BÍBLIAS DE ESTUDO PANORAMA BÍBLICO BASES PARA LEITURA, INTERPRETAÇÃO E APLICAÇÃO DA BÍBLIA DICIONÁRIOS BÍBLICOS ESTUDO DO ANTIGO E DO NOVO TESTAMENTOS COMENTÁRIOS BÍBLICOS TEOLOGIA


● Bíblias de estudo

MacARTHUR, John F. Jr. (com.) Bíblia de Estudo MacArthur. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2011. 2048 p. (ARA)

Links: Livro impresso

Traz explicações minuciosas sobre  o contexto histórico do texto e seu significado, colocando-o no contexto geral da Teologia. O trabalho do Dr. MacArthur em elaborar notas de estudo, índices, tabelas, esboços e artigos aliados à fidelidade e acuidade da tradução de Almeida Revista Atualizada, faz desta Bíblia de Estudo um instrumento precioso para quem deseja estudar a fundo as Escrituras.

NAA Bíblia de estudo. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2018. 2880 p. (NAA)

Links: Livro impresso Especificações

A Bíblia de Estudo NAA é uma das mais completas Bíblias de Estudo já publicadas no Brasil. Elaborada por uma equipe de quase 100 especialistas, incluindo acadêmicos, professores e pastores. Ela complementa a leitura do texto bíblico na Nova Almeida Atualizada, uma tradução lançada em 2017 pela SBB, com o que há de melhor e mais recente no campo dos estudos teológicos e científicos sobre as Escrituras e seu contexto original.

RYRIE, Charles C. (edit.)  A Bíblia anotada expandida. São Paulo: Mundo Cristão, 2007. 1490 p. (ARA)

Links: Livro impresso

Referências cruzadas, dispostas na coluna central, indicam ao leitor passagens bíblicas que abordam um tema semelhante. No início de cada livro bíblico há uma introdução com diversas informações, como autor, conteúdo, esboço do conteúdo e cronologia. Os itens do esboço aparecem como título das seções e destacam seu conteúdo. Há ainda introduções gerais ao Antigo Testamento, Período Intertestamentário e Novo Testamento. Notas de rodapé, ajudando o leitor a compreender melhor o texto bíblico. Gráficos e mapas dispostos ao longo da Bíblia. Concordância com mais de 3800 verbetes abrangendo 22.404 passagens bíblicas.

SAYÃO, Luiz. (edit.). Bíblia brasileira de estudo. Almeida Sec 21. São Paulo: Hagnos, 2016. 1954 p. (Século 21)

Links: Livro impressoE-book

Oferece mais de 12 mil notas de estudo, artigos, mapas e referências especiais, organizados em 13 áreas: linguística, hermenêutica, família, técnica, ministério, espiritualidade, literatura, homilética, teologia, cultura, crítica textual, ética e missões. A BBE procura estabelecer a relação entre a tradição histórico-teológica da fé cristã e as peculiaridades da cultura brasileira.

SHEED, Russell P. (edit.). Bíblia Shedd. São Paulo: Vida Nova, 2002. 1954 p. (ARA)

Links: Livro impresso

Cada livro da Bíblia é aberto com uma introdução desenvolvida pelo dr. Russell Shedd, que inclui uma análise do conteúdo, discussões sobre a autoria e um minucioso esboço da sua estrutura. Inclui notas de rodapé, cronologia bíblica, tabelas de pesos, dinheiro e medidas, concordância bíblica, mapas coloridos.

WIERSBE, Warren Wendel. Bíblia de estudo Wiersbe. Santo André, SP: Geográfica, 2017. 2042 p. (NVI)

Link: Livro impresso

A Bíblia Wiersbe oferece notas complementares e diversos recursos para facilitar a meditação e a aplicação dos conteúdos bíblicos. Esta Bíblia está na versão NVI.

● Panorama bíblico

DEVER, Mark. O que Deus requer de nós: um rápido panorama de toda a Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 2020. 144 p.

