O CASAL: Relacionamento conjugal Marido cristão Esposa cristã Infidelidade conjugal

SITUAÇÕES ESPECÍFICAS: Filhos adultos e família estendida Família recomposta


O CASAL

● Relacionamento conjugal: princípios bíblicos e aplicações gerais

ADAMS, Jay. A vida cristã no lar. 5. ed. São José dos Campos, SP: Fiel, 1988. 213 p.

Neste livro, somos lembrados de que a família é a primeira instituição de Deus e devemos seguir as orientações das Escrituras para estabelecer famílias cristãs fortes, unidas e estáveis. Adams oferece princípios bíblicos fundamentais sobre a família, além de diversos conselhos muito práticos sobre a dinâmica familiar.

Links: Livro impresso

BEEK, Joel. Amigos e amantes: como cultivar a amizade e a intimidade no casamento São Paulo: Vida Nova, 2012. 112 p.

Links: Livro impressoE-book Resenha

Neste livro Joel Beeke apresenta dois ingredientes-chaves para um casamento sólido: a amizade e a intimidade sexual. Tomando como base a sabedoria bíblica, especialmente o livro de Provérbios, o autor espera ajudar casais a se aproximarem tanto emocionalmente quanto fisicamente, tornando-se amigos e amantes em um relacionamento que resplandeça em amor para a glória de Deus.

Ninho vazio: encontrando esperança quando os filhos saem de casa (Série Aconselhamento Livro 32) por [Elyse Fitzpatrick, Renata do Espírito Santo, Antonivan Pereira]

FITZPATRICK, Elyse. Ninho vazio: encontrando esperança quando os filhos saem de casa. São José dos Campos (SP), 2020. 23 p.

Links: E-book

Seus filhos estão crescendo e saindo de casa. Você sabe que isso é uma coisa boa, mas, ao mesmo tempo, está se perguntando quem é você quando não está ocupada sendo a mãe de seus filhos. Você sabe que essa é uma nova fase da vida, mas é difícil não olhar para trás com saudade e, às vezes, até mesmo com arrependimento. Como se ajustar a essa nova fase da vida? Elyse Fitzpatrick ajuda você a ver que Cristo a compreende e se compadece de você nesse período em que, frequentemente, se encontra vulnerável.

GEORGE, Jim e Elizabeth. Um casal segundo o coração de Deus. São Paulo: Hagnos, 2015. 280 p.

Links: Livro impressoE-book

Melhores amigos. Amantes. Companheiros constantes que compartilham um com o outro as prioridades e não deixam que a amargura e o ressentimento envenenem a relação. Um relacionamento que reflete o amor de Cristo. Esse tipo de casamento é possível? Ou a expressão “felizes para sempre” é apenas um sonho distante?

HARVEY, David. Quando pecadores dizem “Sim”. São José dos Campos: Fiel, 2009. 176 p.

Links: Livro impressoE-bookResenha

O casamento é a união de duas pessoas que chegam ao altar com uma bagagem surpreendentemente grande. Em geral, ela se abre durante a lua-de-mel; às vezes, espera até à semana seguinte. A Bíblia chama-a de pecado. Compreender a sua influência pode fazer toda a diferença para um homem e uma mulher que estão construindo a vida juntos.

KELLER, Timothy e Kathy. O significado do casamento. São Paulo: Vida Nova, 2012. 296 p.

Links: Livro impressoE-book

Usando a Bíblia como seu guia, Timothy Keller mostra que Deus criou o casamento para nos trazer para mais perto dele e para dar mais alegria à nossa vida. É um relacionamento glorioso, e é também o mais mal compreendido e misterioso dos relacionamentos.

O significado do casamento: Um ano de devocionais diários para casais por [Timothy Keller, Kathy Keller]

KELLER, Timothy e Kathy. O significado do casamento: devocionais diários para casais. São Paulo: Vida Nova, 2020. 400 p.

