● Vocação e trabalho: princípios bíblicos e aplicações gerais

KELLER, Timothy. Como integrar fé e trabalho: nossa profissão a serviço do reino de Deus. São Paulo: Vida Nova, 2014. 240 p.

Links: Livro impressoE-bookResenha

Como Deus nos chama a expressar sentido e propósito por meio de nosso trabalho e carreira profissional. • Como posso encontrar sentido e servir às pessoas em um ambiente de trabalho impiedoso e voltado para resultado? • Como usar minhas habilidades em uma vocação que tenha sentido e propósito?  • Posso manter-me fiel a meus valores e ainda assim crescer profissionalmente?  • Como fazer as escolhas que devem ser feitas ao longo de uma carreira?

Patterson, Ben. Trabalho: servindo a Deus com o que fazemos. São Paulo: Cultura Cristã, 2003. 48 p.

Links: Livro impresso

“Eu sei que posso servir a Deus na Igreja. Mas, e no meu trabalho?”  Na fábrica, no escritório, no lar, na estrada, na roça – a Bíblia ensina que podemos glorificar a Deus onde quer que ele nos coloque. O trabalho, mesmo parecendo tão secular e comum, nos foi ordenado por Deus. O Senhor é o nosso patrão.

TRAEGER, Sebastian, GILBERT, Greg. O evangelho no trabalho: servindo Cristo em sua profissão com um novo propósito. São José dos Campos, SP: Fiel, 2015. 216 p.

Links: Livro impressoE-book

Você é indolente no trabalho ou idolatra a sua profissão? Esses são dois extremos perigosos que fogem do propósito de Deus para a sua vida profissional. Neste livro, Sebastian Trager e Greg Gilbert irão ajudá-lo a transformar, pelo poder do evangelho, o modo como você enxerga o trabalho. Conheça uma ética cristã de trabalho baseada no serviço a Cristo e liberte-se de ser alguém viciado no trabalho ou que só bate ponto.

Veith, Gene Edward Jr. Deus em ação: a vocação cristã em todos os setores da vida. São Paulo: Cultura Cristã, 2007. 128 p.

Links: Livro impresso

Quando você a entende corretamente, a doutrina da vocação – “fazendo tudo para a glória de Deus” – não é um lugar-comum ou uma ideia antiquada. Esse princípio, que raramente aplicamos a nossa vida e nosso trabalho, é verdadeiramente a chave para a ética cristã, para influenciar nossa cultura para Cristo e para introduzir a presença de Deus no dia a dia.

● Homem cristão

GEORGE, Jim. Um homem segundo o coração de Deus. São Paulo: Hagnos, 2006. 240 p.

  • Capítulos 11, 12 e 13: Seu trabalho

Links: Livro impressoE-book

O autor apresenta o plano perfeito de Deus para que o homem se torne uma influência marcante em todas as principais áreas da vida, tais como: casamento, criação de filhos, trabalho, igreja, testemunho. Um livro de conceitos e propostas práticas para uma dinâmica bíblica de vida para o homem de nossos dias.

● Mulher cristã

DODDS, Abigail. Mulher (a)tipica: livre, plena e chamada em Cristo. São José dos Campos, SP, 2021. 208 p.

  • Capítulo 11: Mulher trabalhadora

Links: Livro impressoE-book

Em uma cultura que, de um lado, menospreza a feminilidade, tornando-a irrelevante, e, de outro, a glorifica, fazendo dela seu tudo – é difícil saber o que realmente significa ser mulher nos dias de hoje. Este livro traz vigor à nossa feminilidade, lembrando-nos de como é a vida em Cristo – como mulher. Quando vemos que somos mulheres em tudo o que fazemos, quer sejamos casadas, solteiras, maduras ou jovens, podemos ficar em paz com a forma como Deus nos criou, reconhecendo a feminilidade como parte essencial da missão e obra de Cristo em nossas vidas.

McCULLEY, Carolyn, SHANK, Nora. Mulher, cristã e bem-sucedida: redefinindo biblicamente o trabalho dentro e fora do lar. São José dos Campos, SP: Fiel, 2018.     312 p.

Links: Livro impressoE-bookResenha

Ter uma profissão reconhecida? Cuidar do lar e da família? O trabalho é apenas para mulheres que precisam de renda? A mulher pode ser feminina, piedosa e, ao mesmo tempo, ter aspirações profissionais? Na visão de Deus, o que difere a mãe que fica em casa da mulher que trabalha fora? Neste livro, Carolyn e Nora respondem a essas e muitas outras perguntas que pairam na cabeça de mulheres de diversos contextos e idades. Se você já se perguntou se está vivendo a vida que mais glorifica a Deus, este livro irá ajudá-la a refletir biblicamente sobre a relação entre a mulher e o trabalho.

● Jovem cristã

GEORGE, Elizabeth. Bela aos olhos de Deus para mulheres jovens. São Paulo: Hagnos, 2015. 208 p.

  • Capítulo 7: Sua visão
  • Capítulo 8: Seu trabalho

Links: Livro impresso

Você, para onde quer que se volte, é bombardeada com dicas de beleza e conselhos sobre seu corpo, roupas e personalidade. Deus, no entanto, provê para você um tratamento sublime — tratamento esse que vai diretamente ao seu coração. Apenas siga o exemplo de uma mulher que era bela aos olhos de Deus, uma mulher que encontrará em Provérbios 31, na Bíblia.