Como dar esperança bíblica

Andrew Rogers


Qualquer capacitação para aconselhar biblicamente deve incluir ensinar às pessoas como dar esperança umas às outras. Essa é uma das habilidades essenciais que devemos desenvolver. Alguém hábil em dar esperança é um bálsamo para um coração ferido. Em alguns momentos, o aconselhamento pode acontecer em encontros formais, mais prolongados, mas são muitas as oportunidades para conversas breves, informais. Em ambas as situações, e em todas as situações intermediárias, precisamos ter a habilidade de usar as verdades da Palavra de Deus para dar esperança às pessoas.

A esperança dá vida
A esperança é uma expectativa do bem, alicerçada nas promessas de Deus (Sl 31.24; Rm 8.28). A esperança baseia-se na graça de Deus e está inseparavelmente ligada ao nosso relacionamento com Ele e ao exercício das disciplinas da graça. Quando aprendemos a pensar biblicamente sobre a vida e a confiar em Deus, temos esperança (Sl 13.5).

A esperança bíblica é vital tanto no consolar o sofredor quanto no confrontar o pecador. A esperança nos dá estabilidade e garantia de que passaremos a eternidade com Cristo. Ela nos dá ousadia e confiança. Ela nos dá alegria. A esperança permite-nos resistir às provações e também nos afastar do pecado. Ela nos dá força para nos esforçarmos para alcançar um objetivo e também para perseverar. A esperança nos faz cantar louvores e expressar gratidão contínua a Deus (Lm 3.18-25).

Sem esperança, somos tentados a abandonar a fé e desobedecer a Deus. Esta é a preocupação de muitos dos escritores do Novo Testamento ao se dirigirem às igrejas que enfrentavam as turbulências da vida e provações. “Fiquem firmes”, “Creiam em Deus”, “Permaneçam confiantes” são exortações comuns. São palavras fáceis de dizer, mas difíceis de colocar em prática. O que torna tudo ainda mais difícil é que devemos permanecer firmes continuamente. Não podemos ficar firmes uma vez e pronto. Devemos permanecer firmes.

A firmeza é essencial na vida cristã. Como podemos permanecer firmes? Tenha esperança! A esperança nas promessas de Deus, que estão alicerçadas em Seu caráter e Sua Palavra, gera firmeza (2Co 4.17; 1Ts 1.3). A firmeza produz a semelhança com Cristo e nos assegura nosso futuro lar, onde estaremos com Cristo e Ele conosco para sempre.

Dê esperança
Aqui estão 15 maneiras de ajudarmos um irmão em Cristo a desenvolver e manter uma atitude de esperança.

  1. Ofereça ajuda para desenvolver um relacionamento vital com Deus e com pessoas cheias de esperança.
  2. Ofereça ajuda lembrando os atributos de Deus que são mais relevantes para os problemas que a pessoa está enfrentando. Por exemplo, se alguém está enfrentando as consequências de seu próprio pecado, direcione sua atenção para passagens que revelam a Deus como misericordioso e perdoador como, por exemplo, 1João 1.9, Efésios 2.4 e Deuteronômio 8 em que lemos o testemunho da atuação de Deus cuidando dos israelitas enquanto eles experimentavam as dolorosas consequências trazidas pela disciplina de Deus.
  3. Ofereça ajuda para tornar os textos bíblicos relevantes para a situação específica. Por exemplo, se uma criança está enfrentando o provocação diário de um colega de classe maldoso, ministre as palavras de Romanos 12.21: “Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem”. Pergunte: “João foi maldoso com você?”, “Ele o tratou mal?”, “O que Deus diz que devemos fazer quando alguém nos trata mal?”, “Que bem você pode fazer para João?”, “Vamos pensar em maneiras pelas quais você pode fazer o bem a João”.
  4. Ofereça ajuda mostrando que muitas pessoas também enfrentam dificuldades parecidas e, especialmente, dê o exemplo de como Jesus lidou com as provações (Hb 4.14-16).
  5. Ofereça ajuda orando e ensinando a pensar biblicamente e a controlar os pensamentos falando consigo mesmos em vez de ouvir a si mesmo (Fp 4.8).
  6. Ofereça ajuda mostrando que nós, como crentes, estamos livres da escravidão do pecado e das influências externas (Rm 6.11).
  7. Ofereça ajuda levando a pessoa a identificar e confessar os próprios pecados, assumir a responsabilidade pelos seus pecados e fazer planos específicos para a mudança (Sl 32.1-5; 1Jo 1.9).
  8. Concentre-se em dar atenção à pessoa e não olhe a pessoa como um problema.
  9. Aponte para Cristo (Hb 12.2).
  10. Ore por ele (Cl 1.3-14, especialmente os versículos 6, 9-12).
  11. Seja compassivo (Hb 2.14-18).
  12. Seja gentil e humilde (Mt 11.28-30; Gl 6.1).
  13. Esforce-se para se comunicar bem (Ef 4.29).
  14. Esforce-se para ouvir bem (Pv 18.13; Sl 116.1, 2).
  15. Mostre amor (1Co 13.1-7).

Esperança em um minuto
Embora a lista acima pareça boa, muito do que ela propõe implica passar tempo significativo ao lado de alguém. No entanto, muitas das nossas oportunidades de aconselhamento surgem no calor do momento, após um culto de domingo de manhã ou mesmo em um encontro no supermercado. O que podemos fazer quando alguém menciona de passagem um problema que está enfrentando? Não é o momento para fazer muitas perguntas e nós nos vemos sem informações suficientes para discernir o problema, tornando impossível dar uma orientação bíblica específica e que se dirija verdadeiramente à questão. Então o que podemos fazer? Podemos dar esperança!

Naquele momento, não é preciso ter todas as respostas para a situação da pessoa. Nós ficamos sem saber o que dizer, mas conhecemos quem sabe. O que podemos fazer naquele momento é encaminhar o olhar da pessoa para Cristo e ajudá-la a ver a suficiência de Cristo na questão. Podemos assegurar à pessoa que nos importamos com ela e estamos prontos para caminhar com ela. Algo também a se fazer é ministrar à pessoa com os versículos que nós mesmos costumamos lembrar quando precisamos de esperança. Por exemplo, muitas vezes, trago à lembrança o Salmo 46.1-3:

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. 
Portanto, não temeremos, ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes estremeçam.

Estes versículos me ajudam a ter uma perspectiva esperançosa sobre minha situação difícil. Lembro-me de que independentemente da gravidade ou intensidade do meu problema, Deus está presente e me recebe e ouve com alegria para me dar descanso e força para enfrentar e suportar a provação. Para isso, tenha passagens bíblicas sempre prontas para que no calor do momento você possa dar esperança.

Perguntas para reflexão

  1. A quais versículos bíblicos você costuma recorrer em busca de esperança?
  2. Quais versículos bíblicos você vai deixar prontos para ministrar aos outros?
  3. Como você já costumava dar esperança a alguém? O que você vai fazer de agora em diante?

Andrew Rogers mora em Anaheim Hills, CA. e está no ministério há mais de 27 anos como pastor, professor e missionário. Completou o mestrado em aconselhamento bíblico em The Master’s University, é membro do conselho da Association of Certified Biblical Counselors (ACBC), faz parte da equipe pastoral da Kindred Community Church e atua como diretor executivo de OIC, um ministério dedicado ao treinamento de conselheiros bíblicos ao redor do mundo.


Original do artigo: 15 Ways to Give Hope in Biblical Counseling
Artigo publicado pela Biblical Counseling Coalition.  Traduzido com autorização.