Lou Priolo (1954-2023) foi um homem comprometido com a verdade da Palavra de Deus. Ele ensinou a muitos sobre o quão suficiente e prática a Palavra de Deus é para tratar dos problemas do dia a dia – na realidade, problemas do coração. Muitas vidas foram tocadas por seu ministério e ele continuará a impactar a vida de muitos por meio de seus livros.
LIVROS

PRIOLO, Lou. Adolescência: crescendo em sabedoria, estatura e graça (diante de Deus e dos homens). São Paulo: Nutra, 2021. 4 volumes.
Links: Livro impresso
De maneira geral, já é esperado que seja um período turbulento da vida, com questionamentos infindáveis, assim como os desafios aos que estão em posição de autoridade. Associe a isso uma natural instabilidade emocional e alterações fisiológicas, e pronto: o adolescente tem autorização para fazer quase qualquer coisa. O que a Bíblia ensina, de maneira específica, acerca da adolescência como a conhecemos hoje? Com uma robusta base bíblica e uma série de exercícios práticos, Lou Prilo torna esta coleção não somente agradável, mas completamente aplicável à dinâmica dos pais e dos seus filhos adolescentes.

PRIOLO, Lou. O caminho para o filho andar. São Paulo: Nutra, 2012. 224 p.
Links: Livro impresso
Há muito mais para ensinar aos filhos com a Bíblia do que simplesmente contar histórias bíblicas. Infelizmente, muitos pais sentem-se mal preparados para a jornada e, então, negligenciam este vital aspecto de criar filhos biblicamente. Por esse motivo, eles perdem muitas das bênçãos que acompanham a tarefa de serem pais. Este livro é um recurso valioso para pais que precisam de ajuda. Contém uma grande quantidade de conselhos bíblicos e práticos para pais que desejam cumprir o mandato de Deuteronômio 6.6, 7.

PRIOLO, Lou. O desejo de agradar outros: livrando-se da armadilha da busca por aprovação. São Paulo: Nutra, 2013. 312 p.
Links para o livro: Livro impresso
Deus criou o homem como um ser adorador. Contudo, o homem corrompeu essa adoração devida a Deus. Lou Priolo enfatiza que o temor aos homens tem muitas facetas e desenvolve de maneira habilidosa um vigoroso argumento para evidenciar que, porque corrompemos o temor e a adoração devidos exclusivamente a Deus, podemos sofrer com um temor que ilude, engana, distorce, subverte e paralisa – o temor aos homens.

PRIOLO, Lou. Filhos irados: guia prático para lidar com a ira dos filhos. São Paulo: Nutra, 2009. 234 p.
Links: Livro impresso
Como lidar com um filho irado? O que fazer quando uma criança responde de modo grosseiro, firme? Lou Priolo ajuda a lidar com um pecado tão tolerado em nossos dias, chamado ira.

PRIOLO, Lou. Maridos perseguindo a excelência: princípios bíblicos para maridos que almejam o ideal de Deus. 2. ed. São Paulo: Nutra, 2020. 376 p.
Links: Livro impresso
Um livro desafiador para qualquer homem que almeja ser um marido bíblico, amoroso, e ao mesmo tempo, um líder-servo. Se você quer ser desafiado a uma vida como marido que visa a excelência, e por excelência entenda ser o marido que Deus deseja, você está com o material certo em suas mãos. É uma leitura desafiadora porque o autor aponta inúmeras áreas da dinâmica de um marido que precisam ser conformadas ao padrão de Deus, conforme ensinado pelas Escrituras. À medida que você avança na leitura e é confrontado com o padrão de Deus, logo perceberá, olhando para o seu próprio coração e realidade, o quanto necessita da graça capacitadora de Deus para dar conta da missão de ser um marido piedoso e exemplar.

PRIOLO, Lou. Namoro: identificando sinais de perigo. São Paulo: Nutra, 2017. 254 p.
Links: Livro impresso
Este foi o propósito com que Lou Priolo escreveu este livro: fazer avaliações do relacionamento de namoro. O livro é um inventário, no qual ambos, poderão identificar áreas que precisam ser trabalhadas antes do casamento ou mesmo que apontam para o fim desse relacionamento. O autor oferecerá indicadores, que são, na verdade, sinais de fumaça, que revelam algum fogo que precisa ser apagado para não se transformar num incêndio.

