Não se esqueça de Jesus em seu aconselhamento

Sean Gould


Você já aprontou as malas para uma viagem ou fez uma longa lista de tarefas e esqueceu de colocar um item realmente importante? Imagine sair da sua garagem com tudo preparado para uma incrível viagem em família. Tudo ficou pronto e está no carro: a bagagem, os lanches, os brinquedos das crianças, os óculos de sol. Depois de percorrer dez quilômetros de estrada, você se dá conta de que deixou sua carteira perto da pia do banheiro. Ou talvez você tenha ido ao supermercado e acabado de entrar em casa quando se lembrou daquele item que esqueceu de comprar e que era essencial para o preparo do jantar. Pode ser que você tenha lavado e preparado com carinho o uniforme do time do seu filho, tenha feito ele lembrar de levar a garrafa de água para o treino, mas ele saiu e esqueceu as chuteiras em casa.

Esses cenários podem acontecer e acontecerão com todos nós. Já descobrimos que eles fazem parte da vida. Faz sentido que, quando estamos com a mente dispersa em uma centena de coisas, acabamos esquecendo algo vez ou outra. Pode ser mais difícil, porém, quando aquilo de que nos esquecemos é realmente importante.  Como isso pode acontecer nos nossos aconselhamentos? À medida que procuramos estar ao lado de outras pessoas e ajudá-las, nossa mente está conciliando vários processos e informações. Quais são os aspectos mais importantes a que estamos procurando dar atenção? Será que de vez em quando nós nos esquecemos daquela que é a pessoa mais importante naquele momento?

Se Cristo Jesus é o ápice do plano redentor de Deus, se Ele é o ponto central das Escrituras, se Ele é o Pastor amoroso e fiel, Ele deveria estar intensamente presente em nosso aconselhamento.

Aqui estão três maneiras de nos ajudar a não nos esquecer de Jesus em nosso aconselhamento.

Fale sobre a vida e os atributos de Jesus Cristo
Com que frequência você percorre um dos evangelhos para mostrar ao aconselhado como Jesus suportou o sofrimento ou como Ele interagiu com uma pessoa difícil? Você apresenta Jesus como todo-poderoso ou Ele fica em segundo plano durante seus encontros de aconselhamento? A vida costuma ser uma mistura de grandes alegrias e dificuldades incríveis. Jesus é um bom exemplo de como lidar com as circunstâncias da vida. Ele confiava inteiramente no Pai e orava com frequência. Ele era rápido em ouvir e lento em falar. Ele estava disposto a se sacrificar pelos outros. Ele era manso e humilde. Ele foi honesto e bondoso com todos. Ele conhecia as Escrituras e as usava para ajudar e encorajar outros.

Ele també foi aquele que lançou em órbita as galáxias com um estalar de dedos, que andou sobre as águas e acalmou os mares. Ele era e ele é todo-poderoso, capaz de nos guiar em qualquer tempestade. Ele é o nosso sacerdote fiel que sempre intercede por nós e é o nosso Rei soberano e benevolente. Precisamos falar sobre a vida e os atributos de Jesus. Deixe que Jesus seja consolo e abrigo constante e consistente para aquelas pessoas que estão debaixo de seus cuidados.

Fale sobre a mensagem do evangelho de Jesus Cristo
O evangelho é uma mensagem de salvação para aqueles que estão perecendo. Ele também é um lembrete vivificante a que devemos voltar frequentemente como cristãos, especialmente se estivermos cuidando do bem-estar espiritual de outras pessoas. A Bíblia diz que todos nós somos pecadores. Nós podemos nos rebelar contra nosso verdadeiro Rei e não querer saber de Seu governo e reinado em nossa vida, mas um dia estaremos diante de Deus e prestaremos contas de como vivemos nossos dias. No entanto, há esperança no evangelho. Deus abriu um caminho para nos reconciliar com Ele por meio do envio de Seu Filho Jesus. Ao confiar em Jesus Cristo e na Sua obra consumada na cruz em nosso favor, podemos ser reconciliados com Deus. Além disso, arrepender-se e crer não é algo que ocorre apenas uma vez. Não é algo que só acontece no momento da nossa conversão. Uma parte normal do discipulado cristão consiste em confessar regularmente os nossos pecados a Deus, afastar-nos desses pecados e voltar para Deus.

Aqueles que estão em Cristo tiveram seus pecados inteiramente perdoados e receberam uma nova identidade, uma nova esperança e um novo futuro. Como conselheiros, precisamos relembrar as pessoas acerca dessas verdades para fortalecê-las e incentivá-las. Relembramos o evangelho semanalmente em nossas reuniões de adoração dominicais. Deveríamos também relembrá-lo e aplicá-lo nos nossos aconselhamentos. Ouvir sobre a obra consumada de Jesus Cristo e seus benefícios para a vida diária pode ser um bálsamo vital para aqueles que estão debaixo de nossos cuidados.

Fale sobre a noiva de Jesus Cristo, a Igreja
Uma de nossas tarefas mais importantes como conselheiros é ajudar o aconselhado a se relacionar com outras pessoas. Nossos aconselhados se beneficiam muito de ter pessoas ao seu redor dispostas a investir em sua vida, e a igreja local é o Plano A de Deus para o discipulado e o cuidado. Jesus Cristo veio para amar e dar Sua vida pela Igreja. Portanto, a noiva de Cristo não deve ser um simples complemento, mas o ambiente central para o cuidado uns dos outros. Como estamos ajudando as pessoas a verem a beleza e a importância da igreja local?

A verdade é que todos nós precisamos de que outros nos ajudem a cruzar a linha de chegada da fé. Jesus nos enviou o Espírito Santo e temos a Palavra de Deus, mas também temos o povo de Deus. Será que estamos nos preocupando com conectar os aconselhados com amigos fiéis, capazes de ajudar a carregar o fardo e usar seus dons para servir e amar aos outros?

Vamos continuar a trabalhar arduamente para ouvir, orar, encorajar, confortar, sentar para conversar com pessoas e caminhar lado a lado com elas, apresentar uma cosmovisão bíblica e falar a verdade em amor. No entanto, ao fazermos isso, não nos esqueçamos de Jesus. Como conselheiros, muitas vezes não temos a solução para os problemas com que nos deparamos no aconselhamento, mas podemos conduzir nossos aconselhados ao melhor Conselheiro, àquele que pode redimir qualquer situação e que estará sempre presente com eles.

Pergunta para reflexão
Quais maneiras você tem encontrado para manter Jesus no centro do seu aconselhamento?


Sean Gould é responsável pelo cuidado na Central Baptist Church in College Station, Texas. Completou seu mestrado no Southern Baptist Theological Seminary.


Original do artigo: Don’t Forget Jesus in Your Counseling
Artigo publicado pela Biblical Counseling Coalition.  Traduzido com autorização.