Links: Livro impressoE-book

Neste devocional diário, Timothy Keller e a esposa, Kathy, compartilham orientações e conselhos poderosos para um casamento saudável. Baseando-se em lições apresentadas em seu livro O significado do casamento (Vida Nova) e com reflexões inéditas, os autores oferecem aqui histórias, leituras bíblicas diárias e modelos de oração que nos ajudam a compreender melhor o propósito de Deus para questões como amor, sexo e casamento. Um livro inspirador para aqueles que desejam conhecer mais a Deus e viver o amor de forma mais profunda nesta vida.

KÖSTENBERGER, Andreas J., JONES, David W. Deus, casamento e família. 2. ed. São Paulo: Vida Nova, 2011, 327 p.

Links: Livro impressoResenha

Os autores examinam o que a Bíblia diz sobre os propósitos que Deus tem para homem e mulher tanto no casamento quanto na vida familiar. Essa análise abrange tópicos como casamento, criação de filhos, solteirismo, homossexualidade, divórcio, novo casamento, contracepção, aborto, o papel de cada sexo e liderança no lar. Portanto, este livro é essencial para todos que buscam uma visão bíblica e uma resposta para os complexos desafios que nossa cultura lança às intenções de Deus para o casamento e a família.

A Bíblia e sua família: Exposições bíblicas sobre casamento, família e filhos por [Augustus Nicodemus Lopes]

LOPES, Augustus Nicodemus. A Bíblia e a sua família: exposições bíblicas sobre o casamento, família e filhos. 2. ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2013. 192 p.

Links: Livro impressoE-book

O livro aborda o assunto da família à luz da Palavra de Deus. A leitura, o estudo, e a discussão deste livro trarão grande benefício ao povo de Deus. Solteiros, casados, e famílias deveriam analisá-lo em grupos de estudo, durante a semana ou na escola dominical. Sua leitura individual também será proveitosa.

MERKH, David J.; SANTOS, Marcos Samuel dos. Casamento nota 10: devocionais para um relacionamento feliz e duradouro. São Paulo: Hagnos, 2021. 176 p.

Links: Livro impressoE-bookVídeo de apresentação

Muitos casais não tiveram o privilégio de ter mentores ou uma família-modelo a fim de prepará-los para os desafios da vida a dois. Mas a Palavra de Deus oferece esperança para lares sólidos quando deixamos Jesus ser o construtor da família. Este livro serve como guia fiel da vida matrimonial para noivos, recém-casados ou até casais com muitos anos de vida conjugal.

MERKH, David J. 15 lições para fortalecer sua família: respostas essenciais para vencer os conflitos e crises da família. São Paulo: Hagnos, 2020. 224 p.

Links: Livro impressoE-book

Quer ajudar a sua família a ser forte no enfrentamento dos desafios do dia a dia? 15 Lições para fortalecer sua família com seu texto simples, honesto e claro apresenta aos leitores um verdadeiro desafio sobre assumir responsabilidades. A construção de um lar sólido e protegido é fruto de muito trabalho, oração e amor, pensando em cada indivíduo do âmbito familiar como único, com suas próprias necessidades. O mundo é cruel, mas um lar sem Deus, também é. Ter a certeza de uma família que caminha pelos passos de Cristo, e que impacta positivamente outras tantas, é saber ultrapassar cada barreira, com apego à Palavra, com muito diálogo, respeito e cumplicidade.

MERKH, David J. 15 lições para transformar seu casamento: fundamentos para a construção de uma forte família debaixo da graça. São Paulo: Hagnos, 2020. 240 p.

Links: Livro impressoE-book

15 lições para transformar seu casamento é bem mais que um simples manual de conduta para o casal. Através de um texto prático e repleto de inspiração, David e Carol Sue Merkh nos revelam as bases bíblicas para a construção de uma família debaixo graça. Sem invenções ou mesmo fórmulas mágicas, esta importante obra tem seu foco no trabalho em conjunto e apego a Deus para vencer os vários tempos de crise que podem afligir a todos os casais.

PIPER, John. Casamento temporário: uma parábola de permanência. São Paulo: Cultura Cristã, 2011. 160 p.

