CERTEZA DE SALVAÇÃO DÚVIDAS NA FÉ INTEGRAÇÃO NA IGREJA LOCAL TEMOR DE DEUS / PIEDADE


● Vida cristã: bases

BEEK, Joel.  De volta para os braços do Pai. São Paulo: Vida Nova, 2013. 112 p.

Links: Livro impresso

Todo cristão enfrenta numerosos desencorajamentos ao seguir a Cristo. Se você, ou alguém que você conhece, desviou-se dos caminhos de Deus ou está se sentindo fraco, cansado, emocional e espiritualmente, tentado a desistir da carreira cristã, leia este livro.

A busca da santidade por [Jerry Bridges, Felipe Sabino de Araújo Neto]

BRIDGES, Jerry. A busca da santidade. Brasília: Monergismo, 2013. 170 p.

Links: E-book

“A Busca da Santidade merece ricamente ser considerado um clássico moderno. Jerry Bridges dissipa alguns equívocos perigosos enquanto motiva os leitores com uma paixão pela verdadeira santidade. Este é certamente um dos livros mais importantes produzidos nos últimos cinquenta anos.” (John MacArthur).

BRIDGES, Jerry. A corrida diária pela santidade. São Paulo: Vida Nova, 2020. 144 p.

Links: Livro impressoE-book

Santidade não significa ser perfeito ou moralmente correto em tudo o que fazemos. Tampouco significa ter mais vitórias que fracassos. Santidade diz respeito ao nosso coração: desejamos o que Deus deseja e estamos dispostos a agir de acordo com a vontade dele? A corrida diária pela santidade (uma adaptação contemporânea do clássico Em busca da santidade, publicado originalmente na década de 1970) mostra que santidade não é algo que conquistamos ou uma pontuação que recebemos, e muito menos um troféu que colocamos na estante.

Crescimento espiritual: Como amadurecer em Cristo por [Jerry Bridges]

BRIDGES, Jerry. Crescimento espiritual: como amadurecer em Cristo. São Paulo: Vida Nova, 2019. 192 p.

Links: Livro impressoE-book

Em Crescimento Espiritual, Jerry Bridges, um dos mais respeitados autores cristãos, apresenta os elementos essenciais da vida cristã de maneira acessível e surpreendentemente prática. Jerry mostra como: alimentar nossa vida espiritual por meio das Escrituras; confiar no Espírito Santo em obediência e oração; confiar em Deus durante as provações da vida; servir aos outros com nossos dons.

BRIDGES, Jerry. O evangelho para a vida real:  voltando-se para o poder libertador da cruz dia após dia.  São José dos Campo, SP: Fiel, 2015. 245 p.

Links: Livro impressoE-book

O evangelho de Jesus Cristo é a porta para a vida eterna, mas que diferença ele faz em nossas vidas quando já fazemos parte do Reino de Deus? Jerry Bridges afirma que o evangelho é a força vital da nossa caminhada diária com Deus. Certamente o evangelho é a chave para a nossa salvação, mas ele também é o poder que nos move a progredir em santidade dia após dia..

BRIDGES, Jerry. Graça que transforma. São Paulo: Cultura Cristã, 2007. 208 p.

Links: Livro impresso

Temos a tendência de basear o relacionamento pessoal com Deus no nosso desempenho em vez de na sua graça. Vivemos pelas obras e não pela graça. Somos salvos pela graça, mas vivemos pelo “suor” do nosso próprio esforço. Reconhecer que o meu relacionamento diário com Deus é baseado no mérito infinito de Cristo e não no meu próprio desempenho é uma experiência libertadora e cheia de alegria.

BRIDGES, Jerry. O poder transformador do evangelho.  São Paulo: Editora Batista Regular, 2015. 190 p.

