PERCEPÇÃO DE SI MESMO (AUTOESTIMA, AUTOIMAGEM, AUTOCONCEITO) AUTOCOMISERAÇÃO COMPARAÇÃO E INVEJA IDENTIDADE EM CRISTO NECESSIDADES PSICOLÓGICAS ORGULHO E EGOÍSMO PERFECCIONISMO VERGONHA


●Percepção de si mesmo: princípios bíblicos e aplicações gerais

ADAMS, Jay E. Autoestima: uma perspectiva bíblica. São Paulo: Nutra, 2008. 156 p.

Links: Livro impresso

Jay Adams, há mais de vinte anos, escreveu este livro para combater os erros e os enganos do pensamento secular acerca da chamada “necessidade” do homem sentir-se bem acerca de si mesmo. Esses enganos e erros estiveram e estão presentes na literatura cristã e na dinâmica de muitas vidas dentro da igreja evangélica sob o enganoso argumento de que o homem tem a “necessidade” de “encher” o seu tanque emocional para poder amar a outros.

ANKERBERG, John, WELDON, John. Os fatos sobre autoestima, psicologia e o movimento de recuperação. Porto Alegre: Chamada da Meia-Noite, 1995. 80 p.

Links: Livro impresso

Dezenas de milhares de cristãos, hoje em dia, estão buscando alívio do stress, de sofrimentos emocionais, e de hábitos destrutivos em programas de doze passos e livros de autoajuda, o que torna este livro um recurso altamente relevante para nossos dias.

BAKER, Amy. Perfeccionismo: quando a vida não se encaixa. São Paulo: Nutra, 2015. 319 p.

Links: Livro impresso

O Deus perfeito criou o mundo perfeito e formou um homem perfeito do pó da terra para cuidar de um jardim perfeito. A perfeição humana, contudo, quando foi submetida à prova revelou que, diferentemente da divina, era suscetível ao pecado. O que era perfeito experimentou os efeitos destrutivos do pecado e toda a criação, desse momento em diante, trocou a perfeição pela corrupção. O pecado corrompeu o coração do homem e, consequentemente, seu entendimento de perfeição.

BRIDGES, Jerry. Pecados intocáveis.  São Paulo: Vida Nova, 2012. 176 p.

  • Capítulo 11: Orgulho
  • Capítulo 12: Egoísmo

Links para o livro: Livro impresso E-book Resenha

Por que toleramos certos pecados? Será que os cristãos vivem tão preocupados com os pecados considerados mais graves pela sociedade que se tornaram indiferentes à necessidade de tratar dos pecados mais sutis que cometemos? Inclui capítulo sobre ansiedade.

BRIDGES, Jerry. Quem sou eu? Nossa identidade em Cristo.  São Paulo: Vida Nova, 2015. 112 p.

Links: Livro impressoE-book

Jerry Bridges faz a pergunta mais fundamental e importante da existência humana: “Quem sou eu?”. Em seguida, busca na Palavra de Deus 8 respostas: sou uma criatura, estou em Cristo, sou justificado, sou adotado por Deus, sou nova criação, sou santo, sou servo de Jesus Cristo, ainda não sou perfeito. Uma apresentação honesta e sem rodeios da verdade bíblica.

KELLER, Timothy. Ego transformado. São Paulo: Vida Nova, 2014. 48 p.

Links: Livro impressoE-book

Numa era em que agradar as pessoas, insuflar o ego e montar o curriculum vitae são vistos como os meios para “chegar lá”, o apóstolo nos chama a encontrar o verdadeiro descanso na bênção que é nos esquecermos de nós mesmos.  Neste livro breve e contundente, Timothy Keller mostra que a humildade que brota do evangelho torna possível pararmos de vincular cada experiência e cada conversa com a nossa história e com quem somos. E assim podemos ficar libertos da autocondenação. Quem é realmente humilde segundo o evangelho não se odeia, mas também não se ama… é, antes, alguém que esquece de si mesmo. Você também pode conquistar essa liberdade.

Que eu diminua: encontrando alegria duradoura na era do eu por [Jen Oshman, Renata do Espírito Santo, Karina Naves]

OSHMAN, Jen. Que eu diminua : encontrando alegria duradoura na era do eu. São José dos Campos, SP: Fiel, 2021. 192 p.

