EDUCAÇÃO DE FILHOS: Educação dos filhos Educação cristã dos filhos Educação sexual dos filhos Mãe cristã Pai cristão

SITUAÇÕES ESPECÍFICAS: Interrupção voluntária da gravidez Infertilidade e aborto espontâneo Adoção Pais e mães sozinhos Filhos com necessidades específicas Filhos adultos


EDUCAÇÃO DE FILHOS

● Educação dos filhos: princípios bíblicos e aplicações gerais

Para o relacionamento com filhos adolescentes e jovens veja Juventude

BAXTER, Richard. Conselho aos pais para pastorear seus filhos. São Paulo: Vida Nova, 2014. 64 p.

Links: Livro impresso

“Que enorme importância tem a educação sábia e santa das crianças para a salvação de suas almas, para o consolo de seus pais, para o bem da igreja e da sociedade e para a felicidade do mundo!” Neste livro, Richard Baxter, apresenta vários conselhos sábios. Seu objetivo é que os pais possam tanto educar como pastorear seus filhos no temor a Deus.

FARLEY, William. Criação de filhos no poder do evangelho. São Paulo: Cultura Cristã, 2017.   160 p.

Links: Livro impressoE-book  

A maioria dos livros cristãos sobre criação de filhos toma por base o mundo terapêutico e, em seguida, tempera tudo com alguns versículos bíblicos. Este livro foi escrito para centralizar a criação de filhos na Bíblia, mais especificamente no cerne da Bíblia: o evangelho.

HILDERSHAM, Arthur. Conselho aos pais para lidar com o pecado em seus filhos. São Paulo: Shedd, 2013. 48 p.

Links: Livro impresso

Este livro, escrito a partir de uma série de sermões sobre Salmos 51.1–7, põe-nos frente a frente com a sombria realidade de que nossos filhos são gerados em iniquidade e concebidos em pecado. Ao discutir os meios que Deus nos dá para cultivarmos o evangelho no coração de nossos filhos, ele nos incentiva a manter nossa autoridade de pais, a instruí-los na Palavra de Deus, a dar bons exemplos por meio da nossa vida, a estarmos seguros de que as influências externas estejam alinhadas com Deus, e a nos dedicar, diligentemente, à oração.

HUGHES, Kent e Barbara. Disciplinas da família cristã. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. 176 p.

Links: Livro impresso

Este livro é, acima de tudo, a aplicação de uma visão biblicamente informada à criação de filhos e da família. Os autores oferecem a sabedoria selecionada de quarenta anos de casamento e de criação dos filhos por meio de conselhos conscientemente práticos, ajudando a criá-los sob a autoridade da Palavra de Deus.

KÖSTENBERGER, Andreas J., JONES, David W. Deus, casamento e família. 2. ed. São Paulo: Vida Nova, 2011, 327 p.

Links: Livro impressoResenha

Os autores examinam o que a Bíblia diz sobre os propósitos que Deus tem para homem e mulher tanto no casamento quanto na vida familiar. Essa análise abrange tópicos como casamento, criação de filhos, solteirismo, homossexualidade, divórcio, novo casamento, contracepção, aborto, o papel de cada sexo e liderança no lar. Portanto, este livro é essencial para todos que buscam uma visão bíblica e uma resposta para os complexos desafios que nossa cultura lança às intenções de Deus para o casamento e a família.

A Bíblia e sua família: Exposições bíblicas sobre casamento, família e filhos por [Augustus Nicodemus Lopes]

LOPES, Augustus Nicodemus. A Bíblia e a sua família: exposições bíblicas sobre o casamento, família e filhos. 2. ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2013. 192 p.

Links: Livro impressoE-book

O livro aborda o assunto da família à luz da Palavra de Deus. A leitura, o estudo, e a discussão deste livro trarão grande benefício ao povo de Deus. Solteiros, casados, e famílias deveriam analisá-lo em grupos de estudo, durante a semana ou na escola dominical. Sua leitura individual também será proveitosa.

LOWE, Julie. Criando os filhos pela fé, não por fórmulas. Eusébio, CE: Peregrino, 2022. 240 p.

Links: Livro impresso

Este livro trata da liberdade de fórmulas para mães, pais e cuidadores de crianças de todas as idades. Criando Filhos pela Fé, Não por Fórmulas fornece insight bíblico e incentivo para os leitores que desejam criar seus filhos pela fé. Como conselheira experiente de crianças e famílias, mãe adotiva e filha adotiva que aplica o modelo de mudança bíblica da CCEF, Julie Lowe usa as Escrituras e a sabedoria bíblica para ensinar cuidadores a conhecerem seus filhos e, especificamente, amá-los com o amor de Cristo.

MacARTHUR, John F. Jr. Pais corajosos: criando seus filhos para o amor e a obediência a Deus. Eusébio, CE: Peregrino, 2016. 164 p.

Links: Livro impresso

Quando você se comprometer em ser um pai que conduz os filhos, Deus o auxiliará em cada passo do caminho. Você não encontrará caminho mais seguro para uma vida de bênçãos familiares.

MacARTHUR, John F. Jr. Pais sábios, filhos brilhantes. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2014. 200 p.

Links: Livro impresso E-book

Quando o assunto é criação de filhos, não faltam correntes, regras, palpites e instruções – muitas vezes confiantes – fornecidas por parentes, amigos ou especialistas. Mas quem recebeu de Deus a dádiva de ter um filho quer garantir uma educação sólida, com princípios e valores que não se deteriorem conforme a cultura, as circunstâncias ou as opiniões pessoais.Reconhecido internacionalmente como um dos mais respeitados autores e teólogos cristãos da atualidade, John MacArthur oferece uma abordagem singular sobre a educação dos filhos. Ele se baseia em conceitos bíblicos que dão plena segurança aos pais que reconhecem a autoridade da Palavra de Deus na formação do caráter da criança.