Links: Livro impresso

O casamento é uma dádiva temporária, mas gloriosa. É mais que o amor mútuo entre marido e esposa – imensamente mais. Seu significado é infinitamente grandioso: a manifestação do amor fiel à aliança de Jesus e seu povo. Casamento Temporário apresenta a visão bíblica, seus contornos inesperados e suas consequências de peso igualmente para todos: casados, solteiros, divorciados e recasados.

Casamento sagrado: E se o objetivo de Deus para o casamento, mais do que nos fazer felizes, for nos tornar santos? por [Gary Thomas]

THOMAS, Gary. Casamento sagrado. Curitiba, PR: Esperança, 2019. 304 p.

Links: Livro impressoE-book

Seu casamento é mais do que um pacto sagrado com outra pessoa.   É uma disciplina espiritual projetada para ajudá-lo a conhecer melhor a Deus, confiar nele mais plenamente e amá-lo mais profundamente. Dezenas de livros escritos oferecem orientação para construir o casamento dos seus sonhos.  Mas e se a intenção principal de Deus para o seu casamento não for fazer você feliz, mas torná-lo santo? E se o seu relacionamento não for tanto sobre você e seu cônjuge, mas sobre você e Deus?

O que você esperava? por [Paul Tripp]

TRIPP, Paul David. O que você esperava: expectativas fictícias e a realidade do casamento. São Paulo: Cultura Cristã, 2011. 272 p.

Links: Livro impressoE-book

“…a poderosa e transformadora graça de Deus e a sua soberania que pode reorganizar a sua vida. Nessas duas coisas você encontrará esperança e mudança real para o seu casamento.” “Aqui está o que tem me frustrado sempre de novo: expectativas fictícias… Acredito ser mais comum que casais se casam com expectativas falsas, do que não. …tenho me encontrado com casais que não parecem levar a sério o que a Bíblia tem a dizer.

WILSON, Douglas. Reformando o casamento. Recife, PE: Clire, 2017.

Links: Livro impresso

Muitos livros sobre casamento oferecem listas e métodos de como melhorar os relacionamentos, sem compreender que a questão real é sempre o coração. Douglas Wilson ensina os casais a cultivar um lar amoroso, resolver os conflitos sem demora e evitar querelas, fugir de problemas como a síndrome do cara legal e da armadilha de exteriorizar tentações. Em suma, ele apresenta uma teologia prática do casamento que tem implicações em todas as áreas, desde o sexo e a administração das finanças, até o ato de largar as meias na sala.

● Marido cristão

CROTTS, John. Homens fortes: um guia básico para a liderança familiar. São José dos Campos, SP: Fiel, 2019. 37 p.

Links: Livro impresso E-book

Homens cristãos acham frequentemente a tarefa de liderança familiar tão desanimadora, que evitam se envolver, deixando a esposa e os filhos com a impressão de que não se importam muito ou não querem liderar – quando o cerne do problema simplesmente está em apavorar-se com a responsabilidade da tarefa que Deus lhe confiou. Este livrete de John Crotts foi escrito na esperança de promover um estímulo para homens que têm relutado em tomar o centro da liderança espiritual da intimidade com Cristo, na amorosa liderança servil.

GEORGE, Jim. Um homem segundo o coração de Deus. São Paulo: Hagnos, 2006. 240 p.

  • Capítulos 6 e 7: Um coração que ama a esposa
  • Capítulo 8: Um coração que lidera a esposa

Links: Livro impressoE-book

O autor apresenta o plano perfeito de Deus para que o homem se torne uma influência marcante em todas as principais áreas da vida, tais como: casamento, criação de filhos, trabalho, igreja, testemunho. Um livro de conceitos e propostas práticas para uma dinâmica bíblica de vida para o homem de nossos dias.

GEORGE, Jim. Um marido segundo o coração de Deus. Rio de Janeiro: Graça Editorial, 2019. 232 p.

Links: Livro impresso – E-book

Doze itens que realmente importam no casamento, dando destaque a pequenos gestos como: formar uma verdadeira equipe com sua esposa, aprofundar o relacionamento conjugal e familiar, aperfeiçoar a comunicação com sua mulher e aproveitar ao máximo o tempo com ela. No final de cada capítulo, o autor apresenta uma lista de pequenas lições que irão motivar o marido a realizar pequenos passos, a fim de cumprir melhor o seu papel. Além disso, questões para estudo são apresentadas nas últimas páginas do livro com a finalidade de enriquecer o conhecimento pessoal e a aplicação das verdades bíblicas e práticas apresentadas na obra.

