PROVAÇÕES E SOFRIMENTO PERDAS E LUTOS SOFRIMENTO FÍSICO


● Provações e sofrimento: princípios bíblicos e aplicações gerais

BRIDGES, Jerry. Confiando em Deus: mesmo quando a vida nos golpeia, aflige e fere. São Paulo: Nutra, 2012. 264 p.

.Links: Livro impresso

Por que é mais fácil obedecer a Deus do que confiar nele? Simplesmente porque obedecer a Deus faz sentido para nós. Na maioria das vezes, Suas leis parecem razoáveis e sábias, e geralmente somos capazes de reconhecer que elas são o melhor para nós. No entanto, algumas circunstâncias que enfrentamos parecem contestar essa explicação

Deus está mesmo no controle?: Confiando em Deus nas adversidades e angústias da vida por [Jerry Bridges]

BRIDGES, Jerry. Deus está mesmo no controle: confiando em Deus nas adversidades e angústias da vida. São Paulo: Vida Nova, 2018. 160 p.

Links: Livro impressoE-book

Todos os dias podemos enfrentar problemas, provações, tragédias: uma catástrofe natural do outro lado do mundo, um trágico acidente envolvendo um amado membro da família, ataques terroristas, tempestades que deixam milhares de desabrigados e até mesmo relacionamentos desfeitos. Ao deparar com esses acontecimentos, todos buscamos as mesmas respostas: “Por quê? Onde está Deus em tudo isso? Deus está realmente no controle?”. Jerry Bridges ajuda seus leitores a refletir sobre essas questões à luz das Escrituras.

ELLIOT, Elisabeth. O sofrimento nunca é em vão. São José dos Campos (SP): Fiel, 2020. 99 p.

Links: Livro impressoE-bookResenha

Tempos difíceis chegam para todos. Momentos de dor e aflição têm o potencial de devastar e destruir nossa vida ou de ser o caminho para a gratidão e a alegria. Sofrimento e amor estão inexplicavelmente ligados, pois o amor de Deus pelo seu povo é evidenciado ao enviar Jesus para suportar nossos pecados, mágoas e dores na cruz. Ele percorreu o caminho final da aflição, conquistando a vitória em nosso favor.

Descobrindo o caminho de Deus nas provações por [Elizabeth George]

GEORGE, Elizabeth. Descobrindo o caminho de Deus nas provações. São Paulo: Hagnos, 2009. 304p.

Links: Livro impressoE-book

Você está enfrentando uma decisão difícil? Uma situação penosa? Buscando auxílio na Palavra de Deus, em seus próprios esforços e nas experiências de outros, Elizabeth George oferece ajuda. Por saber que a Bíblia nos pede para “contar as provações como alegria”, ela compartilha verdades essenciais.

FITZPATRICK, Elyse. Um coração inabalável. São José dos Campos, SP: Fiel, 2016. 166 p.

Links: Livro impressoE-book

Em vários momentos da vida, atravessar tempos de sofrimento faz parte do plano de Deus. Mesmo que seja difícil enxergar os propósitos do Senhor ao nos permitir passar por tantas aflições, é necessário experimentar a presença e o conforto dEle nas provações da vida e Elyse Fitzpatrick, em Um Coração Inabalável, encorajará a fazer isso por meio de ricas reflexões no Salmo 57.

FURMAN, Dave. Lado a lado: como amar aqueles que estão sofrendo. São José dos Campos, SP: Fiel, 2017. 232 p.

Links: Livro impressoE-book

Todo mundo tem amigos ou familiares que sofrem com doenças, deficiências, depressão ou a morte de um ente querido. Muitas vezes, as pessoas que amam aqueles que sofrem também passam por suas próprias lutas. Eles tendem a sofrer em silêncio e sem muito apoio dos outros. Escrevendo a partir da perspectiva de alguém que precisa diariamente da ajuda de outros, Dave Furman oferece insights sobre o apoio, a sabedoria e o encorajamento dos quais essas pessoas precisam para ajudar os que sofrem.

JONES, Robert. Quando os problemas surgem… Enxergando o amor transformador de Deus. São Paulo: Nutra, 2013. 30 p.

Links: Livro impresso

Embora muitos fatores possam fazer um sofrimento perdurar, nada é mais importante do que saber que há um Deus soberano e bondoso atuando tanto para o seu bem como para a Sua glória. Ele está junto nas tribulações, está no controle e tem propósitos amorosos ao permitir que os problemas surjam. Deus está usando a sua luta para produzir algo proveitoso em você e através de você.

