Kevin Carson
Nossa vida está repleta de motivos pelos quais devemos ser gratos. No entanto, alguns dias passam sem que tenhamos um momento sequer para agradecer intencionalmente. Por quê? Porque a gratidão intencional geralmente fica de fora de nossa vida devido às demandas constantes de inúmeras áreas como nossos relacionamentos, trabalho, família, ministério, alvos pessoais e lazer. Frequentemente, trocamos a gratidão pela reclamação, a meditação reflexiva pela preocupação e as oportunidades de servir pela satisfação pessoal.
Deus espera que sejamos gratos
A Bíblia é clara. Deus espera que sejamos gratos. Considere os três versículos a seguir. “Em tudo, deem graças, porque esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1Ts 5.18). “Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (Ef 5.20). “Que a paz de Cristo seja o árbitro no coração de vocês, pois foi para essa paz que vocês foram chamados em um só corpo. E sejam agradecidos”(Cl 3.15). Por uma questão de espaço, iremos parar por aqui. A conclusão: devemos ter o coração cheio de gratidão.
5 maneiras de aumentar intencionalmente sua gratidão
Quero sugerir cinco passos para ajudá-lo a crescer intencionalmente em sua gratidão.
• Passo 1: Inicie o seu dia com oração.
Comece o seu dia com uma oração simples como esta: “Obrigado Deus por Jesus Cristo. Obrigado porque Ele se dispôs a morrer para pagar pelos meus pecados. Obrigado por ter oferecido o perdão dos meus pecados por meio da morte sacrificial de Cristo. Sou grato pelo Seu amor. Obrigado por eu estar em Cristo, por ser Seu filho e santo em Cristo. Obrigado por Sua graça e Seu poder, pela presença do Espírito Santo e do corpo de Cristo. Obrigado porque a Sua misericórdia renova-se a cada manhã. Obrigado por Sua presença comigo agora e durante todo o meu dia. Por favor, ajude-me a honrá-lO hoje com a minha vida”. Para ajudá-lo a se lembrar, escreva numa nota esses motivos de gratidão e coloque-a na mesa de cabeceira, no espelho ou em outro lugar onde você possa vê-la.
• Passo 2: Escolha um traço de caráter de Deus para meditar e observar.
Escolha um traço de caráter de Deus e Sua obra como, por exemplo, imutabilidade, amor, santidade, onipresença, onisciência, onipotência, misericórdia, graça, justiça, entre outros. Medite a respeito durante o dia. Você pode escrevê-lo numa nota, acrescentar um versículo-chave da Bíblia e ter sempre com você durante o dia, se desejar, ou escolher outro tipo de lembrete. O objetivo é pensar ao longo do dia sobre o traço de caráter de Deus que você escolheu destacar.
Como seguidores de Cristo, queremos adorar a Deus por quem Ele é e o que Ele faz. À medida que o fazemos, nossa gratidão aumenta. Considere estes dois exemplos:
1– “Deem graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre”(1Cr 16.34; cf. Sl 118.29). Nesse versículo, o salmista pondera o caráter de Deus (Sua bondade ) e a Sua obra com base no Seu caráter (Sua misericórdia, que é a realização de Sua bondade).
2– No Salmo 103, o salmista exorta a si mesmo para que louve a Deus e, ao fazê-lo, considera o caráter de Deus e Sua obra. Ele começa: “Bendiga, minha alma, o SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome (Seu caráter). Bendiga, minha alma, o SENHOR, e não se esqueça de nem um só de seus benefícios (Sua obra)” (Sl 103.1, 2).
• Passo 3: Procure oportunidades para dizer “Obrigado!”.
À medida que o seu dia prossegue, mantenha-se atento para aqueles a quem você pode dizer “Obrigado”. Quando você começar a prestar atenção às oportunidades para agradecer, descobrirá que elas estão por toda parte. Na nossa vida, são inúmeros os pequenos atos de bondade praticados por outras pessoas que muitas vezes passam despercebidos. Comece a prestar atenção e a retribui-los com um simples “Obrigado”. Se não for apropriado agradecer em voz alta, ore rapidamente em seu coração, dizendo: “Obrigado, Senhor pela bondade desta pessoa”. Você pode começar estabelecendo o objetivo de dizer “Obrigado” a cinco pessoas durante o dia de hoje.
• Passo 4: Adicione um item à sua “Lista de Gratidão”.
Uma “Lista de Gratidão” é uma lista que você faz, em papel ou em formato digital, das coisas pelas quais você é grato. Você pode começar adicionando apenas um item por dia à sua lista. Se você meditou no caráter e nas ações de Deus, bem como procurou oportunidades para dizer “Obrigado” às pessoas, será fácil começar essa lista. Os itens pelos quais você pode ser grato variam da eletricidade a outros detalhes da sua casa, das lágrimas ao paladar, do céu azul aos dias ensolarados, dos amigos aos familiares, e assim por diante. À medida que sua lista cresce, separe tempo à noite para relembrar seu dia, enquanto se prepara para dormir, e compilar sua lista.
Você pode começar o seu dia com gratidão, lendo sua lista cada manhã, enquanto você se levanta e se prepara para o dia. Em pouco tempo, sua lista terá várias páginas e resultará em alguns minutos de encorajamento quando você a ler atentamente. Ao ler a lista, faça uma oração de ação de graças: “Deus, obrigado por ______ e _________ e ________”.
• Passo 5: Termine o seu dia com oração.
Assim como você iniciou seu dia com oração, agora termine seu dia com uma oração de gratidão semelhante a esta: “Obrigado, Deus, por este dia. Obrigado por estar no controle do começo ao fim do dia. Obrigado por ter sido fiel às Suas promessas ao longo do dia. Obrigado por ter feito tudo de acordo com o Seu caráter, para o meu bem e para a Sua glória. Obrigado por eu poder dormir agora, embora o Senhor nunca dormite nem durma. Confio em Deus, sou grato por Jesus Cristo e pela obra do Espírito em minha vida. Agora vou dormir descansado na justiça de Cristo, reconhecendo Sua maravilhosa graça e submetendo-me ao Seu controle. Em nome do Senhor Jesus, Amém.”
Perguntas para reflexão
— Ponderando o caráter de Deus e Sua obra, quais são os seus motivos para ser grato?
— Como outras pessoas têm sido uma bênção para você?
— As pessoas que entram em contato com você o veem como uma pessoa agradecida?
— As pessoas ouvem com frequência você dizer “Obrigado”?
— Você está intencionalmente se esforçando para ser grato? Você vai começar hoje?
Original: Take time to be grateful today: a quick-step guide
Artigo publicado pela Biblical Counseling Coalition. Traduzido com autorização.
Tradução e adaptação: Conexão Conselho Bíblico