David Powlison.  Bom e bravo

Resenha por Shannon Kay McCoy[1]


Focalizado no Evangelho
Existem muitos livros cristãos sobre a ira. Quando vi este livro, pensei: “Não é mais que outro livro sobre a ira!” Dei uma segunda olhada no título. Dizia Bom e Bravo. Lendo com mais atenção, percebi que este livro traz uma reviravolta muito interessante sobre o assunto. Ele não apenas discute o lado destrutivo da ira, mas apresenta um outro lado da ira, o lado construtivo.

Em Bom e Bravo, David Powlison descreve a ira como a “ira do tipo errado” e a “ira do tipo certo”. A ira do tipo errado é pagar o mal com o mal. A ira do tipo certo “deve estar sempre entrelaçada com intenções misericordiosas e amorosas (p. 39). A ira do tipo certo está focalizada no evangelho. Ela encontra modelo em Deus e em Jesus. Powlison afirma: “Deus, que é bom e faz o bem, expressa a boa ira por uma boa causa. Jesus é bom e fica irado – a serviço da misericórdia e da paz” (p. 16).

Como diz o subtítulo – como santificar a ira, a irritação, a reclamação e a amargura – há esperança no evangelho para quando experimentamos a ira do tipo errado. Powlison encoraja seus leitores lembrando-nos sobre o caráter de Deus: “Ele pode e quer nos perdoar pelo nosso tipo errado de ira. Ele pode e quer nos ensinar a ter o tipo certo de ira” (p. 16).

Interativo
David Powlison, que aconselhou por mais de trinta anos, não faz rodeios, mas nos diz toda a verdade: “Todos nós temos experiência em primeira mão com o tipo errado de ira” (p. 16). Como um conselheiro habilidoso e experiente, ele não apenas nos diz a verdade, mas também nos dá dicas práticas sobre como usar este livro de forma a tirar o máximo proveito e ser transformado. Ele incentiva o leitor com três dicas interativas:

  • ler com uma caneta na mão,
  • ler com um marca-texto em mãos, além da caneta, para grifar o que chama a atenção,
  • prestar muita atenção sempre que você estiver pensando “Mas e quanto a…?”, e anotar para rever depois (p. 19, 20).

Essas dicas são importantes porque, ao longo de cada capítulo, ele faz perguntas como se você estivesse sentado à sua frente durante um aconselhamento. Powlison compara esse livro a uma refeição a ser tomada vagarosamente.

Um roteiro para lidar com a ira
Ao longo de Bom e Bravo, o que se destaca é a habilidade de David Powlison e o conhecimento íntimo que ele tem de como o processo de aconselhamento bíblico funciona na vida de pessoas que sofrem ou foram feridas. Ele dá exemplos de pessoas reais, com problemas reais. Ele usa estudos de casos reais, incluindo sua experiência pessoal com a ira.

O livro está dividido em quatro seções que deliberadamente são construídas em sequência, umas sobre as outras. Na Seção 1, ele usa três capítulos para estabelecer as bases de como vivenciamos a ira. Ele classifica a ira em quatro categorias: branda, velada, oculta ou intensa. Isso ajuda o leitor a identificar o tipo errado de sua ira.

A Seção 2 estabelece a base bíblica da ira, explicando o que, como e por que da ira. Powlison afirma: “Quando você fica irado, todas as partes do seu ser se envolvem. Examinaremos mais a fundo os seguintes aspectos: o corpo agitado, as emoções acaloradas, os pensamentos críticos, as ações agressivas e as motivações de quem se considera um deus” (p. 69).  Com estas palavras, ele encoraja o leitor a examinar o coração e a alma de sua ira. Na minha opinião, a Seção 2 contém a resposta mais inspiradora para transformar a ira em uma força para o bem. Powlison chama isso de “manifestar nosso desagrado de maneiras realmente construtivas. Realmente amorosas. Até mesmo bonitas” (p. 100). Ele se serve de quatro conceitos bíblicos aparentemente comuns – paciência, perdão, caridade e conflito construtivo – e demonstra como “eles expressam a dinâmica interpessoal mais poderosa que existe” (p. 108). Tirados das características do próprio Cristo, esses quatro aspectos da misericórdia são o “mecanismo da pacificação. Trata-se do triunfo do amor sobre o ódio, a indiferença e a vida voltadas para o prazer pessoal” (p. 108).