HUGHES, Kent. Disciplinas do homem cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. 261 p

  • Capítulo 3: Disciplina do casamento

Links: Livro impresso

Embora a disciplina seja mencionada com muita frequência na Bíblia, os escritores contemporâneos têm se mostrados omissos a este respeito. Em Disciplinas do Homem Cristão, você será desafiado, pois ele acenderá em sua alma, uma ardente paixão pela disciplina piedosa.

MERKH, David John. Homem nota 10: Equipando lideres de caráter em casa, na igreja e na comunidade. São Paulo: Hagnos, 2015. 261 p.

  • Capítulo 11: Que governe bem a própria casa

Links: Livro impresso E-book

Procuram-se homens de verdade! Não aqueles “machões” que acham que ser homem significa sempre levar vantagem, ganhar a qualquer custo ou exigir seus “direitos”. Procuram-se homens de Deus que se pareçam com Jesus: fortes, humildes, comprometidos com Deus e com seu plano no mundo. Homens assim parecem raridade! Deus chama homens para que sejam verdadeiros líderes – em casa, na igreja e na sociedade. Este manual de estudos visa encorajar os homens a ser tudo que Deus deseja que sejam. O leitor tem à disposição 18 estudos que examinam as listas de qualidades do homem de Deus conforme 1Timóteo 3 e Tito 1.

PHILLIPS, Richard. Homens de verdade: o chamado de Deus para a masculinidade. São José dos Campos, SP: Fiel, 2019. 228 p.

  • Capítulo 6: O projeto maravilhoso de Deus para o casamento
  • Capítulo 7: Casamento amaldiçoado e redimido
  • Capítulo 8: O casamento e o mandato masculino

Links: Livro impresso E-book

O que significa ser homem? Há uma enorme confusão em nossa cultura sobre essa definição – da metrossexualidade ao estereótipo machão lenhador. E para o cristão, o que significa ser homem de verdade? Neste livro, Richard D. Phillips corta a cortina de fumaça da confusão cultural e destaca o mandato de Deus para os homens. Começando no Jardim do Éden, o autor traz ensinos fundamentais que abrangem todas as áreas da vida e incentiva os homens a trilharem uma jornada de arrependimento e renovação em direção à masculinidade bíblica.

PRIOLO, Lou. Maridos perseguindo a excelência: princípios bíblicos para maridos que almejam o ideal de Deus. 2. ed.  São Paulo: Nutra,  2020. 376 p.

Links: Livro impresso

Um livro desafiador para qualquer homem que almeja ser um marido bíblico, amoroso, e ao mesmo tempo, um líder-servo. Se você quer ser desafiado a uma vida como marido que visa a excelência, e por excelência entenda ser o marido que Deus deseja, você está com o material certo em suas mãos. É uma leitura desafiadora porque o autor aponta inúmeras áreas da dinâmica de um marido que precisam ser conformadas ao padrão de Deus, conforme ensinado pelas Escrituras. À medida que você avança na leitura e é confrontado com o padrão de Deus, logo perceberá, olhando para o seu próprio coração e realidade, o quanto necessita da graça capacitadora de Deus para dar conta da missão de ser um marido piedoso e exemplar.

WILSON, Douglas. Fidelidade: como ser marido de uma só mulher. Recife, PE: Clire, 2017, 196 p.

Links: Livro impresso

Destinado a homens, “Fidelidade” bate firme, oferecendo auxílio bíblico específico e acurado para homens cristãos de todas as idades e contextos. Usando uma linguagem clara, Wilson foca em pecados específicos com soluções específicas, mostrando como a negligência efeminada conduz à pornografia, como ser seduzido é falhar em liderar, como a masturbação é uma péssima teologia, e como não estar contente torna os homens infiéis. Wilson não só expõe nosso pecado, mas também nos ensina uma visão robusta e bíblica da sexualidade, reforçando uma masculinidade centrada na graça e que é autodisciplinada e forte, em vez de permissiva e hipócrita.

