#05 – Como fazer uma pesquisa multidisciplinar

Embora não tenhamos como conhecer em toda a sua complexidade cada linha de pensamento e teoria humana na área da saúde mental, pois seria um trabalho sem fim, como cristãos devemos ser conhecedores dos dilemas do mundo ao nosso redor, devemos estar bem informados, atualizados e preparados para oferecer as respostas à luza da Bíblia. Devemos ser bons interpretes não apenas da Palavra de Deus, mas também da cultura. Assim como os homens de Isaacar, nos tempos do rei Davi, eram “conhecedores da época, para saberem o que Israel devia fazer” (1Cr 12.32), hoje nossa fidelidade à fé cristã exige que examinemos a nossa cultura para identificar as várias circunstâncias a que vamos responder.

Periódicos científicos e repositórios acadêmicos

Português

BDTD – Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
Produção nacional de teses e dissertações disponibilizada para consulta ou download.

Biblioteca Digital da Unicamp
Trabalhos acadêmicos da Unicamp.

Biblioteca digital de teses e dissertações da Universidade de São Paulo
Dissertações e teses da Universidade de São Paulo

Biblioteca digital de teses e dissertações da Universidade Metodista de São Paulo
Trabalhos acadêmicos da Universidade Metodista de São Paulo

BVS Psicologia
A Biblioteca Virtual em Saúde e um portal de pesquisa bibliográfica que reúne bases de dados bibliográficas com acesso livre e gratuito.

Multilíngue, incluindo o português

Biblioteca Phorte Educacional
Ferramenta de acesso ao conhecimento e pesquisa. A Biblioteca participa do consórcio internacional OAI – Open Archives Initiative, dentro do qual cerca de 1.200 bibliotecas digitais de universidades, centros de pesquisa e órgãos governamentais de 59 países, incluindo o Brasil, concordaram em abrir e compartilhar seus acervos de texto completo para a difusão e integração de sua produção científica.

Biblioteca Digital Mundial
Materiais de pesquisa provenientes de países e culturas de todo o mundo.

CAPES Acesso Livre
Uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a produção científica de instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no mundo. O conteúdo gratuito inclui periódicos com textos completos, bases de dados referenciais com resumos, teses e dissertações, estatísticas.

DOAJ – Directory of Open Access Journals
Possui mais de 6 mil periódicos cadastrados de mais de 100 países diferentes incluindo o Brasil. Oferece apenas o link para a página do periódico, através da qual é possível acessar o texto completo. Pesquisa por idioma e assunto.

Google Acadêmico
Pesquisa na literatura acadêmica de várias disciplinas e fontes: artigos revisados por especialistas (peer-rewiewed), teses, livros, resumos.

LivrRe
LivRe! é o portal desenvolvido pela CNEN, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, para facilitar a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos de acesso livre na Internet em diferentes áreas do conhecimento.

SciELO
A Scientific Electronic Library Online – SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos.

Inglês

BASE – Bielefeld Academic Search Engine
Buscas em repositórios acadêmicos e sites selecionados. É possível localizar a produção acadêmica de várias universidades e institutos de pesquisa no mundo, que não estão em bases de dados comerciais e são dificilmente localizáveis.

The British Library
Acervo da Biblioteca Britânica documentos digitalizados e periódicos de livre acesso.

Periódicos de atualidades

BBC Brasil
Notícias, atualidades.

Newspapers and magazines on the internet
Jornais e revistas de diferentes países, inclusive o Brasil.

Periódicos do dia
Primeira página de jornais de diferentes países, inclusive o Brasil.

Revista Veja
Acervo digital, notícias, colunistas, vídeos.