Resenha por Jonathan Holmes[1]

Ansiedade e medo em todos os lugares
De todos os aspectos intrínsecos ao ser humano, o medo e a ansiedade devem estar perto do topo das experiências compartilhadas. Fomos projetados para estar em relacionamento com o Criador, e um dos aspectos desse relacionamento era temer a Deus e ser dependentes dEle. No entanto, à medida que nosso coração sofre a influência da depravação de nossa natureza pecaminosa, o medo e a ansiedade começam a se manifestar de várias maneiras. Eles vão desde as ansiedades infantis até às ansiedades que dominam a vida adulta, provocadas pela experiência humana à medida que os anos passam.
Edward Welch escreveu um livro surpreendentemente perspicaz e lúcido sobre a questão do medo e da ansiedade. No primeiro capítulo, ele observa com perspicácia quantas psicopatologias modernas estão conectadas ao medo e à ansiedade. Inevitavelmente, tanto o conselheiro quanto o pastor esbarram nessas questões enquanto pastoreiam e aconselham aqueles que estão debaixo de seus cuidados. Este livro é uma ferramenta inestimável para ajudar a diagnosticar as raízes do medo e da ansiedade, ao mesmo tempo em que fornece princípios bíblicos e consistentes para orientar o leitor. No final de cada capítulo, Edward Wech oferece oportunidade ao leitor para uma resposta pessoal.
Ansiedade e medo desmascarados
Nos capítulos iniciais, o autor escreve sobre a anatomia básica do medo e da ansiedade. Mostrando habilmente que os medos e as ansiedades falam conosco, estes capítulos constituem uma ferramenta indispensável tanto para o aconselhado quanto para o conselheiro enquanto buscam a mudança bíblica. Nos demais capítulos, ele observa que Deus também fala conosco e providenciou tudo aquilo de que precisamos para combater o medo e a ansiedade: a paz que Ele dá, o shalom que vem do relacionamento com o Criador.
A ordem mais repetida nas Escrituras é “Não tema”. Sempre que Deus fala, e volta a repetir o que já havia dito, devemos parar, ouvir e responder. Edward Welch escreve: “Pesquise nas Escrituras e descubra que nossos medos não são algo banal para Deus. ‘Não tema’ não são as palavras de um amigo de carne e osso, um mero humano como você. Não são as palavras vazias de um passageiro de um navio que está afundando, que não tem experiência em naufrágios, não sabe nadar e não tem planos de como se salvar. Essas palavras são mais parecidas com as do capitão que diz: ‘Não tema. Eu sei o que fazer.'”
As palavras de Deus são poderosas. Diferentemente das nossas, as palavras de Deus são acompanhadas da promessa de Sua presença e Seu poder para agir. Quando Deus fala, nosso coração é atraído pelo fato de que não são meras palavras, mas sim o próprio Criador falando sobre as lutas e experiências humanas mais básicas. Esta é a oportunidade de crescimento e mudança que Edward Welch apresenta com tanta lucidez nos capítulos nos quais aborda assuntos que vão de dinheiro e materialismo, dos relacionamentos interpessoais e da opinião dos outros a nosso respeito, até a morte e o julgamento final.
O princípio do maná
Aqueles que já tiveram o privilégio de ouvir Edward Welch sabem que o tema do maná e da provisão de Deus para Seus filhos é frequente em suas palestras, e é um princípio subjacente a grande parte de seu paradigma de aconselhamento. Em Medo e Fuga, ele dá aquela que acredito ser sua explicação mais completa do que exatamente ele quer dizer quando fala sobre o maná.