● Esposa cristã

DODDS, Abigail. Mulher (a)tipica: livre, plena e chamada em Cristo. São José dos Campos, SP, 2021. 208 p.

  • Capítulo 9: Mulheres casadas

Links: Livro impressoE-book

Em uma cultura que, de um lado, menospreza a feminilidade, tornando-a irrelevante, e, de outro, a glorifica, fazendo dela seu tudo – é difícil saber o que realmente significa ser mulher nos dias de hoje. Este livro traz vigor à nossa feminilidade, lembrando-nos de como é a vida em Cristo – como mulher. Quando vemos que somos mulheres em tudo o que fazemos, quer sejamos casadas, solteiras, maduras ou jovens, podemos ficar em paz com a forma como Deus nos criou, reconhecendo a feminilidade como parte essencial da missão e obra de Cristo em nossas vidas.

FURMAN, Gloria. Vislumbres da graça. São José dos Campos, SP: Fiel, 2016. 252 p.

Links: Livro impressoE-book

Às vezes, a vida parece um fardo. São sempre as mesmas tarefas e obrigações, desafios e desencorajamentos, ansiedades e responsabilidades. Todas as mulheres já experimentaram essa sensação, seja uma mãe, dona de casa ou uma mulher que trabalha fora. Porém, este livro irá encorajar suas leitoras a enxergar a realidade da graça de Deus naquelas áreas do dia a dia que parecem entediantes e sem importância. Através de exemplos pessoais e histórias cativantes, a autora apresenta reflexões ricamente bíblicas que irão ajudar a leitora a experimentar o poder extraordinário do evangelho em sua vida cotidiana.

GEORGE, Elizabeth. 31 coisas que toda mulher deve saber. São Paulo: Hagnos, 2019. 304 p.

  • Capítulo 5: Sendo uma esposa fiel
  • Capítulo 9: Criando um lugar chamado lar

Links: Livro impressoE-book

Viver não é fácil. Decisões precisam ser tomadas a todo momento e, nem sempre, as respostas vêm imediatamente. Quando se é mulher cristã então, o ‘jugo’ parece ser ainda mais pesado e a ‘cobrança’ por acertos é diária. O que fazer nesses casos? Como ser assertiva? Onde buscar conhecimento para obter mais clareza, discernimento e sentir-se plenamente segura para conduzir as escolhas na melhor direção? O livro de Provérbios é o conselho de Deus vindo do céu para a nossa conduta aqui na terra. Ao ler um capítulo de Provérbios todos os dias, recebemos palavras inspiradas dadas por Deus sobre os caminhos do mundo — e como viver uma vida piedosa em meio a isso.

Mulheres ocupadas: Um guia para gerenciar sua vida por [Elizabeth George]

GEORGE, Elizabeth. Mulheres ocupadas: um guia para gerenciar sua vida. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2019. 205 p.

  • Capítulo 7: Você e seu casamento

Links: E-book

Você já se perguntou qual é o propósito da sua vida? Sente que a sua vida está acumulando-se em você mais rápido do que a sua possibilidade de impulsioná-la? Que seus dias estão condenados antes do amanhecer? Que você nunca fará tudo? Que tem de haver mais na vida do que isso? Como mulheres extremamente ocupadas, vamos dedicar-nos a esta obra sobre como gerenciar uma vida de propósito e estudar algumas disciplinas necessárias para alimentar uma vida assim.

GEORGE, Elizabeth. A sabedoria de Deus na vida da mulher. Rio de Janeiro: CPAD, 2002. 216 p.

  • Capítulo 10: Preciso de ajuda em meu casamento

Links: Livro impressoE-book

Todos os dias respondemos a muitas questões e lidando com muitas escolhas e decisões. E com frequência temos de fazê-lo rapidamente! Como podemos ter a certeza de que estamos seguindo a sabedoria divina – e não a nossa própria – em cada aspecto de nossa vida? Descubra como você pode viver de acordo com a sabedoria de Deus.

