinos fundamentais que abrangem todas as áreas da vida e incentiva os homens a trilharem uma jornada de arrependimento e renovação em direção à masculinidade bíblica.

SCOTT, Stuart. O homem bíblico: masculinidade, liderança e decisões. São Paulo: NUTRA, 2014. 150 p.

Links: Livro impresso

Identificar as características bíblicas do homem é importante porque os meninos estão crescendo com um conceito deformado de masculinidade, seja realçando, por um lado, a aspereza e a brutalidade, seja, por outro lado, enfatizando aspectos e trejeitos próprios da feminilidade. A masculinidade bíblica não está situada em nenhum desses extremos.   O livro focará três áreas na vida do homem: sua masculinidade, sua liderança e sua tomada de decisões.

SCOTT, Stuart. O marido exemplar: uma perspectiva bíblica. São José dos Campos, SP: LER, 2021. 150 p.

Links: Livro impresso

Deus instituiu o casamento entre um homem e uma mulher para o companheirismo, a procriação e para que o homem tivesse uma auxiliadora idônea. No entanto, Deus diz muito mais a respeito de homens amarem suas esposas do que diz acerca de esposas sendo submissas aos seus maridos. Ele criou o casamento para ser o retrato do relacionamento entre Cristo e a igreja. Cristo foi disposto a sacrificar Sua vida pela Igreja e Deus não espera menos dos maridos de hoje. O propósito essencial de O Marido Exemplar é direcionar maridos, de forma intencional e duradoura, à semelhança de Cristo para a glória de Deus. Foi escrito para ser o livro companheiro de A Esposa Excelente de Martha Peace.

VARGENS, Renato. Masculinidade em crise e seus efeitos na igreja. São José dos Campos, SP: Fiel, 2020. 136 p.

Links: Livro impressoE-book

Renato Vargens, em linguagem simples, oferece sua perspectiva pastoral aos problemas da crise de masculinidade no contexto da igreja evangélica brasileira. Renato propõe um modelo bíblico de masculinidade, buscando respostas para questões como: o que é ser homem; qual é o papel bíblico do homem na família; como ele deve portar-se na igreja; e qual é sua importância na construção de uma sociedade mais saudável.

● Jovem cristão

Baucham, Voddie Jr. O que ele deve ser se quiser casar com minha filha. Brasília: Monergismo, 20179. 221 p.

Links: Livro impresso E-book

O que você dirá quando certo rapaz se sentar em sua sala, com as mãos suando, e quase sem conseguir falar pedir permissão para se casar com sua filha? A quais critérios ele deveria responder bem antes de os dois se unirem por toda a vida? Felizmente, Deus nos deu uma descrição clara do papel do marido/pai no lar, e em “O que ele deve ser se quiser casar com a minha filha” Voddie Baucham segmenta essa descrição em dez qualidades desejáveis. Não só os pais das moças deveriam buscar essas qualidades no genro, mas os pais dos rapazes deveriam se esforçar para cultivar essas qualidades em seus filhos.

O Caráter do Cristão (Vida Cristã Livro 1) por [Tim Challies]

CHALLIES, Tim. O caráter do cristão. São Paulo: Trinitas, 2019, 82p.

Links: Livro impressoE-book

Seu caráter tem se tornado mais semelhante ao caráter de Cristo? Uma boa forma de iniciar a caminhada da santidade é compreender e imitar as qualificações e qualidades de caráter que a Bíblia determina para os presbíteros e diáconos. Enquanto esses são chamados a exemplificar essas características, todos os outros cristãos são chamados a apresentá-las em suas próprias vidas. Tim Challies explora a Bíblia para considerar como podemos apresentar as virtudes cristãs mais elevadas e, assim, nos encorajarmos mutuamente em amor e boas obras, à semelhança de Cristo.

RYLE, C. J. Uma palavra aos moços. São José dos Campos, SP: Fiel, 2018. 80 p.

Links: Livro impresso

J. C. Ryle identifica os problemas mais delicados e difíceis que afetam os jovens rapazes de diversas gerações e, neste pequeno livro, utilizando-se das Escrituras com sabedoria e percepção, oferece vários e importantes conselhos aos jovens homens que desejam viver uma vida de obediência a Deus.

● Marido cristão

CROTTS, John. Homens fortes: um guia básico para a liderança familiar. São José dos Campos, SP: Fiel, 2019. 37 p.