MERKH, David J. 15 Lições para criação de filhos: ferramentas práticas para educar e disciplinar com muito amor. São Paulo: Hagnos, 2020. 240 p.

Links: Livro impresso

Lida com a difícil questão da criação de filhos em dias turbulentos nos quais precisamos de uma visão renovada dos privilégios e das responsabilidades de sermos pais. Os estudos são divididos em 4 partes (1. Você e seu filho; 2. Discipulando seu filho; 3. Disciplinando seu filho; 4. Aos confins da terra) e conta com 15 lições que levam o casal a estabelecer uma perspectiva bíblica da criação de filhos, de como atingir-lhes o coração e de como conduzi-los a Cristo.

101 idéias criativas para família (101 ideias) por [David Merkh, Carol Sue]

MERKH, David J. 101 Ideias criativas para a família. São Paulo: Hagnos, 2000. 144 p.

Links: Livro impressoE-book

Apresenta ideias para aproveitar melhor o valioso e muitas vezes, escasso tempo entre os membros da família. O livro traz ideias para o cotidiano e para datas especiais da família fortalecendo os vínculos e aproveitar oportunidades de ensino bíblico voltado para as diversas fases da vida da família.

MERKH, David J. & Carol Sue. 151 boas ideias para educar seus filhos. São Paulo: Hagnos, 2010.208 p.

Links: Livro impresso

A nossa sociedade perdeu o rumo na criação dos filhos. A explosão de livros de autoajuda e psicologia “pop” moderna sugerem que os pais estão perdidos, confusos e, em muitos casos, desesperados quanto ao que fazer com seus filhos. Não há nenhum líder espiritual, psicólogo, ‘expert’, livro ou conferência, que seja capaz de “dar um jeito” em seu filho. Deus chamou você para “dar esse jeito”!

MICHEL, Victor H. Treinar filhos, lapidar joias: o valor dos pais no desenvolvimento dos filhos. Eusébio, CE: Peregrino, 2019. 136 p.

Links: Livro impresso

“Treinar Filhos, Lapidar Joias” nasce da certeza de que criar filhos é um processo, isto é, eles não vem prontos. Por isso, precisam de treinamento. Com esta perspectiva, o autor destaca que o instrumento eficaz e determinante para o bom progresso dessa tarefa dos pais é a Palavra de Deus. Este manual para pais aponta para o Manual, a Palavra de Deus, como fonte suficiente para lapidar as joias chamadas filhos. Aqui você encontrará as diretrizes infalíveis do Joalheiro-Mor, que transforma carvão em diamante, areia irritante em pérolas preciosas.

PRIOLO, Lou. O caminho para o filho andar. São Paulo: Nutra, 2012. 224 p.

Links: Livro impresso

Há muito mais para ensinar aos filhos com a Bíblia do que simplesmente contar histórias bíblicas. Infelizmente, muitos pais sentem-se mal preparados para a jornada e, então, negligenciam este vital aspecto de criar filhos biblicamente. Por esse motivo, eles perdem muitas das bênçãos que acompanham a tarefa de serem pais. Este livro é um recurso valioso para pais que precisam de ajuda. Contém uma grande quantidade de conselhos bíblicos e práticos para pais que desejam cumprir o mandato de Deuteronômio 6.6, 7.

SPRING, Gardner, TRIPP, Tedd. Dicas para pais. São José dos Campos, SP: Fiel, 2006.   80 p.

Links: Livro impresso

Este livro mostra-nos que os padrões estabelecidos por Deus para a família devem prevalecer sobre os padrões culturais e temporais. Escrito há muito tempo por Gardner Spring e com o minucioso trabalho de Tedd Tripp, incluindo suas notas e comentários, este livro tornou-se uma leitura agradável e acessível, recomendada aos pais e todos aqueles que queiram compreender melhor a mensagem das Escrituras para a família.

TAUTGES, Paul, TAUTGES, Karen. Meu filho pequeno governa a casa. Eusébio, CE: Peregrino, 2019. 57 p.

Links: Livro impresso

Um pequeno livro para pais que estão com dificuldade de estabelecer padrões de comportamento sólidos e orientados ao coração em seus filhos. A criação não pode ser focada na criança, mas sim nos princípios de Deus.

Desafio aos pais por [Paul Tripp]

TRIPP, Paul David. Desafio aos pais: os 14 princípios do evangelho que podem transformar radicalmente sua família. São Paulo: Cultura Cristã, 2018. 176 p.

Links: E-book

Paul Tripp sempre nos faz voltar ao poder vivificador do evangelho e da infalível graça de Deus. Criar filhos é um de nossos maiores desafios na vida e Paul nos direciona à única coisa que pode fazer a diferença: um encontro genuíno com o Deus vivo.

TRIPP, Paul David. Idade da oportunidade. São Paulo: Batista Regular, 2009. 272 p.

Links: Livro impresso

Paul Tripp desvenda as questões do coração que afetam os pais e seus filhos adolescentes durante os anos muitas vezes caóticos da adolescência. Com sagacidade, sabedoria, humildade e compaixão, ele mostra aos pais como aproveitar as inúmeras oportunidades de aprofundar a comunicação, aprender e crescer com seus adolescentes.

TRIPP, Tedd. Instruindo o coração da criança. São José dos Campos, SP: Fiel, 2009. 248 p.