JONES, Robert. Quando surgem os problemas: vendo o amor transformador de Deus. São José dos Campos, SP: Fiel, 2022. 30 p.

Links: E-book

Onde está Deus em meio aos meus problemas? Ele realmente me ama? Talvez você esteja fazendo perguntas como essas nas situações difíceis que surgem em seu caminho. Você quer confiar no plano de Deus para sua vida, mas quando as adversidades aparecem, geralmente é difícil acreditar que Deus é bom e está no controle. Robert D. Jones mostra sete maneiras pelas quais Jesus amorosamente o encontra em seu sofrimento. Ao conectá-lo àquele que sofreu todas as coisas por você, ele o ajudará a lembrar que Deus é confiável e a enxergar a alegria e a vida para a qual ele o está chamando.

KELLER, Timothy. Caminhando com Deus em meio à dor e ao sofrimento. São Paulo: Vida Nova, 2016. 352 p.

Links: Livro impressoE-bookResenha  — Vídeo

“Você deseja ser uma pessoa compassiva que sabe ajudar os que estão sofrendo? Não há como demonstrar empatia e solidariedade para com as pessoas que sofrem, a não ser que tenhamos sofrido. Não há como aprender de verdade a confiar em Deus até começarmos a afundar nas águas.” Explicar por que Deus permite dor e sofrimento no mundo é uma questão que tem exasperado o ser humano há milênios. Timothy Keller analisa essa questão mostrando que há sentido e razão por trás de nossa dor e sofrimento e defendendo o argumento forte e inovador de que essa parte essencial da experiência humana só pode ser superada pela compreensão de nosso relacionamento com Deus.

MacARTHUR, John F. Jr. O poder do sofrimento. Rio de Janeiro: CPAD, 1996. 176 p.

Links: Livro impresso

Onde está Deus? É o que perguntam os que passam por grandes provações. O autor descobriu uma impressionante resposta. Nesse livro, ele analisa a realidade do sofrimento e as provas da vida cristã. E, oferece, como pastor e conselheiro, uma explicação plausível e bíblica para o problema do sofrimento que você, às vezes, enfrenta sem saber o porquê.

PIPER, John, TAYLOR, Justin. O sofrimento e a soberania de Deus. São Paulo: Cultura Cristã, 2008. 240 p.

Links: Livro impresso

Para todos aqueles que não vivem uma vida tranquila, para todos os que chegaram ao ponto da exaustão, para todos os que foram traídos por pessoas aparentemente piedosas, para todos os que se perguntam se conseguirão seguir em frente, O Sofrimento e a Soberania de Deus será como pastos verdejantes e profundas águas tranquilas. Esta não é outra obra teológica que complica o que parece ser um paradoxo irreconciliável.

A graça de Deus no seu sofrimento por [David Powlison, Tiago J. Santos Filho, Ingrid Rosane de Andrade Fonseca]

POWLISON, David. A graça de Deus no seu sofrimento. São José dos Campos, SP: Fiel, 2019. 128 p.

Links: Livro impressoE-book –  Resenha

É fácil perceber a graça de Deus quando as coisas vão bem. Mas, no meio do sofrimento, quando não vemos nenhuma mudança positiva no horizonte de nossas circunstâncias, podemos começar a questionar a bondade de Deus. Neste livro, o experiente conselheiro cristão David Powlison explora verdades bíblicas que nos ajudam a entender a perspectiva e propósitos de Deus em nosso sofrimento. Ao invés de lidar com a realidade dura do sofrimento com abstrações ou sentimentalismo, Powlison nos convida a lançar a âncora de nossa esperança no Deus que promete estar sempre conosco e nos abençoar, mesmo quando estamos em meio às mais duras provações.

RYKEN, Philip. Quando os problemas aparecem. São José dos Campos, SP: Fiel, 2018. 170 p.

Links: Livro impressoE-book

O que você faz quando os problemas aparecem? Não é tanto uma questão de “se”, mas de “quando”. Em algum momento da vida, todas as pessoas sofrem perdas, lutos, dores, relacionamentos quebrados, perseguição e pecado. Qual é a nossa esperança? Ryken oferece um olhar pastoral, sensível e bíblico sobre o sofrimento a partir da história de homens e mulheres da Bíblia que enfrentaram grandes provações e problemas. Somos lembrados de que, como cristãos, nunca estamos completamente sozinhos em nossas lutas e tribulações.

● Perdas e luto

MARTIN, Albert N. Luto, esperança e consolo: quando um ente querido morre em Cristo. São Paulo: Vida Nova, 2013. 112p.