PEACE, Martha. A esposa excelente. São José dos Campos, SP: Fiel, 2012. 280 p.

Links: Livro impressoE-book

Este livro é bem-vindo primeiramente por ser fundamentado nas Escrituras, exposto de forma prática e bem elaborado para mulheres de hoje. Em suas páginas, achamos um retrato detalhado de uma esposa cristã. O padrão é elevado e santo; Martha, porém, demonstra que, pela graça de Deus, esse padrão é atingível.

WILSON, Nancy. O fruto de suas mãos. Recife, PE: Clire, 2017.

Links: Livro impresso

A mulher moderna foi, como Eva, enganada e conduzida por suas próprias paixões para longe do domínio e das responsabilidades que recebeu de Deus. Como a mulher cristã que se dedica a servir a Deus em seu lar pode resistir a isso? Mulheres, devemos decidir ser obedientes à Palavra de Deus não importa o que ela diga, sem concessões. É isso que significa ser uma mulher da Palavra. Devemos buscar aquilo que a Bíblia ensina sobre casamento, filhos, homens e mulheres e seus papéis, e então obedecer sem rodeios, não importa o quanto custe. Isso é cristianismo radical? Não. É cristianismo básico.

WOLGEMUTH, Nancy DeMoss (edit.). Mulher cristã: repensando o papel da mulher à luz da Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 2013. 224 p.

  • Capítulo 7: A responsabilidade de ajudar seu marido
  • Capítulo 8: Uma mulher liberada por meio da submissão

Link: Livro impresso

Esta obra faz uma reflexão bem fundamentada sobre o papel da mulher à luz da Bíblia. Cada capítulo introduz a discussão de um tópico relevante sobre o assunto, como a feminilidade, a beleza verdadeira, o conhecimento de Deus como pai, o retrato da mulher usada por Deus, o papel de ajudadora, o papel de mãe, entre outros temas importantes.

WOLGEMUTH, Nancy DeMoss. Mentiras em que as mulheres acreditam e a verdade que as liberta. São Paulo: Vida Nova, 2013. 272 p.

  • Capítulo 6: Mentiras sobre o casamento

Links: Livro impresso

No fundo somos todas como Eva. Cedemos à tentação e nos deixamos enganar em diversas áreas por coisas que jamais nos levarão à verdadeira felicidade.  A autora expõe as áreas de engano que mais desafiam as mulheres cristãs, mostra Satanás como a fonte dessas mentiras e direciona as mulheres de volta à verdade encontrada somente na Palavra de Deus.

● Infidelidade conjugal

Depois de um Caso Extraconjugal: Como restaurar a confiança e o relacionamento por [Howard Eyrich, Cheryl Blackmon]

EYRICH, Howard. Depois de um caso extraconjugal: como restaurar a confiança e o relacionamento. Brasília: SEBI, 2019.  96 p.

Links: E-Book

A descoberta da infidelidade pode ser devastadora. Trair um cônjuge e mentir para encobrir gera naturalmente desconfiança. O casal pode, no entanto, reconstruir a confiança. A velocidade e o grau de recuperação são grandemente afetados pelo comportamento dos cônjuges. Estratégias práticas enraizadas na teologia bíblica ajudarão na reconstrução da confiança e na cura do relacionamento conjugal. A reconstrução começa com o arrependimento e o perdão, e a rapidez da recuperação é proporcional à seriedade com que forem aplicados.

JONES, Robert. Restauração para o casamento devastado pelo adultério. São Paulo: NUTRA, 2011. 30 p.

Links: Livro impresso

Ira… medo… desespero… culpa… vergonha… quando o seu casamento é devastado pelo adultério, as batalhas íntimas do seu coração são reveladas. Mesmo que você e seu cônjuge estejam sentindo muitas das mesmas emoções, vocês estão em lados opostos de um profundo abismo – um de vocês magoou profundamente o outro. É possível construir uma ponte sobre o abismo que existe entre vocês e restaurar o seu casamento?