Links: Livro impressoE-book

Desde a sua interação com outras crianças até a instrução e correção que recebem em casa, as crianças interpretam suas experiências a partir de uma cosmovisão que busca responder às suas perguntas fundamentais: Quem sou eu? Para que existo? Onde posso encontrar alegria? Por essa razão, precisamos providenciar para nossas crianças uma estrutura bíblica, persuasiva e consistente, para que compreendam o mundo que Deus criou.

Pastoreando o coração da criança por [Tedd Tripp, Tiago J. Santos Filho, Ângela Guerrato]

TRIPP, Tedd. Pastoreando o coração da criança. São José dos Campos, SP: Fiel, 2000.  228 p.

Links na web: Livro impresso E-book

Pastoreando o Coração da Criança é uma obra sobre como falar ao coração de nossos filhos. As coisas que seu filho diz e faz brotam do coração. Lucas 6.45 afirma isso com as seguintes palavras: “A boca fala do que está cheio o coração”. Escrito para pais que têm filhos de qualquer idade, este livro esclarecedor fornece perspectivas e procedimentos para o pastoreio do coração da criança nos caminhos da vida.

WILSON, Douglas. Futuros homens: criando meninos para enfrentar gigantes. Recife, PE: Clire, 2017, 211 p.

Links: Livro impressoVídeo

À medida que crescem, os garotos têm de lidar com uma porção de problemas diferentes. Em Futuros Homens, Douglas Wilson começa com um chamado aos pais, e então trata da importância de assuntos tais como dedicação aos estudos e esportes, o respeito pelas garotas, o desenvolvimento de uma noção profunda de trabalho ético, evitar as armadilhas do dinheiro, combater os ídolos e pecados secretos. Este livro lança os padrões bíblicos de masculinidade sobre todas as fronteiras da vida de um garoto.

YOUNTS, John A. Conversas de pais com seus filhos: impacto e influência. São Paulo: NUTRA, 2022, 176 p.

Links: Livro impresso

O seu entendimento acerca de como seus filhos aprendem sobre Deus e a fé em Cristo determinará a maneira como você os ensinará. A tarefa de ministrar aos filhos acerca de Deus e da necessidade de uma vida piedosa e devotada a Ele é uma responsabilidade que Deus mesmo atribuiu aos pais (Dt 4.9). É a dinâmica de uma geração compartilhando à próxima geração acerca da fé no Poderoso e Soberano Deus Criador dos céus e da terra (Sl 78.1-8). Pais poderão ficar tão satisfeitos com os aspectos formais – e necessários – dessa comunicação da fé, tais como culto doméstico, reuniões de crianças, encontros de juniores, adolescentes e jovens, ou mesmo levando os filhos aos cultos na igreja, que poderão não dar a devida atenção à poderosa influência e impacto de seu modelo na dinâmica do lar, na rotina da casa, nos aspectos mais triviais da vida em família..

● Educação cristã dos filhos

Adoração no Lar por [Joel R. Beeke, Tiago J. Santos Filho, Waléria de Almeida Coicev]

BEEK, Joel. Adoração no lar. São José dos Campos, SP: Fiel, 2012. 93 p.

Links: Livro impressoE-book

Joel R Beeke faz um apelo sincero pela renovação do culto familiar nos lares cristãos. Isto não é uma mera sugestão idealista para a família piedosa, mas é apresentado na Escritura como um dever solene. Com grande cuidado pastoral, o autor oferece discernimentos valiosos quanto à implementação da adoração a Deus no lar, responde questões comuns levantadas sobre o tema e motiva o leitor a realizá-lo com fidelidade.

Culto em família: Uma bênção à sua espera por [Jason Helopoulos]

HELOPOULOS, Jason. Culto em família: uma bênção à sua espera. São Paulo: Vida Nova, 2016. 144 p.

Links: Livro impressoE-book

Em O culto em família, Jason Helopoulos chama-nos a retomar a prática do culto em casa como uma gloriosa expressão da nossa fé cristã. Esse meio da graça indispensável dirige a família a buscar e a usufruir o amor e a beleza de Cristo todos os dias.

MacARTHUR John Jr. E creio em Jesus: descubra como levar seu filho a Cristo. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2019. 43 p.

Links: Livro impressoE-book

O evangelho é simples o bastante para que os pequenos entendam, mas, mesmo assim, tem mantido os teólogos debatendo por muitos anos. Então, quando se trata de explicar as boas-novas para os seus filhos, por onde começar? Em Eu creio em Jesus, John MacArthur conduz as crianças através do evangelho de Cristo, de uma maneira simples, e prepara pais, avós, professores e entes queridos para compartilhar a conhecida história do amor de Deus com os pequeninos e mudar a vida deles para sempre.

MARCELLINO, Jerry. Redescobrindo o tesouro perdido do culto familiar. São José dos Campos, SP: Fiel, 2012. 57 p.

Links: Livro impresso

Este livro é um incrível lembrete da importância do culto familiar e um maravilhoso guia prático para as famílias que acham muito difícil manter este costume. Se você está procurando ideias práticas e diretrizes para estruturar seu culto em família, o pastor Marcellino nos proporciona grande ajuda no que se refere a desenvolvermos um tipo de culto familiar capaz de envolver nossos filhos.

MERKH, David J. 101 Ideias criativas para o culto doméstico. São Paulo: Hagnos, 2000. 136 p.

Links: Livro impressoE-book

Apresenta ideias variadas para um momento devocional familiar, alegre e dinâmico. O livro orienta a aplicação de dinâmicas, técnicas de memorização e outras atividades auxiliares ao ensino da Bíblia no contexto doméstico.

THOMPSON, Tad. Pais discipuladores: um guia para o discipulado em família. São Paulo: Vida Nova, 2011. 112 p.

