● Princípios bíblicos e aplicações gerais

BRIDGES, Jerry. Pecados intocáveis.  São Paulo: Vida Nova, 2012. 176 p.

  • Capítulo 15: Ira
  • Capítulo 16: Ervas daninhas da ira

Links: Amazon,  E-book Resenha

Por que toleramos certos pecados? Será que os cristãos vivem tão preocupados com os pecados considerados mais graves pela sociedade que se tornaram indiferentes à necessidade de tratar dos pecados mais sutis que cometemos? Inclui capítulo sobre ansiedade.

JONES, Robert. Ira: acalme o seu coração. Eusébio, CE: Peregrino, 2019. 96 p.

Links: Editora

A ira é sem dúvida o problema emocional mais comum que sentimos. Ela permeia nossas vidas e prejudica nossos relacionamentos mais íntimos. Felizmente, a Escritura tem muito a nos ensinar sobre esse problema universal. Neste devocional, o conselheiro Robert Jones, ensina de onde vem a ira, como levá-la a Deus e lidar com os desejos subjacentes que a causam e como reagir de maneira bíblica às situações que a provocam em você. Perguntas diárias de reflexão e passos de ação prática mostram comportamentos piedosos específicos que podem substituir sua ira.

JONES, Robert. Ira: Arrancando o mal pela raiz. São Paulo: Nutra, 2010. 224 p.

Links: Amazon

A ira é para alguns o que a pornografia é para outros – um gigante monstruoso, poderoso, cruel e que parece nunca poderá ser vencido. Robert Jones explora ira com profundidade nas Escrituras, a define e oferece caminhos bíblicos, piedosos e práticos para lidar com ela. Ele argumenta que a ira precisa ser arrancada pela raiz se alguém quiser derrotá-la. Em seu argumento, enfatiza que lidar biblicamente com a ira é uma decisão, uma escolha do coração.

JONES, Robert. Irado contra Deus?  Leve ao Senhor suas dúvidas e perguntas. São Paulo: Nutra, 2010. 32 p.

Links: Amazon

Deus permitiu que isto acontecesse comigo? É correto irar-se contra Deus? E se estivermos irados contra Deus, deveríamos guardar ou externar a ira? Robert Jones escreve que não deveríamos fazer uma abordagem à ira do tipo simplesmente aceite o que é desagradável com bom humor, nem deveríamos externar vigorosamente nossa ira a Deus.

NEWHEISER, Jim. A minha ira está fora de controle. Eusébio, CE: Peregrino, 2019. 57 p.

Links: Editora

Um pequeno livro para pessoas que não conseguem controlar sua ira. A ira está difundida; ela é um grande problema até mesmo entre os cristãos. Este livro fornece a resposta e nos dá esperança ao direcionar a nossa atenção ao poder de Cristo para transformar pessoas iradas em graciosas.

PIPER, John. Lutando contra a incredulidade. São José dos Campos, SP: Fiel, 2014.  176 p.

  • Capítulo 4: Lutando contra a impaciência

Links para o livro: Amazon, E-bookResenha (ing)

Somente o poder superior das promessas de Deus no evangelho pode livrar nossos corações da servidão às promessas rasas e prazeres transitórios do pecado. Neste livro, o pastor John Piper fornece um guia bíblico de como encontrar alegria e vitória do evangelho e, assim, enfrentar as lutas contra o pecado que nos conduz à incredulidade, como a ansiedade, o orgulho, a vergonha imprópria, a impaciência, a cobiça, a amargura, o abatimento e a lascívia.

WELCH, Edward. Para o coração irritado. São Paulo: Pilgrim Books, Purpuse Paper, 2021. 120 p

Links: Editora

Estresse, impaciência, ficar de mal, indiretas e ironias. Parece que todo relacionamento humano profundo está sujeito a um tipo de ira. Traçando um caminho diferente de técnicas de relaxamento e conversas difíceis não adiantam, o experiente conselheiro bíblico Edward T. Welch pastoreia neste livro o seu coração durante 50 dias para que ele conheça o Príncipe da Paz. Com reflexões curtas e um estilo direto ao ponto, qualquer pessoa que seja vítima ou agente da ira (ou os dois, como é mais provável) se beneficiará de meditar cautelosamente por 50 dias com o seu coração irritado.

● Família

COATS, David & Judi. Meu adolescente é rebelde. Eusébio, CE: Peregrino, 2019. 57 p.

Um pequeno livro que oferece conselho bíblico para lidar com adolescentes rebeldes. Conselhos práticos para ajudar com a esperança do Evangelho e da graça de Deus.

Links: Livro impresso

PRIOLO, Lou. Filhos irados: guia prático para lidar com a ira dos filhos. São Paulo: Nutra, 2009. 234 p.

Links: Amazon

Como lidar com um filho irado? O que fazer quando uma criança responde de modo grosseiro, firme? Lou Priolo ajuda a lidar com um pecado tão tolerado em nossos dias, chamado ira.

PRIOLO, Lou. Adolescência: crescendo em sabedoria, estatura e graça (diante de Deus e dos homens). São Paulo: Nutra, 2021. 4 volumes.

Links: Amazon

De maneira geral, já é esperado que seja um período turbulento da vida, com questionamentos infindáveis, assim como os desafios aos que estão em posição de autoridade. Associe a isso uma natural instabilidade emocional e alterações fisiológicas, e pronto: o adolescente tem autorização para fazer quase qualquer coisa. O que a Bíblia ensina, de maneira específica, acerca da adolescência como a conhecemos hoje? Com uma robusta base bíblica e uma série de exercícios práticos, Lou torna esta coleção não somente agradável, mas completamente aplicável à dinâmica dos pais e dos seus filhos adolescentes.


PARA O CONSELHEIRO

FITZPARTRICK, Elyse (org). Mulheres aconselhando mulheres. São Paulo: Nutra, 2013.

  • Capítulo 8: Ajuda para vencer a ira

Links para o livro: AmazonResenha

Planejado para uso próprio e como guia para o aconselhamento de outras pessoas, este livro oferece respostas que encorajarão e resistirão ao tempo porque a Palavra de Deus é atemporal e repleta de auxílio prático para os problemas que as mulheres enfrentam.

STREET, John, STREET, Janie. Aconselhamento para mulheres: um guia bíblico e prático. São Paulo: Nutra, 2018. 376 p.

  • Capítulo 1: Ira

Links para o livro: Amazon

Este livro foi planejado para tratar de questões presentes na vida das mulheres – problemas com os quais lutam – por uma perspectiva bíblica, permeada pelas Escrituras, e, portanto, recheada com a sabedoria de Deus. De leitura fácil, o livro será muito útil não só para as mulheres, mas para os pastores, líderes e conselheiros que estão engajados na tarefa de aconselhar biblicamente.

8561867213

STREET, John (coord.). Homens aconselhando homens: uma abordagem bíblica das principais questões que os homens enfrentam. São Paulo: Nutra, 2014. 568 p.

  • Capítulo 7: Quando um homem fica irado

Links para o livro: Amazon

Este livro visa lidar com os muitos dilemas da vida de um homem, não pela perspectiva corrompida e distorcida do nosso tempo, que não define nem distingue mais as características masculinas, e sim pela perspectiva da imutável, santa, incorruptível e perfeita Palavra de Deus. São conselhos que visam tornar o homem mais piedoso, mais consciente de sua própria pecaminosidade bem como da grandeza e santidade de Deus.