Links: Livro impressoE-Book

Mark Dever convida o leitor a examinar a Bíblia de uma perspectiva mais ampla. Assim como percebemos características novas de um objeto ao observá-lo de certa distância, os principais temas das Escrituras também se tornam mais claros quando analisamos a Bíblia como um todo. Neste livro, Dever examina a mensagem central de cada parte das Escrituras à luz das promessas feitas por Deus a seu povo ao longo da história. Quem está em busca de uma visão panorâmica das Escrituras será lembrado do amor fiel e persistente de Deus e terá um entendimento mais amplo e mais profundo daquele que faz e cumpre suas promessas.

FEE, Gordon; STUART, Douglas. Como ler a Bíblia livro por livro: um guia confiável para ler e entender as Escrituras. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2020. 559 p.

Links: Livro impressoE-book

Ler a Bíblia não precisa ser uma jornada sem rumo através de um território estranho e desnorteante. Como um experiente guia turístico, Como ler a Bíblia livro por livro pega você pela mão e o conduz ao longo das Escrituras. Para cada livro da Bíblia, os autores começam com um retrato instantâneo, depois abrem o foco para ajudar você a entender melhor os elementos-chave do livro e perceber como ele se encaixa na narrativa maior da Bíblia.

HALLEY, Henry. Manual bíblico de Halley. ed. rev. São Paulo: Vida, 2001. 869 p.

Links: Livro impresso

O Manual bíblico de Halley torna a sabedoria e a mensagem da Bíblia acessíveis, dando acesso ao contexto cultural, religioso e geográfico no qual se desdobra a história bíblica. Mostra como diferentes temas se encaixam de modo notável também o coração de Deus e a pessoa de Jesus Cristo revelados de Gênesis a Apocalipse. Destacam-se: mapas, fotografias e ilustrações; referências bíblicas na Nova Versão Internacional (NVI); programas práticos de leitura bíblica; sugestões úteis para o estudo da Bíblia; informações arqueológicas; seções sobre como a Bíblia chegou até nós e sobre a História da Igreja.

HARRIS, R. Laird. Introdução à Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 2008. 144 p.

Links: Livro impresso

Este volume fornece respostas a perguntas intrigantes como estas: • Se a Bíblia foi escrita por homens, por que é considerada a Palavra de Deus? • Como ter certeza de que o conteúdo da Bíblia não foi alterado com o tempo?  • O que a arqueologia tem a dizer sobre a confiabilidade das Escrituras? • Existem contradições na Bíblia? • Que devo fazer para começar a formar minha biblioteca pessoal em português? Além de analisar essas questões altamente relevantes, o estudante da Bíblia também será equipado com ferramentas para o estudo das Escrituras.

MacARTHUR, John F. Jr. Manual bíblico MacArthur. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2019. 608 p.

Links: Livro impressoE-book

O Manual biblico MacArthur analisa a Bíblia livro a livro, apresentando: o significado do nome de cada livro, sua autoria e datação, notas sobre o contexto histórico, análise de personagens-chave e temas históricos e teológicos; estudos sobre o caráter de Deus e como identificar Cristo em cada livro. Há também tabelas, gráficos e ilustrações.

MARTY, William; SEEVERS, Boyd. Lendo a Bíblia livro por livro: Um guia prático de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 2020. 367 p.

Links: Livro impressoE-book

Ler a Bíblia pode ser intimidador para iniciantes e mesmo para cristãos de mais tempo. Neste guia de fácil leitura, dois respeitados professores da Bíblia o ajudarão a entender cada um dos livros das Escrituras. Os autores partem de uma linguagem não acadêmica e vão direto ao cerne da questão, concentrando-se em duas perguntas essenciais: O que a Bíblia diz? e Por que isso é importante? Trata-se de um livro tanto para o leitor já familiarizado com as Escrituras quanto para aqueles que a estão lendo pela primeira vez. Ambos certamente terão uma compreensão melhor do que trata a Palavra de Deus e por que ela é o livro mais importante para a vida deles.