Links: Livro impressoE-book

Se você deseja ver seus filhos seguindo a Jesus, mas não sabe como liderar espiritualmente sua família, leia este livro. Ele foi escrito justamente para pais que desejam de todo o coração discipular seus filhos, mas não sabem como fazê-lo. Ao ler este livro, você entenderá quantas vezes ficou aquém do plano de Deus para o discipulado da família. Um livro prático e empolgante.  

● Educação sexual dos filhos

CHALLIES, Tim. Meus filhos estão vendo pornografia. Eusébio, CE: Peregrino, 2019. 57 p.

Links: Livro impresso

Neste pequeno livro você encontrará apoio para um problema que tem fisgado crianças e adolescentes com as seduções da pornografia. Aqui temos um conselho bíblico e prático para ajudar a viver com sabedoria.

HOLCOMB, Justin, HOLCOMB, Lindsey. Deus fez tudo em mim: um livro para ajudar as crianças a protegerem seus corpos. São José dos Campos, SP: Fiel: 2019. 32 p.

Links: Livro impressoE-bookResenhaResenha

Este livro aborda, de forma sábia e simples, um assunto que toda família precisa pensar nos dias de hoje para prevenção do abuso sexual infantil. Com ilustrações e linguagem apropriadas à faixa etária dos pequenos de dois a oito anos, este livro busca ajudar os pais a ensinar seus filhos por que seus corpos são importantes e como protegê-los.

Como falar de sexo com o seu filho: com honestidade e sensibilidade (Série Aconselhamento Livro 2) por [William Paul Smith, Renata do Espírito Santo, D&D Traduções]

SMITH, William P. Como falar de sexo com seu filho: Com honestidade e sensibilidade. São José dos Campos, SP: Fiel, 2019. 23 p.

Links: E-book

Sexo é um dos assuntos mais falados e comentados em praticamente todos os meios de comunicação. Todos estão falando sobre sexo, e o que é dito pelas pessoas de fora pode estar moldando o entendimento do seu filho. Em uma cultura que aprova o sexo casual, as crianças só irão aprender corretamente sobre sexo quando os pais lhe ensinarem pelas Escrituras. William P. Smith oferece um modelo prático que irá ajudá-lo a ensinar ao seu filho o ensino bíblico sobre o sexo e a intimidade.

● Pai cristão

GEORGE, Jim. Um homem segundo o coração de Deus. São Paulo: Hagnos, 2006. 240 p.

  • Capítulos 9: Um coração que ama os filhos
  • Capítulo 10: Um coração que lidera os filhos

Links: Livro impressoE-book

O autor apresenta o plano perfeito de Deus para que o homem se torne uma influência marcante em todas as principais áreas da vida, tais como: casamento, criação de filhos, trabalho, igreja, testemunho. Um livro de conceitos e propostas práticas para uma dinâmica bíblica de vida para o homem de nossos dias.

HUGHES, Kent. Disciplinas do homem cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. 261 p

  • Capítulo 4: Disciplina da paternidade

Links: Livro impresso

Embora a disciplina seja mencionada com muita frequência na Bíblia, os escritores contemporâneos têm se mostrados omissos a este respeito. Em Disciplinas do Homem Cristão, você será desafiado, pois ele acenderá em sua alma, uma ardente paixão pela disciplina piedosa.

MERKH, David John. Homem nota 10: Equipando lideres de caráter em casa, na igreja e na comunidade. São Paulo: Hagnos, 2015. 261 p.

  • Capítulo 12: Que governe bem os filhos

Links: Livro impresso E-book

Procuram-se homens de verdade! Não aqueles “machões” que acham que ser homem significa sempre levar vantagem, ganhar a qualquer custo ou exigir seus “direitos”. Procuram-se homens de Deus que se pareçam com Jesus: fortes, humildes, comprometidos com Deus e com seu plano no mundo. Homens assim parecem raridade! Deus chama homens para que sejam verdadeiros líderes – em casa, na igreja e na sociedade. Este manual de estudos visa encorajar os homens a ser tudo que Deus deseja que sejam. O leitor tem à disposição 18 estudos que examinam as listas de qualidades do homem de Deus conforme 1Timóteo 3 e Tito 1.

PHILLIPS, Richard. Homens de verdade: o chamado de Deus para a masculinidade. São José dos Campos, SP: Fiel, 2019. 228 p.

  • Capítulo 9: O discipulado dos filhos
  • Capítulo 10: A disciplina dos filhos

Links: Livro impresso E-book

O que significa ser homem? Há uma enorme confusão em nossa cultura sobre essa definição – da metrossexualidade ao estereótipo machão lenhador. E para o cristão, o que significa ser homem de verdade? Neste livro, Richard D. Phillips corta a cortina de fumaça da confusão cultural e destaca o mandato de Deus para os homens. Começando no Jardim do Éden, o autor traz ensinos fundamentais que abrangem todas as áreas da vida e incentiva os homens a trilharem uma jornada de arrependimento e renovação em direção à masculinidade bíblica.

● Mãe cristã

DODDS, Abigail. Mulher (a)tipica: livre, plena e chamada em Cristo. São José dos Campos, SP, 2021. 208 p.

  • Capítulo 10: Mulheres mães

Links: Livro impressoE-book

Em uma cultura que, de um lado, menospreza a feminilidade, tornando-a irrelevante, e, de outro, a glorifica, fazendo dela seu tudo – é difícil saber o que realmente significa ser mulher nos dias de hoje. Este livro traz vigor à nossa feminilidade, lembrando-nos de como é a vida em Cristo – como mulher. Quando vemos que somos mulheres em tudo o que fazemos, quer sejamos casadas, solteiras, maduras ou jovens, podemos ficar em paz com a forma como Deus nos criou, reconhecendo a feminilidade como parte essencial da missão e obra de Cristo em nossas vidas.

