Elyse Fitzpatrick (org). Mulheres aconselhando mulheres

Seja em um ambiente formal ou informal, com as mulheres da igreja, suas amigas ou a família, é inevitável que a mulher cristã esteja em algum momento na posição de ouvir e ajudar outra mulher em suas lutas diárias. É preciso estar preparada para responder a perguntas e orientar de forma bíblica. Mulheres Aconselhando Mulheres é uma ferramenta valiosa nesse processo.

No prefácio, Elyse Fitzpatrick, no papel de organizadora, define o tom para todo o livro. “Em todas as formas este livro é fiel à verdade acerca de Jesus e apresenta Sua sabedoria e conhecimento, a história de Sua vida e o Seu amor por nós. Ele transformará o seu coração se você crer. Quando Paulo ordenou que as mulheres ensinassem o que é bom, não estava esperando que nós descobríssemos por nossa própria conta o que é bom ou desenvolvêssemos alguma receita de bondade feita em casa. Ele estava nos dizendo para ensinar o Evangelho e todas as formas em que o mesmo se aplica à vida” (15).

Mulheres Aconselhando Mulheres está é dividido em quatro partes.

A primeira parte, A Mulher e a Palavra, reúne cinco capítulos que constroem uma base bíblica para o livro. Os dois primeiros capítulos concentram-se no evangelho como a resposta essencial aos problemas da vida diária. Os capítulos três e quatro lidam com os temas importantes da hermenêutica e discernimento espiritual para fazer separação entre a verdade e o erro. O quinto capítulo enfatiza a importância da sã doutrina e descreve brevemente como desenvolver um ministério bíblico de aconselhamento e discipulado em na igreja local.

A segunda parte, A Mulher e suas Emoções, esboça uma teologia bíblica das emoções para entrar, logo em seguida, em problemas específicos: medo, ira, depressão.  Esta seção termina com as considerações da Dra. Laura Hendrickson, médica e conselheira bíblica, destacando a importância de uma visão equilibrada no uso de medicamentos para o tratamento da depressão.

A Mulher e seus Relacionamentos é a parte mais longa e abrangente no livro. Ele cobre várias questões como a solidão no celibato e no casamento, o cuidado dos filhos, o abuso verbal e o cuidado dos pais idosos. Ao discutir as diferentes situações, as autoras aplicam a Bíblia a cada uma delas e nos ensinam como podemos nos relacionar com os outros de maneira agradável a Deus, refletindo a Cristo.

A quarta e última parte, A Mulher e Alguns Problemas Específicos, trata de quatro problemas específicos que as mulheres enfrentam: excessos na alimentação, pecados hereditários, pornografia e atração pelo mesmo sexo. Mais uma vez, as autoras dão instrução bíblica para lidar com problemas difíceis, mostram claramente como a mulher cristã pode superar esses problemas por meio do evangelho e da graça de Deus para a Sua glória, e o fazem de forma consistente apesar do espaço limitado.

No primeiro capítulo de Mulheres Aconselhando Mulheres, Elyse Fitzpatrick aponta com clareza a fonte de nossos problemas: “O pecado que todas cometemos quando deixamos de amar a Deus acima de tudo ou amar aos outros da mesma maneira como já amamos a nós mesmos é a fonte de todos os problemas do mundo. É, em certa medida, a fonte de todos os problemas que enfrentamos hoje” (26).  Em seguida, ela nos dirige para a cruz: “Precisamos de um Salvador. Precisamos de Alguém fora de nós mesmos que possa nos resgatar de nós mesmos, de nosso pecado, de nossa incredulidade e de nossa idolatria” (29).

Ao longo do livro, a mesma mensagem é transmitida pelo conjunto de autoras: o evangelho é a solução fundamental para os problemas de que o livro trata. Ao concluir a leitura, damo-nos conta de que o pecado pode atingir áreas diferentes da vida, em uma variedade de situações, mas que o evangelho aplica-se a cada uma delas e traz transformação. Um ponto forte de Mulheres Aconselhando Mulheres é nos ajudar continuamente a lembrar que o poder evangelho vai além da salvação, sendo relevante para lidar com a vida cotidiana. “Apesar de sabermos que a história do evangelho é verdadeira, podemos aceitar facilmente ou pensar que sua importância quase acaba depois que somos salvos. Jesus novamente… sério? A Bíblia ensina que é o evangelho de Jesus Cristo – as Boas Novas sobre o que Ele fez por nós – que transforma as nossas vidas. […] Nossas vidas são transformadas e nossos problemas mais profundos são solucionados à sombra da cruz” (30, 36).

Ainda que o livro possa ser usado como uma leitura de referência para dar direção ao lidar com um problema específico, em vez de ser lido do início ao fim, recomendamos que a primeira parte não seja deixada de lado, visto que ela é crucial para o correto entendimento de como buscar ajuda em Cristo e da relação de ajuda.

No apêndice, Elyse Fitzpatrick desenvolve uma apresentação clara do evangelho para desafiar cada mulher a examinar sua vida e verificar que se ela realmente nasceu de novo. Afinal, as promessas do evangelho só estão plena e graciosamente disponíveis para aqueles que realmente acreditam em Cristo com Salvador e também vivem diariamente com base em Seu poder para a mudança.

Além de nos apontar para Cristo, um dos pontos mais fortes do livro é a sua fidelidade à Palavra de Deus. Numa época em que muitos livros escritos por e para os cristãos afirmam ser bíblicos, mas trazem ensinos que não têm seu fundamento na Bíblia e ilustrações com base em uma hermenêutica defeituosa, Mulheres Aconselhamento Mulher destaca-se pelo cuidado de interpretar e aplicar corretamente a Palavra de Deus.

A extensão limitada de cada capítulo permitiu às autoras tratar os assuntos de forma apenas resumida. Este possível ponto fraco é compensado pela riqueza de informações e aplicações dos ensinos bíblicos, e especialmente pelo fato de que todos os capítulos recomendam outros livros que cobrem o assunto com maior profundidade e com a mesma perspectiva bíblica.

Mulheres Aconselhando Mulheres certamente cumpre seu propósito de ajudar a mulher em suas lutas pessoais e também prepará-la para ajudar outras mulheres formal e informalmente sob uma perspectiva bíblica. No entanto, ele é sem dúvida uma ferramenta útil também para pastores e conselheiros.

————————-

Ficha Técnica
Autor: Elyse Fitzpatrick (org.)
Título: Mulheres aconselhando mulheres: respostas bíblicas para os difíceis problemas da vida
Título original: Women counseling women: biblical answers to life’s difficult problems
Editora: Nutra
Páginas: 427
Data de publicação: 2013

Elyse Fitzpatrick é a líder do ministério Mulheres Ajudando Mulheres nos EUA. Obteve seu mestrado com ênfase em Aconselhamento Bíblico pelo Trinity Theological Seminary. É autora de vários livros. Ela e seu marido Phil têm três filhos adultos e seis netos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s