Infoteca: recursos on-line organizados por assunto


PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A INFOTECA

● O que é a Infoteca? É uma coleção de recursos que podem ser acessados de forma gratuita na internet. Os links remetem aos sites em que os recursos estão hospedados e não estabelecem qualquer vínculo entre estes e Conexão Conselho Bíblico.

Vida cristã, discipulado e aconselhamento bíblico – recursos sobre vários assuntos na área de crescimento pessoal e ministério.
Estudo da Bíblia e teologia cristã – versões da Bíblia, dicionários e comentários, palestras, sermões e materiais diversos para estudo.
Pesquisa multidisciplinar – acesso a bases de dados e acervos acadêmicos seculares para quando é preciso conhecer e avaliar outras metodologias de aconselhamento e dispor de dados para elaborar uma resposta bíblica relevante para os dilemas atuais.

● Quais os tipos de recursos que posso encontrar na Infoteca? Você encontra material de acesso livre no formato de artigos, áudios e vídeos, eBooks, entrevistas, esboços e apostilas de palestras e aulas, gráficos e tarefas práticas sobre diferentes assuntos para uso pessoal ou ministerial. Os áudios e vídeos de maior duração e produzidos no contexto de treinamento para o aconselhamento bíblico estão marcados como aulas e palestras.

● Por que a Infoteca não reúne só textos, e-books e materiais acadêmicos, mas também artigos breves e mídias de curta duração? 
O propósito da Infoteca é contribuir para a formação do discipulador e conselheiro bíblico, mas também oferecer material que ele possa usar no dia a dia do ministério. Posts, podcasts e clips com bom conteúdo bíblico-teológico são excelentes recursos para serem atribuídos como tarefas práticas no ministério e usados também como ilustração no ensino. Além disso, posts e podcasts de autores conceituados tratam muitas vezes de assuntos para os quais você ainda não encontra material publicado.

● Por que usar a Infoteca em lugar de pesquisar com um buscador como, por exemplo, o Google? A Infoteca é mais do que uma coleção de links, pois os recursos são selecionados e catalogados por assunto para facilitar a pesquisa.

● Como faço para aproveitar os artigos que estão em inglês se eu não domino essa língua? Você pode usar o tradutor do Google. Embora seja uma tradução mecânica, ela é útil para você ter uma noção geral do texto. O tradutor do Google possui alguns recursos que podem torná-lo uma ferramenta mais exata. Um dos recursos é que quando você solicitar a tradução de uma única palavra ou de uma frase, verá um dicionário simples, abaixo da tradução, que indica a classe gramatical e possíveis traduções alternativas ao termo solicitado. Essas informações facilitam a compreensão do significado da palavra e permitem melhorar a tradução. Google Tradutor
É possível também inserir o endereço de uma página da internet que você queira traduzir por completo, mas nesse caso recomenda-se adicionar ao seu navegador a extensão do Tradutor Google, pois com ela o texto será traduzido e a formatação será mantida perfeita.