Destacando a libertação dos filhos de Israel do cativeiro para a Terra Prometida, ficamos impressionados com a rapidez com que os israelitas começaram a reclamar e clamar junto a Moisés. Deus acabara de libertá-los, guiá-los, e agora em Sua graça proveria o necessário para eles. Essa provisão de maná, porém, veio com parâmetros: colher somente o suficiente para o dia e descansar no sábado. Sabemos como a história se desenrolou. Os israelitas estavam ansiosos e temerosos com o amanhã; muitos ajuntaram mais maná do que lhes foi ordenado. O maná estragou. O mais importante, porém, é que o coração daquele povo foi exposto.
Jesus ajuda a trazer clareza e significado à história do maná em Mateus 4.4, quando ele responde à tentação de Satanás dizendo que o homem não vive só de pão. Edward Welch comenta que em meio à privação de alimentos, Jesus disse que havia algo mais importante do que a comida: ser fortalecido pelo Espírito de Deus enquanto descansava nas próprias palavras do Pai. Descansar no que Deus disse e depender daquilo que Ele provê graciosamente para nós a cada dia – o Espírito de Deus que habita em nós, a Palavra de Deus revelada e o povo de Deus ao nosso lado – lembra-nos que a ansiedade e o medo podem surgir, mas devem ser trabalhado no contexto da certeza de que Deus está perto e Ele proverá. Este é o maná diário de que as pessoas medrosas e ansiosas precisam.
Utilidade
Medo e Fuga é um daqueles livros que vão ao encontro do conselheiro para ajudar a moldar a sua visão sobre a natureza do medo e da ansiedade e, ao mesmo tempo, fornecer uma estrutura útil para pastorear e aconselhar. Não leia este livro se estiver à procura de algo como três passos para escapar do medo e da ansiedade. Você não vai encontrar nada assim em seu conteúdo. Se você está à procura de um livro para ajudar a desmascarar o que o medo e ansiedade estão dizendo e o que Deus está dizendo, este livro é para você. Os vários capítulos entram em questões delicadas como o medo das opiniões que outros têm a nosso respeito e o medo da morte e do destino final. Os capítulos iniciais são mais detalhados e os demais podem parecer um pouco mais resumidos, mas ao trabalhar uma diversidades de temas, Edward Welch está presumindo a familiaridade do leitor com os princípios fundamentais estabelecidos na primeira parte do livro.
SUMÁRIO
Prefácio
I- OBSERVAÇÕES INICIAIS
1- Um mundo de medo
2- Nossos medos e ansiedades
3- O medo fala
4- A ansiedade e a preocupação se apresentam
II. DEUS FALA
5- Não temas
6- O princípio do maná 7- O Deus do suspense
8- Preocupação sobre preocupação
A. Sobre dinheiro e posses
9- “Não se preocupe”
10- A mensagem do reino
11- Quando o reino não é suficiente
12- Graça para amanhã
13- “Busque a minha face”
14- Onde está o meu tesouro? Reino de quem?
B. Sobre pessoas e seus julgamentos
15- Não confie no homem
16- Ame mais do que precisa ser amado
17- Combata o medo com o medo
C. Sobre morte, dor e castigo
18- Medo da morte
19- Medo do julgamento
20- Um vislumbre do céu
21- Já morto
D. Paz seja convosco
22- “Eu serei contigo”
23- “Eu prometo”
24- “Ore”
25- Que venha o pior
26- “Paz seja convosco”
27- Paz para pacificadores
28- Ontem e hoje
29- Amanhã
30- Últimas palavras
FICHA TÉCNICA
Autor: Edward T. Welch é membro do corpo docente e diretor da School of Biblical Counseling na Christian Counseling and Educational Foundation (CCEF). É professor de Teologia Prática no Westminster Theological Seminary. Depois de obter seu M. Div pelo Biblical Theological Seminary, Hatfield, PA, completou um Ph.D com ênfase em Neuropsicologia na University of Utah. É autor de vários livros e artigos.