Links: Livro impresso

O apóstolo Paulo escreve que precisamos ser transformados. Muitos cristãos, porém, lutam em vão para serem transformados e andam frustrados e desanimados. Jerry Bridges ajuda-nos a entender que temos ao nosso alcance a fonte de toda transformação espiritual: o evangelho. O evangelho não é apenas o poder de Deus para a salvação de todos os que creem (Rm 1.16), é também o instrumento divino para nos educar sobre a vida cristã (Tt. 2.11-12) e o método divino para nos fazer crescer espiritualmente (2Pe 3.18). Neste livro, o autor nos ensina, na sua famosa frase, a “pregar o evangelho a nós mesmo todos os dias”. Não é apenas um conceito cativante, é o método bíblico e eficaz.

FITZAPATRICK, Elyse. Dúvida: como cultivar confiança nas promessas de Deus. Eusébio, CE: Peregrino, 2019. 96 p.

Links: Livro impresso

Cristãos que lutam contra a dúvida sentem um profundo desânimo – mas não devem se sentir sozinhos. Elyse Fitzpatrick analisa as famosas personagens bíblicas que lutaram com a dúvida, oferece apoio às nossas crenças e explora as promessas de Deus para os que têm pouca fé. Cada devocional tem duas verdades para ser memorizadas ou escritas, além de um convite para reflexão pessoal. Aprenda a dizer: “Eu creio. Ajuda-me na minha incredulidade,” quando se encontrar arrebentado pela dúvida.

Porque Ele me ama: Como Cristo transforma nossa vida diária por [Elyse Fitzpatrick]

FITZPATRICK, ELYSE. Porque Ele me ama: como Cristo transforma nossa vida diária. São Paulo: Vida Nova, 2019. 256 p.

Links: Livro impressoE-book

O amor de Deus tem o poder de mudar vidas. Por isso, os cristãos devem exibir a maior transformação de todas, pois, se entendido corretamente e nutrido, esse amor os tornará cada vez mais parecidos com Aquele que derramou seu amor por eles. Mas por que tantas vezes falhamos em exibir esse amor de Deus? Precisamos ser resgatados de nossa amnésia de identidade e ser redirecionados para quem verdadeiramente somos: filhos amados de Deus, adotados pelo Pai, unidos ao Filho e capacitados pelo Espírito Santo.

GILBERT, Greg. O que é o Evangelho. São José dos Campos, SP: Fiel, 2011. 160 p.

Links: Livro impressoE-book

Este livro ajuda o leitor a entender melhor o evangelho de Jesus Cristo, a valorizá-lo e a compartilhá-lo. Em meio a uma cultura cristã contemporânea caracterizada por confusão no que diz respeito às doutrinas centrais de nossa fé, Greg Gilbert nos oferece uma apresentação do evangelho que é clara para aqueles que já creram e convincente para aqueles que ainda têm de crer.

Quem é Jesus Cristo? por [Greg Gilbert, Tiago J. Santos Filho, Francisco Wellington Ferreira]

GILBERT, Greg. Quem é Jesus Cristo. São José dos Campos, SP: Fiel, 2015. 168 p.

Links: Livro impressoE-book

Jesus afirmou coisas admiráveis a respeito de si mesmo, mas também a respeito de você. Quer você goste, quer não, isso tem implicações radicais para sua vida. Portanto, espero que este livro o desafie a pensar sério a respeito de Jesus e o leve a uma resposta firme para a pergunta Quem é Jesus Cristo? Realmente, esta é a pergunta mais importante que você precisa considerar.

KELLER, Timothy. Encontros com Jesus: respostas inusitadas aos maiores questionamentos da vida.  São Paulo: Vida Nova, 2015. 240 p.

Links: Livro impressoE-book

Jesus mudou a vida de cada pessoa com quem se encontrou nos Evangelhos por meio de experiências e palavras poderosas que ofereceram às indagações dessas pessoas respostas inesperadas e transformadoras. Esses diálogos podem oferecer respostas a nossos questionamentos e dúvidas ainda hoje. Este livro ocupa-se de vários desses encontros, mostrando que os acontecimentos centrais da vida de Jesus oferecem caminhos para encontrá-lo sempre de novo ou mesmo pela primeira vez.

MacArthur, John Jr. Fundamentos da fé. Eusébio, CE: Peregrino, 2015. 136 p.