FURMAN, Gloria. Sem tempo para Deus: intimidade com Cristo para mães atarefadas. São José dos Campos, SP: Fiel, 2015. 160 p.

Links: Livro impressoE-book

Ser mãe é trabalho árduo e parece que a lista de afazeres só cresce a cada dia, tornando difícil experimentar a verdadeira alegria em Deus. Neste livro encorajador para mamães ocupadas, Gloria Furman a auxilia a conformar a sua visão de maternidade com o que a Bíblia ensina. Mostrando como buscar um relacionamento vibrante com Deus, mesmo quando a roupa suja ainda precisa ser lavada, este livro irá ajudar a valorizar Cristo mais profundamente.

GEORGE, Elizabeth. 31 coisas que toda mulher deve saber. São Paulo: Hagnos, 2019. 304 p.

  • Capítulo 2: Educando filhos com empenho

Links: Livro impressoE-book

Viver não é fácil. Decisões precisam ser tomadas a todo momento e, nem sempre, as respostas vêm imediatamente. Quando se é mulher cristã então, o ‘jugo’ parece ser ainda mais pesado e a ‘cobrança’ por acertos é diária. O que fazer nesses casos? Como ser assertiva? Onde buscar conhecimento para obter mais clareza, discernimento e sentir-se plenamente segura para conduzir as escolhas na melhor direção? O livro de Provérbios é o conselho de Deus vindo do céu para a nossa conduta aqui na terra. Ao ler um capítulo de Provérbios todos os dias, recebemos palavras inspiradas dadas por Deus sobre os caminhos do mundo — e como viver uma vida piedosa em meio a isso.

GEORGE. Elizabeth. Educando filhas segundo o coração de Deus. São Paulo: Hagnos, 2014. 232 p.

Links: Livro impressoE-book

Sua filha tem uma única mãe — você! Deus a escolheu especialmente para o papel de amá-la, prepará-la para a vida e educá-la para ser uma filha e mulher segundo o coração de Deus. Isso quer dizer ser um exemplo que sua filha possa imitar. Como você pode dar seu melhor para sua filha e encorajá-la a amar e seguir a Deus?   Elizabeth George, que educou duas filhas, extrai verdades e orientações das Escrituras.

GEORGE. Elizabeth. Mãe segundo o coração de Deus. São Paulo: Hagnos, 2006. 264 p.

Links: Livro impressoE-book

O livro desenvolve uma proposta para a educação de filhos com foco na sabedoria praticável das Escrituras Sagradas.  Toda a mãe alicerçada em princípios da Palavra torna-se uma orientadora eficaz de seus filhos para a vida adulta.  Cada princípio proporciona às mães maneiras práticas de investir no treinamento diário de seus filhos com afeto, sensatez e propósito, sem importar a idade deles.

Mulheres ocupadas: Um guia para gerenciar sua vida por [Elizabeth George]

GEORGE, Elizabeth. Mulheres ocupadas: um guia para gerenciar sua vida. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2019. 205 p.

  • Capítulo 8: Você e ses filhos

Links: E-book

Você já se perguntou qual é o propósito da sua vida? Sente que a sua vida está acumulando-se em você mais rápido do que a sua possibilidade de impulsioná-la? Que seus dias estão condenados antes do amanhecer? Que você nunca fará tudo? Que tem de haver mais na vida do que isso? Como mulheres extremamente ocupadas, vamos dedicar-nos a esta obra sobre como gerenciar uma vida de propósito e estudar algumas disciplinas necessárias para alimentar uma vida assim.

GEORGE, Elizabeth. A sabedoria de Deus na vida da mulher. Rio de Janeiro: CPAD, 2002. 216 p.

  • Capítulo 11: Preciso de ajuda com meus filhos

Links: Livro impressoE-book

Todos os dias respondemos a muitas questões e lidando com muitas escolhas e decisões. E com frequência temos de fazê-lo rapidamente! Como podemos ter a certeza de que estamos seguindo a sabedoria divina – e não a nossa própria – em cada aspecto de nossa vida? Descubra como você pode viver de acordo com a sabedoria de Deus.

JENSEN, Emily; WIFLER, Laura. Maternidade ressurreta. São Paulo: Trinitas, 2022. 236 p.

Links: Livro impressoE-book

A maternidade é difícil. Em um mundo de listas com cinco passos infalíveis e falsas panaceias para se tornar a mãe perfeita, acabamos sobrecarregadas com mensagens conflitantes sobre nossa própria identidade e sobre as escolhas que devemos fazer. Se você se sente pressionada entre elogios e críticas ferozes, sendo que as soluções deste mundo apenas levantam mais dúvidas, saiba que você não está sozinha. Mas há esperança!

PLOWMAN, Ginger. Não me faça contar até três: o olhar de uma mãe sobre a disciplina orientada para o coração. São José dos Campos, SP: Fiel, 2013. 196 p.

Links: Livro impressoE-book

Você encontra-se ameaçada, repetindo as mesmas instruções ou levantando a voz para os seus filhos na tentativa de fazê-los obedecer? Você está desanimada porque parece não conseguir alcançar o coração do seu filho? Através da experiência pessoal e aplicação prática das Escrituras, Ginger Plowman encoraja e prepara as mamães a lidarem não somente com o comportamento dos seus filhos, mas a mergulharem profundamente nas questões do coração.

