Vivendo e aconselhando em um mundo confuso
Kevin Carson

Todos os dias, enfrentamos uma enxurrada de mensagens sobre como viver e lidar com nossos problemas. As mídias sociais, a televisão, a escola e o trabalho oferecem seus próprios conselhos: siga seu coração, busque o bem-estar ou, de uma forma ou de outra, confie no raciocínio humano acima de tudo. No entanto, em 1Coríntios 1 e 2, o apóstolo Paulo apresenta um caminho diferente. Ele nos chama a abraçar a sabedoria de Deus, que muitas vezes parece tola para o mundo ao nosso redor. Paulo escreveu essas palavras à igreja em Corinto, uma cidade cheia de ideias conflitantes, muito parecida com a nossa cultura atual. Sua mensagem contrasta a sabedoria do mundo com a sabedoria de Deus, mostrando-nos como viver fielmente para Cristo em um mundo confuso.
A realidade é a mesma para todos nós, apenas em graus variados, visto que todos temos experiências diferentes em termos de conhecer a Bíblia e viver neste mundo. Como cristãos, podemos conhecer alguns versículos bíblico, mas também podemos ser moldados por influências atuais. Portanto, como podemos aplicar a sabedoria de Deus à vida diária e ao aconselhamento? Neste artigo, veremos os ensinamentos de Paulo e descobriremos maneiras práticas de confiar mais no poder da cruz do que nas ideias do mundo.
A sabedoria de Deus e a sabedoria do mundo
Paulo inicia a primeira carta aos Coríntios abordando as divisões entre aqueles crentes, que se alinhavam com vários líderes humanos em vez de Cristo (1Co 1.10-17). Ele enfatiza que a verdadeira unidade vem por meio da sabedoria de Deus, não de ideias humanas. Ele define a sabedoria de Deus como a mensagem da cruz (1Co 1.18-25). Para o mundo, essa mensagem parece tola, mas para aqueles que estão sendo salvos, é o próprio poder de Deus. Considere estes pontos-chave que Paulo enfatiza:
— A cruz está no centro da sabedoria de Deus. Ela revela o plano de Deus por meio do sacrifício de Cristo, desafiando as expectativas humanas de bem-estar e sucesso (1Co 1.18, 23, 24).
— Deus escolhe os fracos e humildes para envergonhar os sábios e fortes, assegurando que ninguém se glorie em si mesmo (1 Co 1.26-29).
— O próprio Cristo é nossa sabedoria, justiça, santificação e redenção (1Co 1.30).
A sabedoria de Deus não se concentra em parecer inteligente ou bem-sucedido pelos padrões mundanos. Em vez disso, ela convida você a confiar no poder transformador do sacrifício de Jesus, permitindo que Sua obra na cruz molde cada aspecto da vida.
Paulo examina também a sabedoria do mundo e encontra faltosa e sujeita ao juízo de Deus (1Co 1.19,20). Em Corinto, essa sabedoria do mundo estava enraizada na filosofia grega, que valorizava a razão humana, a fala eloquente e o status social. Para nós hoje, a sabedoria do mundo se manifesta em diversas formas com que nos deparamos diariamente:
— Plataformas de mídia e sociais como X promovem frequentemente mensagens como “aja de acordo com sua verdade” ou “busque o bem-estar”.
— Os valores culturais enfatizam a autoconfiança, o relativismo moral, o bem-estar pessoal, entrando frequentemente em conflito com a verdade das Escrituras.
— A sua formação profissional pode ter lhe ensinado a confiar em tudo que se diz ciência ou no raciocínio humano mais do que na fé, assim como os coríntios valorizavam seus filósofos (1Co 1.22).
Paulo alerta que essa sabedoria pode conduzir ao orgulho e à divisão, não à salvação e à santificação. Ela não pode transformar o coração como a cruz. À medida que navegamos por essas influências, precisamos discernir aquilo em que a sabedoria do mundo nos afasta da verdade de Deus, buscando, em vez disso, o poder do evangelho. Em 1Coríntios 2.1-5, Paulo explica que não se baseou em palavras eloquentes nem na sabedoria humana ao compartilhar o evangelho com os coríntios. Em vez disso, concentrou-se exclusivamente em Jesus Cristo e nEle crucificado (1Co 2.2). Paulo escolheu essa abordagem para que a confiança dos coríntios repousasse no poder de Deus, não em ideias humanas (1Co 2.5).
Paulo também ensina que o Espírito Santo é fundamental para nos ajudar a compreender a sabedoria de Deus (1Co 2.10-13), oferecendo-nos estas verdades:
— Somente o Espírito nos possibilita compreender a sabedoria de Deus (1Co 2.12,13).
— Jesus continua sendo o coração da sabedoria de Deus, e Paulo O mantém no centro de sua mensagem (1Co 2.2).
— A sabedoria de Deus transforma pelo poder do Espírito, diferentemente das ideias e teorias do mundo (1Co 2.4, 5).
