RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS MUTUALIDADE CRISTÃ RELACIONAMENTO COM AUTORIDADES SOLIDÃO


● Relacionamento interpessoais: princípios bíblicos e aplicações gerais

B08VKZKFJ9

SMITH, William P. Como amar pessoas difíceis: recebendo e compartilhando a misericórdia. São José dos Campos, SP: Fiel, 2018. 27 p.

Links: E-book

Desagradável, defensiva, volátil, retraída, infeliz. Não há dias em que você se sente cercado por pessoas difíceis? Como você lida com elas? Você pode tentar evitá-las, falar sobre elas com alguém ou exclui-las de vez. Mas espere! As suas reações também não o tornam difícil de ser amado? William P. Smith explica que aprender a lidar com pessoas difíceis começa com a compreensão de que o amor de Deus também nos buscou um dia. Você precisa do amor e do perdão de Deus tanto quanto eles. Conhecer o amor de Deus transformará sua atitude, seus objetivos e suas ações em relação às pessoas difíceis em sua vida.

Relacionamentos: Uma confusão que vale a pena por [Paul Tripp, Tim Lane]

TRIPP, Paul, LANE, Timothy. Relacionamentos: uma confusão que vale a pena. São Paulo: Cultura Cristã, 2011. 176 p.

Links: Livro impressoE-bookResenha

Relacionamentos criam confusão, mas não precisam continuar assim. Neste livro, Lane e Tripp nos fornecem ajuda valiosa para desembaraçar essas complicações. Evitando lugares comuns ou técnicas complicadas vistas em outros livros do gênero, os autores nos lembram de que um coração transformado é a chave para relacionamentos saudáveis.

● Relacionamento interpessoais: Mulher cristã

Mulheres Sábias por [Lydia Brownback, Tiago J. Santos Filho, Laura Macal Lopez]

BROWNBACK, Lydia. Mulheres sábias. São José dos Campos, SP: Fiel, 2013. 268 p.

  • Capítulo 4: A mulher sábia escolhe cuidadosamente seus amigos

Links: Livro impressoE-bookResenha

Lydia Brownback aborda o tema sabedoria, segundo a definição bíblica encontrada no livro de Provérbios. Através de ricas e claras explicações dos textos analisados, a autora traz incentivos e orientações práticas para a vida da mulher que busca agradar a Deus. Ao final do livro, a leitora encontra um precioso guia de estudo, que a ajuda a fixar o aprendizado e permite compartilhar o seu conteúdo em pequenos grupos.

Mulheres ocupadas: Um guia para gerenciar sua vida por [Elizabeth George]

GEORGE, Elizabeth. Mulheres ocupadas: um guia para gerenciar sua vida. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2019. 205 p.

  • Capítulos 12 e 13: Sendo amiga

Links: E-book

Você já se perguntou qual é o propósito da sua vida? Sente que a sua vida está acumulando-se em você mais rápido do que a sua possibilidade de impulsioná-la? Que seus dias estão condenados antes do amanhecer? Que você nunca fará tudo? Que tem de haver mais na vida do que isso? Como mulheres extremamente ocupadas, vamos dedicar-nos a esta obra sobre como gerenciar uma vida de propósito e estudar algumas disciplinas necessárias para alimentar uma vida assim.

GEORGE, Elizabeth. Como fazer escolhas certas. São Paulo: Hagnos, 2014. 208 p.

  • Capítulo 9: Administrando suas amizades

Links: Livro impresso E-book

Sem uma estratégia para tomar as melhores decisões, você poderá perder o controle — e ficar ansiosa e frustrada. Elizabeth George apresenta um processo prático e objetivo que pode ser aplicado em todas as áreas de sua vida — o caminhar com Deus, a saúde e o crescimento pessoal, a família e os amigos, o trabalho e até mesmo as finanças.  

● Relacionamentos interpessoais: Homem cristão

HUGHES, Kent. Disciplinas do homem cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. 261 p

  • Capítulo 5: A disciplina da amizade

Links: Livro impresso

Embora a disciplina seja mencionada com muita frequência na Bíblia, os escritores contemporâneos têm se mostrados omissos a este respeito. Em Disciplinas do Homem Cristão, você será desafiado, pois ele acenderá em sua alma, uma ardente paixão pela disciplina piedosa.

● Mutualidade cristã

BRIDGES, Jerry. Comunidade verdadeira: a prática bíblica da koinonia.  São Paulo: Vida Nova, 2019. 160 p.

