Um aplicativo de notas: o “cérebro virtual” do conselheiro bíblico

Novos e ótimos aplicativos surgem com muta frequência, e são ferramentas que o auxiliam a manter seu sistema de organização.

Um dos aplicativos mas recentes é o Notion, que reúne diversas ferramentas como notas, listas e calendário, e possibilita as mais variadas formas de organização. O Notion apresenta um leque de possibilidades configuração muito grande, mas exige algum tempo de aprendizado para a personalização e uso até se tornar uma ferramenta que pode ser muito valiosa. Sua interface ainda não está em português, mas você encontra na internet diversos tutoriais em português.

O Evernote e o OneNote. são aplicativos que já estão disponíveis há mais tempo, com interface em português, e são muito versáteis: eles permitem criar e coletar material, organizar, pesquisar, compartilhar qualquer tipo de arquivo, a partir de qualquer dispositivo ou plataforma, e com perfeita sincronização.

Qual deles escolher? O Notion é multiplataforma e gratuito. No seu plano gratuito, o Evernote permite a instalação e sincronização em só dois dispositivos, enquanto que você pode ter o seu OneNote em quantos dispositivos quiser. A recomendação é que você instale, teste e faça sua escolha pessoal.  Cada um deles tem um conjunto de particularidades no uso e todos  podem ser úteis em vários aspectos do dia a dia, mas enfatizaremos aqui alguns usos relacionados ao aconselhamento.

Para os iniciantes

Para os iniciantes, vamos recomendar o uso do Evernote ou do OneNote por não requererem muito trabalho de configuração. Eles são basicamente aplicativos para notas, mas fazem muito mais do que guardar notas em texto. Não queira testar todos os recursos e montar a estrutura perfeita de uma só vez. A recomendação é que você inicie devagar e vá descobrindo a sua potencialidade enquanto, aos poucos, você monta a estrutura mais adequada para você. O próprio Evernote preparou um conjunto de Tutoriais Evernote e mantém um blog com ótimas dicas e um canal oficial no Youtube com vídeos explicativos.  Você pode acessar também os tutoriais do OneNote e a Central de ajuda OneNote.

Criar e coletar

Você pode criar notas de texto, listas, notas de voz ou tirar uma foto e salvar em uma nota, adicionar arquivos nos mais variados formatos, guardar conteúdo diretamente de uma página da internet ou de um e-mail. Visto que vivemos no mundo da tecnologia, mas ainda lidamos com papel, podemos facilmente digitalizar também as anotações em papel e reuni-las no aplicativo.

Se para manter sua organização você gosta de usar um diário em tópicos, também conhecido como bullet journal, há como fazê-lo digital. Os aplicativos permitem  incluir tarefas e listas, fazer planejamentos mensal e semanal, manter registros diários, monitorar atividades diárias, estudo ou ministério, entre outras coisas. Aqui estão as explicações detalhadas para manter um Bullet Journal no Evernote.

-1- Dicas para a formação, a organização e o uso da sua coleção de recursos
●  Crie uma lista de livros que você deseja adquirir.
●  Gerencie a sua inteira coleção — a sua base de conhecimento.

Catalogue a coleção física
Crie uma nota para cada item da sua coleção. Insira os dados bibliográficos básicos. Coloque imagens da capa e do sumário. Junte as suas anotações de leitura, as fotos de trechos importantes, e tudo mais que você criativamente pensar. Os aplicativos são capazes de ler imagens, e então as páginas fotografadas podem se tornar facilmente pequisáveis.
Coloque um título simples, em formato padrão para todas as notas: “Autor da obra. Título da obra”.
Catalogue a coleção digital
Crie uma nota para cada artigo, vídeo ou áudios q armazenado no se computador. Lembre-se de que é recomendável que você tenha esses arquivos armazenados também em algum serviço on-line, não só pela segurança de poder restaurá-los caso aconteça algum dano no seu disco rígido ou quando você tiver um aparelho novo, mas também para poder acessá-los a partir de vários aparelhos. Uma terceira utilidade é você inserir um link para esses arquivos digitais ao catalogá-los.
Quando estiver catalogando e-books guardado no Kindle, pode juntar também as anotações e os destaques que você fez ali – eles estão em https://kindle.amazon.com/your_highlights e você pode copiá-los manualmente ou com a extensão WebClipper que pode ser instalada em seu computador. Ambos os aplicativos possuem esta extensão.
Forme uma coleção de links para recursos encontrados na internet. O WebClipper  é a ferramenta certa para isso. Ele permite não apenas capturar a URL de um artigo, mas também permite que você salve o texto do artigo, o que potencializa sobremaneira a sua pesquisa e também a certeza de que amanhã aquele conteúdo ainda poderá ser acessado mesmo que a página original não esteja disponível.