PRIOLO, Lou. Perfeccionismo: buscando a excelência com sabedoria. Série 31 Dias de Devocionais para a Vida. São Paulo: Nutra, 2025. 144 p.
Links: Livro impresso
Neste devocional, Lou Priolo enfatiza repetidamente o quão contraditório e incoerente é o desejar ser ou produzir o perfeito em um mundo tão imperfeito, deformado e maculado por causa da Queda. Ao lado dessa dolorosa realidade, Lou nos aponta para Cristo e para o céu. A perfeição está em Cristo, e um dia, todos os que creem nEle, desfrutarão no céu daquilo que é impossível neste mundo que jaz no Maligno..

PRIOLO, Lou. Pressuposições do aconselhamento bíblico: compreensões norteadoras. São Paulo: Nutra, 2021. 157 p.
Links: Livro impresso
Aconselhar é um privilégio da igreja de Cristo (Cl 3.16). Quando aconselhamos, porém, trabalhamos com pressuposições, quer estejamos conscientes disso ou não. As perguntas a serem feitas, portanto, são: Em que solo os nossos pressupostos estão alicerçados? Estão os nossos pressupostos fundamentados na rocha (Mt 7.24-27)? Saberíamos dizer quais são eles? Se essas perguntas fossem feitas a você, como as responderia? A resposta é importante, porque tudo o que aconselhamos, os textos que usamos – ou não usamos –, os exemplos que oferecemos, as ilustrações etc., o fazemos porque temos pressupostos que orientam nosso conselho. A resposta a essas perguntas define se nosso aconselhamento é bíblico ou não.

PRIOLO, Lou. Recolhendo os pedaços: recuperando-se de relacionamentos que chegam ao fim. São Paulo: Editora Batista Regular, 2015. 254 p.
.Links: Livro impresso
Quando um relacionamento amoroso acaba, pode causar estragos na vida e nas emoções de todos os envolvidos. Sua dor pode ser ainda pior se você não queria o fim do relacionamento. Você pode se perguntar: “Será que a dor em meu coração nunca vai acabar?” Você pode encontrar alívio, mesmo quando se sentir abandonado, porque a verdadeira cura vem do único que nunca te abandonará. Se você estiver sofrendo após o fim de um relacionamento, esse livro oferece orientação bíblica para levá-lo de uma mágoa para um relacionamento saudável, feliz com Cristo

PRIOLO, Lou. Resolução de conflitos: uma compreensão bíblica e suas implicações para a dinâmica dos relacionamentos. São Paulo: Nutra, 2017. 374 p.
Links para o livro: Livro impresso
Considerando que os conflitos são parte de nossa vida, uma vez que vivemos num mundo corrompido pelo pecado, este livro é uma contribuição preciosa para todos nós, pois apontará um caminho a seguir. Suas orientações estão profundamente enraizadas nas Escrituras. Para os que estão envolvidos em conflitos, este livro é leitura obrigatória. Para os conselheiros que pretendem ser bíblicos e amorosos em seu ministério, é uma ferramenta tremendamente útil.

PRIOLO, Lou. Solidão: relacionando-se com Deus e com o próximo tão sozinho. São Paulo: Nutra, 2023. 96 p.
Links: Livro impresso
No livro “Solidão – Relacionando-se com Deus e com o Próximo”, o autor aborda o tema da solidão com equilíbrio, sensibilidade e base bíblica sólida. Ele discute o problema da solidão, identifica personagens bíblicos que enfrentaram essa questão e oferece ensinamentos baseados na Palavra de Deus para ajudar os leitores a enfrentarem a solidão com esperança e confiança na presença inabalável de Deus, especialmente nos momentos de intensa solidão.
MINI-BOOKS

PRIOLO, Lou. Aconselhamento bíblico: o que o aconselhado deve esperar.São Paulo: Nutra, 2019. 64 p.
Links: Livro impresso
Se você escolheu procurar a ajuda de um conselheiro cujos conselhos não serão fundamentados nas centenas de abordagens seculares que se apresentam para a solução de problemas, mas na suficiente Palavra de Deus. Isso deve ser uma fonte de grande conforto para você porque a Bíblia é o único livro completo e autoritativo, escrito especificamente para oferecer não só as respostas aos problemas do homem, mas também os meios para abordar e corrigir tais problemas. Este livreto foi escrito para apresentar a você alguns elementos fundamentais do processo de aconselhamento e oferecer a esperança de que não importa qual o seu problema, Jesus Cristo tem a solução.