A Seção 3 é onde a pneu começa a rodar. Powlison dedica três capítulos aos passos práticos de como mudar. Ele aborda como a ira destrutiva é transformada em algo construtivo. Ele diz: “As pessoas antes iradas são capacitadas por Deus a dar amor e promover a verdadeira paz” (p. 181).. Ele é ainda mais específico ao oferecer oito perguntas que esmiuçam a ira para depois juntá-la novamente (p. 196-216):

  • Qual é a situação?
  • Qual é a minha reação?
  • Quais são minhas razões?
  • Quais são as consequências?
  • O que é verdadeiro?
  • Como posso buscar a ajuda de Deus?
  • Como posso reagir de maneira construtiva nesta situação?
  • Quais são as consequências da fé e da obediência?

Na Seção 4, Powlison aborda os casos difíceis. Ele explora corajosamente quatro problemas-chave: provocações extremas à ira, irritações do cotidiano, a ira contra si mesmo e ira contra Deus. Ele não dá falsas esperanças de como você pode superar um terrível mal cometido contra você. No entanto, ele oferece uma esperança surpreendentemente realista: “Temos de aprender a viver de maneira honesta em face de males que talvez nunca desapareçam (p. 227). David Powlison nos mostra que existe com passar por dificuldades e problemas difíceis e de maneira construtiva para o bem.

Fortemente recomendado
Bom e bravo é um excelente recurso para pastores, professores da Bíblia e conselheiros usarem em seu ministério. Ele não oferece uma cura para a ira. Ele oferece soluções bíblicas em vez de estratégias para o controle da ira. 

O final de cada capítulo tem uma seção chamada “Personalizando”. São perguntas profundas que tornam este livro uma ferramenta ideal para os conselheiros usarem como tarefa prática para seus aconselhados. As perguntas de reflexão pessoal destinam-se a fazer com que o leitor/aconselhado reflita e aplique o material aprendido em cada capítulo.

Embora existam outros bons livros de aconselhamento bíblico sobre ira, o livro de Powlison está agora no topo da minha lista para ser usado no aconselhamento. Posso usar proveitosamente este livro como um roteiro para ajudar meus aconselhados no processo de transformar a ira destrutiva em algo construtivo.


SUMÁRIO

Introdução
SECÃO 1: NOSSA EXPERIÊNCIA
1- Pessoas iradas
2- Você tem um problema sério com a ira?
3- Isso se aplica a você?
SEÇÃO 2: O QUE É IRA?
4- “Sou contra”
5- Todo o seu ser fica irado
6- Natureza, convivência… e a natureza humana
7- O descontentamento construtivo da misericórdia – Parte 1: paciência e perdão
8- O descontentamento construtivo da misericórdia – Parte 2: caridade e conflito construtivo
9- Bom e bravo?
10- A melhor ira, o melhor amor
SECÃO 3: COMO MUDAR
11- Um espelho para sua ira
12- Ele dá maior graça
13- Oito perguntas: desconstrua sua ira para se reconstruir
SECÃO 4: COMO RESOLVER OS CASOS DIFÍCEIS
14- “Nunca conseguirei superar”
15- Iras do dia a dia
16- Você fica irado consigo mesmo?
17. Ira contra Deus
Palavra final


FICHA TÉCNICA

Autor:  David Powlison foi membro fundador da Biblical Counseling Coalition e serviu fielmente como membro do Conselho Administrativo desde o seu início. Ele também atuou como Diretor Executivo da Christian Counseling & Education Foundation (CCEF), membro do corpo docente da CCEF e editor sênior do Journal of Biblical Counseling. Aconselhou por mais de 30 anos e escreveu numerosos artigos sobre aconselhamento bíblico e sobre a relação entre a fé cristã e a psicologia. Vários de seus livros estão publicados em português e ele ensinou em vários países, incluindo o Brasil.

Livro impressoE-Book

Título: Bom e bravo
Título original: Good&Angry
Editora: Cultura Crista
Número de páginas: 256
Data de publicação: 2022.


[1] Resenha
Original:  Book Review of Good and Angry: Redeeming Anger, Irritation, Complaining, and Bitterness by David Powlison
Artigo publicado pela Biblical Counseling Coalition
Usado com permissão.