PROCESSO BÍBLICO DE MUDANÇA ÍDOLOS DO CORAÇÃO E ADORAÇÃO TENTAÇÃO E PECADO


● Processo bíblico de mudança: princípios bíblicos e aplicações gerais

CHESTER, Tim. Você consegue mudar: o poder transformador de Deus para nossos comportamentos pecaminosos e emoções negativas. São Paulo: Cultura Cristã, 2017. 160 p.

Links: Livro impressoE-book

Um livro que fale sobre o desenvolvimento do cristão e que não seja nem contemplativo nem moralista é algo raro. Entretanto, um livro que aborde o assunto de forma prática é mais raro ainda. A nova obra de Tim Chester possui essas duas qualidades e, portanto, preenche uma lacuna.

O processo bíblico da mudança por [Julie  Ganschow]

GANSCHOW, Julie. O processo bíblico de mudança. Brasília: SEBI, 2021. 80 p.

Links: E-book

Em seu livro, Julie Ganschow mostrou quão real é nossa esperança no Senhor e como Deus pode usar Sua Palavra de maneira prática para mudar nossos corações para que possamos dar frutos para Ele. Este é um excelente recurso que tenho o prazer de recomendar.

Como as pessoas mudam por [Paul Tripp]

LANE, Timothy, TRIPP, Paul David. Como a pessoas mudam. São Paulo: Cultura Cristã: 2011. 255 p.

Links: Livro impressoE-book Resenha

Este livro trata de calor, espinhos, da cruz e de cruz frutos. Trata da graça. Em dezesseis capítulos curtos  e bem ilustrados é apresentado o maravilhoso prospecto de mudança para melhor. Somos chamados a considerar nossas circunstâncias e o modo como respondemos a elas. Somos convocados para examinar os desejos de nosso coração.

NEWHEISER, Jim. Quero mudar. Eusébio, CE: Peregrino, 2019. 57 p.

Links: Livro impresso

Um pequeno livro que ajuda pessoas a construírem um estilo de vida espiritualmente saudável. A chave da mudança e conhecer o que é o Evangelho e o que Deus fez por nós.

PIERRE,  Jeremy. O coração dinâmico na vida diária: conectando Cristo à realidade humana. Eusébio, CE: Peregrino, 2021. 272 p.

Links: Livro impressoResenha

O Coração Dinâmico na Vida Diária fornece uma visão ampla de como o coração funciona e de como Cristo o redime. A compreensão que o autor demonstra ter das pessoas, compreensão esta centrada na fé, combinada a uma metodologia fundamentada na Palavra de Deus oferece aos leitores uma maneira prática de ajudar outras pessoas a entenderem melhor suas experiências difíceis e a entenderem sobretudo quem elas são à luz de quem é Jesus. O autor orienta os leitores em quatro atividades principais: leitura, reflexão, relacionamento e renovação. Essa dinâmica os posicionará consistentemente no entendimento das experiências humanas do cotidiano à luz das Escrituras.

POWLISON, David. Como acontece a santificação? São José dos Campos, SP: Fiel, 2018. 128 p.

Links: Livro impressoE-book

David Powlison usa histórias pessoais, exposição bíblica e reflexão teológica para mostrar os modos pessoais e singulares pelos quais Deus o encontra onde você está e produz as mudanças de que você precisa. Powlison destaca a variedade de fatores que cooperam para nosso crescimento, ajudando-nos a evitar generalizações e respostas fáceis.

Ídolos do coração / Adoração

BEALE, G. K.  Você se torna aquilo que adora: uma teologia bíblica da idolatria. São Paulo: Vida Nova, 2014. 320 p.

Link: Livro impresso

A essência do entendimento bíblico sobre a idolatria, segundo G. K. Beale, é que adotamos as características daquilo que adoramos. Ele demonstra que esse entendimento da idolatria está presente em todo o cânon bíblico, de Gênesis a Apocalipse. Na conclusão do estudo, o autor aplica aos desafi­os da vida contemporânea esse mesmo conceito bíblico da idolatria.

FITZPATRICK, Elyse. Ídolos do coração: aprendendo a desejar apenas Deus. São Paulo: Vida Nova, 2019. 256 p.