WOLGEMUTH, Nancy DeMoss, GRESH, Dannah. Guias das mães para mentiras em que as meninas acreditam e a verdade que as liberta. São Paulo: Vida Nova, 2020. 224 p.

Links: Livro impresso

WOLGEMUTH, Nancy DeMoss, GRESH, Dannah. Mentiras em que as meninas acreditam e a verdade que as liberta. São Paulo: Vida Nova, 2020. 176 p.

Links: Livro impresso

Crescer é tão complicado!  Mas pode ser ainda pior se você acreditar em mentiras! Sabia que muitas vezes você nem percebe que isso está acontecendo? Às vezes só percebe depois que essas mentiras já causaram muito estrago em sua vida. É por isso que agora é o momento perfeito para você receber todas as informações de que precisa para identificar essas mentiras.

WOLGEMUTH, Nancy DeMoss. Mentiras em que as mulheres acreditam e a verdade que as liberta. São Paulo: Vida Nova, 2013. 272 p.

  • Capítulo 7: Mentiras em que as mulheres acreditam sobre os filhos

Links: Livro impresso

No fundo somos todas como Eva. Cedemos à tentação e nos deixamos enganar em diversas áreas por coisas que jamais nos levarão à verdadeira felicidade.  A autora expõe as áreas de engano que mais desafiam as mulheres cristãs, mostra Satanás como a fonte dessas mentiras e direciona as mulheres de volta à verdade encontrada somente na Palavra de Deus.

SITUAÇÕES ESPECÍFICAS

● Aborto: interrupção voluntária da gravidez

Cura após aborto: a misericórdia de Deus para você (Série Aconselhamento Livro 10) por [David Powlison, Renata do Espírito Santo, D&D Traduções]

POWLISON, David. Cura após o aborto: a misericórdia de Deus para você. São José dos Campos, SP: Fiel, 2018. 23 p.

Links: E-book

A turbulência que as mulheres experimentam após um aborto às vezes é chamada de “síndrome pós-aborto”. Mas você não precisa de um termo técnico para descrever o que está sentindo. A culpa, o arrependimento, a depressão e a tristeza são lutas sinceras de quem fez um aborto e leva a sério o que aconteceu. David Powlison compartilha que quaisquer reações e emoções que você experimente, Deus está comprometido em entrar em sua luta. Ele se compadece de você em sua fraqueza, mas oferece mais do que compaixão. Jesus entra em sua vida com misericórdia, esperança e cura.

● Infertilidade e aborto espontâneo

Infertilidade: conforto para casais (Série Aconselhamento Livro 9) por [Amy Baker, Daniel Wickert, Renata do Espírito Santo, D&D Traduções]

BAKER, Amy, WICKERT, Daniel. Infertilidade: conforto para casais. São José dos Campos, SP: Fiel, 2018. 48 p.

Links : E-book

Você se casou, e os filhos viriam no seu devido tempo. A progressão deveria ter sido natural. Talvez você sempre tenha presumido que o seu futuro incluiria filhos e tenha estruturado suas esperanças em torno desse desejo. Mas cada vez que um ciclo menstrual recomeça, você sente a depressão tomando conta de seu coração. Com compaixão e compreensão, Amy Baker e Daniel Wickert abordarão algumas das lutas e armadilhas de se lidar com a infertilidade e oferecerão ajuda prática para você se apoiar em Cristo quando a frustração surgir.

● Adoção de filhos

MOORE, Russell D. Adoção: sua extrema prioridade para famílias e igrejas cristãs. Brasília: Monergismo, 2012. 304 p.

Links: Livro impresso

Um livro que aborda com convicção e clareza duas questões simultaneamente: adoção e o evangelho. Convincente, desafiador e motivador.

Ajudando o seu filho adotivo: entenda a sua identidade singular (Série Aconselhamento Livro 7) por [Paul David Tripp, Renata do Espírito Santo, D&D Traduções]

TRIPP, Paul David. Ajudando o seu filho adotivo: entenda a sua identidade singular. São José dos Campos, SP: Fiel, 2018. 22 p.

Links: E-book

Decidir ser instrumento de Deus na formação de uma alma humana através da adoção é uma das decisões mais importantes que alguém poderá tomar. Contudo, apesar de toda a sua beleza, a adoção também possui desafios significativos. Entender o seu filho adotivo a partir da perspectiva de Deus permitirá que você enfrente esses desafios pela fé e com esperança. Este livro o ajudará a pensar biblicamente a respeito da escolha que fez e lhe dará direção sobre como ajudar o seu filho adotivo.

● Pais e mães sozinhos

Filhos e divórcio: ajuda quando a vida é interrompida (Série Aconselhamento Livro 6) por [Amy Baker, Renata do Espírito Santo, D&D Traduções]

BAKER, Amy. Filhos e divórcio: ajuda quando a vida é interrompida. São José dos Campos, SP: Fiel, 2018. 25 p.

Links: E-book

Tristeza, depressão, raiva, medo, ansiedade. Seus filhos estão lutando com, pelo menos, algumas dessas emoções após o seu divórcio. Para tornar as coisas ainda mais difíceis, você também está lutando. De que forma você ajuda seus filhos a lidarem com as mudanças na família enquanto você ainda está se ajustando? À medida que explica as várias reações que você e seus filhos podem estar experimentando em seu divórcio, Amy Baker aplica o evangelho de Jesus Cristo à luta que sua família está enfrentando.

Pais solteiros: graça diária para uma tarefa difícil (Série Aconselhamento Livro 24) por [Robert D. Jones, Tiago J. Santos Filho, Antonivan Pereira]

JONES, Robert. Pais solteiros: graça diária para uma tarefa difícil. São José dos Campos, SP: Fiel, 2019. 24 p.

