A progressão típica de todas as tentações

O livro de Gênesis está repleto de verdades que podemos extrair, aprender e aplicar no aconselhamento bíblico.  Em sua série Aconselhando a Partir de Gênesis, Mark Dutton  mostra como encontramos no capitulo 3 de Gênesis uma visão bíblica clara das etapas que culminam na queda em uma tentação.

Sábio é o conselheiro que aponta para seus aconselhados a progressão típica de todas as tentações.

A tentação é inerentemente enganosa – Gênesis 3.1

A tentação questiona a autoridade de Deus – Gênesis 3.1 “É assim que Deus disse…?”.

A tentação acrescenta à Palavra de Deus – Gênesis 3.3 “nem tocareis nele”.

A tentação apresenta uma mentira patente – Gênesis 3.4 “É certo que não morrereis”. Por exemplo, pense sobre quais mentiras um aconselhando está escutando quando comete um pecado sexual – mentiras como “Eu irei me satisfazer” ou “Eu vou fazer isso apenas uma vez, depois nunca mais farei de novo”.

A tentação está enraizada em uma visão errada de Deus – Gênesis 3.5 “Porque Deus sabe que…”. Em essência, Satanás disse que Deus estava sendo mesquinho e retendo algo que era realmente merecido.

A tentação está enraizada no orgulho e na adoração de si mesmo – Gênesis 3.5 “como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal”.

A tentação muitas vezes começa com um deleite para os olhos e algo que vai agradar o corpo – Gênesis 3.6-7.

Acesse o artigo completo Counseling from Genesis, Part 5

Em sua série Aconselhando a Partir de Gênesis, Mark Dutton destaca como encontramos no capitulo 3 do livro de Gênesis uma visão bíblica da tentação.

Sábio é o conselheiro que aponta para seus aconselhados a progressão típica de todas as tentações.

A tentação é inerentemente enganosa – Gênesis 3.1

A tentação questiona a autoridade de Deus – Gênesis 3.1 “É assim que Deus disse…?”

A tentação acrescenta à Palavra de Deus – Gênesis 3.3 “nem tocareis nele”

A tentação apresenta uma mentira patente – Gênesis 3.4 “É certo que não morrereis.” Por exemplo, pense sobre quais mentiras um aconselhando está escutando quando comete um pecado sexual – mentiras como “Eu irei me satisfazer” ou “Eu vou fazer isso apenas uma vez, depois nunca mais farei de novo”.

A tentação está enraizada em uma visão errada de Deus – Gênesis 3.5 “Porque Deus sabe que…” Em essência, Satanás disse que Deus estava sendo mesquinho e retendo algo que era realmente merecido.

A tentação está enraizada no orgulho e na adoração de si mesmo – Gênesis 3.5 “como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.”

A tentação muitas vezes começa com um deleite para os olhos e algo que vai agradar o corpo Gênesis 3.6-7.

Acesse o artigo completo Counseling from Genesis, Part 5