Foco e Desenvolvimento: Antigo testamento e novo testamento por [Carlos Osvaldo Cardoso Pinto]

PINTO, Carlos Osvaldo. Foco e desenvolvimento: Antigo Testamento e Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2020. 1806 p

Links: E-book

Disponível em formato impresso com o título de A estrutura literária do Antigo e do Novo Testamentos, este livro apresenta a macroexposição dos livros da Bíblia, delineia os padrões e a coesão encontrados em cada livro. Segue como fio condutor o “argumento” de cada livro, isto é, como cada mensagem foi estruturada e desenvolvida, o que conduz o estudioso a um conhecimento integral do texto sagrado no que fundamenta a crença na unidade e no propósito literário-teológico de cada livro das Escrituras.

PINTO, Carlos Osvaldo. A estrutura literária do Antigo e do Novo Testamentos: argumento e desenvolvimento. São Paulo: Hagnos, 2020. 1806 p

Links: Livro impresso

Disponível em e-book com o título de Foco e Desenvolvimento, este livro apresenta a macroexposição dos livros da Bíblia, delineia os padrões e a coesão encontrados em cada livro. Segue como fio condutor o “argumento” de cada livro, isto é, como cada mensagem foi estruturada e desenvolvida, o que conduz o estudioso a um conhecimento integral do texto sagrado no que fundamenta a crença na unidade e no propósito literário-teológico de cada livro das Escrituras.

RICHARDS, Lawrence O. guia do leitor da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. 936 p.

Links: Livro impresso

Este livro apresenta a introdução e o esboço de cada livro da Bíblia, versos-chave, referências, costumes, descobertas arqueológicas, mapas, cartas e um índice com os temas principais. Um livro que auxiliará tanto iniciantes como veteranos e estudiosos da Bíblia a encontrar os tesouros mais ricos das Escrituras Sagradas.

UNGER, Merril Frederick. Manual bíblico Unger. São Paulo: Vida Nova, 2007. 744 p.

Links: Livro impresso

Todos os livros da Bíblia analisados em comentários. Fotos, ilustrações e mapas da Terra Santa e outros lugares onde ocorreram os eventos narrados no Antigo e no Novo Testamento. Tabelas, diagramas e sistemas de pesos e medidas dos tempos dos patriarcas e dos apóstolos. História, Geografia e Arqueologia bíblica, tudo atualizado a partir das mais recentes descobertas científicas e com as opiniões de vários especialistas.  Reconhecido internacionalmente como uma das mais importantes obras de referência para o estudo aprofundado da fé bíblica, reúne informações fundamentais para a pesquisa bíblica em todos os níveis.

WILLMINGTON, Harold. A Bíblia em esboços. São Paulo: Hagnos, 2001. 776 p.

Links: Livro impresso

Um esboço panorâmico de toda a Bíblia no qual o leitor tem uma ferramenta de fácil acesso aos tópicos principais de cada livro das Escrituras. Apresenta de maneira agradável e criativa os fatos principais em toda a Bíblia que ajudam na preparação de estudos mais simples às exposições bíblicas mais aprofundadas.

● Bases para leitura, interpretação e aplicação da Bíblia

Como interpretar a Bíblia: Princípios básicos para entender e aplicar a palavra de Deus por [Curtis Allen]

ALLEN, Curtis. Como interpretar a Bíblia: princípios práticos para entender e aplicar a palavra de Deus. São Paulo: Vida Nova, 2012. 96 p.

Links: Livro impressoE-book

Este livro mostra que interpretar a Bíblia pode ser algo incrivelmente prático e claro, pois fornece ao leitor princípios básicos para a compreensão da Palavra de Deus.

CARDIN, Helder. Hermenêutica. São Paulo: Vida Nova, 2017. 240 p.

Links: Livro impresso

A hermenêutica bíblica concentra-se nos vários princípios que devem permanecer firmes na mente do leitor e diante de seus olhos no momento em que estuda as Escrituras. Uma correta hermenêutica nos auxiliará a examinar o texto bíblico, buscando compreendê-lo e aplicá-lo de forma correta e adequada à vida cristã, seja em que âmbito for. Esse volume faz parte do Curso Vida Nova de Teologia Básica.

DORIANI, Daniel M. A verdade na prática. São Paulo: Cultura Cristã, 2007. 350 p. 