Links: Livro impresso Resenha

Que consolo e garantia as Escrituras têm a oferecer? O que você pode realmente saber com certeza a respeito deste assunto?  O autor enfrentou essas mesmas perguntas e preocupações após a morte de sua esposa. Ele tinha consciência de que, para viver seu luto de forma que glorificasse a Deus, precisava obter diretamente das Escrituras as respostas mais claras possíveis.

TAUTGES, Paul. Para o coração ferido. São Paulo: Pilgrim Books, Purpuse Paper, 2021.

Links: Livro impresso

Chega um ponto em que perdemos algo ou alguém em nossas vidas. E parece que nunca mais se terá de volta. Este pequeno, mas poderoso, livro do pastor Paul Tautges, especialista em aconselhamento bíblico, redireciona os seus leitores à fidelidade de Deus que sempre é por nós em Cristo. Em 50 devocionais, o coração ferido poderá encontrar auxílio espiritual, encorajamento e cura de maneira prática, pastoral e profunda. Deixe Deus curar o seu coração!

● Sofrimento físico

Alegria no Sofrimento por [Matt Chandler]

CHANDLER, Matt. Alegria no sofrimento. São Paulo: Trinitas, 2020. 172 p,

Links: Livro impressoE-book

Ficamos imaginando como será lidar com os dias de dor e sofrimento. Pensamos como será oferecer ajuda àqueles que estão passando pelas aflições desta vida. Mas todos nós temos uma pergunta em comum: como o sofrimento se encaixa no caráter e nos propósitos de Deus? Essa é a emocionante história da luta de Matt, acometido de um tumor no cérebro potencialmente fatal. Mas também é a história daqueles que o ensinaram, e ainda ensinam, a caminhar com alegria na tristeza. Esse livro fará você chorar, rir e louvar a Deus. Você entenderá como ser feliz mesmo nos dias de sofrimento, e verá como socorrer aqueles que estiverem passando por tempos difíceis.

Dores crônicas: vivendo pela fé quando o corpo padece (Série Aconselhamento Livro 19) por [Michael R. Emlet, Tiago J. Santos Filho, Antonivan Pereira]

EMLET, Michael. Dores crônicas: vivendo pela fé quando o corpo padece. São José dos Campos, SP: Fiel: 2019. 25 p.

Links: E-book

A dor crônica é diferente de outros tipos de dor física porque ela é incessante. É uma dor diária, implacável e desgastante para a qual não há vislumbre de um fim. É possível experimentar a graça e a ajuda de Deus mesmo em meio à dor permanente? Michael R. Emlet, médico e conselheiro, aborda uma visão geral dos aspectos fisiológicos da dor e, em seguida, passa a delinear a perspectiva de Deus sobre a dor crônica.

GUTHRIE, Nancy. Antes de partir: encarando a morte com confiança corajosa em Deus. São José dos Campos, SP: Fiel, 2013. 171 p.

Links: Livro impressoE-book

Meditações sobre a morte, extraídas de sermões e escritos de grandes pregadores e teólogos clássicos e contemporâneos, como Martinho Lutero, João Calvino, Charles Spurgeon e John Piper, com o propósito de resgatar as verdades bíblicas desse assunto tão pouco abordado: o viver e morrer com o objetivo de glorificar a Deus, confiante de que Ele fará o bem em todas as suas promessas, é algo muito bom. Neste livro, o leitor encontrará conforto e esperança para sua alma, e será encorajado a encarar a realidade inevitável da morte com confiança em Deus.

POWLISON. David. Enfrentando a morte com esperança: vivendo para o que permanece. São José dos Campos, SP: Fiel: 2019. 26 p.

Links: E-book Trecho

É uma doença com risco de morte, uma grande mudança de vida ou apenas a velhice forçando-o a encarar sua própria mortalidade? Provavelmente, como a maioria de nós, você prefere não pensar ou falar sobre a sua própria morte, mas ignorá-la não a impedirá de acontecer – a probabilidade de uma pessoa morrer ainda é de 100%! David Powlison explica por que você não precisa fazer essa jornada sozinho.

Lutando contra o câncer: fortalecendo a fé em meio ao sofrimento (Série Aconselhamento Livro 23) por [David Powlison, Tiago J. Santos Filho, Antonivan Pereira]

POWLISON. David. Lutando contra o câncer: fortalecendo a fé em meio ao sofrimento. São José dos Campos, SP: Fiel: 2019. 26 p.

Links: E-book

Seu diagnóstico de câncer chegou como uma surpresa – mas não uma surpresa agradável. É um choque duro e ameaçador. Talvez você ainda esteja em choque. Talvez ainda esteja tentando entender a nova realidade do seu diagnóstico e o que isso significa para o seu presente e futuro. É possível caminhar pela fé nesta difícil jornada?