-2- Dicas para a sua atuação como conselheiro
 Chave bíblica. Crie uma chave bíblica, abrindo uma nota para cada assunto e reunindo os versículos bíblicos à medida em que você os encontra no seu estudo diário da Bíblia. É possível enviar para o Evernote as notas de aplicativos de leitura da Bíblia como YouVersion e OliveTree.
● Tarefas práticas.
Crie tarefas práticas. Quando for usá-las, você pode personalizar a tarefa, a partir de uma cópia da nota, imprimir para entregar ao aconselhado, mandar por e-mail e ainda guardá-las na nota que reúne o acompanhamento do aconselhado.
● Acompanhamento de aconselhados. Mantenha um registro do andamento do acompanhamento de cada aconselhado
Crie uma nota para cada pessoa que você está discipulando ou aconselhando. Registre algo que você lembrou entre os encontros e não quer deixar de tratar no encontro seguinte. Faça uma lista das tarefas práticas que você já pediu, das leituras indicadas ou a indicar. Organize e documente cada encontro.
 Grupos de discipulado. Mantenha um registro dos encontros/aulas com o seu grupo de discipulado
Crie uma nota para cada encontro/aula, faça o esboço, coloque link para todos os materiais usados – apresentações imagens, artigos. Se você for repetir com outro grupo, meio caminho já está andado.
 Preparo pessoal. Crie uma lista de verificação das atividades para o preparo de aconselhamentos ou de aulas/encontros de discipulado, e ainda uma variedade de listas para o controle de cada um de seus projetos pessoais e atividades de estudo/leitura em andamento.

-3- Mais dicas para o conselheiro
● Anotação em PDFs Não é possível editar diretamente os documentos PDFs, mas existe uma solução. No entanto, você pode abri-los a partir do aplicativo, editá-los no visualizador de PDF que você tem instalado no computador – por exemplo, o AdobeAcrobateReader. Quando terminar, salve essa nova versão e ela será sincronizada com o original. Para aqueles artigos que você deseja usar como tarefa prática para seus aconselhados, mantenha também uma cópia “limpa”, sem anotações.
● Criptografia de conteúdo – Quando usar os aplicativos para armazenar dados pessoais ou da sua atividade como conselheiro, você pode querer usar o recurso de criptografia aplicado à nota onde estão as informações que você deseja proteger mais. Estabeleça uma senha, que será pedida cada vez que você quiser abrir a nota.

Organizar

Quando você usar um aplicativo para reunir informações e recursos para o seu ministério, é preciso prestar atenção para esse processo não aconteça aleatoriamente, sem critérios. Caso contrário, você estará apenas acumulando informações. Tudo quanto você inserir precisa ser organizado para que possa ser facilmente encontrado. Não acumule! Guarde para encontrar e usar! Os aplicativos permitem uma organização eficiente, criando pastas as notas ficam guardadas.

O uso de  modelos. Crie modelos para usar no seu dia a dia. Quando você precisar usar um dos modelos de tarefa prática ou de acompanhamento de aconselhado, por exemplo, clique e escolha ‘Copiar para…’ Você pode, então, renomear, editar e usar a nova cópia.

●  O bloco de anotações ou caderno @inbox. Crie o seu @inbox. Para ele você pode direcionar notas que queira arquivar mais tarde, e nele você pode colocar notas rápidas, que precisam de uma avaliação antes de serem movidas para o lugar apropriado, e notas temporárias que logo perderão utilidade e serão deletadas.

Compartilhar

Os aplicativos permitem compartilhar com outras pessoas as suas anotações e estabelecer se elas podem ou não editá-las com você.  Você pode compartilhar com um aconselhado, ou com todos os integrantes do seu grupo de discipulado, uma pasta inteira ou uma única nota.