Links: E-book

Se você é pai solteiro ou mãe solteira, já sabe que tem um dos trabalhos mais difíceis do mundo. Tentar ser, ao mesmo tempo, pai e mãe – provedor, cozinheiro, motorista, consolador, lavador de louça, ajudante nas tarefas domésticas, disciplinador, enfermeiro e um exemplo a ser seguido – pode desgastar até mesmo a pessoa mais vigorosa. Mas você sabia que Deus, na Bíblia, oferece palavras de graça, poder e esperança especialmente para você?

● Filhos com necessidades específicas

BERGER, Daniel. A verdade sobre o T.D.A.H. Brasília: SEBI, 2019.

Links: Livro impressoE-book

Desde o final da década de 1950 e início dos anos 1960, figuras influentes propositalmente afastaram a América do entendimento tradicional e bíblico de nossos filhos e em direção a um modelo de doença. Grande parte da sociedade aceitou totalmente essa perspectiva psiquiátrica, e muitos agora desconhecem ou negaram que uma abordagem alternativa e comprovada do comportamento infantil ainda exista.

BERGER, Daniel. Como ensinar uma criança a prestar atenção segundo a Bíblia? Uma resposta interdisciplinar ao T.D.A.H. Brasília: SEBI, 2019. 108 p.

Links: Livro impressoE-book

Exercer o papel de pais e educar são tarefas difíceis, e nada frustra tanto a autoridade requerida quanto uma criança que se recusa ou parece ser incapaz de prestar atenção. Diante dessa frustração, alguns pais recorrem à aconselhamento ou, eventualmente, à medicação. No entanto, as Escrituras oferecem conselhos comprovados para os pais implementarem em seus lares. Como ensinar uma criança a prestar atenção segundo a Bíblia? examina, de  forma compassiva, este problema a partir de uma perspectiva bíblica.

Transtornos do espectro autista: ajuda para a família (Série Aconselhamento Livro 12) por [Kathy Hoopmann, Renata do Espírito Santo, D&D Traduções]

HOOPMANN, Kathy. Transtornos do espectro autista: ajuda para a família. São José dos Campos (SP): Fiel, 2019. 45p.

Link: E-book

Saber que o seu filho foi diagnosticado com TEA (Transtornos do Espectro Autista) pode tê-lo deixado triste, confuso ou talvez aliviado por finalmente entender o motivo de ele se comportar de maneira diferente das outras crianças. Seja qual for a sua resposta inicial ao diagnóstico, você quer saber a melhor forma de incentivar os pontos fortes e suportar todas as fraquezas do seu filho.

LUCAS, Greg. Lutando com um anjo: lições da graça aprendidas por um pai e seu filho deficiente. São Paulo: Vida Nova, 2021. 112p.

Link: Livro impressoE-book

Jake Lucas é o mais velho de quatro filhos e que vive com graves desafios físicos e mentais. Cuidar dele todos os dias é uma provação que poucos de nós podem imaginar. Os primeiros 17 anos de Jake são marcantes e foram narrados pelo autor deste livro, o pai de Jake, Greg Lucas. Ele nos revela, a cada página, que os problemas de seu filho são os mesmos que os nossos, porém bem maiores. Os desafios de cuidar de Jake deram a Greg lições profundas sobre o cuidado de Deus por nós

Deus me fez especial: ajudando crianças a verem o valor de cada pessoa por [Joni and Friends, Renata do Espírito Santo, Meire Santos]

TADA, Joni Eareckson. Deus me fez especial: ajudando crianças a verem o valor de cada pessoa. São José dos Campos, SP: Fiel, 2021.   32 p.

Links: Livro impressoE-book

O Reino de Deus é cheio de pessoas especialmente feitas à imagem de Deus, e este livro ajudará as crianças a aprenderem como cada pessoa tem valor, evitando o medo e as concepções erradas sobre aqueles que têm necessidades especiais. Ao longo do livro, as crianças aprenderão como tratar todas as pessoas com amor e respeito.

Crianças com necessidades especiais: ajuda para pais cansados (Série Aconselhamento Livro 13) por [Stephen Viars, Renata do Espírito Santo, D&D Traduções]

VIARS, Stephen. Crianças com necessidades especiais: ajuda para pais cansados. São José dos Campo, SP: Fiel, 2019. 24 p.

Links: E-book

Nunca. Essa é uma palavra difícil para qualquer pai ou mãe ouvir. Ele nunca andará. Ela nunca se alimentará sozinha. Suas vidas nunca mais serão as mesmas. Embora a perspectiva de criar uma criança com necessidades especiais seja esmagadora, Jesus Cristo está constantemente disponível ao cansado e sobrecarregado. Neste livreto, Steve Viars ajudará os pais de crianças com necessidades especiais a serem sinceros sobre suas dores diante do Senhor, orientando-os a pensarem biblicamente sobre seus desafios e as promessas de Deus. Viars mostrará como o convite de Cristo em Mateus 11 leva os pais a uma aventura única de doce aprendizado e descanso em Deus.

WELCH, Edward. A culpa é do cérebro? : distinguindo desequilíbrios químicos, distúrbios cerebrais e desobediência. Eusébio, CE: Peregrino, 2019, 272 p.

  • Capítulo 8: Transtorno do déficit de atenção

Links: Livro impresso

As pesquisas sugerem que mais e mais comportamentos são causados pela função ou disfunção cerebral. Mas é sempre legítimo culpar o cérebro pelo mau comportamento? Como posso saber se o “meu cérebro me faz fazer isso”? Edward Welch apresenta um conjunto de medidas práticas adaptáveis a uma série de condições, hábitos ou vícios.