Links: Livro impresso E-book

Homens cristãos acham frequentemente a tarefa de liderança familiar tão desanimadora, que evitam se envolver, deixando a esposa e os filhos com a impressão de que não se importam muito ou não querem liderar – quando o cerne do problema simplesmente está em apavorar-se com a responsabilidade da tarefa que Deus lhe confiou. Este livrete de John Crotts foi escrito na esperança de promover um estímulo para homens que têm relutado em tomar o centro da liderança espiritual da intimidade com Cristo, na amorosa liderança servil.

GEORGE, Jim. Um marido segundo o coração de Deus. Rio de Janeiro: Graça Editorial, 2019. 232 p.

Links: Livro impresso – E-book

Doze itens que realmente importam no casamento, dando destaque a pequenos gestos como: formar uma verdadeira equipe com sua esposa, aprofundar o relacionamento conjugal e familiar, aperfeiçoar a comunicação com sua mulher e aproveitar ao máximo o tempo com ela. No final de cada capítulo, o autor apresenta uma lista de pequenas lições que irão motivar o marido a realizar pequenos passos, a fim de cumprir melhor o seu papel. Além disso, questões para estudo são apresentadas nas últimas páginas do livro com a finalidade de enriquecer o conhecimento pessoal e a aplicação das verdades bíblicas e práticas apresentadas na obra.

PRIOLO, Lou. Maridos perseguindo a excelência: princípios bíblicos para maridos que almejam o ideal de Deus. 2. ed.  São Paulo: Nutra,  2020. 376 p.

Links: Livro impresso

Um livro desafiador para qualquer homem que almeja ser um marido bíblico, amoroso, e ao mesmo tempo, um líder-servo. Se você quer ser desafiado a uma vida como marido que visa a excelência, e por excelência entenda ser o marido que Deus deseja, você está com o material certo em suas mãos. É uma leitura desafiadora porque o autor aponta inúmeras áreas da dinâmica de um marido que precisam ser conformadas ao padrão de Deus, conforme ensinado pelas Escrituras. À medida que você avança na leitura e é confrontado com o padrão de Deus, logo perceberá, olhando para o seu próprio coração e realidade, o quanto necessita da graça capacitadora de Deus para dar conta da missão de ser um marido piedoso e exemplar.

WILSON, Douglas. Fidelidade: como ser marido de uma só mulher. Recife, PE: Clire, 2017, 196 p.

Links: Livro impresso

Destinado a homens, “Fidelidade” bate firme, oferecendo auxílio bíblico específico e acurado para homens cristãos de todas as idades e contextos. Usando uma linguagem clara, Wilson foca em pecados específicos com soluções específicas, mostrando como a negligência efeminada conduz à pornografia, como ser seduzido é falhar em liderar, como a masturbação é uma péssima teologia, e como não estar contente torna os homens infiéis. Wilson não só expõe nosso pecado, mas também nos ensina uma visão robusta e bíblica da sexualidade, reforçando uma masculinidade centrada na graça e que é autodisciplinada e forte, em vez de permissiva e hipócrita.

Pai cristão

WILSON, Douglas. Futuros homens: criando meninos para enfrentar gigantes. Recife, PE: Clire, 2017, 211 p.

Links: Livro impressoVídeo

À medida que crescem, os garotos têm de lidar com uma porção de problemas diferentes. Em Futuros Homens, Douglas Wilson começa com um chamado aos pais, e então trata da importância de assuntos tais como dedicação aos estudos e esportes, o respeito pelas garotas, o desenvolvimento de uma noção profunda de trabalho ético, evitar as armadilhas do dinheiro, combater os ídolos e pecados secretos. Este livro lança os padrões bíblicos de masculinidade sobre todas as fronteiras da vida de um garoto.


PARA O CONSELHEIRO

8561867213

STREET, John (coord.). Homens aconselhando homens: uma abordagem bíblica das principais questões que os homens enfrentam. São Paulo: Nutra, 2014. 568 p.

Links para o livro: Amazon

Este livro visa lidar com os muitos dilemas da vida de um homem, não pela perspectiva corrompida e distorcida do nosso tempo, que não define nem distingue mais as características masculinas, e sim pela perspectiva da imutável, santa, incorruptível e perfeita Palavra de Deus. São conselhos que visam tornar o homem mais piedoso, mais consciente de sua própria pecaminosidade bem como da grandeza e santidade de Deus.