Coisas pequenas ou grandes?

grandepequeno_post

Amy Baker

As coisas pequenas
Com uma frequência maior do que eu gostaria de admitir, surpreendo-me lutando para ser compassiva com as pessoas cujas provações não parecem ser tão grandes assim em minha opinião − uma mulher que lida com as ondas de calor da  menopausa, um bom aluno que perdeu três pontos em uma prova porque a pergunta era ambígua, o dono de um cortador de grama que não quer funcionar. Esses problemas só parecem grandes quando eles me atingem.

Será que isso reflete aquilo que eu penso a respeito de Deus? Será que eu acho que Deus não se preocupa com as coisas pequenas, e que essas pessoas devem apenas passar por cima delas?

As coisas grandes
Pode ser fácil ver o quanto necessito da graça de Deus quando as provações são grandes − quando meu filho se envolve em um acidente grave e vai para a UTI, quando a morte atinge minha família, quando um incêndio destrói minha casa. Será que percebo a mesma necessidade nas provações “menores” também? Quando um arquivo não abre, quando as formigas invadem meu escritório, quando o meu computador trava, quando a bateria do meu celular morre justamente na hora em preciso fazer uma ligação, quando meu neto quebra algo que eu realmente estimo, quando sou interrompida no momento em que estou querendo estudar…

As coisas pequenas e Deus
Estou disposta a clamar a Deus e refletir Seu caráter diante dessas pequenas coisas? Ou as pequenas coisas são apenas coisas pequenas demais, insignificantes o suficiente para que eu deixe de ver a atuação de Deus? Elas não são suficientemente significativas para que eu examine com cuidado se estou refletindo fielmente o caráter de Cristo diante de cada uma delas? Não são suficientemente significativas para que eu clame a Ele?

Será que eu me relaciono com Deus como se eu precisasse de Sua ajuda para as coisas “grandes” enquanto cuido das coisas pequenas sem incomodá-lO? Será que saio dessas provações com um amor maior pelo meu Salvador ou simplesmente orgulhosa de mim mesma por eu ter cuidado das situações de forma boa e eficiente? Costumo dar ao Senhor o louvor que Lhe é devido por me ajudar nos menores detalhes da vida?

Mais ainda, será que costumo lidar com as outras pessoas como se elas devessem ter essa mesma desconsideração para com Deus que muitas vezes eu tenho? Elas devem “superar” as coisas pequenas? A menos que se trate de algo “grande”, elas não devem me incomodar e muito menos incomodar a Deus?

As oportunidades
Talvez as coisas pequenas não sejam coisas realmente pequenas (cf. 1Co 10.31). Talvez elas sejam oportunidades para refletir a glória de Deus − frequentemente perdidas.

Aqui estão cinco ideias que reuni para me ajudar a crescer nessa área.

  • Agradecer a Deus diariamente pelas coisas que eu muitas vezes esqueço a menos que surja um problema − a água quente no chuveiro, o sabão para o banho, meu cotovelo que pode dobrar…
  • Clamar a Deus por ajuda diante de  problemas “pequenos” − a tampa teimosa de um pote que não quer abrir, o cabelo que se recusa a ficar na direção certa, o amiga que está atrasada alguns minutos…
  • Louvar a Deus diariamente por Sua atenção aos detalhes − os cílios, as diferentes tonalidades das cores, os veios da madeira…
  • Pedir a ajuda diária de Deus para eu não aja como se só precisasse dEle para as coisas “grandes”.
  • Pedir a ajuda diária de Deus para reconhecer e aproveitar ao máximo as oportunidades que Ele me dá de mostrar compaixão para com os outros em suas provações, não importa quão grandes ou pequenas eu as considere.

Junte-se à conversa
Quais os itens que você acrescentaria a essa lista?

Original: Little Trials or Big? Confessions of a Woman Counselor
Fonte: Grace & Truth Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s