Links: Livro impressoE-book

Muitas pessoas desejam viver piedosamente, mas sentem-se prisioneiras de pecados habituais. Este livro revela que no coração de cada pecado escravizador jaz a idolatria.

PIPER, John. Lutando contra a incredulidade. São José dos Campos, SP: Fiel, 2014.  176 p.

  • Capítulo 5: Lutando contra a cobiça

Links para o livro: Amazon, E-bookResenha (ing)

Somente o poder superior das promessas de Deus no evangelho pode livrar nossos corações da servidão às promessas rasas e prazeres transitórios do pecado. Neste livro, o pastor John Piper fornece um guia bíblico de como encontrar alegria e vitória do evangelho e, assim, enfrentar as lutas contra o pecado que nos conduz à incredulidade, como a ansiedade, o orgulho, a vergonha imprópria, a impaciência, a cobiça, a amargura, o abatimento e a lascívia.

Idolatria do coração: um inimigo ignorado por [Filipe Fontes, Valdeci Santos]

SANTOS, Valdeci; FONTES, Filipe. Idolatria do coração: um inimigo ignorado. Brasília: Editora 371, 2019.

Links para o livro: E-book

A idolatria é um pecado mal compreendido entre os evangélicos brasileiros. A maioria de nós o concebe como um pecado exterior, específico, relacionado exclusivamente ao culto, e típico do paganismo ou do catolicismo romano. O ensino bíblico, no entanto, é o de que este é um pecado primariamente interior, que gera outros pecados, ao qual todos nós estamos sujeitos e que pode se manifestar na vida como um todo.

Você é aquilo que ama: o poder espiritual do hábito por [James Smith]

SMITH, James. Você é aquilo que ama: o poder espiritual do hábito. São Paulo: Vida Nova, 2007. 247 p.

Links: Livro impressoE-book

Nosso coração é moldado fundamentalmente por tudo o que adoramos. Talvez sem perceber, somos ensinados a amar deuses rivais em lugar do verdadeiro Deus para o qual fomos criados. Embora tenhamos a intenção de moldar a cultura, nem sempre temos consciência de quanto a cultura nos molda.

Tentação / Pecado

BRIDGES, Jerry. Pecados intocáveis.  São Paulo: Vida Nova, 2012. 176 p.

  • Capítulos 1 a 7

Links para o livro: Amazon,  E-book Resenha

Por que toleramos certos pecados? Será que os cristãos vivem tão preocupados com os pecados considerados mais graves pela sociedade que se tornaram indiferentes à necessidade de tratar dos pecados mais sutis que cometemos? Inclui capítulo sobre ansiedade.

LUNDGAARD, Kris.  O mal que habita em mim.  São Paulo: Cultura Cristã, 2019. 144 p.

Pontaria mortal contra o coração do pecado! Este livro encoraja e orienta o crente que luta para derrotar o mal interior.  Uma notável missão de reconhecimento por trás das linhas inimigas, descrevendo com cuidado as forças espirituais que nos atacam e nos atraem invadindo o nosso coração.

Links: Livro impresso Resenha

OWEN John. A mortificação do pecado. São Paulo: Vida, 2005. 296 p.

Links: Livro impresso

John Owen é um dos mais renomados teólogos puritanos. Ele sempre ensinou sobre a importância de lutar contra tendências e atitudes pecaminosas, acreditando que Deus já nos deu as armas necessárias para vencer o pecado: os princípios da Palavra e o poder do Espírito Santo. Neste livro, o autor combate as desculpas dos cristãos que não fazem uma autoavaliação de sua vida espiritual.

OWEN, John. Para vencer o pecado e a tentação. São Paulo: Cultura Cristã, 2019. 397 p.

Links: Livro impresso

Os três estudos de Owen sobre o pecado, a mortificação e a tentação são um tesouro inestimável. Aplicar-se à leitura deles é o mesmo que garimpar ouro espiritual. Infelizmente ler Owen, assim como garimpar, é trabalho árduo. Mas esta edição torna a obra de Owen acessível ao leitor moderno. Todo aquele preocupado com a santidade pessoal lucrará com a leitura dessa obra clássica.