Socorro! Meu cônjuge cometeu adultério: primeiros passos para lidar com a traição (Série Aconselhamento Livro 4) por [Winston T. Smith, Renata do Espírito Santo, D&D Traduções]

SMITH, Winston. Socorro! Meu cônjuge cometeu adultério: primeiros passos para lidar com a traição.  São José dos Campos, SP: Fiel, 2018. 26 p.

Links: E-book

Seu cônjuge foi infiel. Essas quatro palavras não fazem jus ao horror e ao sofrimento pelos quais você está passando. A traição mexe com as suas emoções de diversas maneiras. Em determinado momento, você está ardendo de raiva, no momento seguinte, o medo toma conta de você, paralisando a sua mente. Todas essas reações são normais ao horror da traição, porém as decisões que tomar agora afetarão você e sua família para o resto de suas vidas. A recuperação do adultério é uma estrada longa e difícil, mas você encontrará encorajamento e direção ao caminhar com Deus.

SUMMERS, Mike. Meu cônjuge foi infiel. Eusébio, CE: Peregrino, 2019. 57 p.

Link: Livro impresso

Um pequeno livro para a parte traída em um casamento em que houve adultério.

SITUAÇÕES ESPECÍFICAS

● Relacionamento com filhos adultos e a família estendida

O Mandamento Esquecido (Vida Cristã Livro 2) por [Tim Challies]

CHALLIES, Tim. O mandamento esquecido. São Bernardo do Campo, SP: Trinitas, 2019.  72 p.

Links: Livro impressoE-book

Somos todos filhos, devemos todos buscar as bênçãos de Deus, e precisamos dar proeminência ao mandamento proeminente de Deus. Por essas razões, não podemos mais ignorar o mandamento esquecido. O quinto mandamento não é apenas para as crianças. Pelo contrário, ele pertence à vida como um todo e a todas as pessoas de todas as idades. Ainda assim, frequentemente o negligenciamos e fracassamos em apreciar sua relevância para nossa vidas. Este livro responde a perguntas importantes, relevantes para todo cristão.

MACK, Wayne. Filhos casados e o relacionamento com os pais. São Paulo: Nutra, 2019. 72 p.

Links: Livro impresso

Esse assunto, de modo geral, é grandemente negligenciado e, portanto, um ensinamento específico sobre dificuldades nos relacionamentos entre pais/sogros e genros/noras a partir de uma perspectiva bíblica é raro. Ele afirma que nas várias ocasiões em que ensinou sobre este problema com uma perspectiva bíblica, ouviu das pessoas, por várias vezes, que elas nunca haviam ouvido, lido e nem mesmo pensado sobre uma abordagem bíblica sobre esse tema. Este livreto será um auxílio na empreitada para ser um pacificador neste e em todos os seus outros conflitos.

MERKH, David J. COX, Mary-Ann. O legado dos avós: inspiração e ideias para um investimento eterno. São Paulo: Hagnos, 2011. 256 p.

Links: Livro impressoE-book

Neste livro você encontra não somente a inspiração necessária para se tornar um avô, ou avó, cada vez mais interessado em deixar um legado a seus netos, mas também algumas (101!) ideias para que o tempo com eles seja criativo e gostoso! Deixar um legado exige sacrifício, tempo, investimento e um pouco de sujeira na sala de estar! Mas está ao alcance de todos os avós que, pela graça de Deus querem investir em seu legado.

● Família recomposta

Ajuda para famílias de recasados: evitando erros e aprendendo a amar (Série Aconselhamento Livro 8) por [Winston T. Smith, Renata do Espírito Santo, D&D Traduções]

SMITH, Winston. Ajuda para famílias de recasados: evitando erros e aprendendo a amar. São José dos Campos, SP: Fiel, 2018. 26 p.

Links: E-book

A família de recasados possui algumas singularidades e, portanto, traz grandes desafios para os seus membros. Misturar duas famílias distintas em um lar raramente é um processo fácil. As tradições familiares, os valores, os interesses e os estilos de cuidado paternais ou maternais são, muitas vezes, diferentes, porém, à medida que compreender quais são esses desafios e pedir ajuda a Deus, você descobrirá que também existem bênçãos singulares a serem encontradas em sua nova e misturada família.