Links: Livro impresso

Com temas que vão desde “Deus: Seu caráter e os atributos” a “A Igreja: comunhão e adoração”, este estudo é ideal para discipular novos crentes ou rever o que significa seguir Jesus.

MACK, Wayne A. O que é um cristão? São Paulo: PES, 1986. 32 p.

Links: Livro impresso

O que é um cristão? Nenhuma outra pergunta é tão cercada de confusão ou respondida com tanta variedade. Ao fazer-se esta pergunta a dez pessoas diferentes, receberemos cinco ou seis respostas diferentes. Este livro traz seis opiniões que comumente se sustentam com respeito à essência do cristianismo.

McKINLEY, Mike.  Eu sou mesmo um cristão? São José dos Campos, SP: Fiel, 2012.   190 p.

Links: Livro impressoE-book

Você pode pensar que é um cristão, mas talvez não seja. O próprio Senhor Jesus disse que algumas pessoas fariam coisas aparentemente “cristãs” em nome dEle, mas não o conheceriam verdadeiramente. Embora a nossa autoconsciência seja limitada, temos critérios bíblicos para ajudar-nos a avaliar se somos realmente seguidores deCristo.

PACKER, J. I. A redescoberta da santidade. São Paulo: Cultura Cristã, 2002. 256 p.

Links: Livro impressoResenha

“Houve um tempo”, escreve Packer, “quando todos os cristãos davam grande ênfase ao chamado divino para a santidade. Mas como isso mudou! Ouvindo os sermões que ouvimos e lendo os livros que hoje são escritos, e depois observando o modo mundano e agressivo como nos comportamos, dá a impressão que o caminho para a santidade nunca foi mostrado claramente para os crentes”.

PRIOLO, Lou. Legalismo: considerações e aplicações. São Paulo: NUTRA, 2021. 64p.

Link: Livro impresso

Não há nada errado em estabelecer padrões de conduta para a vida e o lar – padrões que não procedem diretamente das Escrituras –, a fim de conduzir a vida e o lar de maneira organizada e visando o bem de todos, como por exemplo, estabelecer um horário para os filhos irem para a cama, horários regulares e fixos para as refeições etc. É importante e necessário, porém, discernir entre padrões estabelecidos por nós dos princípios e mandamentos que o Senhor nos deixou em Sua Palavra. O legalista pode ser tentado a colocar o primeiro no mesmo patamar do segundo.

STOTT, John. A cruz: 13 estudos para desenvolvimento individual ou em grupo.  São Paulo: Vida Nova, 2011. 80 p.

Links: Livro impresso

A vida cristã também é enraizada na cruz. Os estudos deste guia têm o objetivo de nos levar ao âmago da cruz para entendermos o que foi alcançado ali em nosso favor. Nosso culto, nosso chamado a missões, nossa capacidade de amar os inimigos e de enfrentar as perplexidades do sofrimento — a cruz transforma todas as coisas!

TRIPP, Paul David.  Em busca de algo maior. São Paulo: Cultura Cristã, 2012. 208 p.

Links: Livro impressoE-book

Nesse livro, a discussão sobre viver no reino não terá lugar no corredor do seminário. Vou levá-lo para a rua onde o pneu encontra a estrada da vida cotidiana. Eu quero ajudá-lo a considerar o chamado de Cristo no nível da rua. E a minha esperança é que, à medida que fazemos isso juntos, primeiro você se sinta desconfortável, mas logo em seguida seja encorajado, animado e motivado, com esperança.

YODER, Kimberly. Crescendo na semelhança de Cristo: um guia prático para o discipulado bíblico. Eusébio, CE: Peregrino, 2020. 432 p.

Links: Livro impresso

Um guia prático cujo alvo é conduzir o discípulo de Cristo no processo de crescimento, tendo como referência a pessoa de Jesus. Para alcançar tal objetivo o leitor deverá envolver-se diariamente com o conteúdo bíblico, permitindo que a Palavra de Deus confronte sua realidade pessoal com as verdades nela reveladas.