Em um mundo repleto de vozes conflitantes, Paulo nos exorta a nos apegarmos a Jesus. Ao se concentrar em Cristo e confiar na atuação do Espírito Santo, podemos encontrar clareza e força para viver de acordo com a sabedoria de Deus a cada dia e aconselhar outros nesta direção.
Como viver pela sabedoria de Deus?
Quatro passos para um cristão viver pela sabedoria de Deus na vida diária.
1- Comece por reconhecer em quais aspectos a sabedoria do mundo o influencia. Você pode encontrar uma postagem nas redes sociais afirmando que o bem-estar vem de seguir tal ou tal caminho, ou pode enfrentar pressão na sua profissão para comprometer seus valores. Talvez você se sinta tentado a buscar ou dar conselhos humanos em vez da verdade de Deus para entender a personalidade, os relacionamentos, as emoções ou como as experiências nos moldam. Assim como os coríntios, que foram influenciados pelas ideias de sua cultura (1 Co 1.22), nos também podemos nos sentir atraídos a agir de acordo com nossa cultura. No entanto, Paulo nos convida a escolher a sabedoria de Deus.
2- Dê a Cristo o lugar central durante todo o seu dia. Comece seu dia com uma oração simples e a leitura de um versículo como 1Coríntios 1.18 que o lembre do poder da cruz. Ao tomar decisões – no exercício da sua profissão, em casa ou nas conversas online – pergunte a você mesmo: “Jesus está no centro disso?”. Confie no Espírito Santo para discernir a verdade: quando ouvir mensagens conflitantes, ore por sabedoria (Tg 1.5) e compare tudo com as Escrituras.
3- Ao interagir com ideias e pessoas comprometidas com a sabedoria do mundo, busque intencionalmente a humildade e a compaixão. Você pode encontrar colegas, amigos ou familiares que abraçam valores que contradizem as Escrituras – talvez eles defendam o relativismo ou confiem no raciocínio humano. Embora você deva permanecer comprometido com a cruz, reflita a humildade da cruz em sua resposta. Paulo nos lembra que Deus escolheu os humildes (1Co 1.28) e, então, aproxime-se dos outros com um coração humilde, sem julgamentos orgulhosos. Demonstre a compaixão de Jesus ouvindo atentamente, importando-se profundamente e fazendo perguntas para entender a perspectiva deles. Por exemplo, se um colega rejeita seus valores como ultrapassados, resista à vontade de discutir. Em vez disso, faça perguntas, ouça com gentileza e compartilhe gentilmente sua confiança em Cristo (1Pe 3.15). Seja cauteloso: não deixe que seu compromisso com Jesus o faça ignorar a humildade e a compaixão que Ele mesmo modelou. Se você se tornar tão focado em mostrar que está certo em sua posição, a ponto de deixar de amar como Cristo amou, você perderá o cerne do evangelho.
4- Glorie-se somente no Senhor (1Co 1.31). O mundo pode pressioná-lo a buscar reconhecimento ou a pensar que você deve refletir as ideias e o entendimento secular se for verdadeiramente sábio, mas Deus valoriza aquilo que o mudo despreza (1Co 1.28). Sirva aos outros com mansidão, compartilhe Cristo com ousadia e confie na sabedoria de Deus, mesmo que pareça tolice para aqueles ao seu redor. Viver dessa maneira requer esforço – a sabedoria do mundo fala alto, enquanto a voz de Deus muitas vezes parece mais baixa. No entanto, privilegie a cruz em vez da sabedoria deste mundo.
Considerações finais
Em 1Coríntios 1 e 2, Paulo revela que a sabedoria de Deus e superior à sabedoria do mundo, por mais atraente que esta pareça. Ao se concentrar em Cristo, confiar no Espírito e viver com humildade e compaixão, você pode navegar na vida diária com a verdade de Deus e aconselhar outros fielmente, mesmo quando a cultura o puxa para uma direção diferente. Confie que a loucura de Deus é mais sábia do que as grandes ideias do mundo (1 Co 1.25) e deixe que a sabedoria bíblica guie cada passo que você dá.
Pergunta para reflexão
Pense em um aspecto em que você se sente tentado a seguir a sabedoria do mundo. Como você pode escolher e colocar em prática a sabedoria de Deus de agora em diante?
Original: God’s Wisdom versus the World’s Wisdom: Living for Christ in a Confusing World
Artigo publicado em Kevin Carson, traduzido e publicado com autorização.
Kevin Carson atua como pastor da Sonrise Baptist Church em Ozark, Missouri, e também como professor e chefe do departamento de aconselhamento bíblico no Baptist Bible College and Theological Seminary em Springfield, além de ensinar em outras instituições teológicas. Ele completou o mestrado no Baptist Bible Graduate School, em Springfield, e o doutorado em ministério no Westminster Theological Seminary. É certificado pela ACBC, onde atua também no ensino e treinamento de conselheiros.