●Filhos adultos

O Mandamento Esquecido (Vida Cristã Livro 2) por [Tim Challies]

CHALLIES, Tim. O mandamento esquecido. São Bernardo do Campo, SP: Trinitas, 2019.  72 p.

Links: Livro impressoE-book

Somos todos filhos, devemos todos buscar as bênçãos de Deus, e precisamos dar proeminência ao mandamento proeminente de Deus. Por essas razões, não podemos mais ignorar o mandamento esquecido. O quinto mandamento não é apenas para as crianças. Pelo contrário, ele pertence à vida como um todo e a todas as pessoas de todas as idades. Ainda assim, frequentemente o negligenciamos e fracassamos em apreciar sua relevância para nossa vidas. Este livro responde a perguntas importantes, relevantes para todo cristão.

FITZPATRICK, Elyse; NEWHEISER, Jim. Entre pais e filhos: lutando com a transição para a vida adulta São José dos Campos, SP: Fiel, 2018. 280 p.

Links: Livro impresso E-book

Como a maioria dos pais, você provavelmente pensou que, tão logo chegassem à vida adulta, seus filhos estariam casados e bem-sucedidos, e você estaria desfrutando de um tempo de paz que sempre sonhou para essa fase da vida. Hoje, porém, você se depara com um cenário bem diferente: seu filho adulto ainda não saiu de casa nem deixou de lhe dar trabalho. Abordando um tema bastante atual e desafiador, Jim Newheiser e Elyse Fitzpatrick o instruirão na difícil tarefa de moldar seu relacionamento com seu filho adulto à luz da Palavra de Deus, a fim de que seja tão profundo e significativo quanto o seu relacionamento com Deus. Em vez de depender de uma lista de passos previsíveis, este livro o apontará para a cruz e para o único homem que tinha um Pai perfeito e era um Filho perfeito: Jesus Cristo.

MACK, Wayne. Filhos casados e o relacionamento com os pais. São Paulo: Nutra, 2019. 72 p.

Links: Livro impresso

Esse assunto, de modo geral, é grandemente negligenciado e, portanto, um ensinamento específico sobre dificuldades nos relacionamentos entre pais/sogros e genros/noras a partir de uma perspectiva bíblica é raro. Ele afirma que nas várias ocasiões em que ensinou sobre este problema com uma perspectiva bíblica, ouviu das pessoas, por várias vezes, que elas nunca haviam ouvido, lido e nem mesmo pensado sobre uma abordagem bíblica sobre esse tema. Este livreto será um auxílio na empreitada para ser um pacificador neste e em todos os seus outros conflitos.

PARA O CONSELHEIRO

BAKER, Amy (org). Cuidando da alma das crianças. São Paulo: Hagnos, 2022.

Links: Livro impressoResenha

Apoiar e orientar de crianças a adolescentes que enfrentam lutas internas e externas pode parecer uma batalha difícil. Por outro lado, eles lutam com os mesmos desejos que os adultos lutam, são atraídas pelas mesmas mentiras das quais os adultos são vítimas e podem encontrar esperança na mesma fonte que os adultos podem encontrar ― em Jesus. Este manual ajuda os conselheiros a compartilhar Cristo ― o Caminho, a Verdade e a Vida ― enquanto adaptam as interações e os ensinamentos ao entendimento de ses aconselhados mais jovens. Os artigos deste livro foram escritos por uma variedade de conselheiros bíblicos, escritores e pastores que trabalharam com esta faixa etária.

FITZPARTRICK, Elyse (edit), CORNISH, Carol (edit.). Mulheres ajudando mulheres. Rio de Janeiro: CPAD, 2001.

  • Capítulo 5: Aconselhando mães adolescentes solteiras
  • Capítulo 10: Aconselhando mães que estejam pensando em adotar um filho
  • Capítulo 11: Aconselhando mães de crianças com dificuldade de aprendizado
  • Capítulo 12: Aconselhando mães de adolescentes rebeldes

Links: Livro impressoResenha

Este livro é um guia para mulheres cristãs que desejam se dedicar ao ministério do aconselhamento feminino, apresentando as bases e os métodos bíblicos de aconselhamento, uma visão da mulher na Bíblia e os diferentes problemas que as mulheres enfrentam na vida.

FITZPARTRICK, Elyse (org). Mulheres aconselhando mulheres. São Paulo: Nutra, 2013.

  • Capítulo 12: Ajuda para mães que criam filhos sozinhas
  • Capítulo 15: Criar filhos de modo fiel
  • Capítulo 16: A síndrome da mãe perfeita
  • Capítulo 17: Criando filhos que têm deficiências
  • Capítulo 18: Treinando adolescentes na fé verdadeira

Links:: Livro impressoResenha

Planejado para uso próprio e como guia para o aconselhamento de outras pessoas, este livro oferece respostas que encorajarão e resistirão ao tempo porque a Palavra de Deus é atemporal e repleta de auxílio prático para os problemas que as mulheres enfrentam.

8561867213

STREET, John (coord.). Homens aconselhando homens: uma abordagem bíblica das principais questões que os homens enfrentam. São Paulo: Nutra, 2014. 568 p.

  • Capítulo 13: O papel do pai na educação dos filhos

Links: Lvro impresso

Este livro visa lidar com os muitos dilemas da vida de um homem, não pela perspectiva corrompida e distorcida do nosso tempo, que não define nem distingue mais as características masculinas, e sim pela perspectiva da imutável, santa, incorruptível e perfeita Palavra de Deus. São conselhos que visam tornar o homem mais piedoso, mais consciente de sua própria pecaminosidade bem como da grandeza e santidade de Deus.