● Cuidados na terceira idade

Doença de Alzheimer: ajuda para famílias em crise (Série Aconselhamento Livro 20) por [Robert Smith, Tiago J. Santos Filho, Antonivan Pereira]

SMITH, Robert. Doença de Alzheimer: ajuda para famílias em crise. São José dos Campos, SP: Fiel: 2019. 24 p.

Links: E-book

Começa com pequenos momentos de esquecimento que podem ser contabilizados simplesmente como parte do envelhecimento. Mas à medida que o tempo passa e os sintomas se acumulam, você é forçado a encarar o fato de que seu ente querido tem a doença de Alzheimer. Agora você está se perguntando como a doença evoluirá e como você cuidará dele. De que forma você ajuda seu ente querido quando você mesmo se sente sobrecarregado pelo diagnóstico? Com base em seus anos de experiência como médico, Robert Smith o leva através dos vários estágios da doença de Alzheimer e das dificuldades que cada uma dessas fases apresenta.

PARA O CONSELHEIRO

FITZPARTRICK, Elyse (edit), CORNISH, Carol (edit.). Mulheres ajudando mulheres. Rio de Janeiro: CPAD, 2001.

  • Capítulo 8: Aconselhando mulheres em casamentos cristãos problemáticos
  • Capítulo 9: Aconselhando mulheres casadas com descrentes

Links: Livro impressoResenha

Este livro é um guia para mulheres cristãs que desejam se dedicar ao ministério do aconselhamento feminino, apresentando as bases e os métodos bíblicos de aconselhamento, uma visão da mulher na Bíblia e os diferentes problemas que as mulheres enfrentam na vida.

FITZPARTRICK, Elyse (org). Mulheres aconselhando mulheres. São Paulo: Nutra, 2013.

  • Capítulo 13: Enfrentando a solidão no casamento

Links: Livro impressoResenha

Planejado para uso próprio e como guia para o aconselhamento de outras pessoas, este livro oferece respostas que encorajarão e resistirão ao tempo porque a Palavra de Deus é atemporal e repleta de auxílio prático para os problemas que as mulheres enfrentam.

MERKH, David J. Lar, família e casamento: fundamentos, desafios e estudo bíblico-teológico prático para líderes, conselheiros e casais. São Paulo: Hagnos, 2019. 1600 p.

Links: Livro impressoE-book

O livro aborda todas as áreas que envolvem a família, começando pelo seu propósito real e o significado desta perante Deus, passando por temas mais densos como divórcio, pureza sexual e jugo desigual, até chegar às definições bíblicas dos papéis de homens e mulheres dentro da nossa sociedade.

STREET, John, STREET, Janie. Aconselhamento para mulheres: um guia bíblico e prático. São Paulo: Nutra, 2018. 376 p.

  • Capítulo 11: Infidelidade conjugal e adultério

Links: Livro impresso

Este livro foi planejado para tratar de questões presentes na vida das mulheres – problemas com os quais lutam – por uma perspectiva bíblica, permeada pelas Escrituras, e, portanto, recheada com a sabedoria de Deus. De leitura fácil, o livro será muito útil não só para as mulheres, mas para os pastores, líderes e conselheiros que estão engajados na tarefa de aconselhar biblicamente.

8561867213

STREET, John (coord.). Homens aconselhando homens: uma abordagem bíblica das principais questões que os homens enfrentam. São Paulo: Nutra, 2014. 568 p.

  • Capítulo 12: O papel do marido em deixar e unir-se
  • Capítulo 14: O papel do marido na vida dos filhos adultos
  • Capítulo 15: Avós piedosos

Links: Livro impresso

Este livro visa lidar com os muitos dilemas da vida de um homem, não pela perspectiva corrompida e distorcida do nosso tempo, que não define nem distingue mais as características masculinas, e sim pela perspectiva da imutável, santa, incorruptível e perfeita Palavra de Deus. São conselhos que visam tornar o homem mais piedoso, mais consciente de sua própria pecaminosidade bem como da grandeza e santidade de Deus.