PRIOLO, Lou. Amargura: a raiz que contamina. São Paulo: Nutra, 2019. 84 p.
Links para o livro: Livro impresso
Uma das palavras bíblicas para amargura descreve literalmente o sabor amargo de certas comidas e bebidas. O verbo traduzido por “ser amargo” significa “cortar” ou “perfurar”. Você pode pensar sobre amargura como uma ferida interna, autoinfligida e é isso mesmo. A Bíblia, contudo, diz que essa atitude ressentida e não perdoadora cortará e perfurará a outros também. A amargura é o resultado de não perdoarmos alguém. Estar amargurado com alguém é não ter verdadeiramente perdoado a pessoa. Em outras palavras a amargura é o resultado de reagir de maneira inapropriada (não bíblica) a uma ofensa.

PRIOLO, Lou. Desconfiança: como vencer o obsessivo pensamento de suspeita. São Paulo: Nutra, 2020. 80 p.
Links para o livro: Livro impresso
O objetivo deste livreto não é condenar todas as desconfianças categorizando-as como erradas, mas oferecer algumas orientações bíblicas equilibradas para ajudar aqueles que lutam contra desconfianças impiedosas e precipitadas em relação aos outros, aqueles que têm por hábito suspeitar sem que haja uma causa correta e adequada. Este livreto é para aqueles que suspeitam prematuramente sem as bases bíblicas apresentadas neste livreto. Caso você seja alguém assim, minha oração é que os princípios e preceitos das Escrituras, apresentados nas páginas a seguir, sejam úteis para o libertar do sofrimento associado a essas armadilhas obsessivas e às minas terrestres de desconfiança nas quais você tropeça com tanta frequência

PRIOLO, Lou. Egoísmo: do amor a si mesmo ao amor ao próximo. São Paulo, Nutra, 2019. 48 p.
Links: Livro impresso
Como você definiria egoísmo? Qual é a aparência dele? Como você o explicaria a outros? Para quais passagens bíblicas você se voltaria para aprender sobre esse problema que acomete a todos nós? Neste livro Lou Priolo deixará claro que o egoísmo é se preocupar mais com (interessado em ou motivado por) o que posso obter dos outros do que com o que posso dar a eles e irá sugerir o remédio prático de Deus que é aprender como amar a Deus e ao próximo.

PRIOLO, Lou. Engano: deixando a mentira. São Paulo: Nutra, 2019. 48 p.
Links: Livro impresso
Se você é como a maioria das pessoas, então também luta para dizer a verdade. Para um cristão isso apresenta um problema adicional porque o cristão, não somente conhece a verdade, mas é ordenado a falar a verdade (em amor). O nono mandamento – “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” – é uma das ordenanças bíblicas mais fundamentais para se viver a vida cristã (Êx 20.16). Talvez você tenha buscado mudar e falhou por diversas vezes.

PRIOLO, Lou. Fidelidade: sem mais justificativas. São Paulo, Nutra, 2020. 48 p.
Links: Livro impresso
Já parou para pensar qual é o oposto de fidelidade? As desculpas! As desculpas, evidentemente, começaram no jardim do éden – “a mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi” (Gn 3.12) – e as desculpas continuam até os dias de hoje. Como conselheiro, lido constantemente com desculpas. Uma das partes mais extensas e mais importantes do trabalho de um conselheiro é ajudar os aconselhados a se desfazerem de suas desculpas. E, como você bem sabe, nós lidamos com as desculpas o tempo todo.

PRIOLO, Lou. Julgamentos: precipitados ou justos. São Paulo: Nutra, 2019. 48 p.
Links para o livro: Livro impresso
O que é um julgamento precipitado? Um julgamento precipitado é chegar a conclusões negativas, apressadas e infundadas sobre o caráter de outra pessoa sem ter um motivo suficientemente fundamentado nas Escrituras.

PRIOLO, Lou. Legalismo: considerações e aplicações. São Paulo: NUTRA, 2021. 64p.
Link: Livro impresso
Não há nada errado em estabelecer padrões de conduta para a vida e o lar – padrões que não procedem diretamente das Escrituras –, a fim de conduzir a vida e o lar de maneira organizada e visando o bem de todos, como por exemplo, estabelecer um horário para os filhos irem para a cama, horários regulares e fixos para as refeições etc. É importante e necessário, porém, discernir entre padrões estabelecidos por nós dos princípios e mandamentos que o Senhor nos deixou em Sua Palavra. O legalista pode ser tentado a colocar o primeiro no mesmo patamar do segundo.