Links: Livro impresso

Este livro lida de maneira cuidadosa e criativa com a teoria e a prática da aplicação das Escrituras para o mundo de hoje. A obra é escrita de modo atraente e recheada de insights úteis.

FEE, Gordon, STUART, Douglas. Entendes o que lês? 3. ed. São Paulo: Vida Nova, 2010. 336 p.

Links: Livro impresso

Este livro adota uma nova abordagem ao ajudar as pessoas a ler e estudar a Bíblia com maior compreensão. Em doze capítulos, os autores ensinam ao leitor os princípios da boa interpretação para vários gêneros de literatura encontrados na Bíblia. Útil na travessia do abismo entre o lá naquela época do texto sagrado e o aqui e agora da nossa vida. Exegese e aplicação recebem tratamento especial.

HENDRICKS, Howard G.; HENDRICKS, William D.  Vivendo na Palavra. São Paulo: Editora Batista Regular, 2010. 308 p.

Links: Livro impresso

Muito embora a Bíblia continue sendo o livro mais vendido no mundo, é também um dos mais negligenciados. O estudo da Bíblia é obrigatório para o cristão. Mais do que uma obrigação, ela provê proteção para a batalha diária, conforto nas esperanças frustradas, e educação contínua para uma vida que vale a pena ser vivida. O que se pode esperar deste livro? Você encontrará um processo simples e provado. Você experimentará a alegria da descoberta pessoal. Você irá aprofundar seu relacionamento com Deus.

LONGMAN, Tremper. Lendo a Bíblia com o coração e a mente. São Paulo: Cultura Cristã, 2003. 240 p.

Links: Livro impresso

Como ler de modo proveitoso, para compreender e aplicar a Palavra de Deus em sua vida. Em Lendo a Bíblia com o coração e a mente, Tremper Longman III o ajudará à descobrir o poder das Escrituras para moldar o seu caráter segundo o caráter de Cristo. “Embora a Bíblia seja poderosa”, escreve Longman, “não mudamos apenas o porque a lemos. Nossa mente pode estar envolvida, mas alguma coisa a mais precisa acontecer com o nosso coração.” Se quiser acender novamente sua paixão pela Palavra de Deus, este livro ajudará a aprender a fazer uma leitura cuidadosa, a compreender e responder à Palavra de Deus.

MacARTHUR, John Jr. Como estudar a Bíblia. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2019. 144 p.

Links: Livro impresso

A Bíblia é a Palavra de Deus e fonte de vida ao leitor. Sendo assim, o estudo dela é crucial para a vida e o crescimento de cada crente. John MacArthur examina várias passagens do Antigo e do Novo Testamento para responder questões relacionadas ao estudo das Escrituras, mostrando quem pode estudá-la corretamente e como. O livro trata do poder da Bíblia para a vida prática dos cristãos.

PRATT, Richard L., Jr. Ele nos deu histórias. São Paulo: Cultura Cristã, 2004. 512 p.

Links: Livro impresso

Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento. As histórias estão entre os meios primários que Deus usa para nos revelar a sua verdade nas Escrituras. O Antigo Testamento está repleto de histórias. Pratt afirma que há nas histórias mais do que se pode constatar à primeira vista, e por isso ele esboça um método de se perceber a sabedoria delas. Começando com o papel do Espírito Santo ele apresenta um processo em três passos para a interpretação bíblica: Preparação – Investigação – Aplicação.

SPROUL R. C. O conhecimento das Escrituras. São Paulo: Cultura Cristã, 2003. 144 p.

Links: Livro impresso

Passos para um estudo bíblico sério e eficaz. “A Bíblia o fascina e sua fascinação no contagia.” do prefácio de J. I. Packer R. C. Sproul nos ajuda a descobrir por nós mesmos o significado das Escrituras. Ele lança o fundamento para se discutir por que devemos estudar a Bíblia e como o nosso estudo pessoal se relaciona com interpretação. Depois ele apresenta, em termos simples e básicos, a ciência da interpretação e dá uma orientação prática para a aplicação dessa ciência. Este é um livro básico tanto para iniciantes como para os veteranos.

WILKIN, Jen. Mulheres da Palavra: como estudar a Bíblia com nossa mente e coração. São José dos Campos, SP: Fiel, 2015. 184 p.

