
Nos últimos anos, temos ouvido falar em uma crescente “epidemia de solidão”. Neste contexto, Lou Priolo aborda o tema em Solidão: relacionando-se com Deus e com o próximo.
Solidão não é sinônimo de solitude ou de estar simplesmente sozinho durante algum tempo. Trata-se da sensação de desconexão, de não pertencimento, mesmo diante de um mundo extremamente conectado a todo instante. A realidade atual motivou Lou Priolo a se aprofundar nas Escrituras em busca de respostas que possam dar esperança e segurança, sempre baseadas no caráter e na presença de Deus, naqueles momentos em que a solidão é intensamente vivenciada.
Nada melhor do que ouvir o que o próprio autor diz sobre a epidemia da solidão.

Trata-se de uma epidemia![1]
A solidão virou uma epidemia mundial[2] e pode ser insuportavelmente dolorosa. E pior: pode ser mortal! Pesquisas recentes indicam que a solidão persistente (aquela que dura mais de duas semanas) pode ser mais mortal do que o alcoolismo, a obesidade e o tabagismo. Indivíduos solitários correm maior risco de ter AVC, doença arterial coronariana, pressão alta, ansiedade (talvez, de maneira mais saliente, pessimismo acerca do futuro), depressão, baixo desempenho cognitivo, declínio cognitivo, síndrome de estresse pós-traumático e demência.[3] Também são mais propensos à imprudência. A intensa aflição e a tristeza que sentem os impelem frequentemente a buscar algum conforto bebendo excessivamente, mutilando-se, usando drogas ilícitas e praticando promiscuidade sexual. […]
A solidão é uma experiência comum, mas pode se complexa. Ela possui muitas causas. Pode ou não ser resultante de pecado, mas pode tentar a pessoa a pecar ou pecar ainda mais. A graça de Deus é suficiente para ajudar os cristãos a lidarem com cada aspecto da solidão – suas fontes, seus sintomas, suas seduções e seu aguilhão. […]
Este livro não foi concebido primariamente para diagnosticar a solidão na vida do cristão, mas para ajudar a remediá-la. Portanto, independentemente do que o livro possa revelar sobre seu grau de solidão, saiba que suas páginas trarão esperança e ajuda concretas, práticas e bíblicas. O que você lerá aqui pode oferecer ajuda suficiente por si só. Oro para que seja este o caso. Mas este livro também pode ser usado no contexto do aconselhamento bíblico. Suas várias listas de verificação e folhas de exercício permitirão que um pastor ou um conselheiro bíblico devidamente preparado não apenas ajude você a chegar ao âmago de sua solidão, mas também facilite seu crescimento espiritual à medida que você aprende a aplicar as Escrituras em sua vida. O Espírito trabalha através da Palavra!
SUMÁRIO
Introdução
Trata-se de uma epidemia!
Você está em boa companhia
O que é solidão?
Conheça seu melhor Amigo!
Repensando a solidão
As emoções são o detector de fumaça de Deus
Quais são os remédios para a solidão?
Apêndice A – Pensamentos reconstruídos
Apêndice B – Diário da solidão
[1] Texto extraído de Solidão: relacionando-se com Deus e com o próximo pg. 13, 14, 19
[2] Em janeiro de 2018, o Reino Unido criou uma agência oficial chamada Ministério da Solidão.
[3] Acredita-se que a solidão e o isolamento social afetam o corpo negativamente, aumentando os hormônios de estresse e a inflamação, interrompendo, inclusive, os padrões saudáveis do sono. Isso, por sua vez, compromete o sistema imunológico.

LINK: livro impresso
FICHA TÉCNICA
Autor: Lou Priolo graduou-se pelo Calvary Bible College e pela Liberty University. Autor de vários livros e conhecido conferencista. Além de professor no Birmingham Theological Seminary em Birmingham, Alabama, é membro da ACBC – Association of Certified Biblical Counselors e um dos editores do Journal of Modern Ministry.
Título: Solidão: relacionando-se com Deus e com o próximo
Título original: Loneliness: connecting with God and others
Editora: Nutra Publicações
Número de páginas: 94
Data de publicação: 2023