Links: Livro impressoE-book

A comunhão entre os crentes vai muito além de uma simples conversa durante um café depois do culto dominical. Nos tempos do Novo Testamento, a comunhão bíblica — ou koinonia — tinha significados ricos e variados, entre eles a partilha de uma vida comum em Cristo, a parceria na propagação do evangelho, a comunhão com Deus e com os outros e até mesmo o compartilhamento de bens materiais. Jerry Bridges nos guia pelos diversos significados neotestamentários da palavra koinonia e trata de suas implicações para a igreja nos dias de hoje.

Lado a lado por [Edward Welch, Letícia Scotuzzi]

WELCH, Edward. Lado a lado: relacionamentos com sabedoria e amor. São Paulo: Cultura Cristã, 2017. 144 p.

Links: Livro impressoE-book

Todos precisam de ajuda de vez em quando, especialmente em meio a circunstâncias dolorosas e provações. Neste breve livro, Ed Welch oferece orientação prática para todos os cristãos que querem desenvolver suas “habilidades de ajuda”, caminhando ao lado de pessoas feridas. Escrito a partir da convicção de que os amigos são os melhores ajudantes, esta introdução ao aconselhamento bíblico irá equipar os crentes para compartilhar os fardos dos outros através de palavras gentis de sabedoria e atos de amor. Este livro é escrito para quem deseja ver Deus usar relações e conversas entre os cristãos comuns para realizar milagres extraordinários na vida de seu povo.”

WELCH, Edward. Aconselhando uns aos outros: oito maneiras de cultivar relacionamentos saudáveis dentro da igreja. São José dos Campos, SP: Fiel, 2019. 80 p.

Links: Livro impressoE-bookCitações

Imagine um grupo interconectado de pessoas que confiam umas nas outras. Você pode falar de sua dor, e alguém responde com compaixão. Você pode falar de suas alegrias, e alguém se regozija com você. Você pode pedir ajuda em sua luta contra o pecado, e alguém ora com você. Há franqueza, liberdade, amizade; os fardos são compartilhados. Nada de conselhos banais. E Jesus está no centro de tudo isso. Esse é o objetivo deste livro. Com oito lições curtas, porém cheias de teologia e aplicações práticas, Edward Welch ajudará o leitor a moldar uma cultura de aconselhamento e cuidado mútuo de forma que se tornem características naturais da vida diária da igreja.

●Relacionamento com autoridades

EDWARDS, Gene. Perfil de três reis. 2. ed. São Paulo: Vida, 1987. 104 p.

Links Livro impresso

Um clássico moderno sobre quebrantamento, obediência e autoridade. Muitos cristãos experimentam dor, perda e angústia nas mãos de outros crentes. Outros carregam histórias terríveis e quase inacreditáveis de danos profundos em suas vidas. A história emocionante deste livro proporcionará conforto, cura e esperança aos que foram feridos diante de um tratamento injusto que sofreram.

● Solidão

CLARK, Jayne. Solteiro e solitário: encontrando a intimidade que você anseia. São José dos Campos, SP: Fiel, 2019.

Links: E-book

Você é um adulto solteiro que às vezes se sente isolado, vulnerável e sozinho? Como todo mundo, você quer ser conhecido e compreendido, incluído e cuidado. Você não quer ficar sozinho e se sentir invisível, mas deseja estar conectado a alguém. Então, como você encontra a intimidade e o relacionamento que deseja?

NEWHEISER, Jim. Estou tão sozinho.  Eusébio, CE: Peregrino, 2019. 57 p.

Um pequeno livro que ajuda pessoas que estão experimentando solidão, bem como aqueles que cuidam de pessoas solitárias

Links: Livro impresso

PARA O CONSELHEIRO

FITZPARTRICK, Elyse (org). Mulheres aconselhando mulheres. São Paulo: Nutra, 2013.

  • Capítulo 11: Mulheres solteiras e o teste da solidão
  • Capítulo 13: Alguém está me ouvindo? Enfrentando a solidão no casamento

Links: Livro impressoResenha

Planejado para uso próprio e como guia para o aconselhamento de outras pessoas, este livro oferece respostas que encorajarão e resistirão ao tempo porque a Palavra de Deus é atemporal e repleta de auxílio prático para os problemas que as mulheres enfrentam.

8561867213

STREET, John (coord.). Homens aconselhando homens: uma abordagem bíblica das principais questões que os homens enfrentam. São Paulo: Nutra, 2014. 568 p.

  • Capítulo 11: Como desenvolver amizades bíblicas

Links: Livro impresso

Este livro visa lidar com os muitos dilemas da vida de um homem, não pela perspectiva corrompida e distorcida do nosso tempo, que não define nem distingue mais as características masculinas, e sim pela perspectiva da imutável, santa, incorruptível e perfeita Palavra de Deus. São conselhos que visam tornar o homem mais piedoso, mais consciente de sua própria pecaminosidade bem como da grandeza e santidade de Deus.