Links: Livro impressoE-book

Todos nós sabemos que é importante estudar a Palavra de Deus. Mas às vezes, é difícil saber por onde começar. Além do mais, a falta de tempo, as abordagens voltadas para as emoções e frustrações do passado podem nos desaminar de crescer no conhecimento das Escrituras. Então, como nós, como mulheres, podemos manter o foco e alimentar a nossa paixão pela leitura da Palavra? Oferecendo um plano claro e conciso de aprofundamento no estudo das Sagradas Escrituras, este livro irá ajudar as mulheres a perseverarem na leitura da Palavra de Deus, de forma a treinar suas mentes e transformar seus corações.

ZUCK, Roy. A interpretação bíblica. São Paulo: Vida Nova, 2008. 360 p.

Links: Livro impresso

A maioria dos cristãos tem a Bíblia em alta estima, aceitando-a como a Palavra de Deus; entretanto, poucos concordam que entendê-la seja uma tarefa fácil. Todavia, a Bíblia nos foi dada como instrumento de revelação   da verdade e não para mantê-la ou torná-la obscura.  A interpretação bíblica – meios de descobrir a verdade da Bíblia leva em conta os desafios da hermenêutica bíblica, considerando suas dificuldades, examina a história dessa disciplina e explica termos e conceitos essenciais ao bom exercício hermenêutico, sempre abordando a Bíblia na qualidade de Palavra inspirada, manejando-a com “reverência e santo temor”.

● Dicionários bíblicos

DAVIS, John D. Novo dicionário da Bíblia ampliado atualizado. São Paulo: Hagnos, 2002. 1304 p.

Links: Livro impresso

O bem conhecido Dicionário de Davis está completamente atualizado e ampliado. Em novo formato, com nova diagramação e conteúdo totalmente em cores, torna claro mais de 4000 verbetes referentes ao universo bíblico. Os gráficos, ilustrações, mapas e tabelas fazem dele um instrumento completo e muito prático. Estude as Escrituras em companhia desta ferramenta essencial e acessível.

DOUGLAS, J. D. (edit.). O novo dicionário da Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 2004.  1424 p.

Links: Livro impresso

O Novo Dicionário da Bíblia mantém-se, há décadas, como a mais completa fonte de informações para quem deseja pesquisar sobre história e cultura dos tempos bíblicos, dados sobre arqueologia, geografia, zoologia e botânica, costumes dos povos da Bíblia, reis, profetas, personagens em geral, nações e impérios ligados à história bíblica. Inclui ainda análise muito útil como introdução para cada livro das Escrituras.

TENNEY, Merril C. Enciclopédia da Bíblia. São Paulo: Cultura Cristã, 2009. 5 v.

Links: Livro impresso

A Enciclopédia da Bíblia Cultura Cristã (5 vols.), organizada por Merril C. Tenney, é resultado de mais de dez anos de pesquisa e preparação, e oferece a pastores, professores, palestrantes e pesquisadores uma abrangente gama de informações, com amplas e diversificadas perspectivas a respeito de doutrinas, temas bíblicos e interpretação.

VINE, W.E.; UNGER, Merril F.; WHITE, Willian, Jr.  Dicionário Vine. Rio de Janeiro: CPAD, 2002. 1120 p.

Links: Livro impresso

Um estudo profundo dos principais termos bíblicos de cunho teológico. Ao longo do livro, mais de 6.000 palavras, as mais importantes da Bíblia, são ilustradas por passagens da Escritura, comentários, referências cruzadas, significados antigos e modernos, etimologias precisas, notas históricas e informação técnica claramente definida. Proporciona facilidade ao estudo dos significados de palavras do Novo e Antigo Testamento àqueles que procuram se aprofundar no conhecimento da Palavra de Deus independente de um conhecimento prévio nas línguas hebraica e grega.

WILLIAMS, Derek. Dicionário bíblico Vida Nova. São Paulo: Vida Nova, 2000. 388 p.