Doença de Alzheimer: ajuda para famílias em crise (Série Aconselhamento Livro 20) por [Robert Smith, Tiago J. Santos Filho, Antonivan Pereira]

SMITH, Robert. Doença de Alzheimer: ajuda para famílias em crise. São José dos Campos, SP: Fiel: 2019. 24 p.

Links: E-book

Começa com pequenos momentos de esquecimento que podem ser contabilizados simplesmente como parte do envelhecimento. Mas à medida que o tempo passa e os sintomas se acumulam, você é forçado a encarar o fato de que seu ente querido tem a doença de Alzheimer. Agora você está se perguntando como a doença evoluirá e como você cuidará dele. De que forma você ajuda seu ente querido quando você mesmo se sente sobrecarregado pelo diagnóstico? Com base em seus anos de experiência como médico, Robert Smith o leva através dos vários estágios da doença de Alzheimer e das dificuldades que cada uma dessas fases apresenta.

Diagnosticada com câncer de mama: vida após o choque (Série Aconselhamento Livro 34) por [Joni Eareckson Tada, Renata do Espírito Santo, Antonivan Pereira]

TADA, Joni Eareckson. Diagnosticada com câncer de mama: vida após o choque. São José dos Campos (SP), 2020. 21 p.

Links: E-book

Pode ser seu maior medo se tornando realidade ou algo que você nunca pensou que iria acontecer com você. De qualquer maneira, o câncer de mama entrou na sua vida e virou tudo de cabeça para baixo. Agora você está se perguntando: vou ficar bem? Minha família vai ficar bem? E onde Deus está em minha luta? Será que ele me abandonou? Joni Eareckson Tada, uma sobrevivente do câncer de mama, acompanha você pelas lutas e perguntas que naturalmente surgem diante desse sofrimento, oferecendo-lhe esperança através de Cristo.

WELCH, Edward. A culpa é do cérebro? : distinguindo desequilíbrios químicos, distúrbios cerebrais e desobediência. Eusébio, CE: Peregrino, 2019, 272 p.

  • Capítulo 4: Doença de Alzheimer e demência
  • Capítulo 5: Trauma craniano

Links: Livro impresso

As pesquisas sugerem que mais e mais comportamentos são causados pela função ou disfunção cerebral. Mas é sempre legítimo culpar o cérebro pelo mau comportamento? Como posso saber se o “meu cérebro me faz fazer isso”? Edward Welch apresenta um conjunto de medidas práticas adaptáveis a uma série de condições, hábitos ou vícios.

PARA O CONSELHEIRO

FITZPARTRICK, Elyse (edit), CORNISH, Carol (edit.). Mulheres ajudando mulheres. Rio de Janeiro: CPAD, 2001.

  • Capítulo 19: Aconselhando mulheres que enfrentam a agonia e a morte

Links para o livro: Livro impressoResenha

Este livro é um guia para mulheres cristãs que desejam se dedicar ao ministério do aconselhamento feminino, apresentando as bases e os métodos bíblicos de aconselhamento, uma visão da mulher na Bíblia e os diferentes problemas que as mulheres enfrentam na vida.

STREET, John, STREET, Janie. Aconselhamento para mulheres: um guia bíblico e prático. São Paulo: Nutra, 2018. 376 p.

  • Capítulo 9: Luto
  • Capítulo 14: Transtorno de estresse pós-traumático

Links para o livro: Livro impresso

Este livro foi planejado para tratar de questões presentes na vida das mulheres – problemas com os quais lutam – por uma perspectiva bíblica, permeada pelas Escrituras, e, portanto, recheada com a sabedoria de Deus. De leitura fácil, o livro será muito útil não só para as mulheres, mas para os pastores, líderes e conselheiros que estão engajados na tarefa de aconselhar biblicamente.

8561867213

STREET, John (coord.). Homens aconselhando homens: uma abordagem bíblica das principais questões que os homens enfrentam. São Paulo: Nutra, 2014. 568 p.

  • Capítulo 9: Convivendo com a doença

Links para o livro: Livro impresso

Este livro visa lidar com os muitos dilemas da vida de um homem, não pela perspectiva corrompida e distorcida do nosso tempo, que não define nem distingue mais as características masculinas, e sim pela perspectiva da imutável, santa, incorruptível e perfeita Palavra de Deus. São conselhos que visam tornar o homem mais piedoso, mais consciente de sua própria pecaminosidade bem como da grandeza e santidade de Deus.