
CONSELHOS BÍBLICOS PARA IDOSOS
Jay Adams, escreveu Marcados pelo tempo, mas ainda frutíferos para enfrentar uma realidade muitas vezes negligenciada: o envelhecimento e o aconselhamento de pessoas idosas. Trata-se de uma realidade cada vez mais presente à medida que a expectativa de vida está em constante aumento tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo, impulsionada por avanços na medicina, melhorias na qualidade de vida e na saúde pública. O título já antecipa sua perspectiva — as rugas chegam, mas isso não significa que a vida tenha perdido seu sentido. O propósito central do autor é claro: ajudar pastores, conselheiros e famílias a compreenderem os desafios emocionais, espirituais e práticos da terceira idade, oferecendo orientações vindas da Palavra de Deus, como ele mesmo explica: “Este é um livro sobre ministrar aos outros, não meramente sobre envelhecimento – e, especialmente, não sobre mim”. Ele prossegue no Prefácio, dizendo:

Enquanto envelheço fisicamente, penso que é meu dever deixar algum tipo de herança para meus colegas conselheiros sobre como ajudar aqueles que estão mais envelhecidos no corpo e no espírito. Não é como se a Bíblia não tivesse nada a dizer sobre o assunto. De fato, como espero que você veja, há muito nas Escrituras sobre a velhice e sobre como Deus a vê. Isso significa que há material significativo para os conselheiros refletirem. Espero que conselheiros mais jovens consigam pensar comigo sobre essas questões e, assim, se vejam mais aptos a ajudar aqueles de nós que estão entrando na “velhice”. […] Mas espero, também, que seja um livro que os próprios idosos possam considerar proveitoso para enfrentar os problemas do modo de Deus – independentemente do aconselhamento. Para eles, não deve ser tão difícil adaptar o que é dito aos conselheiros e aplicar a Palavra de Deus a si mesmos. (p. 13)
Marcados pelo tempo, mas ainda frutíferos deixa claro que aconselhar pessoas idosas é ao mesmo tempo semelhante e muito diferente de aconselhar pessoas em outras etapas de vida. Os princípios bíblicos fundamentais são os mesmos, independentemente da idade do aconselhado. No entanto, à medida que a pessoa envelhece, ela enfrenta problemas típicos da nova etapa de vida – aposentadoria, enfermidades, desânimo, solidão, amargura, entre outros. Por isso, Jay Adams ressalta ser tão importante que os conselheiros bíblicos compreendam o que é novo na velhice, aplicando, ao mesmo tempo, os princípios bíblicos antigos e tão bem conhecidos.
SUMÁRIO
Prefácio
Introdução
1. O que é o envelhecimento?
2. Algumas considerações preliminares
3. Uma visão diferente do envelhecimento
4. Obsolescência planejada?
5. O problema da doença
6. Desânimo, depressão e desespero
7. Solidão
8. Egocentrismo
9. Ira, amargura e cinismo
10. Falsas expectativas
11. Planejamento e agenda
12. Introspecção
13. Reclamação
14. Problemas doutrinários 15. Conclusão
FICHA TÉCNICA
Jay E Adams (1929-2020) atuou como pastor, plantador de igrejas, executivo denominacional, professor de seminário, autor e conferencista. Ensinou homilética no Westminster Theological Seminary, na Filadélfia (PA), foi diretor de Estudos Avançados no Westminster Seminary na California (CA), fundador da Christian Counseling and Educational Foundation (CCEF), da Association of Certified Biblical Counselors (ACBC, anteriormente NANC) e do Institute for Nouthetic Studies (INS). Adams foi autor de mais de 100 livros, incluindo o Conselheiro Capaz, que deu início ao movimento contemporâneo de aconselhamento bíblico.
Título: Marcados pelo tempo, mas ainda frutíferos: conselhos bíblicos para idosos
Título Original: Wrinkled but not ruined: counsel for the elderly
Editora: Nutra Publicações
Número de Páginas: 151
Ano de Publicação: 2025