Links: Livro impresso

Mais de 2 mil verbetes. Fatos, conceitos, pessoas, lugares, animais, plantas, crenças e costumes, além de introduções a todos os livros da Bíblia. Tudo organizado alfabeticamente, de forma compacta e fácil para consulta.

YOUNGBLOOD, Ronald F (org). Dicionário ilustrado da Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 2004. 1536 p.

Links : Livro impresso

Informações atuais em milhares de verbetes sobre personagens, objetos, lugares, temas, doutrinas, livros e muitos outros assuntos relacionados à Bíblia. Diversas fotos, ilustrações coloridas, mapas, gráficos e outros recursos visuais fazem deste dicionário um livro para estudo.

● Estudo do Antigo Testamento

Panorama do Antigo Testamento

ARCHER, Gleason L. Jr. Panorama do Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2008. 672 p.

Links: Livro impresso

Nova Edição Revisada e ampliada de Merece Confiança o Antigo Testamento. Proporciona uma visão abrangente do Antigo Testamento. Cada livro é visto em seu propósito, tema, autoria, data e outros aspectos importantes. O Antigo Testamento é defendido como autêntico. A parte sobre a alta crítica é de utilidade na defesa da Bíblia como palavra inspirada.

DILLARD, Raymond; LONGMAN, Tremper. Introdução ao Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2006. 408 p.

Links: Livro impresso

Com o objetivo de conduzir o leitor a entender a natureza da historiografia do Antigo Testamento, este livro oferece um entendimento sólido de três assuntos-chave: o contexto histórico, a analise literária e a mensagem teológica de cada livro.

LASOR, William S.; HUBBARD, David A., BUSH, Frederic W. Introdução ao Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1999. 880 p.

Links: Livro impresso

Livro de referência para o estudo do ambiente, conteúdo, perfil literário e mensagem do Antigo Testamento. Introdução detalhada de cada livro do AT com enfoque técnico, histórico e teológico. Dados arqueológicos recentes, gráficos, ilustrações, dezenas de fotos e mapas.

Curso Vida Nova de Teologia básica - Vol. 2 - Panorama do Antigo Testamento

SCHULZ, Samuel J.; SMITH, Gary V. Panorama do Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2008. 280 p.

Links: Livro impresso

Este volume pretende fornecer respostas às seguintes indagações, entre outras: • Por que estudar o Antigo Testamento? • O Antigo Testamento é realmente menos importante que o Novo?  • Qual a importância do Antigo Testamento para a compreensão do Novo? • O Antigo Testamento ainda é relevante para os nossos dias?  Escrito em estilo didático e atual, apresenta o relato do Antigo Testamento em suas divisões literárias, com um resumo de cada livro e informações históricas.

WALTON, John H.; MATTHEWS, Victor H.; CHAVALAS, Mark. Comentário histórico-cultural da Bíblia: Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2018. 1088 p.

Links: Livro impresso

Para entender e aplicar bem a Bíblia, duas fontes de informação são fundamentais: a própria Bíblia e a compreensão apropriada do ambiente cultural da passagem que você está lendo. Somente depois de conhecer o contexto cultural da passagem em questão é que você entenderá os interesses e o propósito originais do autor. Esta obra apresenta o embasamento necessário para um estudo bíblico responsável, fornecendo dados históricos, sociais e culturais para cada passagem de Gênesis a Malaquias e reunindo uma riqueza de informações indispensáveis.

● Estudo do Novo Testamento

BRUCE F. F., Merece confiança o Novo Testamento? ed. rev. São Paulo: Vida Nova, 2010. 160 p.

Links: Livro impresso

Merece Confiança o Novo Testamento? é uma obra de apologética dos textos neotestamentários. Sua importância se deve ao fato de demonstrar a confiabilidade e a autenticidade dos documentos do Novo Testamento, a partir de provas e evidências textuais e arqueológicas, tanto dos evangelhos como das epístolas paulinas, dos escritos de Lucas e assim por diante. A nova edição passou por uma completa revisão, tanto de conteúdo e estilo quanto de adaptação ao novo acordo ortográfico.

CARSON, D. A; MORRIS; Leon; MOO, Douglas J. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2006. 648 p.