Título: Medo e Fuga
Título original: Running scared
Editora: Cultura Crista
Número de páginas: 272
Data de publicação: 2022.
Outros livros de Edward Welch em português:
![Lado a lado por [Edward Welch, Letícia Scotuzzi]](https://m.media-amazon.com/images/I/51ztoiliyVL.jpg)
WELCH, Edward. Lado a lado: relacionamentos com sabedoria e amor. São Paulo: Cultura Cristã, 2017. 144 p.
Links: Livro impresso – E-book
Todos precisam de ajuda de vez em quando, especialmente em meio a circunstâncias dolorosas e provações. Neste breve livro, Ed Welch oferece orientação prática para todos os cristãos que querem desenvolver suas “habilidades de ajuda”, caminhando ao lado de pessoas feridas.

WELCH, Edward. Aconselhando uns aos outros: oito maneiras de cultivar relacionamentos saudáveis dentro da igreja. São José dos Campos, SP: Fiel, 2019. 80 p.
Links: Livro impresso – E-book
Imagine um grupo interconectado de pessoas que confiam umas nas outras. Você pode falar de sua dor, e alguém responde com compaixão. Você pode falar de suas alegrias, e alguém se regozija com você. Você pode pedir ajuda em sua luta contra o pecado, e alguém ora com você. Há franqueza, liberdade, amizade; os fardos são compartilhados. Nada de conselhos banais. E Jesus está no centro de tudo isso.

WELCH, Edward. A culpa é do cérebro? : distinguindo desequilíbrios químicos, distúrbios cerebrais e desobediência. Eusébio, CE: Peregrino, 2019, 272 p.
Links: Livro impresso
As pesquisas sugerem que mais e mais comportamentos são causados pela função ou disfunção cerebral. Mas é sempre legítimo culpar o cérebro pelo mau comportamento? Como posso saber se o “meu cérebro me faz fazer isso”? Edward Welch apresenta um conjunto de medidas práticas adaptáveis a uma série de condições, hábitos ou vícios.

WELCH, Edward T. Quando as pessoas são grandes e Deus é pequeno. São Paulo: Editora Batista Regular, 2008. 303 p.
Links: Livro impresso – E-book
Você ficará surpreso ao descobrir como o temor das outras pessoas o controla – e o que você pode fazer a esse respeito. Uma das questões predominantes da Bíblia é: A quem você irá temer (precisar, ser controlado por)? Você irá temer a Deus ou as pessoas?

WELCH, Edward. Hábitos escravizadores: encontrando esperança no poder do evangelho. São Paulo: NUTRA, 2015. 351 p.
Links para o livro: Livro impresso
Vivemos em uma cultura em que a teoria e a linguagem sobre o vício são controladas por categorias seculares. Termos como doença, tratamento, e mesmo vício nos levam à ideia de que estes problemas têm a sua causa final no corpo ao invés de na alma – uma visão comumente aceita e completamente oposta ao ensinamento bíblico.

WELCH, Edward. Depressão: a tenebrosa noite da alma. São Paulo: Cultura Cristã, 2012. 208 p.
Links: Livro impresso — E-book
As perguntas do tipo “por quê?” dizem a respeito de Deus. Se as ignorarmos a fim de focalizar as perguntas do tipo “como”, talvez até encontremos um atalho para um alívio mental temporário, mas o coração continuará faminto de respostas. Procure descobrir neste livro uma parceria entre “por quê” e “como”.

WELCH, Edward. Esperança para o deprimido: para além de uma teologia de autoajuda. São José dos Campos, SP: Fiel, 2022. 30 p.
Links: E-book
A depressão torna muitas coisas difíceis. Coisas que você dava por certo: uma boa noite de sono, ter objetivos, responder ao amor de alguém, olhar para o futuro. Existe alguma esperança ou ajuda para aqueles que estão lutando contra a depressão? Edward T. Welch descreve o mundo da pessoa deprimida e oferece uma perspectiva bíblica sobre as causas da depressão. Em seguida, ele mostra pequenos passos práticos que ensinarão o leitor a clamar a Deus e a depender dele em meio às lutas.
[1] Resenha
Original: Running Scared Review
Artigo publicado pela Biblical Counseling Coalition
Usado com permissão.