Kevin Carson

As pessoas costumam dizer que devemos ser gratos. Claro, todos nós concordamos, mas por onde começar? O que estamos chamando de “lista de gratidão” é uma lista de circunstâncias, coisas ou pessoas pelas quais você é grato. Aqui você aprenderá a fazer a sua lista.
POR QUE É IMPORTANTE FAZER UMA LISTA DE GRATIDÃO?
Antes de considerarmos os passos práticos, precisamos pensar em alguns motivos pelos quais é importante fazer esta lista.
1. Beneficia o processo de crescimento espiritual
Como vimos em um post anterior, a gratidão é um indicador-chave da sua saúde espiritual. À medida que você anda no Espírito e obedece à vontade de Deus, a gratidão flui do seu coração. A Bíblia enfatiza dar graças em tudo (1Ts 5.18).
2. Ajuda sua mente a se concentrar
Manter uma lista regular de gratidão ajuda sua mente a ficar concentrada ao longo do dia. A prática regular de anotar aquilo pelo que você é grato faz com que você se concentre em gratidão a Deus ao longo do dia. Nesse sentido, a gratidão é como um músculo que você exercita regularmente. Ao fazer isso, você começa a usar o músculo da gratidão com mais frequência, porque se torna muito mais consciente daquilo pelo que pode ser grato.
3. Melhora sua disciplina de autoaconselhamento
Como parte de nossa disciplina diária, esforçando-nos para caminhar com o Senhor, as listas de gratidão ajudam a melhorar o autoaconselhamento. No autoaconselhamento, o seguidor de Cristo concentra-se em aplicar a Palavra de Deus em áreas específicas nas quais ele identifica que existe necessidade de crescimento, encorajamento ou mudança. Uma lista de gratidão pode auxiliá-lo a se concentrar no que governa seu coração em determinado momento ou época. Conforme vimos no post anterior, é fácil passar do contentamento ao descontentamento.
4. Ajuda a deixar de se concentrar no problema e ser centrado em si mesmo para concentrar-se na gratidão e ser centrado em Deus
Para a maioria de nós, é algo normal ficar ansioso ou preocupado com seus problemas. À medida que a nossa mente se volta para os nossos problemas e dificuldades, podemos facilmente nos tornar focados nos problemas e centrados em nós mesmos no lidar com as circunstâncias da vida. Com isto quero dizer que nos esquecemos da soberania de Deus, da proteção providencial e do Seu desejo de ser glorificado em nossa vida diária. A lista de gratidão ajuda-nos a mudar o foco. Começamos a ver melhor o propósito de Deus por meio das circunstâncias (cf. Rm 8. 28, 29) à medida que nos concentramos naquilo pelo que somos gratos.
5. Ajuda a lidar com sentimentos e emoções
Os sentimentos e as emoções refletem a sua interpretação das circunstâncias da vida. Quando você está em meio a determinada situação ou circunstância, você pensa a respeito dela, deseja algo e ama/odeia algo. Simplificando, você pensa, deseja e ama/odeia. Juntas, refiro-me a essas três respostas do homem interior como a sua interpretação da situação. A partir desta interpretação você responde com pensamentos adicionais, maiores afetos e emoções/sentimentos, bem como palavras e ações. A lista de gratidão influencia sua maneira de pensar e desejar. A partir desta influência, a sua interpretação das circunstâncias muda e, com isso, os seus sentimentos e emoções mudam.
COMO FAZER UMA LISTA DE GRATIDÃO
Para entender melhor como fazer e manter uma lista de gratidão, vamos considerá-la de duas maneiras: 1) como se disciplinar para manter a lista de gratidão e 2) o que deve constar em sua lista.
1. Como ser disciplinado para que a lista de gratidão impacte sua vida
- Defina horários regulares para trabalhar em sua lista de gratidão. Você pode optar por adicionar itens à sua lista diariamente, em um horário específico: todas as manhãs, todas as noites, durante o horário de almoço ou em outro horário conveniente para você. Se não puder fazê-lo diariamente, procure trabalhar na lista de gratidão pelo menos em dias alternados. Seja qual for a sua escolha, basta fazer disso um exercício ou disciplina regular.
- Escolha o suporte físico ou digital de sua preferência para fazer a lista. Existem diferentes opções: um diário de gratidão, um caderno, notas adesivas que você pode colocar como lembretes, um aplicativo de notas, um aplicativo específico para lista de gratidão, um documento digital que pode, ou não, ser compartilhado entre membros da família ou amigos.
- Procure adicionar pelo menos cinco novas entradas sempre que trabalhar em sua lista. Se você nunca desenvolveu essa disciplina, talvez queira começar com três novas entradas de cada vez.
- Adapte sua forma de escrever àquilo que melhor condiz com você. Se você preferir, escreva frases. No entanto, se uma, duas ou três palavras funcionarem para você, faça isso. Uma lista numerada ou com marcadores pode ser adequada. O importante é registrar detalhes suficientes para lembrar pelo que estava grato quando escreveu. O objetivo é ser o mais específico possível, com o máximo de detalhes que lhe sejam úteis.
2. O que deve estar na sua lista de gratidão
- Concentre-se mais na ação de Deus, em pessoas e em experiências de vida do que em objetos, embora os objetos sejam boas dádivas de Deus: ar condicionado, geladeira, carro e tantos outros mais.
- Você pode se concentrar em uma categoria de cada vez. em uma categoria específica cada dia da semana ou escrever em todas as categorias diariamente. Seja criativo. Faça o que for melhor para você. Você pode ver dois exemplos abaixo.
Exemplo de um conjunto de categorias que você pode ter em sua lista: crescimento espiritual (inclui pedidos de oração respondidos, versículos especiais), experiências significativas, grandes acontecimentos, detalhes do dia a dia, aspectos do trabalho ou ministério, experiências únicas (salvação, batismo, casamento, nascimentos, conferências) e ideias brilhantes que você teve.
Outros exemplos: Deus (Seu caráter, Sua obra, Seu plano), pessoas específicas (sua família imediata, família estendida, família da igreja, vizinhos, colegas de trabalho, pessoas que o influenciam como autores favoritos, palestrantes), relacionamentos significativos (pastores, conselheiros, educadores), você mesmo (saúde, realizações profissionais e outros aspectos mais).
O importante é que em seu coração você agradeça ao Doador da vida e de todo bem.
Original: How to make a gratitude list – a simple guide
Artigo publicado em Kevin Carson, traduzido e publicado com autorização.
Tradução e adaptação para o português: Conexão Conselho Bíblico