Links: Livro impresso

A obra aborda os principais tópicos das introduções (data, autoria, local de origem, destinatários, texto). Discute os principais problemas do texto grego e informa como se deu a aceitação dos livros da Bíblia, dedicando um capítulo inteiro ao cânon do Novo Testamento.

DUNNETT, Walter M. Panorama do Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2008. 144 p.

Links: Livro impresso

Este volume fornece respostas às seguintes perguntas, entre outras: • Qual a mensagem central do Novo Testamento? • Qual a ligação do Novo Testamento com o Antigo? • Porque Mateus, Marcos e Lucas são chamados “evangelhos sinóticos?”. Escrito num estilo didático e atual, o autor apresenta as divisões literárias do Novo Testamento, fornecendo um resumo de cada livro, informações históricas e detalhes adicionais como autoria, data de composição etc.

KEENER, Craig. Comentário histórico-cultural da Bíblia: Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2017. 960 p.

Links: Livro impresso

Para entender e aplicar bem a Bíblia, duas fontes de informação são fundamentais: a própria Bíblia e a compreensão apropriada do ambiente cultural da passagem que você está lendo. Somente depois de conhecer o contexto cultural da passagem em questão é que você entenderá os interesses e o propósito originais do autor. Esta obra apresenta, versículo por versículo, o embasamento necessário para um estudo bíblico responsável e mais rico. Seu autor, um dos principais estudiosos neotestamentários das culturas judaica, grega e romana, oferece informações atualizadas nesta que é uma obra modelar de consulta em sua área.

TENNEY, Merrill C. O Novo Testamento sua origem e análise. São Paulo: Vida Nova, 2008. 440 p.

Links: Livro impresso

Tenney apresenta, de modo atraente e cuidadoso, o cenário político, a vida social, a situação econômica e religiosa do século I, mostrando o pano de fundo da vida de Cristo e dos apóstolos. Em seguida, o leitor obterá bons conhecimentos sobre a origem, a data de composição, o conteúdo geral, os propósitos do autor, o esboço de cada evangelho. Também trata especificamente da história da igreja, narrada em Atos, das primeiras epístolas e dos últimos livros do NT. Com o auxílio de diagramas, mapas e listas, o leitor terá em mãos informações que normalmente precisariam ser pesquisadas numa biblioteca.

● Comentários bíblicos em volume único

BRUCE. F. F. (edit.). Comentário bíblico NVI: Antigo e Novo Testamentos. São Paulo: Vida, 2007. 2272 p.

Links: Livro impresso

Em um único volume — Antigo Testamento e Novo Testamento—, o Comentário Bíblico NVI desvenda a mensagem e o significado de cada livro da Bíblia. Esta obra organiza os pensamentos de 43 estudiosos evangélicos de nível internacional para ajudar você a entender as Escrituras de modo mais profundo. Quer para preparar uma aula ou sermão quer simplesmente para estudar, o Comentário Bíblico da NVI permite que você tenha uma ferramenta de estudo que combina conveniência com profundidade e relevância.

CARSON, D. A.; FRANCE, R. T.; MOTYER, J. A.(edit.). Comentário bíblico Vida Nova. São Paulo: Vida Nova, 2000. 2176 p.

Links: Livro impresso

Trata-se de uma obra completa e atualizada, escrita a partir de uma perspectiva conservadora. É ferramenta valiosa em um só volume para quem quer estudar as Escrituras.

MacARTHURJohn, Jr. Comentário bíblico: Gênesis a Apocalipses. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2019. 2048 p.

Link: Livro impressoE-book

O autor faz uma minuciosa análise do texto bíblico, versículo a versículo, trecho a trecho, destacando pontos de interesse geral e particularidades para os mais atentos pesquisadores. Dessa forma, de modo profundo e, ao mesmo tempo, prático, esta é uma obra de segura contribuição para os cristãos em geral e para estudiosos de todos os níveis de interesse. • Comentário versículo a versículo, com remissão interna • Mapas e contextualizações de termos e culturas dos tempos bíblicos • Introdução, livro a livro, da bíblia • Introduções de blocos internos, como os testamentos da bíblia e demais divisões do texto bíblico • Esboço introdutório aos livros a serem estudados • Interpretação de termos e trechos que, em geral, apresentam dificuldade

WIERSBE, Warren Wendel. Comentário bíblico: a Bíblia explicada de maneira clara e concisa. Santo André, SP: Geográfica, 2017. 1600 p. Box com 2v.