Links: Livro impressoE-book

Mulheres são constantemente pressionadas a serem cada vez melhores, mas nunca sentem que fizeram “o suficiente”. Com frequência, elas vivem a rotina diária desanimadas, desiludidas e, muitas vezes, decepcionadas. Isso porque a alegria que desejam não vem de uma nova estratégia de autoaperfeiçoamento; a verdadeira alegria procede de uma identidade enraizada no que Deus diz que as mulheres são e no que Jesus fez por elas.  Jen Oshman convida todas as mulheres a desviarem o olhar de si mesmas a fim de encontrarem a vida abundante que Deus lhes oferece.

MacARTHUR, John Jr. Escravo. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2021. 288 p.

Links: Livro impressoE-book

John MacArthur traz à luz um elemento essencial da identidade do cristão, que ficou oculto a partir da tradução de muitas versões modernas da Bíblia. Ele resgata a correta tradução da palavra grega doulos, que é de grande importância para o bom entendimento do que é ser um cristão genuíno, e convida o leitor a redescobrir uma antiga e rica perspectiva do significado de ser escravo de Cristo.

PIPER, John. Lutando contra a incredulidade. São José dos Campos, SP: Fiel, 2014.  176 p.

  • Capítulo 2: Lutando contra o orgulho
  • Capítulo 3: Lutando contra a vergonha inapropriada

Links para o livro: Livro impresso E-book

Somente o poder superior das promessas de Deus no evangelho pode livrar nossos corações da servidão às promessas rasas e prazeres transitórios do pecado. Neste livro, o pastor John Piper fornece um guia bíblico de como encontrar alegria e vitória do evangelho e, assim, enfrentar as lutas contra o pecado que nos conduz à incredulidade, como a ansiedade, o orgulho, a vergonha imprópria, a impaciência, a cobiça, a amargura, o abatimento e a lascívia.

PRIOLO, Lou. Egoísmo: do amor a si mesmo ao amor ao próximo. São Paulo: Nutra, 2019. 48 p.

Links: Livro impresso

Como você definiria egoísmo? Qual é a aparência dele? Como você o explicaria a outros? Para quais passagens bíblicas você se voltaria para aprender sobre esse problema que acomete a todos nós? Neste livro Lou Priolo deixará claro que o egoísmo é se preocupar mais com (interessado em ou motivado por) o que posso obter dos outros do que com o que posso dar a eles  e irá sugerir o remédio prático de Deus que é  aprender como amar a Deus e ao próximo.

SCOTT, Stuart. Do orgulho à humildade. São José dos Campos, SP: ABCB, 2004. 32 p.

Links: Livro impresso

À luz das Escrituras, o autor aborda de maneira franca e honesta, o problema do orgulho, apresentando seu oposto como a solução deste problema: a humildade. A primeira passagem bíblica mencionada nesta obra sintetiza de maneira maravilhosa a essência dos assuntos por ela tratados: “Rogo-vos pois eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão” (Efésios 4.1, 2).

WELCH, Edward T. Quando as pessoas são grandes e Deus é pequeno. São Paulo: Editora Batista Regular, 2008. 303 p.

  • Capítulo 9: Conheça suas necessidades reais

Links: Livro impressoE-book

Você ficará surpreso ao descobrir como o temor das outras pessoas o controla – e o que você pode fazer a esse respeito.  Uma das questões predominantes da Bíblia é: A quem você irá temer (precisar, ser controlado por)? Você irá temer a Deus ou as pessoas? Este livro é agradável e animador, mas é muito mais. Chega ao coração de um problema que está imobilizando a igreja de Jesus em nossos dias.

WOLGEMUTH, Nancy DeMoss. Mentiras em que as mulheres acreditam e a verdade que as liberta. São Paulo: Vida Nova, 2013. 272 p.

  • Capítulo3: Mentiras em que as mulheres acreditam sobre si mesmas

Links: Livro impresso

No fundo somos todas como Eva. Cedemos à tentação e nos deixamos enganar em diversas áreas por coisas que jamais nos levarão à verdadeira felicidade.  A autora expõe as áreas de engano que mais desafiam as mulheres cristãs, mostra Satanás como a fonte dessas mentiras e direciona as mulheres de volta à verdade encontrada somente na Palavra de Deus.