Links: Livro impresso

Composto por um box com 2 volumes, Antigo Testamento e Novo Testamento, traz a oportunidade de estudar estrategicamente cada um dos livros bíblicos e seus capítulos. O estudo desses volumes é conciso e prático.

● Teologia básica

ERICKSON, Millard J. Teologia sistemática. São Paulo: Vida Nova, 2015. 1232 p.

Links: Livro impresso

Abrangente e altamente comprometida com a Bíblia, a Teologia sistemática de Millard J. Erickson é contemporânea, equilibrada e honesta com as diversas posições teológicas. Já em sua terceira edição em língua inglesa, agora amplamente atualizada e totalmente revisada, esta Teologia sistemática leva em conta o feedback de professores e alunos, refletindo os debates teológicos atuais.

GRUDEM, Wayne. Entenda a fé cristã. São Paulo: Vida Nova, 2010. 192 p.

Links: Livro impresso

Este livro é uma condensação da Teologia Sistemática de Wayne Grudem. Apresenta uma síntese dos fundamentos da teologia cristã visando facilitar a leitura e tornar claros e aplicáveis à vida complexos conceitos teológicos: a natureza da Bíblia, as características de Deus, o que significa ser criado à imagem de Deus, o que Deus fez por nós através de Cristo, o propósito da igreja, e muito mais. Cada capítulo inclui perguntas para recapitulação do assunto ou para discussão em grupo. Livro ideal para discipulado, classes de EBD e estudo em grupos pequenos.

GRUDEM, Wayne. Teologia sistemática. São Paulo: Vida Nova, 2011. 1104 p.

Links: Livro impresso

Obra incrivelmente atual e pertinente. Responde às perguntas que se fazem hoje além de tratar de todas as outras doutrinas clássicas do cristianismo. Inclui material para ensino.

GRUDEM, Wayne. Teologia sistemática ao alcance de todos. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2019. 800 p.

Links: Livro impressoE-book

Como sabemos que a Bíblia é a Palavra de Deus? O que é pecado e de onde ele veio? Como Jesus é totalmente Deus e totalmente homem? O que são dons espirituais? Quando e como Cristo voltará? Se você já fez ou se faz perguntas como essas, “teologia sistemática” não deve ser um termo tão abstrato para você. Em seu livro, Wayne Grudem explica, de maneira acessível, as temáticas que todo cristão precisa saber a respeito do cristianismo.

RYRIE, Charles C. Teologia básica ao alcance de todos. São Paulo: Mundo Cristão, 2004. 672 p.

Links: Livro impresso

Um dos maiores obstáculos para aqueles que se dedicam aos estudos teológicos é a complexidade dos escritos acadêmicos. Charles C. Ryrie aceitou o desafio de tornar acessível aos leitores as mais complexas e importantes questões da teologia sistemática sem banalizá-la. O texto simples e preciso, a diagramação moderna e envolvente, o uso de quadros e diagramas e os diversos índices para consulta fazem de Teologia básica um guia indispensável para aqueles que desejam usufruir os conhecimentos de um dos maiores teólogos do nosso tempo.

SPROUL, R. C. Somos todos teólogos: Uma introdução à teologia sistemática. São José dos Campos: Fiel, 2017. 488 p

Links: Livro impressoE-book

Neste livro, o autor argumenta que somos todos teólogos sempre que buscamos respostas sobre os ensinos da Bíblia ou os ignoramos intencionalmente. Ele nos ajuda a estudar e interpretar corretamente as Escrituras para fazermos boa teologia. Sproul dividiu este livro em 8 partes e 60 breves capítulos, empregando uma linguagem acessível e atual e explicando com clareza e facilidade assuntos difíceis da teologia, lembrando-nos que Deus gosta de sua revelação e tem prazer quando as pessoas buscam entender e obedecer sua Palavra.